Habitações em Madeira

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por mauri »

felizmente que o nosso país, no caso concreto, não é muito de sismos. tivemos o de 1755, desastroso.
telhado leve, ou de chapa tem o inconveniente de ouvir-se mais barulho quando chove, e é mais propício a ser levado por ventos fortes se não estiver bem seguro e nesse caso temos tido bastante, tanto de chuva como ventania. eu considero uma casa de telha normal mais aconchegada!
eu como casa preferia que fosse de telha normal, mas se for um abrigo, aí sim, colocaria chapa a imitar telha ou outra mais leve.
se sismo for muito forte, tal como os ciclones, ou tsunamis...nada escapa.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por joaquimdelisboa »

tó miguel

um familiar meu aplicou o tipo de cobertura que colocaste e é muito bom pois é 3 em 1, ou seja, faz de telha, de forro, e de isolante.

a uma pequena distância já se não nota diferença para telha verdadeira.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Tó Miguel »

joaquimdelisboa Escreveu:tó miguel

um familiar meu aplicou o tipo de cobertura que colocaste e é muito bom pois é 3 em 1, ou seja, faz de telha, de forro, e de isolante.

a uma pequena distância já se não nota diferença para telha verdadeira.
até que enfim que alguém sabe do que se está a falar
este tipo de telha painel sandwich 10cm poliuretano, com chata lacada em ambas as faces, que para além de dar um isolamento acústico é altamente térmico, logo altamente ecológica.
no que diz respeito aos ventos ela é aparafusada na estrutura e posso dizer, que resiste muito bem.
se o vento tiver força, para arrancar esta telha a de barro que é simplesmente apoiada também vai pelos ares.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por mauri »

não é por haver uma andorinha que se faz a primavera! ou seja por uma pessoa ter colocado, não quer dizer que seja a melhor maneira!
eu próprio coloquei umas chapas de plástico em cima duns abrigos (grandes 4mx3m) que me ficaram muito económicos.
cada um é livre de colocar o que melhor acha ser da sua preferência tanto em estética, como económica.
mas estamos a falar de habitações de madeira, não de telhado!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Tó Miguel »

mauri Escreveu:não é por haver uma andorinha que se faz a primavera! ou seja por uma pessoa ter colocado, não quer dizer que seja a melhor maneira!
eu próprio coloquei umas chapas de plástico em cima duns abrigos (grandes 4mx3m) que me ficaram muito económicos.
cada um é livre de colocar o que melhor acha ser da sua preferência tanto em estética, como económica.
mas estamos a falar de habitações de madeira, não de telhado!
o que tenho tentado dizer é, que a telha de barro não é a melhor opção, para este tipo de construção.
a solução que apresento é melhor em todos os aspectos e esteticamente muito parecida, correndo até o risco de dizer igual.
claro que cada um é livre de fazer o que quiser e lhe apetecer. mas continuo na minha, só vejo desvantagens na telha de barro neste tipo de casa.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por mauri »

habitações de madeira requerem um cuidado especial de manutenção: mas vemos muitas noutros países!
enquanto as de madeira é necessário, pelo menos de 2 em dois anos, estar a ver do verniz, da tinta... as de alvenaria, esses cuidados não são necessários (ou levam anos para que necessário dar uma manutenção).
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
Localização: Friburgo, Suiça

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por tiago_eco »

mauri Escreveu:habitações de madeira requerem um cuidado especial de manutenção: mas vemos muitas noutros países!
enquanto as de madeira é necessário, pelo menos de 2 em dois anos, estar a ver do verniz, da tinta... as de alvenaria, esses cuidados não são necessários (ou levam anos para que necessário dar uma manutenção).
penso que estes cuidados de manutenção são bons para ganhar uma maior estima pela casa e então para quem gosta de bricolage... um sonho tornado realidade
no final de contas a qualidade de vida acrescida, vale todo o suor investido
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por Oinq »

mauri Escreveu:felizmente que o nosso país, no caso concreto, não é muito de sismos. tivemos o de 1755, desastroso.
(...)
se sismo for muito forte, tal como os ciclones, ou tsunamis...nada escapa.
mas plo menos se tiver um telhado leve a estrutura não colapsa.
Cumprimentos
Nuno Leitão


migjac
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: quinta mar 20, 2008 5:28 pm

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por migjac »

hmma Escreveu:como prometido aqui ficam algumas fotos da minha casa do cartaxo.

bem a sua casa é linda!!!!tenho a ambição de construir uma casa desse estilo para fds e ferias....
muitos parabens!!!!


paulouser
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta out 24, 2007 10:53 am
Localização: Fafe

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por paulouser »

estive a fazer umas pesquisa e encontrei isto http://framehousekit.com/index.html achei o sistema muito bom e com preços ainda melhores e o acabamento é ao gosto do "freguês" já agora o preço de transporte do kit c70 para portugal(fafe) é de 2300€... que acham desta solução??

