Recuperação de águas degradadas

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

MikeAlexPT
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta jul 02, 2008 9:51 pm
Localização: Mafra

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por MikeAlexPT »

nuno oliveira Escreveu:caro mikealex,

felicito-o pela sua solução integrada e o seu engenho e empenho e aproveito para recomendar que elabore um documento onde descreve esse procedimento e os seus resultados porque digo-lhe que são técnicas muito pouco estudadas em portugal, a nível universitário pelo menos, por profissionais de redes prediais e fisica das construções (sobretudo por um desinteresse militante).
garanto-lhe que terá em muita gente um público interessado na sua solução caso decida publicá-la neste forum ou outro local com mais pormenor.
que investimento representou esta adaptação (estou a assumir que foram realizadas numa construção já existente)?

parabéns também aqueles que procuram integrar algumas destas tecnologias de economia de água nas suas habitações.
nuno oliveira,

as técnicas não são pouco estudadas. elas estão bem documentadas e existem empresas nacionais, uma das quais forneceu a mini-etar com soluções bem pensadas e desenvolvidas pelos próprios. o que falta é a integração destas nas construções, primeiro porque quem constrói para venda não tem interesse em gastar mais por uma coisa que "não está na moda" ou que "não é o standart" (termos utilizados pelos "patos bravos") e por isso não tiram proveito (económico entenda-se), segundo porque quem constrói para habitação própria não é aconselhado nesse sentido (quer por desinteresse dos técnicos projectistas quer por desconhecimento).
eu na minha profissão já construi sistemas de aproveitamento de águas em indústrias.
sempre que fiscalizo uma obra aconselho nesse sentido.
quando me pedem um projecto, proponho estes sistemas e mostro as vantagens.

assim que tiver tempo farei um relatório completo com custos e proveitos.

mikealexpt


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por Nuno Oliveira »

o que falta é a integração destas nas construções, primeiro porque quem constrói para venda não tem interesse em gastar mais por uma coisa que "não está na moda" ou que "não é o standart" (termos utilizados pelos "patos bravos") e por isso não tiram proveito (económico entenda-se), segundo porque quem constrói para habitação própria não é aconselhado nesse sentido (quer por desinteresse dos técnicos projectistas quer por desconhecimento).
exactamente! como projectista tenho também alguma dificuldade em introduzir sequer o assunto a clientes e é difícil mostrar-lhes casos concretizados e demonstrar as vantagens económicas face ao investimento que teriam que fazer (a parte que lhes interessa naturalmente)...
já contactei algumas empresas mas ainda não fiquei completamente satisfeito com a informação disponibilizada, estranhamente não pareceu haver grande interesse na parte deles em aplicações para construção unifamiliar.
assim que tiver tempo farei um relatório completo com custos e proveitos.
era não só extremamente útil como louvável.

poderia enviar-me a referência da empresa que mencionou?

cumprimentos


MikeAlexPT
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta jul 02, 2008 9:51 pm
Localização: Mafra

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por MikeAlexPT »

ecodepur


NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por NunoNeiva75 »

boas mikealexpt,

eu estou na fase de projecto da minha moradia e também quero fazer o reaproveitamento das águas cinzentas para a rega da relva, etc. permita-me fazer as seguintes perguntas:

- como é feito o arejamento no depósito da água cinzenta? é simplesmente deixar o depósito "respirar" ou envolve algo mais complexo?

- se não é indiscrição, quanto lhe custou essa solução da ecodepur? qual a capacidade do depósito? com que frequência limpa os filtros?

- diz que gasta 25m3 de água/mês no verão, para regar que área de jardim?

obrigado.

nuno neiva
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por MacSousa »

ferra Escreveu:ideia:
agua das sanitas e do lava loiça para o biodigestor! com a ajuda dos restos de comida e da relva deve dar para produzir algum biogas para um esquentador...
talvez, mas não quero ser tão pretensioso, nem tenho capacidade para tanto.


mikealexpt Escreveu:eu acabei de construir a minha e posso deixar aqui algumas dicas sem entrar em grandes pormenores:
obrigado pela força e pelas dicas

nuno oliveira Escreveu:existem já algumas companhias nacionais que têm experiência e conhecimentos para fazer alguns dos tipos de projectos que pretende.
contratar uma empresa fica caro. além do que nos tiram o gosto que nos fica quando executamos algo que nos dá prazer. vou pesquisar um pouco sobre as sanitas compostoras. podem ser interessantes.


