Lampadas de led precisa-se de informação

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por tractortp »

boas

necessito de saber onde encontrar lampadas de led, grande luminosidade, 12v, luz amarela/laranja e 120º de dispersão.

estou a fazer um projecto para luz estrob., já fui a várias lojas a nada de jeito, ou são caras ou dão pouca luz e muito direcionais.

já vi em alguns tópicos por aqui umas de 60 ou 78 leds com 120º brancas, mas não sei onde foram compradas em portugal.

lá fora ( net ) há alguns vendedores, mas o preço é algo caro e os portes pioram o custo total.

aqui por leiria comprei uma com 18 leds por 5.4€, mas além de fraca o angulo é só de 30º

ainda por cima tenho alguma urgencia.

obrigado

abraços
Sócio nº 37


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por marcopns »


Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por jmap »

tractortp Escreveu:boas

necessito de saber onde encontrar lampadas de led, grande luminosidade, 12v, luz amarela/laranja e 120º de dispersão.

estou a fazer um projecto para luz estrob., já fui a várias lojas a nada de jeito, ou são caras ou dão pouca luz e muito direcionais.

já vi em alguns tópicos por aqui umas de 60 ou 78 leds com 120º brancas, mas não sei onde foram compradas em portugal.

lá fora ( net ) há alguns vendedores, mas o preço é algo caro e os portes pioram o custo total.

aqui por leiria comprei uma com 18 leds por 5.4€, mas além de fraca o angulo é só de 30º

ainda por cima tenho alguma urgencia.

obrigado

abraços
boas!
eu tenho importado para fornecer empresas de apoio a condomínios e testado vários modelos. há muita coisa no mercado internacional, mas pouca de qualidade. assim sendo, tenho investido na compra de diversos modelos e apurado as melhores. desaconselho o uso de 12v porque muitos transformadores são maus e geram picos que estragam as lâmpadas, as de 220v geralmente acabam por durar muito mais. no entanto se mantiver o interesse recomendo-lhe não usar transformadores electrónicos e convém que mantenham uma corrente sem picos próxima dos 12v (pode ser alterna ou continua). as lâmpadas que recomendo têm as seguintes características:

- 325 lux a 50 cm
- 60 leds
- 3mm leds
- spot 50mm diametro
- luminosidade: 680000 mcd
- angulo: 60 degrees (mas melhor que muitas de 120º)
- comprimento: 50 mm
- duração: até 100.000h
- temperatura de color: 2700k (muito próxima das tradicionais de halogéneo)
- consumo: cerca de 2,3 watts
- preço 10€

quanto a portes, consigo-os grátis quando reuno encomendas grandes, mas isso não acontece frequentemente, pelo que para situações de urgência terás sempre de pagar os portes. se estiveres interessado, diz-me o que pretendes mesmo.

atenção que a lâmpada atrás recomendada é cara e não vale nada... falo porque já a testei (http://www.ledlager.de/par-led-strahler ... inde_a.php). quanto à del-ko, quando testei os leds deles, não gostei dos resultados. pode ser que tenham mudado pois não ando constantemente a comprar material para testar, mas não volto lá tão cedo.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por marcopns »

jmap
ja testaste estas ou outro modelo parecido??

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por Master »

tenho 3 lampadas encomendadas á del-ko
estou á espera que venham.
dà um pouco de trabalho comprar lá, desde a transferencia interbancaria (feita á 2 semanas e ainda dizem que n receberam), á lingua (comunicamos em ingles), portes e stocks (n têm as quantidades que queria).
estou á espera que me enviem as lampadas (t8)
depois digo resultados.
mas sinceramente preferia comprar em portugal.
jmap, tu por acaso não vendes dessas? t8 de 60 ou 120 cm?
de preferencia com muitosssssssssss leds (+-) 200.
se tiveres diz-me preços, tens site?
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por jmap »

