Caixilharia de Madira com vidro duplo

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Autor do tópico
JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por JACINTO »

boas!
vivo numa casa com caixilharia de madeira maciça, daquela boa, meio avermelhada.
infelizmente o vidro é simples e de pouca espessura. sem falhar muito, deve ter 2/3 mm. como vivo numa zona histórica, a caixilharia ou é mesmo de madeira ou num material que a imite.
o que vale mais a pena? instalar vidros duplos na caixilharia actual ou substituir tudo por alumínio novo, daquele a imitar madeira, também com vidros duplos?
obrigado!


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por XavierMaluco »

a caixilharia de madeira numa zona histórica é mais original, mas se queres por vidros duplos devido à climatização, é preferivel optares por nova caixilharia, caso contrário é pior a emenda que o soneto. o espaço que o vidro simples te ocupa no caixilho actual é 5 a 6 vezes menor do que o espaço que ocupa um vidro duplo, logo o rincão do caixilho não suporta o vidro duplo, para que isso fosse possivel terias que desarmar os caixilhos todos para poder abrir um rincão mais largo, por isso eu disse que "é pior a emenda que o soneto"


x m


Autor do tópico
JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por JACINTO »

obrigado pela dica!
o problema é mesmo a climatização. no inverno os vidros são um bloco de gelo e no verão o oposto. tenho mesmo que resolver o assunto.
falei ontem com um sujeito que me disse que a caixilharia de madeira, se fosse boa, era melhor que o alumínio. mas disse precisamente o mesmo que tu, que era preciso gostar muito da madeira porque englobava muita mão de obra. resumidamente, disse que instalar os vidros duplos ficava ao mesmo preço de uma caixilharia simples de alumínio nova com esses mesmos vidros.
vou ver o que ele diz o certo e depois posto aqui.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por itisix »

boas...
há ainda a solução de caixilharia de aluminio recomberta de madeira. é muito bom, é bonito, é caro...

eu mandei mudar a caixilharia em madeira todo para aluminio... já me arrependi. não porque não ache ser boa ideia, mas porque eram para começar em março (de 2007), foram lá a casa 5 vezes tirar medidas (durante o ano de 2007), foram lá em fevereiro colocar as janelas, não acabaram, deixaram os remates por fazer e 2 janelas por colocar e ainda não voltaram. trocaram o tipo de vidro, colocaram vidro simples na parte fixa... enfim. já nem os posso ver à frente. para azar são conhecidos dos meus pais e já lhes adientei algum porque um deles teve um acidente e estavam "à rasca" e pediram aos meus pais e tal... só ao murro.

mas vai em frente com isso, que se for boa gente corre melhor que a minha.


Autor do tópico
JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por JACINTO »

eu quero ver se, substituindo ou colocando vidro duplo nas janelas actuais, tenho mais sorte.
olha que desde março de 2007 já é um bocadinho de abuso... não tens insistido com eles? dá-lhes um cheque pré-datado para daqui a 15 dias com o resto do dinheiro e diz-lhes que se não acabarem o serviço até lá que cancelas o cheque. a malta com a possibilidade de ter o dinheiro na mão trabalha melhor...


Aldeia
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta fev 28, 2007 11:32 am
Localização: Vilar de Mouros, Portugal

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por Aldeia »

cuidado, se vive num centro histórico pode ver-se obrigado a manter a caixilharia de madeira!!!!!

informe-se primeiro com o dep técnico da cãmara municipal do seo concelho.
Cumprimentos, j.aldeia


Autor do tópico
JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por JACINTO »

boas!
obrigado pela dica.
de facto na minha zona somos obrigados a manter a caixilharia de madeira. contudo já há alumínios que só ao toque denunciam que não são madeira. a minha opção está entre estas duas opções: ou este alumínio ou a madeira com vidro duplo.
o carpinteiro que instala vidro duplo em caixilharia de madeira já cá veio. trouxe duas opções: vidro duplo mesmo, ou uma imitação, inventada por ele. mantém o vidro original e coloca um outro vidro por dentro, prendendo-o com uma moldura/friso de madeira. fica sujeito ao pó, humidade e não tem a caixa de ar estanque no meio.
ficou de me dar preço para ambas alternativas.
quando tiver os orçamentos coloco-os aqui.
entretanto vou arranjar o preço para os alumínios.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por itisix »

boas....

o problema de trocar o vidro que tens é que, mesmo que fique bem o vidro novo, pode ser despeerdicio se a caixilharia não for mesmo boa. seria gastar dinheiro para obter pouco rendimento. foi +/- esse o meu dilema, mas a caixilharia deixava entrar mais frio que o "vidro", e troquei tudo.