[quote="jmal”]interessante, como funciona essa mini-etar, que necessidades energéticas tem ?.[/quote]
jmal, para atenuar as necessidades energéticas deverei implementar isto: viewtopic.php?f=31&t=3698 que deverá ser complementado com um pequeno aerogerador instalado no topo da câmara de carga da água que deverá ser cilindrica, cimento e com +- 1 m diâmetro. depois planto umas heras que trepam e tapam. tenho quase 15 m de desnível no terreno ao que somarei mais 3 metros de câmara de carga na parte mais alta.
ainda vais lá carregar as tuas baterias
ajosemor Escreveu: - congemino igualmente o aproveitamento das águas pluviais para o que ando a pensar apanhá-las a certa altura da pendente do telhado de forma a introduzi-las logo num reservatório a colocar no sótão (+ ou - 8-9m do solo)
ajosemor, apanhar a água das chuvas a um nível que permita encaminhá-las para depósito no sótão não é fácil. podes sempre fazer uma caleira em cobre a seguir à terceira fila de telhas a contar do beirado. ou seja a água escorre desde a cumeeira e 3 telhas antes da berma apanha uma caleira que a recolhe e encaminha para o depósito no sótão. a caleira, em forma de u com uma haste mais alta do que a outra de acordo com a inclinação do telhado, teria duas abas. uma entraria por baixo das telhas a montante e a outra entraria por cima das telhas a jusante. isto é só uma ideia de solução. no entanto não me parece viável. vai ser recolhida uma menor quantidade de água (a água que cai nas ultimas fiadas de telhas não é aproveitada) e o trabalho de construção da caleira deve ser complicado para manter o bom desempenho do telhado por outro lado uma bomba submersível de 300w já leva a água para o depósito e o seu consumo é irrelevante em comparação com a água recuperada.
cumprimentos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por MacSousa »

mikealexpt Escreveu:ex: se tomas banhos entre as 7h00 e as 8h00 colocas a bomba circuladora a funcionar entre as 6h45 e as 7h45 (estes tempos são ajustados às necessidades reais) e depois só utilizas ao fim do dia quando chegas a casa e fases o mesmo.

mikealexpt
esta é uma boa solução para evitar o desperdício de água. pessoalmente estou a pensar en utilizá-lo com uma alteração: em vez de ter um temporizador na bomba de recirculação estou a pensar em colocar um interruptor de de pressão (tipo botão de campainha) em cada wc e cozinha. antes da 1ª utilização de água quente prime-se o botão o tempo suficiente para a recirculação necessária à chegada de água quente. cada um destes interruptores pode ser temporizado depois de calcular exactamente o tempo que leva a água quente a chegar àquela peça. com isto pretendo minimizar as perdas térmicas que resultam da recirculação da água quente quando não é necessária.


MikeAlexPT
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta jul 02, 2008 9:51 pm
Localização: Mafra

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por MikeAlexPT »

nunoneiva75 Escreveu:boas mikealexpt,

eu estou na fase de projecto da minha moradia e também quero fazer o reaproveitamento das águas cinzentas para a rega da relva, etc. permita-me fazer as seguintes perguntas:

- como é feito o arejamento no depósito da água cinzenta? é simplesmente deixar o depósito "respirar" ou envolve algo mais complexo?

- se não é indiscrição, quanto lhe custou essa solução da ecodepur? qual a capacidade do depósito? com que frequência limpa os filtros?

- diz que gasta 25m3 de água/mês no verão, para regar que área de jardim?

obrigado.

nuno neiva

o arejamento é feito com um soprador. o custo foi 1300€ - reservatorio 1500l, soprador, bomba e quadro

o jardim tem 200m2


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por Nuno Oliveira »

chamava a atenção a todos os interessados no tema deste tópico para este estudo elaborado pela prof. eng. elisabete bertolo da feup sobre o aproveitamento e reutilização da água para usos domésticos. é uma leitura rápida e interessante.

http://www.unizar.es/fnca/docu/docu160.pdf

cumprimentos!


ruiadam
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta jul 17, 2008 2:55 pm

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por ruiadam »

dado o meu interesse por todos os assuntos relacionados com a preservação da água no planeta para utilização por parte de gerações futuras, foi com grande satisfação que encontrei na edição da tektónica deste ano um sistema que de uma forma simples, prática e completa, aproveitamenta a água da chuva em habitações unifamiliares. de acordo com as explicações que me foram fornecidas no stand e do que observei nos catálogos e video exemplificativo do sistema, constatei o seguinte:

- trata-se de um sistema composto por 4 módulos, tanque (de 2700 a 6500 l), cobertura do tanque, filtro e controlo bomba
- a água da chuva é recolhida pelas caleiras, filtrada à entrada do tanque para ser posteriormente enviada para a utilização no interior da habitação e rega de jardim
- será necessário ter uma rede de água não potável e o controlo bomba comuta automáticamente entre abastecimento de água da chuva ou água da rede de acordo com a exsitência ou não de água no tanque
- esta água poderá ser utilizada nas cisternas de wc, máquina de lavar roupa, limpezas gerais e rega de jardim
- o fabricante é alemão e o produto é certificado e homologado no seu conjunto
- a mesma empresa que não poderei referir neste post tem também na sua gama depuradoras biológicas para águas negras, blocos de drenagem e está a desenvolver um sistema para reaproveitamento de águas cinzentas
- questionei o gestor de produto sobre o retorno económico de um sistema de recuperação de água da chuva e ele disse-me que depende muito do consumo mensal de água potável e da subida do preço da água nos próximos anos, também me disse que não irá demorar muito tempo a ser proibida a rega de jardins com água potável.


ou seja, às vezes não vale a pena estarmos a improvisar ou a inventar algo que já foi inventado e testado, esta empresa alemã desenvolve estes sistemas à 40 anos.

caso pretendam informação adicional entrem em contacto para o meu mail


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por dmachado »

deixo aqui a minha contribuição, com o que para já tenho em mente.

a minha casa consome cerca de 600 litros de água por dia, dos quais verifiquei 250 são para rega (5 minutos uma vez ao dia, 125m2 de jardim).

tenho uma caixa de ar debaixo da casa com cerca de 1,20 metro de altura que, creio, terá as condições para ser montada uma mini etar, estão lá os tubos de quedas de águas cinzentas dos 3 pisos, e passa perto o tubo que reúne num só ponto todas as águas pluviais da casa. ainda tenho de lá ir para ver se posso avançar com o projecto.

de qualquer forma o que tenho pensado é colocar redes relativamente finas tanto no desvio das águas cinzentas como das águas pluviais, para impedir folhas, penas de pássaro, cabelos, etc de entrar para o 1º tanque do sistema, que terá uns 500 litros de capacidade, e que , contendo água, será arejado por uma pequena bomba com um arejador tipo venturi (http://whom.co.uk/pond/venturi.htm).

este tanque alimentará (com fluxo limitado por uma válvula tipo autoclismo) um grande filtro lento de areia (http://www.reuk.co.uk/sand-filters-for-greywater.htm), cuja saída de água dará para 2 ou 3 tanques de talvez 200 litros cada, onde a água passará progressivamente até ao tanque de armazenamento, depositando partículas de maior dimensão nos tanques anteriores.

no último tanque, uma bomba com um arejador venturi, filtro de carvão e lâmpada uv tratará de circular e limpar a água até à sua utilização na rega.

a rega será feita por tubos perfurados enterrados a 10-20 cm de profundidade em todo o jardim, e com este método com menos 30% de água obtém-se o mesmo nível de rega...

para já é isto, mas creio que já não será este verão que ficará a funcionar...


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por Nuno Oliveira »

caro dmachado felicito-o pela sua iniciativa de economizar água, o recurso que é tão importante como a energia.
como leigo neste tipo de insalações tenho aprendido bastante com este tópico e com o plano que descreveu.

como está mais informado gostaria de lhe colocar algumas questões, espero que não demasiado ingenuas:

1.as redes de filtro para águas pluviais estão localizadas nas caleiras ou concentram-se no ponto de união de cinzentas e pluviais?

2.as águas cinzentas e pluviais são tratadas em conjunto e destinadas apenas a rega ou também uso doméstico, como descargas e lavagens? pergunto isto porque já li que as águas pluviais (separadas das cinzentas claro) como não têm calcário e cloro do tratamento da água potável canalizada são mais adequadas, após tratamento, para máquinas e rega. mas parece-me também existir o problema de terem menos minerais para as plantas. isto prende-se com a questão da junção dos dois tipos de água, estão sujeitas ao mesmo rigor de tratamento ou fará sentido ter sistemas de filtragem e armazenamento separados?

