Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por jmal »

Mumia Escreveu:já dizia alguém... temos os números é fazer as contas!!

e claro cada caso é um caso! Não podemos generalizar nunca!

é verdade que para quem anda de VE sai mais o "abastecimento", porem a grande verdade é que quem procura pergunta sempre três coisas fulcrais.

Qt Custa?
Qt gasta?
Qt fica do umas baterias no futuro?

e a diferença do valor q custa entre um VE e um CI pode em muitos casos nao compensar... nem todos certamente terão vida para ter um VE o tempo suficiente para o amortizar.. e como tal o valor "a mais" que deu contra o valor de um CI não compensa e torna o investimento desvantajoso... ou os Km's que faz torna o tempo de amortização infinito...

Este tema é sem duvida polémico, e sem duvida nenhuma que cada caso é um caso e como tal cabe a cada um fazer as continhas mt bem feitas que o € anda a custar cada vez mais a ganhar (e a gastar) ;)

Radicalismos não levam a lado nenhum :)
Foi por isso que deixei links de alguns 4 tópicos onde este assunto já foi discutido, mas o resultado foi sempre pouco conclusivo, porque faltam números às contas.


Para mim continua a compensar, já vou no terceiro ve.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por MVS »

O objectivo inicial deste tópico era o de provocar alguma reflexão sobre um aumento das vendas na área das scooters 125cc 4T nos últimos anos. Esta animação do mercado não tem levado as scooters eléctricas atrás de si. Porquê?

Já agora que falamos de objectivos a ideia era também chamar a atenção para o facto da manutenção de uma scooter CI não ficar tão barata quanto se pensa inicialmente. Quanto mais rotativo é o motor de CI maior é o desgaste durante a utilização.

Devo confessar que fiquei surpreendido com algumas opiniões aqui colocadas. Se calhar não devia.

Obviamente cada um faz as suas contas e sabe das condicionantes da sua própria vida.

O debate foi levado para um plano distinto. Já lá vamos.

Falei dos 100,000Km porque me parece uma boa quilometragem limite para um veículo citadino e alguns fornecedores cobrem este valor com a sua garantia.

Um Smart 450 a gasolina foi um veículo citadino popular, raramente durava mais de 100,000Km e terminava grande parte das vezes a sua vida útil com um incêndio no compartimento do motor.

Nunca ninguém se preocupou em perguntar ao vendedor enquanto ponderava comprar um:

Quanto custa devolver a juventude a um Smart 450 a gasolina para fazer mais 100,000Km?
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por MVS »

jmal Escreveu:-garantias; em 2008 a vectrix dava 5 anos de garantia, a bereco começou por dar 2 anos 80.000 kms, aumentando para 4 anos 80.000 kms em 2010, onde também passou a dar garantia de 2 anos - 10,000km para baterias de chumbo com o C-BMS (bms chumbada), a SW dava 2 anos kms ilimitados que entretanto reduziu para 25.000 kms, todas falavam em capacidade útil restante de 80%. O nissan leaf veio em 2011 com uma garantia da bateria de 5 anos 100.000 kms para 75 % de capacidade restante.
Das marcas de scooters que mencionas:

A garantia da Vectrix é neste momento de 2 anos.

A Bereco dá em Espanha 1 ano ou 10,000Km de garantia ao pack de baterias e 2 anos á scooter.


Quanto á legislação refira-me á conhecida como “ lei das 125” que penso ser de Agosto de 2009 e é parcialmente responsável pelo aumento das vendas no sector.
jmal Escreveu:(…), mas menos oferta, logo preços mais elevados.
Não estou de acordo com este teu raciocínio. Os preços mais elevados a que te referes geralmente estão associados a uma preparação especial (BMS + serviços) de alguns modelos.

Vou dar-te um exemplo:

Se eu comprasse uma Vectrix. O mais natural seria falar contigo de antemão para incluir no custo da moto a tua preparação sem a qual na minha opinião meramente pessoal a garantia original do fabricante não seria credível.

Logo o custo da moto para mim seria o valor do concessionário mais o custo do teu material e serviços.

Não estou a comprar o mesmo produto mais caro estou a comprar um produto diferente.
jmal Escreveu:Ainda não se falou do preço da troca de baterias, essa é das 4 perguntas que todos os curiosos com quem falo fazem sempre sem exceção:

-quanto tempo/kms dura a bateria ?
Para consumos até 2C, num sistema bem parametrizado, sem uso regular em temperaturas extremas e com um bom BMS:

O pack de baterias de 72V 60Ah pode durar 12 anos ou 160,000Km.

Daí para cima em utilizações mais radicais isto pode ser reduzido para metade.
jmal Escreveu:-quanto tempo demora a carregar ?
Na química LiFePO4:

Tempo de carga em horas para 98% SOC = Capacidade do pack em Ah / Corrente máxima do carregador em A

A operação de balanceamento não é de forma alguma agressiva para as baterias.