Autor do tópico
JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por JACINTO »

tenho precisamente esse receio.
a madeira é muito boa, mas irá degradar-se naturalmente com o passar dos anos. o investimento pode mesmo não compensar...
além disso o isolamento do alumínio nos remates e, principalmente nas soleiras, é superior.
vou pedir o preço para os alumínio e ver se as diferenças são muitas...


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por itisix »

jacinto Escreveu:a madeira é muito boa, mas irá degradar-se naturalmente com o passar dos anos.
isto é verdade, mas se a madeira for boa dura mesmo muitos e muitos anos. requer é manutenção regular em espaços de tempo relativamente curtos.

jacinto Escreveu:além disso o isolamento do alumínio nos remates e, principalmente nas soleiras, é superior.
é +/- verdade. a madeira é muito melhor para isolar e mesmo nos remates é melhor que o alumínio (isto se for bem aplicada). o problema é que a madeira tende a deformar-se com os anos e aí começam a aparecer frinchas. o alumínio tem uma deformação praticamente nula.


Autor do tópico
JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por JACINTO »

verdade, itisix. na manutenção deste verão que fiz, desmontei tudo, caixilharias, frisos, etc etc e apliquei mastique castanho nos remates junto às pedras. resolvi o problema daquelas pequenas correntes de ar e ficou que nem um mimo.
noutra tónica,
já lá foi o tipo dos alumínios e disse, passo a citar, 'é uma pena tirar esta madeira. está como nova...'. e, com esta frase acho matou a possibilidade de fazer o negócio dele.
vai dar-me o orçamento e, entretanto, vou pedir mais dois ou três preços para vidro duplo em caixilharia de madeira, que me parece cada vez mais a melhor e mais económica solução.
as eventuais deficiências térmicas da madeira em relação ao alumínio são, parece-me, compensadas pela diferença de preço entre substituir apenas os vidros ou as caixilharias todas.
entretanto deve vir o primeiro preço para o vidro duplo nas caixilharias originais.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por itisix »

é verdade, posso dar outra solução, que dependendo do caso até pode resultar. em vez de se retirar as janelas, colocar janelas novos e deixar as que estão.
os meus pais fizeram isso. aplicaram janelas de aluminio por fora das de madeira. claro que eram de correr (as de abrir normalmente não dá mt jeito, mas não é 100% impossível).
ficou mt bem, bonito e termicamente muito melhor.

eu na minha casa optei por substituir completamente, mas porque as de madeira estavam fraquitas e além disso, o santo que me vendeu a casa certo dia andou lá a dar (como ele dizia) "vondex" e pintou mais vidro que madeira. e tinha algumas rachadas. a madeira não era muito boa.


Autor do tópico
JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por JACINTO »

itisix, andamos no mesmo comprimento de onda!
na parte da frente da casa, que é na praça central da cidade onde vivo, não vou poder fazer isso. a caixilharia ou será de madeira ou de alumínio a imitar madeira, o que fica mais caro. as janela que tenho são de abrir para dentro (duas folhas), o que complica mais a coisa.
mas, na parte de trás da casa, as janelas são de alumínio simples e vidro simples. aí vou pôr outra janela, espaçada uns centímetros da actual. caixilharia dupla, chama-se a este sistema que, para além de muito mais económico (vidro e caixilharia são simples) que o alumínio com corte térmico e vidro duplo, é mais eficiente, pois cria uma caixa de ar muito maior entre as duas caixilharias.
e nas traseiras de minha casa, as janelas são de correr, o que facilita ainda mais as coisas!