3.o tratamento previsto para águas cinzentas tem alguma imitação no tratamento de detergentes,champos, etc? euacion utilizar artigos de limpeza biodegradáveis para poupar o sistema ou não é necessário?

4.que papel desempenham o filtro de carvão e da lâmpada uv no segundo tanque?

faz bem em utilizar o sistema de rega mais eficiente que propõe. se quiser um dia testar o sistema mais economico e eficiente (e também mais low-tech) para pequenas pantas e hortícolas que existe pode experimentar um sistema árabe que fiquei a conhecer um sevilha:

http://spectre.nmsu.edu/media/spanish2.lasso?i=739

trata-se do uso de potes de barro não vitrificado cheios de água que regam gradualmente a envolvente por infiltração.

cumprimentos!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por MacSousa »

nuno oliveira Escreveu:trata-se do uso de potes de barro não vitrificado cheios de água que regam gradualmente a envolvente por infiltração.
fantástico esse link
plantei dezena e meia de fruteiras e todos os fins-de-semana tenho de as regar (no verão).
se conseguir esses potes, com um junto de cada árvore, bastará fazer umas 3 regas por época. obrigado.

o dmachado tem o sistema bem pensado mas julgo que devia separar as águas pluviais das residuais. à água da chuva bastará filtrar as folhas. acaba por sobrecarregar o sistema de tratamento com uma água que recebe limpa.
cumprimentos


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por dmachado »

caro nuno oliveira,

1. a rede das águas pluviais estará colocada no último ponto de queda, onde se juntam todos os tubos (sorte minha), e com o ângulo e altura certas impedirá folhas e penas de pássaros de seguir para o 1º depósito.
algo assim:
Imagem
2. tratamento em conjunto, até porque as águas pluviais, a partir de maio, serão mais raras e apenas reforçarão o "stock" de água, e diluirão os detergentes e outros produtos nas águas cinzentas.

3. para já não estou a equacionar isso, a percentagem de detergentes não é assim tão elevada e as plantas deverão aguentar bem, pelo que tenho lido.

4. o carvão absorve químicos nocivos, portanto limpará a água do último tanque, antes da utilização para a rega, a bomba com lâmpada uv recircula a água e mata tudo o que seja bactéria que por lá passe, controlando, esperemos até que eliminando assim populações de bactérias nocivas. um gotejador lento de cloro de piscina não está fora de hipótese para esta água.

obrigado pela dica dos potes de barro, tenho lá áreas que precisam exactamente disso enquanto não instalo o novo sistema!

caro macsousa,

não concordo com a sua opinião de que a água da chuva seja limpa, especialmente depois de lavar um telhado onde anda a passarada toda a borrar tudo, e onde se deposita uma grande quantidade de pó, pelo que acho que deve ser tudo tratado... o sistema terá de estar dimensionado para o que queremos fazer dele, posso chegar à conclusão de que preciso de dois tanques de 1.000 l cada, ainda não sei...

quanto ao futuro, e quando os preços subirem, e a disponibilidade da água diminuir, poderei equacionar outros usos, mas aí o tratamento terá de ser mais avançado...


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por Nuno Oliveira »

uma vez que existe o interesse pela solução das ollas para poupar água deixo aqui mais um link com um tutorial fotográfico da "instalação" e algumas dicas adicionais:

http://urbanhomestead.org/journal/2008/ ... ing-ollas/

uso esta solução em complemento com a rega na maioria dos locais (diminui mt a rega na mesma) e fiz a experiência de deixar algumas horticulas completamente dependentes das ollas durante duas semanas e safaram-se bem até se esvaziarem- bom para quem vai de férias ou não pode dedicar-se muito á horta. em complemento com um bom
mulch (empalhamento) mesmo as plantas mais frágeis aguentam-se bem.
quanto ao futuro, e quando os preços subirem, e a disponibilidade da água diminuir, poderei equacionar outros usos, mas aí o tratamento terá de ser mais avançado...
obrigado pelo tempo dispendido a explicar o seu sistema- as soluções aqui do forum foram até agora muito esclarecedoras.
como me interesso pelo tema da auto-suficiência das habitações, na sua quádrupla componente
alimentação-energia-água-resíduos e sendo a água de longe a limitação mais complicada, gostava de saber o que gostaria de fazer num cenário de carência (ou encarecimento) de recursos em relação á sua instalação.
o fornecimento de água potável é o grande problema da auto-suficiência mas agrada-me a ideia de uma casa sem desperdícios e sem facturas desde que a tecnologia o possibilite.

cumprimentos!


