Condensação

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Condensação

Mensagem por filipeoliv »

não sei se este post está bem aqui, se não estiver peço aos moderadores que o mudem.
tenho andado para vir aqui e tenho tido muito pouco tempo, mas hoje é que foi e ao ver o vídeo da impermeabilização…
estou com esse fenómeno na minha cave, resultante da condensação formada pelas janelas da cave. a água escorre pelas janelas e junta em cima do peito da janela que por sua vez a acumulação de 3 ou 4 dias começa a escorrer pela parede a baixo e é a ver a humidade a crescer pelo betão fora.
infelizmente dentro de casa estou com este problema num dos quartos. quando pensei construir a casa, houve vários aspectos que tive em atenção por ex. a orientação solar, tenho a cozinha a nascente o meu quarto a ~ sul e o quarto do meu filho a oeste, assim o sol roda pelos quartos no inverno e poupa-se no aquecimento.
no meu quarto resulta mas no quarto do meu filho não visto o sol não chega lá por causa de umas arvores que tenho a fazer sombra, como o sol está baixo…
então isto tudo para fazer a seguinte pergunta:
será que entre as duas paredes também se forma assim tanta condensação


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

boas,

o problema da condensação é díficil de resolver. mesmo a casa sendo muito bem isolada por acontecer.
peço mais algumas informações:

tipo de caixilharia
isolamento
localização (praia, serra, pinhal, norte, sul, etc...)
aquecimento da casa (tipo e temperatura)

muitas vezes acontece a casa estar de tal maneira isolada e quente que as condensações formam-se ainda mais do que se estivesse mal isolada. é preciso lembrar que uma casa precisa de respirar bastante. não pode ficar toda fechado pois nós (pessoas) libertamos muita humidade e esta tem de ir para algum lado. uma das soluções pode ser arejar mais a casa.
outra será ter um desumidificador. a minha lavandaria é a pior divisão da casa (norte, sem sol, 2 paredes exteriores) e tenho de ter sempre um desumidificador a funcionar. está programado para as horas de vazio de noite.

a minha janela do quarto fica completamente carregado de água durante a noite, mas como é um caixilho rafeiro de madeira e vidro simples, não tenho problemas nenhuns pq respira logo tudo em pouco tempo.
os meus sogros tinham um portão de alumínio muito antigo com vidro simples na garagem. como fizeram garagem para trás da casa, mudaram aquilo para aluminio melhor e vidro duplo, tudo bem isolado. passado pouco tempo estava o tecto todo preto quando nunca tinha tido humidade. porquê? falta de respiração. agora arejam aquilo regularmente e nunca mais tiveram problemas.

edit: aparar essas árvores pode ser uma boa solução. nestes casos deve-se usar árvores de folha caduca, porque assim só faz sombra quando ela é mesmo precisa.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

as condensações formam-se essencialmente se a casa estiver fria ou houver superfícies frias em contacto com superfícies quentes. o nível de humidade atmosférica também é muito importante. normalmente abaixo de 70% não há problema. um dos sinais de alerta é se o vapor da nossa respiração começar a condensar como se estivéssemos a fumar. deve-se de imediato, fazer baixar a humidade relativa por desumidificação e/ou aquecimento. claro que isto não resolve este problema terrível de forma total, mas ajuda muito.
outro problema são as tintas acrílicas usadas nas pinturas. têm tendência nestas circunstâncias a ganhar aqueles fungos negros terríveis.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

lembrei-me de uma.

em que sítio se formam as condensações? nas paredes, no tecto, junto ao chão, nas janelas?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