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por itisix »

jacinto Escreveu:itisix, andamos no mesmo comprimento de onda!
na parte da frente da casa, que é na praça central da cidade onde vivo, não vou poder fazer isso. a caixilharia ou será de madeira ou de alumínio a imitar madeira, o que fica mais caro. as janela que tenho são de abrir para dentro (duas folhas), o que complica mais a coisa.
mas, na parte de trás da casa, as janelas são de alumínio simples e vidro simples. aí vou pôr outra janela, espaçada uns centímetros da actual. caixilharia dupla, chama-se a este sistema que, para além de muito mais económico (vidro e caixilharia são simples) que o alumínio com corte térmico e vidro duplo, é mais eficiente, pois cria uma caixa de ar muito maior entre as duas caixilharias.
e nas traseiras de minha casa, as janelas são de correr, o que facilita ainda mais as coisas!
tens estores? se sim deixa o estore no meio dos vidros. é cá uma diferença...
tanto os meus pais como os meus sogros fizeram isso por minha causa e vê-se mesmo muito a diferença, especialmente na zona das roldanas dos estores que estrava cá um taró...

nas tuas janelas da frente, podes aplicar na mesma janela dupla a abrir para fora. há umas com estores na caixilharia, outras com estore no meio dos vidros (não aconselho), outras com portadas de abrir fixas na própria janela... há tanta coisa, mas o preço é que upa upa...
as janelas a imitar madeira são uns 20 a 30% mais caras que janelas de alumínio lacado igual.

se as tuas de madeira derem para colocar vidro duplo é uma ideia. bem caleftadas com aquelas borrachas a toda a volta e bem vedado tb não é nenhum drama.
podes ainda fazer outra coisa. ver se o vidro que vais aplicar nas de madeira tem dimensões que permitam, mais tarde, serem aplicados numa caixilharia de aluminio. não é muito provável, mas se der é uma salvaguarda. se não ficares satisfeito trocas as janelas mas aproveitas o vidro.


Autor do tópico
JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por JACINTO »

por acaso pela caixa das persiana entra um frio maluco. e vento e o caraças....
nunca me tinha lembrado disso. ia isolar a caixa com placas de esferovite, mas assim é muito melhor. excelente ideia! acho é que vou ter que chegar a janela de dentro 1 ou 2 cm para dentro, para ficar uma coisa em condições...


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por itisix »

jacinto Escreveu:por acaso pela caixa das persiana entra um frio maluco. e vento e o caraças....
nunca me tinha lembrado disso. ia isolar a caixa com placas de esferovite, mas assim é muito melhor. excelente ideia! acho é que vou ter que chegar a janela de dentro 1 ou 2 cm para dentro, para ficar uma coisa em condições...
vai por mim que vale a pena. estive na galiza há 2 semanas e os tipos janela janelas com vidro duplo, estore e outras janelas com vidro duplo.
isso e uma coisa estranha que vi lá que eram uns tubos a sair da parede +/- à altura dos pisos presumo que seria para arejar a caixa de ar (??!?!?)


Autor do tópico
JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por JACINTO »

vou fazer mesmo isso, está decidido.
isso dos tubos é que é estranho. não usarão grelhas como cá porquê?


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por itisix »

jacinto Escreveu:vou fazer mesmo isso, está decidido.
isso dos tubos é que é estranho. não usarão grelhas como cá porquê?
mas são muitos tubos. tipo 1 de meio em meio metro ou de metro em metro. quase tudo o que é edifício tem isso à altura do piso (penso que por cima, mas não tenho a certesa) e com um "joelho" virado para baixo. tubo de 3/4 ou de polegada.


Autor do tópico
JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por JACINTO »

deve ser mesmo ventilação... é a única coisa com lógica que me ocorre...
mas a técnica é estranha como tudo...


Aldeia
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta fev 28, 2007 11:32 am
Localização: Vilar de Mouros, Portugal

Re: Caixilharia de Madira com vidro duplo

Mensagem por Aldeia »

não é estranha, faz todo o sentido.

a esses tubos chamam-lhe "pipetas".

são utilizados para arejamento e desaguamento de águas que possam entrar na caixa de ar.

se olhar-mos em perfil, o fundo da caixa de ar é feito em curva (1/4 de circulo) e pintado com tinta asfáltica para que a humidade não impregne na laje.

a água que possa eventualmente entrar pela parede exterior escorre por esta é canalizada pelo fundo da caixa de ar para esse tubinhos.

em dias de muita chuva (seguidos) pode-se observar esses tubos a pingar.


contudo não colocam os respiros na parte de cima da parede, não têm essa "tradição" contructiva o que, para mim, é um erro mas pouco grave.

conheço bem o sistema pois trabalho muito com eles.
Cumprimentos, j.aldeia

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”