Habitações em Madeira

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Habitações em Madeira

Mensagem por luimio »

tenho visto muitas casas em madeira em feiras e agora ultimamente já tenho visto muitas por onde passo.
aqui na zona conheço duas e tem um óptimo aspecto por fora. as que visitei nas feiras, tive oportunidade de ver o interior e apreciar a qualidade.
pareceram-me casa muito confortáveis, acolhedoras e bem isoladas.
quanto á durabilidade que já não sei se posso concluir alguma coisa.

andei a pesquisar na net e encontrei alguns sites de empresas que constroem e vendem este tipo de habitações:

http://www.carmel.pt
http://www.casadobosque.pt
http://www.casasdemadeira.net
http://www.casema.pt
http://www.finlusa.pt
http://www.imowood.pt
http://www.logdomus.pt
http://www.monjolo.pt
http://www.mocicasa.com
http://www.mmadeiras.pt
http://www.fuldex.pt
http://www.rusticasa.pt
http://www.panelconforthouse.com/pt/
http://www.nordicasa.pt
http://www.novohabitat.com.pt
http://www.toscca.com


em alguns sites tem preços, noutros dá para pedir o catalogo por correio.
vejam e opinem uma opinião acerca disto que parece que está a virar moda em alguns sítios.

penso que nos estados unidos da américa muitas casas são assim e duram alguns anitos no clima de lá.

também um aspecto que acho preocupante é o comportamento de uma estrutura destas a um incêndio
Última edição por luimio em segunda set 03, 2007 5:38 pm, editado 2 vezes no total.


Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

encontrei estas fotos num site de uma empresa que mencionei anteriormente.
trata-se de uma casa que fica a 2 km de minha casa. moro em estarreja aveiro perto do baixo vouga lagunar, obviamente uma zona humida.

esta casa fica em canelas - estarreja - aveiro.

Imagem
Imagem
Imagem

encontrei outra casa daqui da zona:
torrão do lameiro
ovar:
esta acho muito bonita mesmo e até costumava comentar muitas vezes com uma amiga quando passava de carro que gostava deste tipo de casas.
Imagem
Imagem


Junglas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: quarta ago 22, 2007 11:40 am

Mensagem por Junglas »

coloco em cauas alguns aspectos relativos a este tipo de habitação. para começar a obtenção da matéria prima. são necessárias imensas árvores para construir uma habitação deste tipo. para que possa ter um conforto térmico e acústico de um nível apreciável, são necessárias várias camadas, o que torna a casa dispendiosa em termos de quantidade de árvores abatidas.

outro elemento que me causa alguma relutância é a resistência da casa, não digo a incêndios, mas a tremores de terra e outras catástrofes naturais, como ciclones por exemplo.

Avatar do Utilizador

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm
Localização: Tomar

Mensagem por Melobanha »

e para não variar é quase tudo importado.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

junglas Escreveu:coloco em cauas alguns aspectos relativos a este tipo de habitação. para começar a obtenção da matéria prima. são necessárias imensas árvores para construir uma habitação deste tipo. para que possa ter um conforto térmico e acústico de um nível apreciável, são necessárias várias camadas, o que torna a casa dispendiosa em termos de quantidade de árvores abatidas.

outro elemento que me causa alguma relutância é a resistência da casa, não digo a incêndios, mas a tremores de terra e outras catástrofes naturais, como ciclones por exemplo.
creio que em relação aos tremores de terra elas são resistentes mas quanto aos ciclones também tenho as minhas duvidas. quanto ao abate de arvores pode ser amenizado com a reflorestação mas provavelmente nem sempre isso acontecerá...

Avatar do Utilizador

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quinta out 19, 2006 2:39 pm

Mensagem por pauloans »

segundo soube, um dos maiores productores desta madeira/casas é a empresas "casas do paraná", que re-planta cada árvore derrubada, sendo a dimensão da floresta tão grande que permite que essa arvore plantada só seja derrubada no minimo entre 30 a 40 anos depois.
verdade? foi-me contado por um brasileiro que trabalhava lá, e confirmado por outro amigo que não tinha nada a haver com isso...
como nunca fui ao paraná e não sou mentiroso... eu acredito no meu amigo.
hehehehe
cumps
Paulo Ans
-- http://forum.autogas.pt/forum/" onclick="window.open(this.href);return false; --

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

essas casas desde que construídas em toros maciços e não em tábuas parece que são óptimas em termos de climatização e além disso não deixam acumular humidades como as outras. têm uma durabilidade superior a 100 anos. conheço duas pessoas que têm casas dessas.
as paredes por dentro são revestidas a gesso cartonado (vulgo pladur), não se notando que são de madeira. por fora, podem ser revestidas a velatura ou podem ser revestidas com um reboco semelhante ao das nossas casas convencionais, não se notando por fora que são de madeira. por isso é natural que haja aí algumas que nem suspeitamos.
em portugal temos dois problemas: por uma questão cultural, não há tradição neste tipo de casas mas a questão da importação da madeira é uma coisa transitória num país que tem tanto combustível para incêndios. outra questão são os seguros porque há o mito de que estas casa ardem com facilidade, o que é falso porque a madeira é tratada quimicamente para dificultar os incêndios. mesmo nestas condições, o custo de uma casa destas não é superior a uma casa convencional e a sua construção é bem mais rápida.


Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Nascente do Rio Alviela (Alcanena)

Mensagem por luimio »

num dos melhores encontros deste fórum organizados pelo fry, já visitamos uma casa em madeira feita pela carmel!
fotos da casa/bar:
nascente do rio alviela (alcanena)
Imagem
Imagem
Imagem

e agora as fotos do dia do encontro na dita casa:
Imagem
consequência da casa de madeira:
Imagem
mais fotos do encontro:
http://novaenergia.net/fotos/swf/enontro_mira_aire.html



agora a sério! acho estas casas mesmo muito boas e uma boa alternativa, mas fico com dúvidas por ver tão poucas e toda a gente escolher sempre o tradicional


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

eu brevemente dou-te com a madeira ou com o barrote

consequências... baaaaaaa
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

encontrei este blog:
http://casademadeira.blogspot.com/
vejam as fotos e os problemas da casa de josé alberto félix da costa.
bem... teve um azar...
o tipo de construção também parece diferente do que tenho estado a falar.

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

boas

muito interessante, já algum tempo que ando a pensar em construir uma como habitação principal, logo que compre terreno.
quanto ao pessoal cetico só pergunto o seguinte:
1º quando é que é o impacto ambiental de uma casa convencional no ambiente?
2º já pensaram na materia prima utilizada, na energia dispendida para o fabrico do betão, no metodo de fabrico dos tijolos, tanto na energia como na obtenção de materia prima?
3º quantas vezes em portugal aconteceram fenomenos climatericos capazes de destruir estas casas?

de uma coisa podem ter a certeza, o isolamento termico e acustico e muito superior nestas casas do que nas nossas convencionais.
O que eu detesto mesmo sao B.........as


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Mensagem por k__x »

ey luimio , és eu "vizinho"..sou da murtosa...
ha uma casa mt interessante tb em fermela numa descida da estrada principal(quem vai de estarreja para canelas) que a casa(branca, estilo moderno) tem formato rectangular, e esta é feita com estrutura de ferro e as paredes de madeira(penso eu..pelo menos parecia..)..


Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

sa Escreveu:boas

muito interessante, já algum tempo que ando a pensar em construir uma como habitação principal, logo que compre terreno.
quanto ao pessoal cetico só pergunto o seguinte:
1º quando é que é o impacto ambiental de uma casa convencional no ambiente?
2º já pensaram na materia prima utilizada, na energia dispendida para o fabrico do betão, no metodo de fabrico dos tijolos, tanto na energia como na obtenção de materia prima?
3º quantas vezes em portugal aconteceram fenomenos climatericos capazes de destruir estas casas?

de uma coisa podem ter a certeza, o isolamento termico e acustico e muito superior nestas casas do que nas nossas convencionais.
realmente tem razão!
até a simples extracção de areia dos rios para a construção de uma casa convencional é prejudicial, para não falar nos consumos de energia que envolve deste o fabrico dos materiais e o transporte.

penso que as casas de madeira não são muito prejudiciais para o ambiente, visto usarem um recurso quase natural e que é submetido a poucos processos industriais. desde que não seja proveniente de florestas virgens e que façam reflorestação depois do abate das árvores...


Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

k__x Escreveu:ey luimio , és eu "vizinho"..sou da murtosa...
ha uma casa mt interessante tb em fermela numa descida da estrada principal(quem vai de estarreja para canelas) que a casa(branca, estilo moderno) tem formato rectangular, e esta é feita com estrutura de ferro e as paredes de madeira(penso eu..pelo menos parecia..)..
ainda não reparei nessa casa. também sou distraido. lol
já existem aqui uams nas zona. era porreiro conseguir os testemunhos dos donos destas casas de madeira


Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Encontrei esta noticia acerca de casas de madeira...

Mensagem por luimio »

encontrei uma noticia no jornal primeiro de janeiro acerca de casa de madeira.
falaram com uma empresa que constroi este tipo de casas...
casa em madeira é casa ecológica…e segura
nogueira fernandes, lda
ter uma casa em madeira é ter um imóvel seguro, de qualidade e confortável. os tabus que rodeavam este tipo de habitação estão, a pouco e pouco, a cair por terra, começando a aparecer, no mercado, empresas que inspiram confiança, como a nogueira fernandes, lda, uma marca de excelência na área da construção de casas em madeira.