pois é, tive tanto cuidado com o isolamento, que acho que se virou o feitiço contra o feiticeiro.
relativamente à caixilharia, andei triste com os preços que me pediam por alumínio com corte térmico. aquilo ficava num preço exorbitante por eu querer veda luzes interiores e não portadas exteriores ou estores.
numa feira lá encontrei um pessoal com uma caixilharia muito bonita, lá estive a falar com o sr. até que me disse que aquilo era pvc, ele lá me explicou as diferenças, o alumínio é um condutor de temperatura o pvc não, etc… etc…, depois de um orçamento, a caixilharia em pvc ficava o mesmo preço do alumínio com corte térmico mas os veda luzes, muito mais barato metade do preço. depois de ver umas obras, lá me convenceu.
então, depois de muita conversa para dizer que tenho pvc de abrir, com vidro planistar 4 estações com reflexão térmica e acústica. aquilo a nível acústico é impressionante.
a nível de isolamento eu queria poliretano projectado, mas o empreiteiro falou-me + 10€ o m2 e eu desisti, fui burro porque se a lã de rocha é a 5€ o m2 apenas tinha de pagar 5€ mas enfim. então optei por placas de lã de rocha.
já me falaram que fiz má opção, mas nunca falei com ninguém profissional sobre o assunto.
quanto à localização, está num alto a 6 km do cartaxo “tenho uma vista fabulosa” com céu limpo cartaxo, santarém, almeirim, outro lado do tejo…
quanto ao aquecimento tenho ar condicionado, temperaturas no máximo 22g. geralmente 21g, mas esse quarto em questão ainda não tem ac. os €€€ não chegam para tudo.
a garagem é incrível está sempre entre 14.5 e 15 graus.
o desumidificador tenho, e trabalha horas a fio o problema é que ele é um pouco ruidoso e não posso ligar durante a noite.
relativamente às árvores são cedros com uns 20 anos e tenho pena de os cortar, de verão dão uma ajuda.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

itisix Escreveu:lembrei-me de uma.

em que sítio se formam as condensações? nas paredes, no tecto, junto ao chão, nas janelas?
apenas junto às janelas


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

filipeoliv Escreveu:
itisix Escreveu:lembrei-me de uma.

em que sítio se formam as condensações? nas paredes, no tecto, junto ao chão, nas janelas?
apenas junto às janelas
então, tenho más notícias. era capaz de apostar que as janelas compradas foram xpto, com vidro duplo e corte térmico. das duas 1. ou as janelas xpto com vidro duplo e corte térmico não funcionam mt bem, pois infelizmente já vi muitos casos de janelas aldrabadas. é muito comum não aplicarem uma simples borrachinha entre os 2 perfis (no meio, a separar os alumínio) e faz ponte térmica pela própria caixilharia. em alguns modelos essa simples borrachinha é e peça mais importante. outra possíbilidade é, se as janelas tiverem um aro de pedra à volta (que vai de dentro até fora) e fazer a ponte térmica por aí.

fizemos obras aqui no trabalho e a caixilharia está toda aldrabada. é mesmo uma miséria e foi das mais caras.... enfim.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

itisix Escreveu:
filipeoliv Escreveu:
itisix Escreveu:lembrei-me de uma.

em que sítio se formam as condensações? nas paredes, no tecto, junto ao chão, nas janelas?
apenas junto às janelas
então, tenho más notícias. era capaz de apostar que as janelas compradas foram xpto, com vidro duplo e corte térmico. das duas 1. ou as janelas xpto com vidro duplo e corte térmico não funcionam mt bem, pois infelizmente já vi muitos casos de janelas aldrabadas. é muito comum não aplicarem uma simples borrachinha entre os 2 perfis (no meio, a separar os alumínio) e faz ponte térmica pela própria caixilharia. em alguns modelos essa simples borrachinha é e peça mais importante. outra possíbilidade é, se as janelas tiverem um aro de pedra à volta (que vai de dentro até fora) e fazer a ponte térmica por aí.

fizemos obras aqui no trabalho e a caixilharia está toda aldrabada. é mesmo uma miséria e foi das mais caras.... enfim.

por acaso essa borrachinha, foi me falada nela quando visitei as instalações. lembro-me perfeitamente de ser mostrada e falado que muita gente não a mete.
por isso acho que estão lá, penso eu de que. só desmanchando uma janela.
relativamente à pedra, apenas tenho peitos e soleiras mas mesmo assim aquilo faz passar muito frio, se soubesse o que sei hoje tinha levado um bocado por dentro e outro por fora, aquilo não traz vantagem nenhuma e só me traz para dentro de casa frio e calor.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

então é bem capaz de ser pela pedra, ou as janelas mal isoladas à volta.
de noite, apaga as luzes, pega numa vela e anda com ela à volta dos caixilhos a ver o que dá.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

