Manual de Aplicação do RSECE

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Manual de Aplicação do RSECE

Mensagem por luimio »

regulamento dos sistemas energéticos de climatização de edifícios

Imagem

este manual pretende ser um auxiliar para a aplicação do rsece (regulamento dos sistemas energéticos de climatização de edifícios) pelos projectistas e instaladores dos sistemas avac, bem como para os técnicos das entidades licenciadoras responsáveis pela verificação destes projectos.

este manual, preparado para suporte a um programa de formação alargado, é promovido pela ordem dos engenheiros sob contrato com a direcção geral de energia, no âmbito do programa energia. o grande objectivo motivador desta acção é a promoção da aplicação deste novo regulamento, com vista a uma maior utilização racional de enrgia nos edifícios, como forma de diminuir a dependência energética nacional, ajudar a cumprir os compromissos assumidos com o acordo de kyoto e, de uma forma geral, diminuir o impacto ambiental da utilização de energia.

o manual está organizado em três partes distintas:

- há um primeiro conjunto de capítulos mais ou menos objectivos, em que se descrevem o contexto, a estrutura e os requisitos do regulamento, as bases do modelo de cálculo das potências nominais máximas permitidas pelo rsece, e o método de verificação regulamentar.

- há um segundo conjunto de capítulos que são mais de opinião, da autoria de personalidades com créditos bem reconhecidos em cada sector, descrevendo as possibilidades de actuação dos projectistas por forma a cumprir os requisitos do rsece, seja por actuação na envolvente ou nos sistemas, seja pela postura mais correcta que os projectistas devem adoptar, bem como as primeiras conclusões obtidas na curta experiência já existente de aplicação do rsece. este conjunto termina com uma visãorealista da forma de abordar o processo de licenciamento.

- por fim, oferece-se um conjunto de exemplos ilustrativos de vários tipos de aplicação do rsece, com sistemas para edifícios novos e para edifícios já existentes, em que se discutem também formas de contornar algumas dificuldades práticas de satisfazer alguns dos requisitos do rsece.

--------------------------------------------------------------------------------

disponível na "loja do engenheiro" do site da oe
preço - 5€

in:
http://forumenergia.eu/


fcarrico
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo dez 20, 2009 3:22 pm

Re: Manual de Aplicação do RSECE

Mensagem por fcarrico »

eu tenho esse livro, mas é do antigo regulamento, não faz mais sentido adquiri-lo.

foi um bom manual, mas neste momento está muito desactualizado

cumprimentos
fc

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”