Habitações em Madeira

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm
Localização: Tomar

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Melobanha »

katzilla disse:
é uma questão cultural, somos desde sempre ligados á pedra, daí a desconfiança em relação a casas de madeira.

claro que também é necessário ter em conta o clima, não é só uma questão cultural, nós por cá não temos as temperaturas tão baixas no inverno.
e no verão, embora a madeira seja um bom isolante, podem crer que uma casinha de pedra é bem fresquinha.
NovaEnergia Sócio Nº 14

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por katzilla »

orbis Escreveu:não é preciso ir lá. conheço algumas cá. isso não invalida as ripas americanas....lol.
a madeira dos eua vem na sua grande maioria importada do canada (tambem sao fornecedores do japão), é sabido que não é tão boa como por exemplo a madeira europeia que é bastante mais dura. eu que o diga que no karate fartei-me de partir placas de pinho a murro tanto no japão como por cá, sei bem a diferença.
Imagem


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por itisix »

na minha zona, junto à água, existem algumas "habitações" amovíveis e que são bem grandes.
a zona é ou agrícola ou reserva natural (não me lembro) e a construção não é permitida. o que costumam fazer é construir uma "casa do motor" para poderem pedir uma baixada eléctrica para apoio à actividade agrícola.
quanto às casas em si, o facto de serem pré fabricadas não é relevante (já tive essa experiência). o que é relevante é o facto de ser "amovível". basicamente não é permitida a construção de lage. a casa terá de estar simplesmente assente no chão ou, como dizem algumas firmas, "em cima de 4 tijolos".
apesar de serem assentes no chão, são bem bonitas, têm grandes carros à porta e barcos e sei lá que mais. e estão perfeitamente legais, porque não existem. não são casas.

quanto à qualidade, há uns anos andei a ver isso para mim (mas acabei por comprar já construida e em tijolo). a qualidade é boa. térmicamente são fantásticas, tanto no frio como no calor. de resto, nada de especial a dizer. penso que será uma casa como as outras. avisaram-me na altura que era recomendado dar uma demão de verniz (ou protector para madeira) de 3 em 3 anos.

uma coisa comum é fazer uma cave ou semi cave em betão e o resto para cima em madeira, especialmente em locais húmidos.

há uns anos andei também a ver isso para construirmos umas aqui para a empresa, e os preços não eram lá muito apetecíveis, sendo que na altura eram qq coisa mais caros que uma casa "tradicional".

para mais informações, vejam o extreme makeover - home edition no people and arts.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por itisix »

melobanha Escreveu:claro que também é necessário ter em conta o clima, não é só uma questão cultural, nós por cá não temos as temperaturas tão baixas no inverno.
e no verão, embora a madeira seja um bom isolante, podem crer que uma casinha de pedra é bem fresquinha.
e no inverno também, gastas um dinheirão a aquecer a casa. os nórdicos aquecem uma casa grande com um fogãozito a lenha. e lá é bem mais frio.


Steelman
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta fev 08, 2008 4:20 pm

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Steelman »

na verdade, a construção com estrutura em madeira (wood framing) ou em aço (light steel framing) apresenta vantagens imbatíveis quando comparadas com a construção em alvenaria. basta constatar que a alvenaria é comum nos países do sul da europa e nos menos desenvolvidos do mundo. pelo contrário, os dois primeiros são especialmente usados no chamado primeiro mundo, tal como os eua, canadá, países nórdicos, ilhas britânicas, alemanha, suíça, japão e coréia do sul. por algum motivo estes povos recorrem à madeira e ao aço.

as estruturas (framing) em madeira ou em aço permitem colocar materiais de isolamento térmico e acústico entre os elementos estruturais, usualmente colocados a cada 60 cm, o que explica porque é possível alcançar excelentes níveis de isolamento térmico e acústico e, ainda assim, reduzir a secção das paredes.

carlos pereira

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por katzilla »

as estruturas em aço leve são altamente porque permite construções de casas com design diferente do tradicional e em tempo record, a desvantagem é o isolamento térmico que obriga a revestimento por placas de poliestireno expandido, osb, vários centímetros de lã mineral e gesso cartonado. devido a isto, normalmente as habitações deste tipo são equipadas com ar condicionado ou sistemas de recuperação de calor de lareiras visto que se exige um baixo consumo energético.
a construção é mais cara que a tradicional, mas com a redução do tempo para a sua construção torna-se mais barata.