Imagem
é um negócio de cinco irmãos, dedicados à excelência do seu mister. a nogueira fernandes, lda, empresa de construção de casas em madeira, situada no norte do país, é um dos maiores nomes da área em portugal, e um dos principais na vizinha espanha. com o objectivo de proporcionar o melhor serviço ao cliente, a nogueira fernandes extravasa a construção de casas, incluindo no seu cardápio todo o tipo de estruturas em madeira, como pavilhões, passadiços, bungalows, entre outros. a elevada exigência da empresa está, também, presente na qualidade dos materiais utilizados: pinho nórdico, exportado da alemanha e pinho português tratado são o garante de um serviço de nível.
“temos uma carteira de clientes consolidada, o que nos garante um mercado forte. é por isso que, apesar das várias solicitações, não pretendemos virar-nos para espanha”, afirma, em entrevista ao “o primeiro de janeiro”, joaquim fernandes, um dos cinco irmãos responsáveis pela empresa. a opção em cingir a área do negócio ao país lusitano é tida como uma defesa da qualidade do serviço: “em cada obra nossa, está um dos irmãos, de forma a assegurar que o trabalho é cumprido de acordo com os nossos padrões de exigência”. esses padrões de exigência garantem, ao cliente, um serviço pronto entre 40 a 50 dias. “nós, em média, demoramos até 50 dias para montar uma casa, com 120 metros quadrados”, sublinha joaquim fernandes acrescentando que “não temos comerciais, pois os nossos vendedores são os clientes satisfeitos”.

negócio em crescendo
com uma maior resistência ao fogo que os restantes materiais utilizados na construção civil, associado às excelentes condições térmicas e climatéricas que proporciona, a madeira tem tudo para se assumir como o material de construção por excelência. “resiste mais do que qualquer outro material. a madeira tem de arder até ao cerne. isto porque o ferro, a partir de dada temperatura, começa logo a dobrar, enquanto que a madeira não, só dá de si quando arde totalmente”, explica joaquim fernandes. quanto a problemas relacionados com a humidade, o entrevistado deu todas as garantias, assegurando que as madeiras recebem tratamento à base de resinas naturais, que protegem o material. relativamente aos cuidados que este tipo de habitações necessita, joaquim fernandes refere que “uma pintura de quatro em quatro anos é o suficiente. e note que, comparativamente com as outras construções, conhecidas no meio como construções em alvenaria, as casas em madeira são muito mais económicas”, explica, acrescentando que sendo as casas de madeira ecológicas, também incitam os seus clientes a usar energia alternativa, tais como, painéis solares cujo valor será, em média, recuperável em meio ano.
projectos futuros
“o que vem estragar o negócio são os kits brasileiros”, lamenta joaquim fernandes. um dos cinco responsáveis pela empresa nogueira fernandes, afirma que “no brasil, os construtores têm de cortar a madeira muito verde. quando a madeira chega cá, vem toda misturada e cheia de fissuras. nós quase todos os dias tínhamos de ir a casa dos clientes reparar esses kits. então de inverno era mesmo todos os dias”. para além disso, o entrevistado refere que “a madeira é muito escura e não tem parede dupla, rasga muito, não tem como fixá-la. é uma madeira que traz muitos problemas ao cliente”.
para o futuro, joaquim fernandes aponta a criação do novo pavilhão da empresa e a construção das oito casas em ofir, um projecto já aprovado, pronto a começar, que vai ser construído em pinho nórdico.

-----------

processo construtivo

paredes exteriores e interiores
compostas de painéis, constituídos por uma estrutura de madeira com dimensões calculadas para o efeito. as paredes exteriores assentam sobre um rufo metálico fixado ao pavimento. o isolamento no interior das paredes exteriores e interiores é feito com lã mineral de 80m/m de espessura. o interior dos painéis é revestido nas faces interiores, uma com barreira à humidade e a outra com barreira à condensação. a ligação entre painéis e apoio das asnas de cobertura é feita através de elementos metálicos de aperto, ligação e fixação. foram consideradas mata-juntas na união dos painéis.

tectos interiores
os tectos são revestidos a gesso ou madeira de forro 10mm aplicado às linhas das asnas; o isolamento é obtido através da utilização da manta de lã mineral com 80m/m de espessura.

cobertura
a estrutura de cobertura é constituída por asnas de madeira, sendo estas contraventadas na horizontal e vertical com peças de madeira de dimensões apropriadas para o efeito. a cobertura é de duas águas e revestida a telha, fazendo beiral envolvente à construção sendo revestido na parte interior a painéis de madeira apoiados sobre a mata-juntas.

alpendres
o tecto de alpendre é revestido em painéis de madeira apoiado sobre mata-juntas. o alpendre fica apoiado sobre prumos compostos e vihas de alpendre.

caixilharia
caixilharia interior. portas interiores lisas folheadas a mogno. caixilharia exterior. a caixilharia será executada em alumínio anodizado ou madeira.

protecção das janelas
a protecção das janelas é feita com portadas de alumínio ou madeira aplicadas no exterior.

chão
cozinha, wc e corredor em tijoleira. quartos em piso flutuante.


