Habitações em Madeira

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Mónica »

só para clarificar: no meu post não fui clara, estava a referir-me ao lfc (referido em algumas mensagens anteriores), mas como isto é um post sobre casas de madeira devia ter referido claramente (aliás ia corrigir, mas já não consigo).
quanto à madeira: nisso apostava, mas o meu marido não é muito apologista...
embora a ideia que tenha é de que a maior parte da madeira usada é importada... aliás, só isso justifica alguns preços.

cumprimentos,

mónica


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Oinq »

nuno oliveira Escreveu: alguns bons exemplos:

http://www.mimoa.eu/projects/switzerlan ... r-williman

(casa construída em 3 meses pelo dono e três operários- excepto fundações)

http://www.mimoa.eu/projects/sweden/sto ... go%20house

(casa sobre estacas sem impermeabilização do solo- construída com paineis -tipo lego!)

http://www.mimoa.eu/projects/united%20k ... ar%20house

(um projecto de reabilitação)

etc etc

links partidos...
Cumprimentos
Nuno Leitão


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Nuno Oliveira »

http://www.mimoa.eu/projects/switzerland/sevgein/house%20l%f6tscher-williman

http://www.mimoa.eu/projects/sweden/stockholm/archipelago%20house

http://www.mimoa.eu/projects/united%20kingdom/north%20elmham/cedar%20house

obrigado pelo aviso! espero que seja desta...



Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Oinq »

Cumprimentos
Nuno Leitão


cariquinha
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça mar 10, 2009 9:53 pm

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por cariquinha »

em primeiro lugar, obrigada luimio por colocar os resultados da sua pesquisa.
confesso que mesmo andando pela net a pesquisar sobre casas de madeira, ainda desconhecia alguns dos sites que colocou.
como certamente grande parte dos foristas também eu tenho o sonho de um dia vir a ter uma casa o mais ecológica possível num terreno, e poder apreciar a natureza e a calma. uma casa de madeira seria uma opção a considerar.
a sua pesquisa foi-me bastante útil, porque foi a primeira vez que tive acesso a preços de casas de madeira.
é algo que tenho a criticar nas empresas que as comercializam: o facto de não colocarem nos seus sites os preços das casas, mesmo que fosse um preço base ou indicativo, algo que desse uma ideia. assim, pelo que percebi, existe uma relação área/preço que é mais ou menos 1000 euros/ m2 base - não contando com deslocação, montagem, licença, saneamento, louças, optar pelos melhores materiais, etc, etc, etc,...

muito honestamente, acho que com os preços das casas de madeira, estas continuarão a ser uma opção muito pouco viável. do ponto de vista económico, digo. acredito nos benefícios das suas características. talvez daqui a uns anos quando se deixar de importar a matéria prima, quando houver mais mercado e sim, concorrência, se assista a uma redução dos preços.

Avatar do Utilizador

Doockie
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda fev 23, 2009 10:45 pm

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Doockie »

neste ponto é possível perceber que quem realmente opte por investir numa habitação mais ecológica, seja casas de madeira ou outra, não encontra conforto na vertente económica. é uma pena, um país como o nosso ficaria muito mais bonito salpicado de casas de madeira do que com muitos "monos" que se vislumbram.
quanto ao caso particular das casas de madeira e concretamente no que diz respeito á necessidade de importar matéria prima, era bom que alguns silvicultores tivessem uma luz que os iluminasse e estudassem a possibilidade de investir na plantação das espécies mais apropriadas para a construção destas casas. existe muito terreno agrícola abandonado, um protocolo de quioto para cumprir e espaços verdes para erigir. como resultado teremos uma qualidade de vida, em termos colectivos, bem melhor, e os preços das casas de madeira baixariam e, quem sabe, a procura iria aumentar.


migjac
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: quinta mar 20, 2008 5:28 pm

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por migjac »

boa tarde,
tambem eu sou um grande admirador deste tipo de construção. porém os preços ainda são um bocadinhos elevados.

encontrei um site espanhol que tem casas muito giras e preços muito bons!
tenho tentado contacta-los via e-amil ms ainda não obtive resposta.