Se o veículo não operar desta forma significa que algo está mal feito de raiz.
jmal Escreveu:-quanto custa a bateria quando tiver de ser trocada ?
Se o pack de baterias for proprietário é de facto dispendioso.

Se o pack for constituído por células standard independentes. Basta consultar os sites Europeus, encomendar, pagar e mandar entregar nas instalações do Jorge Rocha. Ele além de montar o pack com eventual aumento de capacidade, ainda instala mais um carregador onboard e cria espaço para o capacete integral na mala.
jmal Escreveu:-e quanto custa o veiculo ?
Basta consultar os preços online ou nos concessionários.
Última edição por MVS em quarta abr 23, 2014 10:10 am, editado 2 vezes no total.
Imagem

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por ICEM4N »

jmal Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Só quem não fizer contas é que fica na duvida!

Esmiuçando apenas um ponto...

Os 30% de aumento no preço do combustível são muito mais dinheiro que os 55% de aumento no preço do KWh.

Vejamos 1000Km a CI, com média de 3 litros aos 100km e sendo cada litro a 1,24€ dá (1000 / 100 X 3 X 1,24 = 37,20€)
Agora com o aumento de 30% dá 48,36€
Diferença de 11,16€, ente o antes e o depois.

Agora com a electricidade:
Os 1000Km de VE com média de 6KWh aos 100km, sendo cada KWh a 0,12€ dá (1000 / 100 X 6 X 0,12€ = 7,26€)
Com os tais 55% de aumento 11,26€
Diferença de 4,00€, entre o antes e o depois.

Desta forma verifica-se que realmente nos dias de hoje ainda existe mais vantagem em ter um VE (face a um a combustão) que há uns anos atrás!

Hoje que tem VE paga mais 4,00€ para percorrer os mesmos km que antigamente e
quem tem o CI paga mais 11,26€ para percorrer os mesmos km de antigamente.

Se antes já era bom, hoje é ainda melhor ter um VE!

Exato, a minha preocupação é essa, e a geral dos curiosos, se a isso juntares o custo superior de um ve, daqui a uns anos não compensa.

Em 2001 um kwh tarifa simples ficava por 0.0893
Em 2014 um kwh tarifa simples fica por 0.1877

Aumento em 13 anos - 110 %

Em 2001 um litro de gasolina 95 ficava por 0,91
Em 2014 um litro de gasolina 95 fica por 1.616

Aumento em 13 anos - 77 %
O Jorge foi bem explícito.

Segundo as tuas contas preferes 50% de um salário mínimo nacional que 5% do salário do Eduardo Catroga da EDP!!! É isso?
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:A garantia da Vectrix é neste momento de 2 anos.

A Bereco dá em Espanha 1 ano ou 10,000Km de garantia ao pack de baterias e 2 anos á scooter.


Quanto á legislação refira-me á conhecida como “ lei das 125” que penso ser de Agosto de 2009 e é parcialmente responsável pelo aumento das vendas no sector.
Estava a falar da bereco portuguesa, e qualquer uma destas já só dão garantia ás que venderam em tempos.
MVS Escreveu:
jmal Escreveu:(…), mas menos oferta, logo preços mais elevados.
Não estou de acordo com este teu raciocínio. Os preços mais elevados a que te referes geralmente estão associados a uma preparação especial (BMS + serviços) de alguns modelos.

Vou dar-te um exemplo:

Se eu comprasse uma Vectrix. O mais natural seria falar contigo de antemão para incluir no custo da moto a tua preparação sem a qual na minha opinião meramente pessoal a garantia original do fabricante não seria credível.

Logo o custo da moto para mim seria o valor do concessionário mais o custo do teu material e serviços.

Não estou a comprar o mesmo produto mais caro estou a comprar um produto diferente.
Todas as que falei tinham essa preparação especial, referia-me ao oferta/procura.
MVS Escreveu:
jmal Escreveu:Ainda não se falou do preço da troca de baterias, essa é das 4 perguntas que todos os curiosos com quem falo fazem sempre sem exceção:

-quanto tempo/kms dura a bateria ?
Para consumos até 2C, num sistema bem parametrizado, sem uso regular em temperaturas extremas e com um bom BMS:

O pack de baterias de 72V 60Ah pode durar 12 anos ou 160,000Km.

Daí para cima em utilizações mais radicais isto pode ser reduzido para metade.
jmal Escreveu:-quanto tempo demora a carregar ?
Na química LiFePO4:

Tempo de carga em horas para 98% SOC = Capacidade do pack em Ah / Corrente máxima do carregador em A

A operação de balanceamento não é de forma alguma agressiva para as baterias.