Avatar do Utilizador

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
Localização: Friburgo, Suiça

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por tiago_eco »

paulouser Escreveu:estive a fazer umas pesquisa e encontrei isto http://framehousekit.com/index.html achei o sistema muito bom e com preços ainda melhores e o acabamento é ao gosto do "freguês" já agora o preço de transporte do kit c70 para portugal(fafe) é de 2300€... que acham desta solução??

uma casa ë diferente de uma secretäria comprada no aki
como vais montar o colosso?
cumps
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!


paulouser
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta out 24, 2007 10:53 am
Localização: Fafe

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por paulouser »

não me pareçe dificil montar o colosso, eu tenho jeito para a bricolagem, já monto os moveis do ikea sem intruções... lol... e já fiz alguns de raiz, uma casa tipica minhota em granito é muito mais dificil de montar o que não é fácil é a burocracia na câmara....

Avatar do Utilizador

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
Localização: Friburgo, Suiça

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por tiago_eco »

paulouser Escreveu:não me pareçe dificil montar o colosso, eu tenho jeito para a bricolagem, já monto os moveis do ikea sem intruções... lol... e já fiz alguns de raiz, uma casa tipica minhota em granito é muito mais dificil de montar o que não é fácil é a burocracia na câmara....
pah...as vezes o barato acaba por sair mais caro...mas se estás confiante... força aí compadre
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!


JoelM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 06, 2009 7:23 pm

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por JoelM »

eu não estive a ler os posts todos, mas quase e por isso peço desculpa se disser algumas asneira!
pelo que vi dos preços das casas em madeira (1000m2 +/-) acho extremamente exagerado se tivermos em conta que uma casa "normal" ronda os 500/600€,
depois a principal desvantagem que vi foi o facto das casas serem pré concebidas, ou seja, disponibilizam 2 ou 3 tipos de casas e ta a sair tudo igual, questões como localização no terreno, topografia, insolação são completamente esquecidas, questões que para mim são fundamentais nos dias de hoje, principalmente a orientação, a iluminação natural, e o tamanho dos vãos que vão permitir perdas ou ganhos térmicos (mesmo em construções de madeira).

Avatar do Utilizador

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
Localização: Friburgo, Suiça

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por tiago_eco »

joelm Escreveu:eu não estive a ler os posts todos, mas quase e por isso peço desculpa se disser algumas asneira!
pelo que vi dos preços das casas em madeira (1000m2 +/-) acho extremamente exagerado se tivermos em conta que uma casa "normal" ronda os 500/600€,
depois a principal desvantagem que vi foi o facto das casas serem pré concebidas, ou seja, disponibilizam 2 ou 3 tipos de casas e ta a sair tudo igual, questões como localização no terreno, topografia, insolação são completamente esquecidas, questões que para mim são fundamentais nos dias de hoje, principalmente a orientação, a iluminação natural, e o tamanho dos vãos que vão permitir perdas ou ganhos térmicos (mesmo em construções de madeira).
não sei que sites andou a visitar mas os mil euros por metro quadrado sao exagerados. facilmente verá que rondam os 600 e 800 euros. a qualidade da habitações não é sequer comparável. a qualidade de vida tb se paga como deve entender.
existem imensos modelos completamente personalizáveis.
mais info contacta-me por mensagem privada
cumps
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por mauri »

tiago_eco Escreveu:
joelm Escreveu: uma casa "normal" ronda os 500/600€,
verá que rondam os 600 e 800 euros.
acho que ambos estão de acordo quanto a preços muito próximos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
Localização: Friburgo, Suiça

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por tiago_eco »

mauri Escreveu:
tiago_eco Escreveu:
joelm Escreveu: uma casa "normal" ronda os 500/600€,
verá que rondam os 600 e 800 euros.
acho que ambos estão de acordo quanto a preços muito próximos.
estava a referir-me aos preços base das casas de madeira!atenção....