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Mensagem por k__x »

luimio, fica na descida de quem vem de estarreja para fermela, logo asseguir ao cafe matos...a casa fica nessa descida do lado esquerdo...é uma casa de estilo moderno...


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

boas.
essas casas têm mais uma coisa a favor. podem ser construídas em terrenos que não permitem a construção de habitações convencionais. obedecendo a determinadas regras (creio que elevar a casa do terreno através do uso de sapatas, que ainda ajuda na estabilização) é permitido instalá-las em zonas onde o pdm não o permitia. existe um exemplo perto da minha terra com uma de estrutura metálica. o terreno era interdito á construção (zona agrícola) e o senhor não dispunha de outros meios, optou assim... o terreno tinha um poço, logo água, e pediu á edp uma baixada para bombar a água do poço. e voilá um terreno com casa, água e electricidade.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

boas

em novembro de 2005 tive na finlandia uns dias e foi lá realmente que nasceu o meu interesse por casas de madeira. reparei por lá que apesar de ser um clima muito mais frio que o nosso gastavam menos de metade da energia que nós no aquecimento. o segredo estava apenas no isolamento das casas. estas na sua grande maioria construidas em madeira e apenas como aquecimento uma lareira com recuperador.
estive lá com -10c e posso assegurar que dentro das casas só faltava andar de calçoes e chinelos.
por cá, tal como tudo é preciso desmistificar, as casa de madeira são mais ecologicas, o seu impacto ambiental é muito menor, sao muito mais baratas de construir e rapidas. ainda hoje se disser á grande parte dos meus amigos que os diesel deles podem andar a oleo vegetal, eles riem-se na minha cara e chamam-me louco, pouco sao aqueles, que já conhecem. nas casas de madeira acontece exactamente o mesmo, nao por serem fracas mas sim por nao conhecerem.
O que eu detesto mesmo sao B.........as


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Casas de madeira

Mensagem por joaquimdelisboa »

neste site encontrei coisas bonitas : casas em madeira do brasil...

http://www.casastropical.com.br/


Aldeia
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta fev 28, 2007 11:32 am
Localização: Vilar de Mouros, Portugal

Casas em madeira

Mensagem por Aldeia »

as casas em madeira são das melhores a vários niveis, desde o conforto á segurança. implicam contudo uma manutenção um pouco mais cuidada e com espaços de tempo inferiores.

a nivel dos incendios são as melhores e passo a explicar o porquê:

a madeira tem um tratamento ignifugo que, não evita o incêndio mas o retrasa e dificulta substancialmente. em caso de um grande incendio, é sempre a ultima casa a cair, quando comparada com as ditas "normais".

isto porque a madeira não perde as suas propriedades estruturais de forma significativa com o calor excessivo, e até que se derrumbe tem de arder bastante, dando tempo para salvar pessoas e alguns bens. no caso das casas em betão estas com o calor começam a partir-se todas, podendo cair a qualquer momento. as de aço ou ferro acho quem nem vale a pena comentar.....

contudo a madeira não é um material assim tão polivalente mas pode-se conjugar com outros que vão aprefeicoar os seu "defeitos", tais como por exemplo a pedra. no blog acima apresentado não me pareceu que a chaminé fosse em pedra, além disso a madeira quando revestida tem de o ser por uma materia que a permita respirar bem. parece-me que não é o caso, daí o problema das humidades.

também devo referir que o tipo des montagem/estrutura implicado permite alguma flexibilidade em caso de terramotos ou sismos. mas para prevenir esse problema tem de se pensar sobretudo nas fundações e onde estas assentam. uma casa situada numa zona sísmica nunca deve estar assente em cima de lagedo, devendo preferencialmente estar assente encima de terra ou areia para que haja absorção de vibrações.


para acabar, em caso de ciclone ou furacão, é das que mais permite o reaproveitamento de material de construção.

os americanos não são parvos, eles se as fazem assim por algum motivo será.

como apontamento posso dizer que 100 m2 de casa de madeira leva cerca de 1.5 meses a construir. a mesma em betão leva um ano no mínimo.

contudo desenganem-se com o preço. para o mesmo tipo de casa, as de madeira saem cerca de 20 % mais caras ou mais. mas no meu entender compensa.
Cumprimentos, j.aldeia

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”