Avatar do Utilizador

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm
Localização: Tomar

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Melobanha »

itisix escreveu:

e no inverno também, gastas um dinheirão a aquecer a casa. os nórdicos aquecem uma casa grande com um fogãozito a lenha. e lá é bem mais frio.

tem piada, eu também aqueço a minha casa no inverno com o mesmo sistema. por outro lado não estou a ver construir uma casa de campo de um unico piso com uma estrutura metálica. isso será muito bom para construir um arranha-céus sem dúvida. não se esqueçam por outro lado que as torres gémeas de new york eram desse tipo de construção, e o incendio resultante dos atentados provocou o colapso total.
NovaEnergia Sócio Nº 14


Steelman
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta fev 08, 2008 4:20 pm

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Steelman »

katzilla Escreveu:a desvantagem é o isolamento térmico que obriga a revestimento por placas de poliestireno expandido, osb, vários centímetros de lã mineral e gesso cartonado
cara katzilla:

porque considera o isolamento termo-acústico uma desvantagem? na verdade, todo o tipo de moradias, incluindo as que possuem estrutura em madeira, necessitam de isolamento. no caso dos edifícios lsf, a comparação que se pode efectuar com a construção convencional é a seguinte:
  • alvenaria: duplo pano de tijolo furado, com 15 cm mais 11 cm. caixa de ar (quase sempre sem cuidados de ventilação) com cerca 5 cm, na qual se colocam placas de poliestireno extrudido (se é que não é apenas eps) com 3 cm. reboco exterior de cimento e areia com 2 cm. estuque interior com gesso projectado com 2 cm. total da secção da parede: 35 cm, dos quais apenas 3 cm de isolamento térmico, nenhum material de isolamento acústico e pontes térmicas em todos os elementos estruturais.
  • lsf: estrutura com perfis metálicos com secção de 150 mm espaçados a 600 mm. revestimento interior com placas de gesso cartonado de 15 mm. revestimento estrutural exterior com placas de osb com 11 mm. isolamento termo-acústico na cavidade entre perfis com dois painéis sobrepostos de lã mineral com 60 mm cada um. isolamento térmico pelo exterior com placas de eps de 50 mm coladas sobre o osb. reboco armado com rede com cerca de 4 mm. total da secção da parede: 23 cm, dos quais 18 cm são compostos por materiais termicamente eficientes, 12 cm de isolamento acústico por excelência, nenhuma ponte térmica em toda a superfície exterior das paredes.
assim, com uma menor secção da parede, consegue-se uma habitação muito mais confortável e eficiente em termos energéticos. a questão que coloca em relação ao ar condicionado tem de ser equacionada em outros termos. as moradias com estrutura em aço não exigem nem necessitam obrigatoriamente de ar condicionado. o que se passa é que, em face do excelente isolamento térmico da habitação, o seu arrefecimento e aquecimento exige um dispêndio menor de energia. devido a isto, muitos proprietários de casas com estrutura em aço optaram por colocar um sistema de ar condicionado visto que a sua instalação e custo de operação seriam bem menores do que em outros tipos de moradias.

convém ainda referir que outros tipos de processos construtivos podem também alcançar excelentes níveis de isolamento térmico, incluindo a alvenaria. no entanto, nesses casos, os preços finais tornar-se-iam muito mais elevados do que os praticados pelo lsf.

cumprimentos,

carlos pereira


Steelman
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta fev 08, 2008 4:20 pm

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Steelman »

melobanha Escreveu:não estou a ver construir uma casa de campo de um unico piso com uma estrutura metálica. isso será muito bom para construir um arranha-céus sem dúvida. não se esqueçam por outro lado que as torres gémeas de new york eram desse tipo de construção, e o incendio resultante dos atentados provocou o colapso total.
caro melobanha:

na verdade, gostaria de esclarecer que o light steel framing (estruturas com perfis em aço galvanizado) é usada especialmente em edifícios de baixa altura, de um ou dois pisos no máximo. e posso informar que já existem centenas de moradias assim construídas em portugal, de norte a sul.