p.s já falta aqui um "diário de bordo" de alguém com uma casa em madeira...
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por hmma »

a minha custou (há cerca de 6 anos) perto de 40000€... preço chave na mão, com a fossa, a canalização, a base em cimento e a casa pronta a habitar (fora mobilia, claro ). podem ver nos meus posts anteriores as fotos e a planta.

extras foram a piscina (cerca de 10000€) e o furo cartesiano.

mas como já disse, penso que as casas nórdicas deverão ter muito melhores condições, com acabamentos mais adequados ao nosso clima com invernos frios... e muito provavelmente essas já ficarão na gama de preços que têm estado a falar.
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável


dutilleul
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo jun 13, 2010 12:07 am

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por dutilleul »

projectos de especialidade para casa pré-fabricada em madeira



na sequência de pedido de licenciamento de instalação de pequena casa pré-fabricada em madeira (60m2, paredes de 180mm em vigas maciças de pinho laminado com secção quadrangular, janelas de vidro triplo, …) junto dos serviços municipais, foi-me comunicado um deferimento condicionado à “apresentação de parecer por parte do laboratório nacional de engenharia civil sobre a homologação do sistema de construção.” (sic). para além desta coisinha de nada, foram-me solicitados todos os projectos de especialidades que são exigidos para qualquer outra construção:
projecto de estabilidade;
projecto de alimentação e distribuição de energia eléctrica, ou ficha;
projecto de instalação de gás, quando exigível, nos termos da lei;
projecto de redes prediais de águas e esgotos;
projecto de águas pluviais;
projecto de instalações telefónicas e de telecomunicações;
estudo do comportamento térmico;
projecto acústico.


eu até acharia todas estas coisas normais não fossem algumas contrariedades (enfim, se me é solicitado parecer sobre homologação de sistema de construção por que diabos me solicitam um projecto de estabilidade? porque é que me solicitam um projecto de comportamento térmico se apresento para apreciação o projecto de uma casa com paredes de 18cm de madeira maciça laminada [k= 0,643 w/m² !] precisamente porque não tenho dinheiro para pagar energia de aquecimento? porque é que me solicitam um projecto acústico se apresento para apreciação uma casa com caixilhame em madeira maciça laminada com 68mm de espessura e vidros triplos [4 + 4 + 4, c=18 mm; k=1,1 w/m²] ?, … ).

quando, ainda a frio, li aquela parte da “apresentação de parecer por parte do laboratório nacional de engenharia civil sobre a homologação do sistema de construção” pensei imediatamente que os tipos estavam a gozar comigo.
não estavam. fui ao site do lnec e depois de algumas voltas lá cheguei a um pdf em que a rapaziada menciona um tal decreto-lei n.º 50/2008 de 19 de março. “googlei” pelo tal decreto e li: “artigo 17.º […] 5 — nos casos em que os produtos de construção não preencham nenhuma das condições previstas no n.º 3 e sempre que a sua utilização em edificações novas ou intervenções possa comportar risco para a satisfação das exigências essenciais indicadas no n.º 1, fica a mesma condicionada à respectiva homologação pelo laboratório nacional de engenharia civil, devendo este dispensá-la se tais produtos possuírem certificados de conformidade emitidos por entidade aprovada em estado membro da união europeia, na turquia ou em estado subscritor do acordo do espaço económico europeu que atestem suficientemente a satisfação das referidas exigências.”

resumidamente, os serviços procedem assim: não é em tijolo e betão, logo deve ser uma coisa que “comporta risco” para a saúde e bem-estar da humanidade… neste assunto aguardo envio de certificado entretanto solicitado junto do fabricante.

o pior mesmo são os supra-mencionados “projectos de especialidades”. já vou em cinco (5) consultas de gabinetes de engenharia que, sob os mais variados pretextos, parecem nunca estar disponíveis para os realizar. não quero ser deselegante mas parece-me que também os engenheiros civis não estão á vontade com qualquer coisa que não seja betão e tijolo; mais ou menos explicitamente num deles admitiram que isso era uma coisa levada da breca e “tinham que estudar o assunto” (ou seja, o software só tem “caixinhas” para tijolo e betão…)

alguém conhece / está preparado /disponível para fazer este trabalho?

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Habitações em Madeira

Mensagem por mauri »

afinal as construções casas de madeira não são tão simples, como se pensava ser!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”