master Escreveu:tenho 3 lampadas encomendadas á del-ko
estou á espera que venham.
dà um pouco de trabalho comprar lá, desde a transferencia interbancaria (feita á 2 semanas e ainda dizem que n receberam), á lingua (comunicamos em ingles), portes e stocks (n têm as quantidades que queria).
estou á espera que me enviem as lampadas (t8)
depois digo resultados.
mas sinceramente preferia comprar em portugal.
jmap, tu por acaso não vendes dessas? t8 de 60 ou 120 cm?
de preferencia com muitosssssssssss leds (+-) 200.
se tiveres diz-me preços, tens site?
o meu fornecedor não tem disso... mas nem sempre mais leds significa mais luz... por exemplo fiz um teste recente com uma de 80 leds e outra de 60 leds do "mesmo tipo" e a de 60 dava mais luz. portanto o numero não é condição garantida. é por isso que invisto em comparar para depois poder aconselhar. a lampada com mais leds que conheço (165) é aquela ali recomendada atrás mas não gosto da intensidade nem da dispersão da luz. prefiro as de 78 leds. percebes porque é dificil de uma pessoa comprar ao longe?
queria fazer um site, mas ainda não tive tempo... podia investir em comprar as melhores em quantidade (que só se justifica grande para sair mais barato) mas primeiro preciso de ganhar regularidade nas encomendas grandes. enfim, ando a tentar promover o produto perto daqueles que precisam de muitas...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por tractortp »

obrigado pelas respostas mas não é bem isso que preciso.

quero fazer uma barra de sinalização numa viatura, daí os 12v e preciso que tenha muita luz para se ver à alguma distancia mesmo durante os dias claros e com um angulo maior que 90º para ser visto sob várias posições.

é para substituir os rotativos por uns stroboscópios ( pisca-pisca )

tenho visto alguns no www.led1.de, quer em formato de lampadas que em leds ( componentes ), mas estou muito confuso com os valores em mcd e lumens.

inclusive há umas barra de led superflux e outros prolight, mas não sei se resolveria o problema, pois não tenho ideia se dão assim tanta luz.

abraços
Sócio nº 37

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por jmap »

tractortp Escreveu:obrigado pelas respostas mas não é bem isso que preciso.

quero fazer uma barra de sinalização numa viatura, daí os 12v e preciso que tenha muita luz para se ver à alguma distancia mesmo durante os dias claros e com um angulo maior que 90º para ser visto sob várias posições.

é para substituir os rotativos por uns stroboscópios ( pisca-pisca )

tenho visto alguns no www.led1.de, quer em formato de lampadas que em leds ( componentes ), mas estou muito confuso com os valores em mcd e lumens.

inclusive há umas barra de led superflux e outros prolight, mas não sei se resolveria o problema, pois não tenho ideia se dão assim tanta luz.

abraços
infelizmente os leds ainda não são a melhor opção para luz intensa e dispersa...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por tractortp »

tenho visto umas superflux (1 chip, 2.5 lumens, 100º ) e (3chips, 6 lumens e 100º de angulo), isso sem necessitar de dissipador.

pois quentes vi, prolight (1w, 51 lumens com 140º) ( 3w, 87 lumens e 140º) ( 5w, 147 lumens e 140º ), osran dragon 700ma 75 lumens 140º, etc.

será que uma barra de 10 superflux ( +/- 30cm ) não daria boa luminozidade para ser vista a 100 mts em cima do carro ?

abraços
Sócio nº 37


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por itisix »

tractortp Escreveu:tenho visto umas superflux (1 chip, 2.5 lumens, 100º ) e (3chips, 6 lumens e 100º de angulo), isso sem necessitar de dissipador.

pois quentes vi, prolight (1w, 51 lumens com 140º) ( 3w, 87 lumens e 140º) ( 5w, 147 lumens e 140º ), osran dragon 700ma 75 lumens 140º, etc.

será que uma barra de 10 superflux ( +/- 30cm ) não daria boa luminozidade para ser vista a 100 mts em cima do carro ?

abraços
mas tu queres iluminar ou ser visto? se é para ser visto, posso-te garantir que os led's são muito bons para isso. a única dúvida que coloco é o ângulo de disperão. e se é só para ser visto, acho que deves comprar led normal ou fria. dão um detalhe muito bom.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por Master »

olá
recebi hoje as lampadas de leds tubulares que pedi á del-ko
no entanto tinha-lhes pedido que me enviassem o esquema de montagem e népias.
as lampadas de leds tubulares não podem substituir directamente as outras lampadas, têm que se retirar o balastro e o arrancador, pois não precisam.
o retirar eu consigo, não consigo é depois fazer a ligação directamente á corrente 220v.
se alguém perceber do assunto ou tiver um esquema de ligação agradeço.
depois de ter um esquema vou mudar e tiro fotos para a malta comparar as diferenças de luminosidade entre uma normal e outra de led.
Dos Fracos Não Reza a História...


