Onde posso reduzir consumos de energia?

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
holand
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta jun 14, 2006 11:55 pm

Onde posso reduzir consumos de energia?

Mensagem por holand »

boas a todos,
há algum tempo que tento ver onde posso reduzir consumos de energia e ao mesmo tempo rentabilizar ao maximo a existente, desde usar lampadas economicas até usar interruptores para tudo e desligar todos os stand by's etc..... desta vez que chegou o inverno tenho notado que a sala onde está a lareira está quentinha, os quartos em redor já não tanto e no piso de cima nem lá chega o calor. a minha pergunda é a seguinte? não existe um sistema qualquer de condutas de ar em que possa aproveitar o calor da lareira para injectar pela casa? e a+roveitar o calor da lareira para aquecer a agua do aqueciomento central?
cumprimentos a todos.
Última edição por Tó Miguel em sábado fev 20, 2010 4:49 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Este titulo está mais de acordo com os postes apresentados

Avatar do Utilizador

d_A_n_G
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 126
Registado: segunda ago 27, 2007 11:11 pm
Localização: Pombal

Mensagem por d_A_n_G »

por exemplo: eu em minha casa tenho uma lareira com recuperador de calor, envia o ar quente para os quartos...

tem um motor no sotao que é activado quando a temperatura for atingida (tenho aquilo regulado para os 30º), vai enviando ar e fica porreiraço. a casa tb nao é grande.

mas ja tem uns anos bons, e dura lol

abraços
Mãe! Não deites fora o óleo frito!

Avatar do Utilizador

d_A_n_G
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 126
Registado: segunda ago 27, 2007 11:11 pm
Localização: Pombal

Mensagem por d_A_n_G »

ah, em relação a aquecer a agua... sei de quem tenha uma caldeira ao pe da lareira e assim a agua aquece quando se faz fogueira.. mas isso só funciona no inverno, mas sim resulta...

mais pormenores penso que nao sei.. so sei do conhecimento +- que tenho.

abraços
Mãe! Não deites fora o óleo frito!


rrodrigues
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 07, 2006 4:15 pm
Localização: Azeitão

Mensagem por rrodrigues »

d_a_n_g Escreveu:por exemplo: eu em minha casa tenho uma lareira com recuperador de calor, envia o ar quente para os quartos...

tem um motor no sotao que é activado quando a temperatura for atingida (tenho aquilo regulado para os 30º), vai enviando ar e fica porreiraço. a casa tb nao é grande.

mas ja tem uns anos bons, e dura lol

abraços

que nome tem esse sistema ?? onde se pode ver preços disso ???

abraço.
De Carro vês a Paisagem, de SAMURAI fazes parte dela....
"Evita enTTerranços, Faz de propósito"
http://www.quemTTerra.com


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: climatização em casa

Mensagem por Laranjeiro »

para lareira acho que não existe nada, para recuperador de calor existe hidráulico e eólico.
os eólicos são bem mais frequentes e com melhores preços mas na hora de comprar veja a qualidade do produto, é uma área que conheço e sei que a qualidade varia de forma dramática...compare a eficiência (medidas na mesma norma) veja em que aço é construído e se possível pareceres de quem já tem com alguns anos de funcionamento.
ha produtos com caraterísticas fantásticas, coisas como autonomia, segunda combustão, limpeza por pirólise design etc.
Chernobyl corria Windows


andpereira08
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado fev 20, 2010 12:44 pm

Re:

Mensagem por andpereira08 »

d_a_n_g Escreveu:por exemplo: eu em minha casa tenho uma lareira com recuperador de calor, envia o ar quente para os quartos...

tem um motor no sotao que é activado quando a temperatura for atingida (tenho aquilo regulado para os 30º), vai enviando ar e fica porreiraço. a casa tb nao é grande.

mas ja tem uns anos bons, e dura lol

abraços

boa tarde... essa ideia agradou-me muito pois também tenho uma casa já com alguns anos, gostava de saber que preços é que rondou esse investimento???


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Onde posso reduzir consumos de energia?

Mensagem por itisix »

um amigo meu tem recuperador de calor que alimenta o aquecimento central a radiadores. rondou os 5.000 euros (apenas o recuperador / depósito / ligações).


andpereira08
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado fev 20, 2010 12:44 pm

Re: Onde posso reduzir consumos de energia?

Mensagem por andpereira08 »

eu estava interessada em recuperador de calor apenas e não de água quente...
mas obrigada na mesma...

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”