o sistema construtivo conhecido por light steel framing (lsf) é bastante diferente das estruturas dos arranha-céus. no primeiro caso utilizam-se perfis de aço de elevada resistência, moldados a frio por perfilagem e galvanizados através de imersão em zinco. os perfis usados possuem uma espessura que vai de 0,8 a 2,5 mm, colocados em espaçamentos máximos de 600 mm. assim, apesar de ser uma estrutura metálica, o lsf tem mais similaridades com as estruturas em madeira (wood framing) do que com as super estruturas dos arranha-céus.

quanto ao comentário sobre as torres gémeas, gostaria de lembrar que o comportamento mecânico da estrutura foi excelente e muito acima do que seria expectável. primeiro, nenhuma estrutura daquelas dimensões, com 110 andares atingindo mais de 400 metros de altura, pode ser executada em betão armado, segundo o método comum no nosso país (vários arranha-céus são construídos com colunas de aço revestidas com betão reforçado). as estruturas metálicas possuem a melhor relação entre resistência mecânica e baixo peso próprio, permitindo assim erguer as maiores estruturas do planeta. cada torre suportou o impacto de um boeing 767, com 50 metros de comprimento, pesando mais de 100 toneladas, viajando a cerca de 800 km/h, despejando mais de 30.000 litros de combustível. ainda assim, as estruturas absorveram todo o impacto e permaneceram de pé durante cerca de uma hora. a queda foi provocada, não pelo impacto (o que representa um feito notável) mas pelo incêndio. e neste último aspecto, convém referir que uma estrutura em betão armado (caso fosse possível construí-las tão altas e se tivessem resistido ao impacto) teria entrado em rotura mais cedo devido ao maior peso dos andares acima da zona de impacto. lembro ainda que o incêndio alcançou temperaturas superiores a 800 ºc, muito acima dos valores alcançados em incêndios domésticos, resultando na perda de resistência mecânica dos pilares metálicos.

cumprimentos,

carlos pereira


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Habitações em Aço

Mensagem por joaquimdelisboa »

há já uma boa dúzia de anos inteirei-me da construção de moradias em perfis de aço, processo que estava a começar (?) a ser comercializado cá.

fui, inclusive, ver algumas casas em construção ali para os lados do autódromo do estoril.

depois de acabadas nada deixava supor o tipo de construção usada.


claro que havia sempre a tendência para dar o tal murro na parede e escutar o eco produzido !!!

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por katzilla »


Avatar do Utilizador

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm
Localização: Tomar

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Melobanha »

caro steelman

claro que as condições que provocaram o colapso das torres gémeas fariam outro tanto a qualquer outra edificação independentemente do tipo de construção, a chamada de atenção foi exactamente para dizer isso mesmo. pois se até já foram inventadas bombas de penetração para destruir os “bunkers” militares construídos com imensas espessuras de betão armado!

o que está em causa é a opção por este tipo de construção em estrutura metálica ou até em madeira para moradias unipessoais. não me considero fundamentalista nem advogo o regresso à “caverna”, agora defendo a preservação do nosso património cultural. não me parece que seja defensável que este tipo de construção seja mais amiga do ambiente, tendo em conta a quantidade de energia não renovável necessária para a produção dos seus materiais constituintes.

como já referi a minha casa é de pedra e cal, tem mais de cem anos, construída numa época em que não se recorria normalmente ao cimento. está aí para durar pelo menos outros cem anos. já resistiu sem danos a um incêndio florestal que a rodeou. há cerca de quinze anos uma queda extraordinária de granizo com pedras de gelo do tamanho de ovos, resultou na quebra de grande parte da telha que ainda era de origem da construção, foi necessário fazer a sua substituição, já aqui senti alguns abalos sísmicos que em nada afectaram a sua estabilidade ou provocaram quaisquer danos. será que outros poderão dizer o mesmo?
NovaEnergia Sócio Nº 14


