Projecto para aproveitamento de águas

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por Tó Miguel »

trata-se de um processo simples e barato, que poderá ser executado por qualquer um, que se proponha a faze-lo.
a base deste sistema, é separar as águas do lavatório e da banheira ou do duche, para posterior aproveitamento na lavagem do vaso sanitário (sanita).
processo de aproveitamento:
1. a água depois de utilizada, no lavatório e na banheira ou base de duche é canalizada até uma caixa de visita.
2. a água é bombada através de uma bomba eléctrica com um sistema de comando de boiador incorporado.
3. no cimo a água levará um pequeno tratamento, para serem reduzidos ao máximo as espumas e algumas gorduras, que possam existir, através de um sistema de decantação efectuado, num depósitos de três compartimentos.
4. o ultimo compartimento deverá ter a capacidade igual ou maior que o consumo diário dos vasos sanitários da moradia ou apartamento em questão.
5. sempre que o gasto com as lavagem seja superior ao dos vasos sanitários o excesso será canalizado à caixa que liga ao colector.

Imagem

Imagem
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por Ferra »

e que tal as águas do colector regar as plantinhas?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por Tó Miguel »

ferra Escreveu:e que tal as águas do colector regar as plantinhas?
também dava só que teria que sofrer um pré tratamento, do tipo fossa séptica, no final em vez de ir para o poço de absorção iria para a rega, só que para isto funcionar é necessário muito cuidado com os produtos de lmpeza lá de casa.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por XavierMaluco »

boa, gosto do esquema, vou fazer.

há, já agora seria bom enviares este método também para o socrates economizar àgua, porque com tanta cagada que o governo faz seria uma economia substancial.

x m


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por Tó Miguel »

xaviermaluco Escreveu:boa, gosto do esquema, vou fazer.

há, já agora seria bom enviares este método também para o socrates economizar àgua, porque com tanta cagada que o governo faz seria uma economia substancial.

x m
nem penses nisso, se ele sabe que o pessoal poupa na água ainda lança um imposto sobre os mt3 reutilizados ,mas que a mer** que ele tem feito dava para por uma estação de biogás a trabalhar, isso dava
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por Ferra »

tó miguel Escreveu:
ferra Escreveu:e que tal as águas do colector regar as plantinhas?
também dava só que teria que sofrer um pré tratamento, do tipo fossa séptica, no final em vez de ir para o poço de absorção iria para a rega, só que para isto funcionar é necessário muito cuidado com os produtos de lmpeza lá de casa.
claro que o tratamento é preciso. com sorte até gerava gaz metano. quanto aos detergentes é verdade que é preciso ter cuidado mas nada de especial porque se não estou em erro são biodegradaveis pelo que podem ser usados para rega.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por Tó Miguel »

ferra Escreveu:
tó miguel Escreveu:
ferra Escreveu:e que tal as águas do colector regar as plantinhas?
também dava só que teria que sofrer um pré tratamento, do tipo fossa séptica, no final em vez de ir para o poço de absorção iria para a rega, só que para isto funcionar é necessário muito cuidado com os produtos de lmpeza lá de casa.
claro que o tratamento é preciso. com sorte até gerava gaz metano. quanto aos detergentes é verdade que é preciso ter cuidado mas nada de especial porque se não estou em erro são biodegradaveis pelo que podem ser usados para rega.
mas os produtos de limpeza dos sanitários não são, é aí que é necessário ter atenção
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por Ferra »

tó miguel Escreveu: mas os produtos de limpeza dos sanitários não são, é aí que é necessário ter atenção
ora ai está uma coisa que nunca me tinha apercebido!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por Tó Miguel »

ferra Escreveu:
tó miguel Escreveu: mas os produtos de limpeza dos sanitários não são, é aí que é necessário ter atenção
ora ai está uma coisa que nunca me tinha apercebido!
uma das coisas que fez as fossa sépticas cair em desuso, foram estes produtos, pois todo o pessoal dizia que estas tinham deixado de funcionar.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por orbis »

quase não há produtos de limpeza biodegradáveis a 100%.


NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por NunoNeiva75 »

boas tó miguel

por acaso também tenho um tópico aberto sobre este assunto. mas eu quero usar estas águas cinzentas recicladas também para regar a relva, lavar o carro, o piso exterior, etc.

o teu esquema artesanal está bem pensado, mas pelo que me tenho informado, é preferível fazer o quanto antes o tratamento/esterilização destas águas que após 2 horas começam a deitar cheiros. aconselho-te a esterilizares a água logo junto à bomba.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por Tó Miguel »

nunoneiva75 Escreveu:boas tó miguel

por acaso também tenho um tópico aberto sobre este assunto. mas eu quero usar estas águas cinzentas recicladas também para regar a relva, lavar o carro, o piso exterior, etc.