deixo o link:

http://www.eurocasas.com/

se alguem conhecer deixe o seu feedback

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por hmma »

viva.

já há algum tempo que frequento o fórum, mas só agora reparei neste tópico das casas de madeira e aproveito para deixar o meu testemunho, uma vez que tenho uma construída perto do cartaxo, distrito de santarém.

realmente a grande vantagem foi o tempo de construção e o baixo preço, mas o isolamento deixa um bocado a desejar (se calhar devido ao baixo custo foram cortar em alguns materiais). no inverno nota-se que perde calor bastante depressa, apesar da salamandra da sala dar para aquecer toda a casa (só tem sala com quitchinete, 2 quartos e casa-de-banho) e no verão também aquece um bocado. no entanto dá uma óptima casa de campo e nunca conseguiríamos construir outra casa (de alvenaria) pelo mesmo custo.

o terreno levou só uma "sapata" de cimento com buracos para enfiar as traves mestras e depois foi só montar os barrotes tipo puzzle. o material veio todo importado do brasil, e é uma madeira rija (já não me lembro a espécie) que até custa a furar com o berbequim. o interior é forrado também a madeira, com ripas finas, excepto a cozinha e a casa-de-banho que estão forradas a azulejo. ah, e estas também têm 2 paredes em tijolo... o resto é só madeira, pregos e telha. se calhar se tivesse paredes externas duplas o isolamento já seria muito diferente, mas ela tem só os barrotes por fora e as ripas por dentro.

por acaso agora até tive problemas com as telhas porque o vendaval levantou uns quantos telhões (mesmo no topo) e partiu-me várias telhas... o problema é que as telhas também vieram do brasil e cá não se fazem daquelas... as telhas lusas não têm o mesmo formato e não encaixam nas do brasil. o que me safou foi ter ainda lá umas de reserva que tinham sobrado da construção. mas se se partirem mais habilito-me a um telhado todo novo com telha "nossa" (e quem sabe com ripas novas para assentar).

de resto têm sido os cuidados habituais de lixar e aplicar verniz de 2 em 2 anos, mais coisa, menos coisa.

depois posso dar mais pormenores e algumas fotos... tenho de procurar no meu arquivo primeiro.
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por mauri »

hmma Escreveu: a grande vantagem foi o tempo de construção e o baixo preço, mas o isolamento deixa um bocado a desejar
mesmo com madeira importada ficou económica?
e isolada com cortiça? os russos importam-na para isolar as casas...
a cortiça não só deixa passar o frio como retém o calor.

e quanto a licenciamento? não teve problemas?
hmma Escreveu: o material veio todo importado do brasil, e é uma madeira rija (já não me lembro a espécie) que até custa a furar com o berbequim.
dizem que toda a madeira utilizada na baixa pombalina (toda a baixa de lisboa) reconstruída pelo marquês de pombal foi toda madeira importada do brasil e que essa madeira já não há, também não sei dizer que tipo de madeira é.


hmma Escreveu: o que me safou foi ter ainda lá umas de reserva que tinham sobrado da construção. mas se se partirem mais habilito-me a um telhado todo novo com telha "nossa"
de resto têm sido os cuidados habituais de lixar e aplicar verniz de 2 em 2 anos, mais coisa, menos coisa.
depois posso dar mais pormenores e algumas fotos... tenho de procurar no meu arquivo primeiro.
espero que o tempo não lhe leve mais telhas!
agora ter que envernizar e cuidar de 2 em 2 anos não fica mais caro que de alvenaria?

ah! e não se esqueça de colocar aqui umas fotos! não vá ao arquivo: digne-se tirar: seria bom ver uma casa de madeira!
sds!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por jcaiado »

hmma Escreveu:viva.

já há algum tempo que frequento o fórum, mas só agora reparei neste tópico das casas de madeira e aproveito para deixar o meu testemunho, uma vez que tenho uma construída perto do cartaxo, distrito de santarém.