ok vou experimentar. ontem já cheguei a casa tarde e fui ver se tinha água nos peitos das janelas, e estavam sequinhas.
isto acontece mais quando as temperaturas exteriores estão mesmo muito baixas, também tenho de pensar que a casa está num alto descampado e sofre muito. antes de ontem quando notei muita água no peito da janela de manhã tinha o telhado completamente gelado.
provavelmente estou a pedir demais daquilo
no verão com o inverso elas portam-se muito bem, este verão nos dias mais quentes a casa nunca passou dos 24 graus, levou uns dias bons a lá chegar
relativamente ao isolamento, acho que estão boas porque quando ligo o extractor na cozinha aquilo tem muita dificuldade em arranjar ar quando tenho tudo fechado. apenas vai buscar ao portão da cave que passa pela porta corta fogo, pelo menos é o único sitio que ouço a soprar quando ele está ligado, se abro uma janela, levo literalmente com ela pela cara, mesmo que seja no outro lado da casa. sinal que está tudo vedado.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

não te preocupes demasiado com as janelas. os peitoris de pedra quer sejam de mármore, granito ou calcário (moka creme) são verdadeiras pontes térmicas e nunca deviam ser usados numa perspectiva de climatização. mas nós portugueses preferimos casas bonitas em detrimento do conforto e da funcionalidade.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

pena tenho de nunca me terem falado da pedra como ponte termica, se não teria feito a coisa de outra maneira.
eu nem me emporto com a estética o mais importante é ser funcinal e util, quem me deria ter falado nisso era o homem da caixilharia
mas enfim.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

é sempre assim. aprendemos com os nossos erros.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

itisix Escreveu:é sempre assim. aprendemos com os nossos erros.







acabei a agora de falar com o tipo que me vendeu o material, então ele diz que é por ter fechado a casa em fevereiro, o nível humidade está muito elevado.
estivemos um pouco à conversa e disse-me que os clientes que meteram poliretano projectado nas paredes estão com graves problemas de humidade devido ás paredes não respirarem.
vamos lá saber quem é que faz bem ou o que é melhor
entretanto andei aqui a fazer uma busca na net sobre o vidro xpto que tenho, se aquilo fizer mesmo o que diz parece interessante.
http://www.cidadepvc.pt/publicacoes/vid ... nistar.pdf

edit:
o pvc é este
http://www.kommerling-portugal.com/index_2.html


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

já agora, gastas uns tustes e compra um higrómetro para te certificares. eu tb tenho de comprar para a minha despensa.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

itisix Escreveu:já agora, gastas uns tustes e compra um higrómetro para te certificares. eu tb tenho de comprar para a minha despensa.
o desumidificador tem.
geralmente com as janelas a escorrer, arranca nos 81-82 em dias mais normais anda entre 74 a 77.
já agora um off topic
fui levantar a licença de utilização
até que enfim, andava farto de andar na camara e de andar a ligar para aquilo andar para frente


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

filipeoliv Escreveu:fui levantar a licença de utilização
até que enfim, andava farto de andar na camara e de andar a ligar para aquilo andar para frente
eu comprei casa usada para fugir a isso... e tenho uma contenda com a câmara lá do sítio por causa da água...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

é pá isso é mau, a madrinha do meu filho anda à 2 anos para resolver o problema de uma escada que tem em casa, fizeram a alteração durante a obra o arquitecto disse-lhe que não havia problema e agora já lá vão 2 anos e ela sem aquilo resolvido.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

os higrómetros dos desumidificadores são pouco precisos. vale mesmo comprar por 4 ou 5 euros um que normalmente tb trás termómetro. no ebay costuma-se arranjar.
não percebi essa da casa ser fechada em fevereiro. já passou quase um ano e passou-lhe o verão por cima. há cada um.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

não percebi essa da casa ser fechada em fevereiro.
(desculpas de incompetentes)
felipioliv se bem compreendi voce tem humidades no quarto que nai tem aquecimento e na cave que nao é aquecida ? nao esquecer que a isolacao e bom e bem mas as janelas tem de ter uma abertura para a respiraçao
tem radiadores ou o aquecimento é no chao?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”