o teu esquema artesanal está bem pensado, mas pelo que me tenho informado, é preferível fazer o quanto antes o tratamento/esterilização destas águas que após 2 horas começam a deitar cheiros. aconselho-te a esterilizares a água logo junto à bomba.

boas nuno
não digo que um processo de esterilização seja de desprezar, só que os que conheço são caros o que à partida, inviabiliza o projecto, mas se conheces alguns barato e que o pessoal possa construir, posta aqui, o fórum agradece.
mas falando do meu projecto, não sei se te apercebes-te que toda a água do lavatório e da banheira passa pelo tanque de aproveitamento o que à partida não deixa as águas paradas, sendo o excesso lançado no colector, pelo ladrão, é claro que esta água só dá para o vaso sanitário, para rega podemos adicionar uma fossa séptica assim a agua estará quase tratada e boa para rega.
isto são processos simples e ao alcance de qualquer um, pois a complexidade dos processos mata a boas intenções.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por XavierMaluco »

bom domingo

a recuperação das àguas para a descarga do autoclimo só por si já compensa, se tiver-mos em conta que 1 única descarga consome mais àgua do que 10 lavagens de mãos.

x m


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por Tó Miguel »

xaviermaluco Escreveu:bom domingo

a recuperação das àguas para a descarga do autoclimo só por si já compensa, se tiver-mos em conta que 1 única descarga consome mais àgua do que 10 lavagens de mãos.

x m
é essa a ideia e se olharmos para o quadro do consumo mensal e anual então dá para jugar as mãos á cabeça e se pensarmos que há aldeias em áfrica que não têm para consumir a água que nós jugamos pelo cano abaixo/pessoa, dá que pensar
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por NunoNeiva75 »

tó miguel Escreveu:
boas nuno
não digo que um processo de esterilização seja de desprezar, só que os que conheço são caros o que à partida, inviabiliza o projecto, mas se conheces alguns barato e que o pessoal possa construir, posta aqui, o fórum agradece.
mas falando do meu projecto, não sei se te apercebes-te que toda a água do lavatório e da banheira passa pelo tanque de aproveitamento o que à partida não deixa as águas paradas, sendo o excesso lançado no colector, pelo ladrão, é claro que esta água só dá para o vaso sanitário, para rega podemos adicionar uma fossa séptica assim a agua estará quase tratada e boa para rega.
isto são processos simples e ao alcance de qualquer um, pois a complexidade dos processos mata a boas intenções.
na minha opinião, sem esterilização, não vais conseguir evitar os maus cheiros, mesmo com o excesso de água a transbordar. por consequência a água que fica na sanita, que já terá umas boas horas de "fermentação", pode começar a cheirar mal. as firmas deste ramo usam luz ultravioleta para matar as bactérias. era meteres lâmpadas destas em cada depósito. o esquema que eu vi tinha uma lâmpada de 36w.

depois, a médio prazo, também vais ter o problema da acumulação de sedimentos no fundo dos vasos. no primeiro e segundo vasos que ficam elevados, possivelmente terás que fazer purgas, no depósito onde está a bomba não sei como resolver, secalhar é enviar os sedimentos na mesma...

bom projecto!
A pensar em juntar-me ao clube das predator...


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por Tó Miguel »

estamos a falar de águas de lavagens, só, tenho o projecto a funcionar e só o que tenho que fazer é quando vou de férias, despejar o depósito.

podes ver aqui uma situação semelhante e a funcionar:
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=11225
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por Tó Miguel »

cá está em ampliação o projecto da quinta:

Imagem
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por NunoNeiva75 »

tó miguel Escreveu:estamos a falar de águas de lavagens, só, tenho o projecto a funcionar e só o que tenho que fazer é quando vou de férias, despejar o depósito.
ok, não tinha percebido que já tinhas o projecto a funcionar. desculpa a minha insistência mas a água que fica na sanita não deita qualquer cheiro? é límpida ou um pouco turva? é que eu, quando chegar a altura, também quero instalar um sistema semelhante na casa que vou construir.

obrigado.


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por Tó Miguel »

nunoneiva75 Escreveu:
tó miguel Escreveu:estamos a falar de águas de lavagens, só, tenho o projecto a funcionar e só o que tenho que fazer é quando vou de férias, despejar o depósito.
ok, não tinha percebido que já tinhas o projecto a funcionar. desculpa a minha insistência mas a água que fica na sanita não deita qualquer cheiro? é límpida ou um pouco turva? é que eu, quando chegar a altura, também quero instalar um sistema semelhante na casa que vou construir.

obrigado.
é claro que a água não fica transparente, mas não é essa a ideia de quem projectou o vaso sanitário, desde que os dejectos e a urina desapareça logo o cheiro desaparece, esta figurinha que está na minha ultima intervenção, está a trabalhar numa quinta junto a grândola.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Projecto para aproveitamento de águas

Mensagem por Tó Miguel »

aqui vai o calculo de quanto podemos poupar:

Imagem
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”