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por Nuno Oliveira »

e já agora, para quem tem jardim:

http://www.lowimpactdevelopment.org/rai ... garden.htm

este site tens dois tutorials muito bons para aproveitar a água da chuva exclusivamente para rega (com poucos recursos) e palnear o jardim de acordo com o clima. chamam-lhes raingardens


ruiadam
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta jul 17, 2008 2:55 pm

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por ruiadam »

a pedido de muitas pessoas que me forma contactando aqui deixo o link para um video que demonstra muito claramento o funcionamento do sistema de recuperação de água da chuva que descrevi no meu post.

http://www.youtube.com/watch?v=imzmjfhxbwc

cumprimentos


pedroant
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta fev 26, 2009 8:00 pm

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por pedroant »

descobri este forum na internet fazendo pesquisa sobre o tema de recuperaçao de aguas degradadas. recuperei uma casa no porto e instalei esgotos separados para recolher as águas das banheiras e lavatórios (nao incluindo as bancas de cozinha para evitar gorduras e detritos alimentares). actualmente esta água e desperdiçada porque ainda não instalei os mecanismos de purificação e as bombas. também instalei rede separada de abastecimento de água ao jardim e aos autoclismos. pretendo usar esta água nos autoclismos e para limpeza e rega do jardim. pretendo também recolher a agua da chuva para um deposito separado. foi com grande satisfação que encontrei este forum pois todas as pessoas desde o empreiteiro que executou as obras até os meus amigos consideraram este sistema um desperdício de tempo e dinheiro. vejo que algumas pessoas já têm sistemas deste tipo a funcionar e gostaria de lhes pedir ajuda no sentido de saber como poderei purificar a água dos banhos até ficar utilizável no jardim. a minha ideia é decantação e filtragem por filtro de areia mas nao sei se será suficiente.
muito obrigado desde ja,

pedro antunes


pedroant
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta fev 26, 2009 8:00 pm

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por pedroant »

ola,

a renovação de uma casa com 140 anos e com um quintal 10 metros acima do nivel dos res de chão tem algumas implicações. não penso ser possivel armazenar agua suficiente, mesmo com uma cisterna muito grande para regar o jardim todo o verão. quanto à agua dos banhos esta esta sempre disponível (quando acabar a reserva de agua da chuva). além disso terei assim que ter duas e não só uma bomba. tem ideia de onde poderei adquirir um depósito bastante grande para a água da chuva? tenho outro grande problema, o jardim está nas traseiras da casa e para entrar o depósito tem que passar pelas portas (todas com mais de 1 metro de largura e mais de 2,5 metros de altura).

pedro antunes


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por dmachado »

bons dias,

cuidado, pelo que tenho lido, e na austrália temos uma regulamentação das mais avançadas nesta área, a água recuperada não pode ser utilizada por aspersão, apenas por tubagem enterrada, para evitar contacto com animais e pessoas.

estas águas têm sempre um conteúdo de bactérias assinalável.

cumprimentos.


pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por pmonteiro1 »

lá em casa começou o ano passado a funcionar so aguas dos banhos e lavatorio ! à primeira caixa de visita fiz lhe uma tubagem de 50 mm desviei ate ao deposito 1000 litros onde está um filtro o qual so deixa passar agua ( entope mt facilmente de banho para banho tem de se limpar é chato claro!! ) tenho de alterar. daí sai tubo ate uma bomba de balao ,rega nas horas de vazio com o temporizador.da bomba vem novamente ao sistema de rega e ja tá.de vez em quando leva para lá com umas pastilhas de cloro da piscina. um espetaculo !!! as facturas da agua no verao era tudo de 70 /80 90 e ate 100 100 e tal as do ano passado a mais alta salvo erro 37 aereos. gostaram ?? como diz ai um amigo em cima no topico os visitantes lá de casa acham parvo e sumitico mas no meu bolso é que ficam os trocos eheheh. ah no inverno nao preciso de agua chego á caixa de visita viro o t que la está em pvc e vai toda par o esgoto. ojardim tem seguramente 60 mtrs quadrados e ainda 50 pezinhos de flores hortenses a regar gota gota, se em pleno verao achar que preciso mais agua claro recorro um pouco á rede, mas façam contas .o deposito o sogro ofereceu a bomba cerca 200 aereos , gastei cerca de 400.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”