Steelman
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta fev 08, 2008 4:20 pm

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Steelman »

caro melobanha:

agradeço a sua resposta. é a sua opinião e eu respeito-a. fico satisfeito de saber que não tem tido problemas com a sua casa. no entanto, não é esse o mesmo nível de satisfação da esmagadora maioria das pessoas ao classificarem a construção que se realiza na actualidade. temos um dos melhores climas do mundo mas somos dos países da europa onde pior se vive dentro de casa, no que concerne ao conforto e consumo energético.

quanto à preservação do património cultural, parece-me que poderá faltar-lhe alguma informação. o light steel framing é apenas uma sistema de executar estruturas. o aspecto final da moradia é rigorosamente igual ao de qualquer outra casa. no gabinete de engenharia em que trabalho já executámos centenas de projectos sendo que 99% deles não tiveram uma arquitectura concebida para tirar partido de todo o potencial do lsf. foram antes pensados para a alvenaria e, a pedido dos proprietários, adoptou-se uma estrutura em aço. basta pesquisar um pouco no google e encontrará sites nacionais com dezenas de fotografias que lhe provarão isso mesmo.

na verdade, um dos argumentos para classificar o lsf como construção sustentável é a sua enorme flexibilidade arquitectónica e ser um processo de excelência para preservar edifícios antigos. por exemplo, no nosso caso temos efectuado diversos projectos para recuperação de imóveis na baixa de lisboa, em especial os que possuem a chamada estrutura de "gaiola pombalina", conceito centenário em portugal e muito semelhante, na sua filosofia, ao lsf.

quanto à questão das energias renováveis, lembro que o aço usado no lsf em todo o mundo (em portugal este argumento ainda não pode ser usado plenamente) provém de metal reciclado, sendo que toda a estrutura é também totalmente reciclada. no caso dos melhores construtores nacionais, todos os materiais de isolamento termo-acústico provêm de marcas comprometidas com os conceitos de sustentabilidade. as placas de revestimento estrutural, conhecidas por osb, provêm de empresas que plantam florestas exclusivamente para as suas necessidades de fabrico. mas, o principal argumento é a eficiência energética durante o tempo de vida útil do edifício. os níveis de isolamento de uma habitação com estrutura metálica ou de madeira colocam estas moradias na classificação a, ou seja no expoente máximo da qualidade. naturalmente, a alvenaria também pode alcançar tais níveis, mas os processos e materiais são tão difíceis de implementar que o preço sobe drasticamente. ou seja, para moradias com o mesmo nível de conforto termo-acústico, as de alvenaria serão sempre mais caras do que as construídas em light steel framing. existem ainda muitos outros argumentos para provar que o lsf é mais "amigo do ambiente" do que a construção convencional em tijolo e betão. em particular posso enviar a quem pretender os links para sites que apresentam essas vantagens ou, em alternativa, basta procurar na internet com as palavras chave "light steel framing e sustentabilidade".

cumprimentos,

carlos pereira


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Oinq »

steelman Escreveu:(...) lembro que o aço usado no lsf em todo o mundo (em portugal este argumento ainda não pode ser usado plenamente) provém de metal reciclado, sendo que toda a estrutura é também totalmente reciclada. no caso dos melhores construtores nacionais, todos os materiais de isolamento termo-acústico provêm de marcas comprometidas com os conceitos de sustentabilidade. as placas de revestimento estrutural, conhecidas por osb, provêm de empresas que plantam florestas exclusivamente para as suas necessidades de fabrico. mas, o principal argumento é a eficiência energética durante o tempo de vida útil do edifício. os níveis de isolamento de uma habitação com estrutura metálica ou de madeira colocam estas moradias na classificação a, ou seja no expoente máximo da qualidade.

tiraste-me as palavras da boca



ando a investigar como vou construir a minha casa nova, e actualmente ja digo, que, se tiver dinheiro construo em lsf...

plos orçamentos que tenho na mão, o preço final em lsf é superior a alvenaria, mas tambem não posso comparar os materiais, não são minimamente semelhantes...
Cumprimentos
Nuno Leitão


irinachaves
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta fev 22, 2008 8:41 pm

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por irinachaves »

olá leitãosinho conheço-o de qq lado!...


