Vou fazer uma casa com contentores!!!

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
Localização: Friburgo, Suiça

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por tiago_eco »

alexjp4 Escreveu:boas

na verdade as casas são bastante engraçadas e confortaveis, já tive oportunidade de ver algumas, não só desta marca como de outras marcas, mas ainda são um pouco mais caras do que a construção normal e tens o inconveniente que os bancos não te emprestarem o dinheiro para as comprares (pelo menos a coisa de 6 anos nenhum emprestava) o que te obriga a ter o valor da casa disponivel, e a manutenção penso que ficará tambem um pouco mais cara.
agora tem a vantagem de teres casa em pouco tempo e conseguires ter casa onde não podes construir
mas não emprestam porquê? não é uma habitação como outra qqer???[/quote]

boas

para os bancos não, eles consideram essas casas como amoviveis e como tal não emprestam (não emprestavam a 10 anos), nessa altura nem para as casas que eram feitas em placas de cimento em fabrica e depois montadas no local da construção eles emprestavam. tinham medo que as pessoas á noite desmontassem as casas e eles ficavam sem garantias. (digo eu!)
agora não sei! como emprestam dinheiro para tudo e mais alguma coisa pode ser que já emprestem.[/quote]

hum...
continuo a pensar que estas moradias são bem mais baratas do que as que tenho visto. o único senão é a manutenção mais onerosa.
só por curiosidade, a piscina que se vê nas fotos, são meramente ilustrativas, certo? ve aqui http://www.novohabitat.com.pt/v ... _t3_c.htmlcumps
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!


Skee
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta jul 17, 2009 6:28 am

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por Skee »

boas

estive a ver o link da novo habitat, de facto os preços sao actractivos, mas mesmo assim nao esquecer que as casas sao rasas e o espaço interior nao é por aí além, uma casa deste tipo de dimensoes construída da maneira tradicional nao deve fugir à gama de preços mencionada, mas isto claro convem nao esquecer que isso depende de muitos factores .. seriedade e qualidade do empreiteiro, materiais, etc etc etc

mas ja agora porque é que voces mencionam custos de manutenção muito altos, maiores que as casas tradicionais? que características e factores da casa exigem essa manutenção?

ja agora alguem me sabe dizer se estas casas sao famosas no isolamento termico? as tantas rapa-se um friozinho de inverno ...

cumprimentos


Sievel
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda out 19, 2009 4:20 pm

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por Sievel »

olá,

apenas achei por bem deixar-vos o link de uma empresa que poderá efectuar este tipo de construções com preços bastante acessiveis.

http://www.normetal.com

cumprimentos

p.s. - usa-se lã de rocha como isolador termico, fresco no verão, quente no inverno


pacrisico
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta ago 27, 2009 9:03 pm

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por pacrisico »

tenho estado a acompanhar o topico e acho interessante o conceito, não sei qual a viablidade mas interessante é de certeza. tendo em conta os preços que teêm anunciado eu penso que se pode fazer uma casa que energeticamente é muito boa usando apenas o cimento para a estrutura e para todos os revestimentos usar materiais alternativos, que foi o que eu fiz: - pladur por dentro e capôt por fora , nada de massa nas paredes e por +/- 90 000 € fiquei muito bem servido, tubos de vacuo no telhado e se tudo correr bem 24 paineis fotovoltaicos em dezembro. ganhamos em isolamento quase pelo mesmo dinheiro que uma construção normal , e com a vantagem das camaras não poderem dizer nada.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por mauri »

pacrisico Escreveu:tenho estado a acompanhar o topico e acho interessante o conceito, não sei qual a viablidade mas interessante é de certeza. tendo em conta os preços que teêm anunciado eu penso que se pode fazer uma casa que energeticamente é muito boa usando apenas o cimento para a estrutura e para todos os revestimentos usar materiais alternativos, que foi o que eu fiz: - pladur por dentro e capôt por fora , nada de massa nas paredes e por +/- 90 000 € fiquei muito bem servido, tubos de vacuo no telhado e se tudo correr bem 24 paineis fotovoltaicos em dezembro. ganhamos em isolamento quase pelo mesmo dinheiro que uma construção normal , e com a vantagem das camaras não poderem dizer nada.
estive a ver o site onde indica quem poderá construir casas com contentores e achei interessante: curiosamente, embora a firma seja espanhola, tem representação em castanheira do ribatejo (próximo de lisboa). o que não indicam são os preços, mas acho que com €90.000 já se pode comprar um andar ou pequena vivenda (que é mais confortável e seguro que em contentores)!
o bom disso é poder estar quase totalmente independente quanto à energia, mas numa moradia também!
quanto a impostos, sem dúvida que agora ainda não há legislação para abrigos, caravanas ou contentores desde que não estejam integrados ao chão, mas se todos ou a maioria fizer isso, podem estar certos que as leis irão alterar-se e então virão os impostos!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por miguelanjosousa »