realmente a grande vantagem foi o tempo de construção e o baixo preço, mas o isolamento deixa um bocado a desejar (se calhar devido ao baixo custo foram cortar em alguns materiais). no inverno nota-se que perde calor bastante depressa, apesar da salamandra da sala dar para aquecer toda a casa (só tem sala com quitchinete, 2 quartos e casa-de-banho) e no verão também aquece um bocado. no entanto dá uma óptima casa de campo e nunca conseguiríamos construir outra casa (de alvenaria) pelo mesmo custo.

o terreno levou só uma "sapata" de cimento com buracos para enfiar as traves mestras e depois foi só montar os barrotes tipo puzzle. o material veio todo importado do brasil, e é uma madeira rija (já não me lembro a espécie) que até custa a furar com o berbequim. o interior é forrado também a madeira, com ripas finas, excepto a cozinha e a casa-de-banho que estão forradas a azulejo. ah, e estas também têm 2 paredes em tijolo... o resto é só madeira, pregos e telha. se calhar se tivesse paredes externas duplas o isolamento já seria muito diferente, mas ela tem só os barrotes por fora e as ripas por dentro.

por acaso agora até tive problemas com as telhas porque o vendaval levantou uns quantos telhões (mesmo no topo) e partiu-me várias telhas... o problema é que as telhas também vieram do brasil e cá não se fazem daquelas... as telhas lusas não têm o mesmo formato e não encaixam nas do brasil. o que me safou foi ter ainda lá umas de reserva que tinham sobrado da construção. mas se se partirem mais habilito-me a um telhado todo novo com telha "nossa" (e quem sabe com ripas novas para assentar).

de resto têm sido os cuidados habituais de lixar e aplicar verniz de 2 em 2 anos, mais coisa, menos coisa.

depois posso dar mais pormenores e algumas fotos... tenho de procurar no meu arquivo primeiro.
viva,

acho estranho estar a queixar-se so isolamento termico da sua casa de madeira, já que possuo um amigo que contruiu tambem casa em madeira da "rusticasa" ok o preço na altura era substancialmente superior à construção em alvenaria e acho que continua a ser. a marca em causa acho que continua ser das mais caras do mercado, na altura em que foi contruida (8 anos) era mesmo a mais cara, mas onde queria chegar era que ainda estou para encontrar melhor casa com isolamento termico e acustico que aquela! o unico isolamento extra para alem do isolamento natural da madeira é o tem sob a telha. a casa é toda a madeira e parede simples de 15cm +- cm de madeira maciça, apenas os wc´s tem revestimento na zona dos balhos e chão e se existe casa onde com uma simples salamandra se faz literalmente sauna é aquela e no verão é fresca... se construisse agora era de madeira seguramente, fiquei mesmo fã do conceito! o conforto que este tipo de contrução apresenta é brutal e manutenção não é nada de especial, ficando mais barato que a alvenaria!

cpts,
jc

Avatar do Utilizador

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
Localização: Friburgo, Suiça

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por tiago_eco »

se alguem estiver interessado na empresa monjolo deixo aqui a tabela de preços... parecem-me preços razoaveis e as casas são bonitinhas
Anexos
Monjolo - Tabela de Preços_modificada.pdf
(1.2 MiB) Transferido 11581 vezes
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por hmma »

como prometido aqui ficam algumas fotos da minha casa do cartaxo.

a construção foi em junho de 2004 e levou apenas 2 meses... demorou mais foi a fazer o telhado porque tem muitas águas e tiveram de cortar muitas telhas

Imagem

Imagem

Imagem

como vêem levou um isolamento de poliestireno entre as paredes exteriores e o forro interior, e no telhado é que tem isolamento com uma espécie de lã-de-vidro (as placas que se vêem aqui no meio da sala).

depois fizemos uma arrecadação de apoio, também em madeira, mas de pinho e sem forro interior.

Imagem

depois começámos a tratar da relva e da piscina...

