PGO iDEP

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

PGO iDEP

Mensagem por tavares »

tomei hoje contacto com uma pgo idep, não tenho dados muito técnicos porque foi surpresa e a mota estava num stand de ci e é para demonstração numa feira e ela tinha acabado de chegar e no stand ninguém sabia como aquilo funcionava e tambem não vi grande vontade de saber.

http://www.pgo-scooter.com/products_inf ... 33e3ea636b

esta scooter é muito engraçada, e tem alguns conceitos inovadores ( ou não ) , tem 2 motores de 2kw sendo do tipo brusheless estando um em cada roda , tem um magnifico painel digital , debaixo do banco tem espaço para um capacete e por detrás desse espaço leva duas baterias portáteis de litio 24v cada , debaixo do poisa pés leva 4 baterias de chumbo que pelo tamanho parece-me de 20ah , a ideia é que as baterias de litio alimentem as de chumbo e as de chumbo alimentem os motores, não sei se os motores trabalham sempre em conjunto ou se pelo menos um dá para desligar , no punho direito tem um botão com a letra s , tenho quase a certeza que deve ser um sistema parecido com o que o jmal instalou na dele . amanhã vou lá passar para ver melhor.

a ideia do litio alimentar o chumbo segundo o felheto que acompanhava a mota é o seguinte:

"as baterias de litio fornecem sempre uma potencia constante á bateria de chumbo, por isso a vida util da bateria de chumbo é mais prolongada do que das outras scooters eléctricas "


autonomia:
40kms a 45km/h ; 50 kms a 30km/s ; 60kms a 25km/h


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PGO iDEP

Mensagem por tavares »

faltou dizer que a mota é construida em taiwan, é importada pela sociedade comercial do vouga e tem uma qualidade de construção muito boa com alguns pormenores muito interessantes.

quanto a preços não faço a minima ideia, nem no stand , mas acho que não deve ser barata.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: PGO iDEP

Mensagem por O_volt »

estava na expomoto na batalha!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: PGO iDEP

Mensagem por RJSC »

eu estou achar esse sistema de duas tecnologias de baterias desperdício em termos de complexidade do sistema, custos, peso e possibilidades de avaria (quanto mais componentes em cadeia, maior a probabilidade de falha).

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: PGO iDEP

Mensagem por sergio ferraz »

tambem acho que a mota puxa pelas duas baterias
se uma é complicado entao duas diferentes...
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: PGO iDEP

Mensagem por hmgp »

ainda num post atrás me referia a isso.

um ve = simplicidade, mas como os construtores querem é passar uma ideia contrária para poderem justificar pedir os €'s que bem entenderam chegando a raiar o roubo, é isto que fazem, sistemas "inovadores", "complexos", que são muito menos eficientes, mas assim já justifica pedirem rios de dinheiro por um veiculo, que na realidade é muito mais simples do que os normais de combustão interna...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: PGO iDEP

Mensagem por jmal »

com 2 motores e 2 tipos de baterias, quer dizer que utiliza um motor para cada tipo de bateria, acho um desperdício de energia em 2 motores, é mais peso e mais electrónica, e reparem que isso reflete-se no peso, o peso a seco é de 115 kg, não sei se este peso inclui a bateria, mas se é a seco !!!

outra cena será;
"as baterias de litio fornecem sempre uma potencia constante á bateria de chumbo, por isso a vida util da bateria de chumbo é mais prolongada do que das outras scooters eléctricas "
a mim parece-me uma grande gafe, se não é uma gafe então deve ser o maior disparate que já alguma vez ouvi nos eléctricos. dá a entender que a bateria de chumbo é que é realmente importante e de um custo muito superior à de lítio, até acredito que o processo funciona, e dá a possibilidade da bateria de chumbo durar 350 ciclos, ya fixe, sem contar com o facto de termos uma bateria eficiente a carregar uma bateria ineficiente.


parece-me que quem desenvolveu esta scooter não tem a noção que baterias de chumbo não servem para ve.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PGO iDEP

Mensagem por tavares »

hoje tive hipotese de a ir experimentar, resultado :

a mota é muito manobrável e não se nota o peso , talvez devido ao baixo centro de gravidade porque as baterias de chumbo encontram-se deitadas e por baixo do poisa pés , ao contrário do que eu pensava os motores trabalham permanentemente os dois e o tal botão no punho direito com o simbolo s , é o s de speed e não é mais que o boost da bereco e tal como nesta a utilização do s implica o baixamento drástico da autonomia , não gostei da inserção da mota em curvas mais apertadas , nem de fazer as rotundas com o punho mais enrolado a mota fica com um comportamento esquisito com tendencia a fugir de frente , mas de repente a querer ir para a parte interior da curva e isto é sem dúvida devido ao peso da roda dianteira e desta ser tambem motriz ( o peso atira-a para fora e a tracção puxa-a para dentro).

sinceramente, acho a mota engraçada mas eu não compraria e como já foi dito , duplo motor , duplo contrololador , dupla bateria é igual ao dobro de hipoteses de avaria e não tem nada a ver com a simplicidade do ve .

o preço não me foi dito o valor certo mas é acima dos 3000euros.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”