devo anunciar, que irei começar o meu protótipo, dentro de 2 semana. será somente um contentor de 10"", pequeno bem sei, mas dará para a sede da minha humilde e "nano-empresa". somos 2 pessoas. terá 3 paineis de 230w, 4 baterias de 200ha, dando para alimentar 2 portateis, uma impressora 1 frigobar 12v. uma máquina de café 12v. e 3 lampadas de baixo consumo, fendo 2 no exterior e 1 no interior. o exterior irei forrar com cortiça e o interior..... não sei ainda, mas algo em prancha reciclada de madeira, barata. acho que a dada altura farei mais e assim alugo para pequenos escritórios.

braços

ms

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por mauri »

gostaria de ver, quando concluída, com fotos, claro. e já agora o somatório dos €.
cumprim.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


JoelM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 06, 2009 7:23 pm

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por JoelM »

pacrisico Escreveu:... pladur por dentro e capôt por fora , nada de massa nas paredes e por +/- 90 000 € fiquei muito bem servido, tubos de vacuo no telhado e se tudo correr bem 24 paineis fotovoltaicos em dezembro. ganhamos em isolamento quase pelo mesmo dinheiro que uma construção normal , e com a vantagem das camaras não poderem dizer nada.
o conforto termico produzido pelo capoto pelo exterior era bem maior que em vez de pladur as paredes tivessem mesmo mais "massa" ou um material com densidade porque o capoto pelo exterior permite nao deixar sair ou entrar o calor e se no interior tivesse algum material com maior inercia termica (capacidade de o material absorver calor) seria muito mais facil aquecer a casa e esta permaneceria quente por muito mais tempo porque o material que armazenou o calor iria estar posteriormente a liberta-lo gradualmente.
é erro comum pensar que isolamento e pladur resolvem problemas térmicos, é verdade que em relação às más construções feitas todos os dias é melhor do que nada mas se por dentro do isolamento colocarmos materiais com mais inercia térmica os ganhos serão muito maiores.


Senutna
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta jan 07, 2010 7:05 am

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por Senutna »

boas!
este assunto interessa-me e era bem capaz de me meter numa "aventura" destas. a tal questão das burocracias e "portuguesice" é que é provavelmente o maior obstáculo para a concretização de projectos deste tipo...
cruzei-me com o site abaixo indicado e fiquei de alguma forma fascinado com a construção de uma "cabana" a tão baixo custo, tendo sido o próprio a construí-la. a questão que vos coloco é se há viabilidade para tal neste país. o autor do projecto (canadá) teve que limitar em muito as dimensões da casa para esta estar nos conformes, como será em portugal?
o link:
http://www.simplesolarhomesteading.com/

e canal do iutubos:
http://www.youtube.com/user/solarcabin# ... feeb05659b

obrigado

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por mauri »

senutna, como primeira mensagem não está mal.
bem vindo ao fórum e desfruta dele, e se quiseres faz a tua apresentação, em apresentações.

vou colocar aqui o modelo de casa que gostarias de ter (!) e sinceramente também não desgostaria!
SNAG-0312.jpg
SNAG-0312.jpg (59.69 KiB) Visto 20703 vezes
está engraçada, diria catita e com quase ou mesmo total independência.
eu julgo que a lei portuguesa, desde que coloques essa casa num teu terreno. é considerado "abrigo" e por enquanto não pagaria qualquer imposto desde que não tenha fundações. isto é, esteja solta ao solo, não tenha qualquer ligação de cimento com o terreno, considerando-se desmontável. (é fundamental que seja desmontável para ser considerado abrigo).
mas ela ficaria muito vulnerável às intempéries (vento, tempestades...).
claro que passados uns anitos poderias guarnece-la, protege-la (com cimento) que já ninguém se lembraria!
este é o meu pensamento, pode ser que alguém saiba melhor!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por mix »

essa casa é mesmo perfeita, uma porta e 3 janelas
na imagem só peca o facto de as motas não serem alimentadas pelos painéis solares....