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por itisix »

master Escreveu:olá
recebi hoje as lampadas de leds tubulares que pedi á del-ko
no entanto tinha-lhes pedido que me enviassem o esquema de montagem e népias.
as lampadas de leds tubulares não podem substituir directamente as outras lampadas, têm que se retirar o balastro e o arrancador, pois não precisam.
o retirar eu consigo, não consigo é depois fazer a ligação directamente á corrente 220v.
se alguém perceber do assunto ou tiver um esquema de ligação agradeço.
depois de ter um esquema vou mudar e tiro fotos para a malta comparar as diferenças de luminosidade entre uma normal e outra de led.
boas,

isso é simples. presumo que sejam armaduras fluorescentes.
basicamente tens a linha 220v a ligar ao balastro e a passar pelo arrancador. tens de apanhar a corrente que entra no balastro e ligar directamente aos suportes da lampada. o que deves precisar é da fase num suporte e do neutro no outro. tão simples como isso. se ainda tiveres duvidas mete aí umas fotos para ver melhor a armadura que tens.

abraço

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por Master »

è isso mesmo, è uma armadura normal para lampadas fluorescentes.
o problema é que as lampadas fluorescentes têm 2 "bicos" de cada lado, e fico sem saber a que "bicos" ligar o neutro e o fase (4 bicos da lampada e apenas 2 fios de corrente fase e neutro)
estou a pesquisar na net esquemas de montagem, mas tá complicado acho que sou o único a usar este tipo de lampadas led...
não queria errar pois as lampadas são caras.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por pseudominus »

boas

quantos "bicos" tem a lâmpada de cada lado?
se tem 4, dois de cada lado, mede a resistência entre os dois de cada lado.
se os "bicos" de cada lado tiverem curto-circuitados, 0 ohm's, então é fácil, fase num dos pinos do suporte de um lado e neutro num dos pinos do outro.
se não for assim, 0 ohm's, diga.

cumpts.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por itisix »

se não estou em erro, cada lado da lâmpada é uma polaridade, logo de um lado é neutro, do outro é fase.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por Master »

sim
a informação que tenho também é essa, de um lado neutro, do outro fase.
sò não sei é se tenho que ligar os 2 "bicos" á fase e ao neutro ou basta a um deles (um bico de cada lado) e se for a um deles gual é visto serem 2?
bom visto terem vindo 3 lampadas vou testar na mais barata, depois logo vejo...
Anexos
DSC06486.JPG
DSC06486.JPG (33.84 KiB) Visto 14191 vezes
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por pseudominus »

tentei explicar acima. com um multimetro é medir a resistência....
não é preciso fazer experiências a arriscar.

cumpts

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por Master »

ok
vou pedir um emprestado e medir
thanks
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por Master »

já está resolvido.
obrigado a todos.
a solução foi fazer um shunts aos 2 bicos de cada lado e liga-los á corrente.
já funciona.
agora quando tiver tempo vou montar nas calhas e tirar umas fotos.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Lampadas de led precisa-se de informação

Mensagem por Master »

consegui montar 2 das 3 lampadas tubulares de leds que comprei.
posso agora e finalmente dizer que tenho luz a sério.
já comprei e montei várias lampadas de leds que foram autenticas porcarias, dinheiro mal gasto.
tentei nas fotos em baixo colocar as lampadas de leds ao lado de lampadas normais para se fazer a comparação.
ainda só montei as 2 grandes, a pequena ainda n tive tempo.
posso afirmar que 1 lampada de led grande dá mais luz que 3 pequenas (das antigas) e gasta menos.
posso também afirmar que após um dia aceso aquece um pouco o vidro da lampada, ao contrario do que dizem que os leds não aquecem, mas é muito inferior aos tradicionais.
Anexos
led3.jpg
led3.jpg (73.46 KiB) Visto 14012 vezes
led2.jpg
led2.jpg (46.31 KiB) Visto 13997 vezes
led1.jpg
led1.jpg (72.14 KiB) Visto 13993 vezes
Dos Fracos Não Reza a História...

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”