Construção Sustentável

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Construção Sustentável

Mensagem por luimio »

construção sustentável

“portugal é o país da europa em que mais se morre de frio”

noticia publicada no journal of epidemiology and community health, com base num estudo elaborado por uma equipa do university college de dublin. isto deve-se ao facto que a qualidade da nossa construção deixa muito por desejar nos últimos 50 anos.
Imagem
em toda a europa e em climas muito mais severos do que o nosso, estão a ser implementadas todas as medidas necessárias para garantir sobretudo as condições básicas de salubridade e de conforto em todos os edifícios (habitação social especialmente, porque o aquecimento pesa proporcionalmente mais no orçamento destas famílias).

no nosso clima mediterrânico, que é efectivamente ameno, as casas não precisam de ser piores do que o clima, podem ser bem melhores. quando está frio podem estar mais quentes e quando está quente podem estar mais frescas e isto (quase) sem a utilização de meios artificiais, nem consumo de energias convencionais e poluidoras.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Construção Sustentável

Mensagem por rocker_pt »

o paraiso é aqui.
"já imaginou que pode recolher o calor do sol durante o verão e armazená-lo em rochas para aquecer uma casa no inverno? esta é a ideia do projecto coordenado pelo engenheiro sueco reformado stig ram e que ficou completo em 2002: 50 casas entre os 64 e os 124 metros quadrados cujos telhados são cobertos por 2400 metros quadrados de painéis solares, que se distinguem dos painéis fotovoltaicos por não servirem para a produção de electricidade mas sim para aquecer a água do banho ou a que circula nos aquecimentos das casas – a grande despesa neste país frio.
a inovação está no armazenamento. até agora o problema com os painéis é que apenas nos dias de bom tempo era garantido ao morador que poderia aproveitar a energia do sol. por isso, ao pé desta vila, stig ram preparou qualquer coisa como 60 mil metros quadrados de rochas de granito, a 65 metros de profundidade, para armazenarem toda a energia não necessária, conservando o calor da água que circula pelo complexo sistema de 26 quilómetros de tubos."
Anexos
energianasrochas23.jpg
energianasrochas23.jpg (34.6 KiB) Visto 15076 vezes
energiadasrochas11.jpg
energiadasrochas11.jpg (45.04 KiB) Visto 15076 vezes
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: Construção Sustentável

Mensagem por miguelanjosousa »

fantástico!!!! só os nortenhos da europa é que gozam o solero!!!!!

ms

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Construção Sustentável

Mensagem por ventoinhas »

“portugal é o país da europa em que mais se morre de frio”

portugal bate sempre todos os record . quanto mais nao seja so fixao.
mas uma coisa é certa as casas na maioria nao foram feitas para terem conforto ja que o clima ameno eo inverno bastante curto nao ixejem algum rigor .
pois so uma boa isolaçao, a esposiçao de grandes aberturas viradas ao sul seria uma soluçao para se ter um conforto bastante razoavel nas casas .
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Construção Sustentável

Mensagem por joaquimdelisboa »

portugal é um caso raro.... de leis "avançadas"... feitas por pessoas de igual calibre.

imaginem...imaginem só...
... se quiser comprar as ruínas de velha casa onde o telhado desapareceu há muito.
para fazer a escritura exigem..... certificado energético.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Construção Sustentável

Mensagem por alexjp4 »

joaquimdelisboa Escreveu:portugal é um caso raro.... de leis "avançadas"... feitas por pessoas de igual calibre.

imaginem...imaginem só...
... se quiser comprar as ruínas de velha casa onde o telhado desapareceu há muito.
para fazer a escritura exigem..... certificado energético.
boas

o certificado energético foi criado para dar a ganhar mais uns €€€ a alguns, e ao estado, á tempos tive que pedir um (e claro pagar) e o que fizeram foi tirar fotografias, tiveram que tirar as medidas porque eu não tinha a planta da casa mas o (preço era o mesmo) e depois disse que ia fazer as contas em casa e enviou-me o certificado, onde pelas contas dele são necessários 68,23kw/m2 ano para aquecimento, ora a casa tem 32,56m2 teria um consumo de energia só para aquecimento superior a 2176kw/ano e para arrefecimento 106kw/ano isso não gastava eu durante o ano de electricidade, e como proposta de melhoramento de desempenho energético a substituição do equipamento actual (que por sinal não estava lá nenhum ) por um de elevado rendimento com um custo estimado de 1000€ a 4999€
isto só mesmo neste país!!!!


Aljofareira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta set 16, 2011 9:57 am

Re: Construção Sustentável

Mensagem por Aljofareira »

Olá,
Desculpe-me, mesmo se a minha pergunta não é ao sujeito, mas preciso de ajuda.
Preciso de algumas máquinas e equipamentos para redesenhar um espaço, mas não sabe onde eu poderia comprar esse equipamento para ser bom e por um preço acessível.
Alguém pode me ajudar com informações ou conselhos?


Muito obrigada!!!

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Construção Sustentável

Mensagem por mauri »

Aljofareira Escreveu:Olá,
Desculpe-me, mesmo se a minha pergunta não é ao sujeito, mas preciso de ajuda.
Preciso de algumas máquinas e equipamentos para redesenhar um espaço, mas não sabe onde eu poderia comprar esse equipamento para ser bom e por um preço acessível.
Alguém pode me ajudar com informações ou conselhos?


Muito obrigada!!!
Esta questão é para ser colocada em Mercado livre, mas por enquanto fica aqui.
Passe pelas apresentações e diga-nos algo sobre si.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Aljofareira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta set 16, 2011 9:57 am

Re: Construção Sustentável

Mensagem por Aljofareira »

Bom dia,

Peço desculpas, deixei essa mensagem aqui porque vi "Construção Sustentável". Por isso eu perguntei sobre máquinas de construção e equipamentos.
Vou passar pela apresentações então.
Obrigada de novo e se algué pode me ajudar a me recomendar alguns sites onde eu poderia informar sobre tais equipamentos por favor diga-me.


Até logo!


Tiberio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta out 07, 2011 12:35 pm

Re: Construção Sustentável

Mensagem por Tiberio »

Aljofareira, o conselho que eu te dou é consultar empresas especializadas ou procurar na internet para encontrar sites e ver o que as pessoas dizem sobre uma determinada marca ou modelo e depois comparar os preços


Aljofareira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta set 16, 2011 9:57 am

Re: Construção Sustentável

Mensagem por Aljofareira »

obrigada Tiberio pela resposta. consegui encontrar

Código: Selecionar todos

moderado, mauri, artº4
depois de longas buscas... eles são destinados tanto para a indústria da construção e da agricultura. se há alguém interessado, eu recomendo-lhes.


obrigada de novamente


Andreialves
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo ago 15, 2010 4:04 pm

Re: Construção Sustentável

Mensagem por Andreialves »

Link para livro sobre a construção sustentável activo até 8 de Novembro:

https://www.transferbigfiles.com/96d693 ... _pOAFDpbg2


Andreialves
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo ago 15, 2010 4:04 pm

Re: Construção Sustentável

Mensagem por Andreialves »

Link do scribd:

http://pt.scribd.com/doc/181123997/A-su ... %AA-edicao

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”