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por mauri »

mix Escreveu:essa casa é mesmo perfeita, uma porta e 3 janelas
na imagem só peca o facto de as motas não serem alimentadas pelos painéis solares....
[[]]
e quem diz que já não foram modificadas? na próxima foto talvez o autor da mesma tenha modificado as motos e as tenha eléctricas!
tudo tem um princípio e não quiseram fazer tudo duma vez!
espera mais um tempo e verás!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por itisix »

desde que as casas não esteja fixadas permanentemente ao chão, não são consideradas construções, logo não carecem de licença e não pagam imposto. a electricidade se for preciso ligar pode-se fazer uma casota de rega agricola e pedir contador. água já é mais lixado, mas no pior cenário faz-se um furo. esgotos, coloca-se uma fossa estanque ou um jardim de tratamento de esgotos. vai a caquinha toda para o meio de determinadas plantas que elas fazem o trabalho de decompor tudo. não se pode é usar detergentes e afins porque isso mata a microbiologia e as plantas.

aqui na minha zona há muitas casas, algumas quase em cima da água. bem que querem deitar-lhes a mão, mas como muitas até rodas têm, não é possível. são bem porreiras e os donos não são nenhuns pé rapados. numa dessas casas construiram um cais e até um ancoradouro para o "barquito".

há, no entanto, uma ressalva na lei do imi. diz lá que mesmo que seja uma estrutura móvel, se estiver mais de 12 meses sem ser movimentada, fiscalmente pode ser considerada uma habitação, logo ser taxada em sede de imi. nunca conheci nenhum caso destes, mas já não digo nada. o pior é provarem que não se mexe

e esta "roulote"

Imagem

há uma parecida com esta por aqui. não sei o material porque é meia tapada por muros, mas até são é 2 destas em "l" com um varandim. é uma routole na mesma...

Imagem

e se podes estacionar o carro, podes estacionar o reboque de um grande camião tir

ou uma coisa destas

Imagem

adorei isto:

Imagem

http://www.ub.uit.no/baser/arkinord/cat ... cat_id=328

e não podes cimentar, mas penso que poderás aplicar piso não "fixo" tipo pave ou calçada


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por itisix »

miguelanjosousa Escreveu:devo anunciar, que irei começar o meu protótipo, dentro de 2 semana. será somente um contentor de 10"", pequeno bem sei, mas dará para a sede da minha humilde e "nano-empresa". somos 2 pessoas. terá 3 paineis de 230w, 4 baterias de 200ha, dando para alimentar 2 portateis, uma impressora 1 frigobar 12v. uma máquina de café 12v. e 3 lampadas de baixo consumo, fendo 2 no exterior e 1 no interior. o exterior irei forrar com cortiça e o interior..... não sei ainda, mas algo em prancha reciclada de madeira, barata. acho que a dada altura farei mais e assim alugo para pequenos escritórios.

braços

ms
atenção às impressoras. as laser têm um pico de potência muito alto. por outro lado, gastam menos energia que as de jacto de tinta (no global) porque são muito mais rápidas.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por itisix »

já agora...

uma das maneiras dos bancos emprestarem dinheiro é hipotecando o terreno, mas dado que muita gente constroi este tipo de casas em terreno sem viabilidade construtiva, não vale nada e chapéu...

outra solução é hipotecar outra casa de algum familiar (mas aí é mais complicado).

infelizmente é complicado lidar com estes bancos. nem para as casas de madeira "normais" eles emprestam sem torcer o nariz.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por alexjp4 »

e não podes cimentar, mas penso que poderás aplicar piso não "fixo" tipo pave ou calçada [/quote]

boas

tanto pelo que sei, há camaras que não permitem a calçada ou o pavê porque é considerado impermeabilização dos solos, mas como tudo, consegue-se dar a volta e então podes aplicar o chão (não sei como se chama ) mas é fabricado como o pavê mas não é todo fechado no meio é furado, normalmente utiliza-se para fazer os caminhos para os carros em terrenos que estão relvados.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por itisix »

pois... isso depois vai de cada camara.

ainda há pouco tempo vi umas casas dessas que custavam 30 e pouco mil euros. eram t2. já não me lembro do site.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por mauri »

itisix Escreveu: há, no entanto, uma ressalva na lei do imi. diz lá que mesmo que seja uma estrutura móvel, se estiver mais de 12 meses sem ser movimentada, fiscalmente pode ser considerada uma habitação, logo ser taxada em sede de imi.
se souberes onde está escrito, coloca aqui o artigo e decreto para todos nós podermos ler e ver onde está.
sds!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por itisix »

vou procurar. já não me lembro onde vi isso.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Vou fazer uma casa com contentores!!!

Mensagem por itisix »

código do imi

página 4

artigo 2º

especialmente
2 - os edifícios ou construções, ainda que móveis por natureza, são havidos como tendo carácter de permanência quando afectos a fins não transitórios.

3 - presume-se o carácter de permanência quando os edifícios ou construções estiverem assentes no mesmo local por um período superior a um ano.
http://www.legix.pt/docs/codimi.pdf

agora o que isto é na prática não faço ideia. basicamente eles quere cobrar imi. mas isto não interfere com os licenciamentos.... penso eu de que..

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”