Piso radiante filme infravermelho

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Piso radiante filme infravermelho

Mensagem por pedrosilva »

Boas,
O piso radiante parece-me ser a solução indicada para aquecimento confortável da casa sem "queimar" demasiado o ar, silêncioso e o calor começa logo nos pés!.
Problema principal: ou é feito na altura da construção da casa ou implica obras profundas especialmente o Piso Radiante Hidráulico.
Ao pesquisar as soluções deparei-me com o piso radiante eléctrico através de filme infravermelho ao invés de cabo/resistência embutida no cimento. Tem a vantagem de poder ser aplicado directamente sobre o flutuante e levar um flutuante novo por cima. Imagino que as desvantagens se prendam com menor armazenamento/inércia do calor gerado e também temperaturas máximas mais reduzidas vs a tradicional resistência.

Encontro poucos testemunhos de consumidores finais acerca desta tecnologia, será que funciona minimamente bem?

Cumps!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Piso radiante filme infravermelho

Mensagem por serges »

Vamos aguardar pois o hidraulico já tinha visto e equacionei a hipotese de... já o electrico não tenho nenhuma ideia...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Piso radiante filme infravermelho

Mensagem por jmlflorencio »

Esse piso radiante não é uma mera resistência eléctrica? Imagino o custo de funcionamento disso :-O
Para mim, esse será o maior contra...


Autor do tópico
pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Piso radiante filme infravermelho

Mensagem por pedrosilva »

A grande vantagem do PRH vs PRE é a possibilidade de COP > 1 no PRH, por exemplo com bomba de calor a produzir AQC. No PRE o COP será sempre 1, porque sendo cabo ou filme "infravermelho" será sempre o princípio de funcionamento de uma resistência.

Em ambas o calor ao ser produzir de forma uniforme em todo o piso dá uma maior sensação de conforto com o equipamento a gerar temperaturas mais baixas que um termoventilador, aquecedor a óleo ou qualquer outra tecnologia que produz calor num ponto para aquecer uma divisão.

Como não estou para fazer grandes obras e a zona é relativamente amena o PRH está excluído.

As potências que tenho visto no PRE são entre 100 e 140 watts / m^2
Um quarto com 10m^2 pode consumir 1 a 1,4kw, depois entramos nas contas das perdas térmicas e temperaturas exteriores para saber quanto vai consumir para manter o chão entre 16 e 20 e poucos graus (depende da zona).
Tenho lido que esta tecnologia é melhor para ir mantendo uma temperatura constante, não é para ligar só quando vai para o quarto...

Estou à procura de experiências em primeira mão com o PRE nomeadamente em filme infravermelho para decidir.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Piso radiante filme infravermelho

Mensagem por serges »

Realmente desconhecia e agora que deste a conhecer, vou analisar um pouco!

Google it e volta a casa mãe!

Aqui
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Piso radiante filme infravermelho

Mensagem por jmlflorencio »

Hmmm, realmente promete ser algo diferente. Mas nao sei se nao preferiria o tradicional... Só experimentando, de facto.

Sent from my 7045Y using Tapatalk


Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”