Imagem

Imagem

hoje em dia aquele salgueiro (que foi trazido na mala do carro) já está mais alto do que a casa

Imagem

Imagem

quanto a licenças (que o mauri estava a perguntar), não temos... o terreno é agrícula e já tinha 2 construções da parte de baixo feitas pelo meu avô. quando ele faleceu os 3 filhos dividiram o terreno, mas apenas "de boca" porque o pdm não permite "partir" aquilo oficialmente. no final da obra foi lá o inspector da câmara e passou-nos uma multa. pagámos e pronto

quando lá voltar vou ver se tiro umas fotos do interior e vou tentar procurar as plantas e os dados do construtor (foram uns tipos ali dos lados de ameirim... acho )

em relação ao isolamento, o que noto não é nas paredes em si, mas talvez mais nas janelas que têm muitas frestas onde se nota o vento a entrar e têm vidro simples. na parte acústica, nós ouvimos perfeitamente as conversas de uns quartos para os outros e de dentro para a rua também... daí eu dizer que talvez as paredes externas duplas fossem melhores.
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
Localização: Friburgo, Suiça

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por tiago_eco »

alguem conhece ou tem experiência com a empresa carmel de ovar?

cumps
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por mauri »

hmma, parabéns: tem uma casa e pêras!
teve sorte em só pagar a multa e nada mais. eu, ao fazer um simples muro, veio a polícia municipal e embargou a obra, aplicou coima e obrigou a desfazer a obra. só que tive sorte que afinal o muro estava na planta desde 1954 (há 56 anos) e não tinha sido feito!!! (claro que a polícia deveria ter feito, primeiro consultar a planta da casa e depois actuar, mas não foi o caso).
a sua casa é de habitação normal ou de férias? (cartaxo e almada).
sds!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por hmma »

é casa de campo para passar alguns fins-de-semana e férias. a minha residência habitual é em almada, feijó.

na história da licença (ou falta dela) também teve vantagem a velocidade de construção, porque quando a câmara se apercebeu já ela estava feita e depois como pode ser considerada uma "construção amovível", e tal, lá suavizou as coisas.

já agora a planta da casa é esta:

Imagem
http://3.bp.blogspot.com/_c5mue1_y2ce/s ... 0-h/p2.gif

mas já não tenho a certeza se o construtor foi este: http://graphia-lda.blogspot.com/
(ainda não tive tempo de vasculhar nos papeis do arquivo)
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por serges »

Imagem

realmente uma muito boa area!

parabéns pela casa é muito bonita, mas assim de madeira vi poucas, pois as novas quase não se vê a madeira!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Tó Miguel »

estas casas devem de ter telhados leves o que neste caso com telha de barro não é boa ideia.
fica aqui fotos do sismo no japão:


Imagem
Imagem
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por itisix »

tiago_eco Escreveu:alguem conhece ou tem experiência com a empresa carmel de ovar?

cumps
boas,

conheço minimamente. não são grande coisa em atendimento e nem em preço (pela experiência que tenho), mas trabalham bem. fazem coisas engraçadas e bem feitas.

Avatar do Utilizador

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
Localização: Friburgo, Suiça

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por tiago_eco »

itisix Escreveu:
tiago_eco Escreveu:alguem conhece ou tem experiência com a empresa carmel de ovar?

cumps
boas,

conheço minimamente. não são grande coisa em atendimento e nem em preço (pela experiência que tenho), mas trabalham bem. fazem coisas engraçadas e bem feitas.
atendimento não sei ainda, mas quanto aos preços parece-me que entram na media. ou seja +/- 600 euros por metro quadrado... (mais iva)
uma casa, por ex. com 90m2 pode-te ficar pelos 65mil com iva incluído... sem apetrechos como azulejos ou trabalhos de alvenaria...(base etc)
ainda assim parece-me um bom número...

opiniões?

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
cumps
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Tó Miguel »

parece que ninguém ligou patavina ao, que eu escrevi aqui, sobre os telhados em telha de barro.
isto foi uma adaptação que fizeram aos gostos mediterrânicos, porque as nórdicas e as americanas têm coberturas leves.
estas fotos, que eu apresentei, explicam isso mesmo. a fundação pode ser muito boa mas quem suporta o peso são os pilares e paredes, que neste caso são muito fracos e em relação a um sismo como o que assolou o haiti tenho as minhas dúvidas.
eu até gosto muito destas casas e não me importava de ter uma mas com uma cobertura leve

Imagem

http://portocity.olx.pt/painel-sandwich ... d-45045421
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”