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por itisix »

irinachaves Escreveu:olá leitãosinho conheço-o de qq lado!...
eu tb o devo ter visto na bairrada


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Oinq »

itisix Escreveu:eu tb o devo ter visto na bairrada

ou não...
Cumprimentos
Nuno Leitão


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Mónica »

bom dia,

gostava só de colocar aqui um ponto de vista "diferente"...
eu estive muito tentada a optar por este método construtivo... acho que tem muitas vantagens, rápido, flexível, bons isolamentos etc... o que me demoveu foi uma questão (que aliás inicialmente nem me tinha ocorrido): este método é excelente para um pais que seja produtor (ou vizinho de um) de aço... que não é o nosso caso. tanto quanto sei importamos, e de longe... nesse sentido, e de acordo com os princípios "ecológicos": construir num material que tem grandes custos (financeiros e ambientais) devido ao transporte, não é ecológico.
hoje penso sem dúvida que se temos tradições de construção de determinados materiais (diferentes, aliás, entre o norte e o sul), é porque antes de nós, muitos concluíram que era o melhor... isto aplica-se à estrutura (produzimos muito betão e tijolo), às madeiras (as mais populares continuam a ser importadas), e a tudo...
além disso tenho agora a certeza (pelo detalhe de projecto na minha casa) que, pelo mesmo preço (possivelmente até menos), podem fazer-se isolamentos semelhantes aos do lfs... lá porque os construtores tradicionais não o façam, não quer dizer que não seja possível.

mas enfim, é só um ponto de vista...

mónica

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por serges »

mas a maior parte destas empresas não fabrica as casas de madeira, com madeira nacional????

tinha ideia que sim!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Nuno Oliveira »

além disso tenho agora a certeza (pelo detalhe de projecto na minha casa) que, pelo mesmo preço (possivelmente até menos), podem fazer-se isolamentos semelhantes aos do lfs... lá porque os construtores tradicionais não o façam, não quer dizer que não seja possível.
exacto!
existem soluções com bom desempenho térmico para qualquer sistema estrutural que se aplique o que os torna relativamente equivalentes neste ponto.

mesmo tendo em conta que os dois tipos de construção (em aço e em madeira) têm aplicações estruturais muito diversas, quando pesam os factores ambientais a madeira é de modo geral superior: tem menor energia incorporada (mesmo considerando as importações), vem de uma fonte renovável que pode ser gerida de modo sustentável, é bio-degradável e reutilizável e os tipos de construção são geralmente bastante precisos e rápidos, gerando mais economia energética na obra.

infelizmente a floresta industrial em portugal ignora as culturas utilizáveis em edifícios (geralmente folhosas que promovem modelos florestais capazes de suportar mais vida e preservar o solo) que em muitos países europeus são uma fonte de receita enorme para o sector da construção. isto faz com que praticamente toda a madeira utilizada no nosso país seja importada, no entanto advém quase exclusivamente da união europeia enquanto que o aço vem maioritariamente da ásia.

infelizmente é um tipo de construção pouco utilizada no nosso país, seja por preconceitos e mitos sem justificação(comportamento térmico, insectos e incêndios), por falta de conhecimento de projectistas e outros técnicos ou simplesmente pelo menor apelo estético que poderá ter para muitos.

pessoalmente considero as várias formas das estruturas de madeira absolutamente idóneas para construções rápidas e económicas de pequena e média escala, sem qualquer prejuízo de qualidade ou de espaço em relação á construção mais comum.

alguns bons exemplos:

http://www.mimoa.eu/projects/switzerlan ... r-williman

(casa construída em 3 meses pelo dono e três operários- excepto fundações)

http://www.mimoa.eu/projects/sweden/sto ... go%20house

(casa sobre estacas sem impermeabilização do solo- construída com paineis -tipo lego!)

http://www.mimoa.eu/projects/united%20k ... ar%20house

(um projecto de reabilitação)

etc etc

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”