Se o veículo não operar desta forma significa que algo está mal feito de raiz.
jmal Escreveu:-quanto custa a bateria quando tiver de ser trocada ?
Se o pack de baterias for proprietário é de facto dispendioso.

Se o pack for constituído por células standard independentes. Basta consultar os sites Europeus, encomendar, pagar e mandar entregar nas instalações do Jorge Rocha. Ele além de montar o pack com eventual aumento de capacidade, ainda instala mais um carregador onboard e cria espaço para o capacete integral na mala.
:mrgreen:
MVS Escreveu:
jmal Escreveu:-e quanto custa o veiculo ?
Basta consultar os preços online ou nos concessionários.
Como vê a coisa é complicada.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por marcopns »

Melhor que previsões, é o histórico...

Aqui fica o meu de 3 anos e 8 meses, mais de 47 000kms

Consumo: 5,4kwh/100km
2538kwh que paguei a um preço medio de 0,105€ = 266,49€
Seguros: 306€
Pneus: 129€
Rolamentos: 16€
Pastilhas travão: 15€
BMS: 220€

Total: 952,49€

Equipamento para o condutor e pendura gastei cerca de 500€

Se não tivesse mota elétrica, teria outro carro diesel. Nunca me passou pela cabeça comprar uma 125cc

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu: Voltas a falar em percentagem para tentar afirmar exactamente o quê?
?
ICEM4N Escreveu: O Jorge foi bem explícito.

Segundo as tuas contas preferes 50% de um salário mínimo nacional que 5% do salário do Eduardo Catroga da EDP!!! É isso?

Foi, e até expressei a minha preocupação, mas vocês não chegaram lá, por este ritmo e quando for cobrado o mobie, esses custos vão disparar, e não nos podemos esquecer que as ci andam a gastar cada vez menos e a custar cada vez menos, fala-se em 3 litros, mas para acompanhar uma mota elétrica que gasta 6 kw / 100kms, uma honda pcx que custa 2650 € e gasta 2.1 l chega, e nem sequer vamos falar de qualidade, e se falar-mos de carros elétricos, então ai Jesus... ficamos por aqui.


Espero que entendam que não vim aqui meter estas questões porque sou contra isto ou aquilo, eu tenho ve que usa matricula desde 2008, e já desde 2000 e picos que ando de ve, também reparo ve's, desenvolvo equipamentos para ve e também vendo, provavelmente não estou a puxar a "brasa à minha sardinha" como devia, talvez, mas estas são as questões reais com que as pessoas me enfrentam todos os dias, e procuro argumentos verdadeiros para estas pessoas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Vocês sabem que em VE, eu sou mais ignorante que vós..."trigo limpo farinha amparo!" ;)

Conheço alguém que quando viu pela primeira vez a "minha Mula" ficou entusiasmado e recomendei o mesmo que faço a todos os que colocam a questão dos VE.
Optou por uma Honda pcx, soube um ano depois. Estava entusiasmado com o custo, (preço de compra + 3000, desconto que lhe deram e o baixo consumo). Nda a opor!

Da segunda vez que nos cruzamos, (+ 1 ano)... cumprimentos, saudações, etc... - e a máquina? satisfeito?
- Muito, maravilha... 8 € dá para 200km... (4 dá 100 nas minhas contas!)
- Pois, eu faço 0,6 € / 100Km, respondi eu...sorriso amarelo e fim de papo! :oops:

O resto para mim são feijões! Mas tendes razão! Será uma discussão eterna e sempre actual.

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por ICEM4N »

BondadeSua Escreveu::mrgreen:
Vocês sabem que em VE, eu sou mais ignorante que vós..."trigo limpo farinha amparo!" ;)

Conheço alguém que quando viu pela primeira vez a "minha Mula" ficou entusiasmado e recomendei o mesmo que faço a todos os que colocam a questão dos VE.
Optou por uma Honda pcx, soube um ano depois. Estava entusiasmado com o custo, (preço de compra + 3000, desconto que lhe deram e o baixo consumo). Nda a opor!

Da segunda vez que nos cruzamos, (+ 1 ano)... cumprimentos, saudações, etc... - e a máquina? satisfeito?
- Muito, maravilha... 8 € dá para 200km... (4 dá 100 nas minhas contas!)
- Pois, eu faço 0,6 € / 100Km, respondi eu...sorriso amarelo e fim de papo! :oops:

O resto para mim são feijões! Mas tendes razão! Será uma discussão eterna e sempre actual.

BondadeSua
Tem que se ter uma condução rápida para gastar 0,60 euros.... Eu ainda na semana passada fui a Fafe e gaste cerca de 0,49 euros.... Sempre pelo menos a 60km/h.

Mas nem tudo é comparável... Quem não anda no dia a dia e apenas vai a encontros e concentrações não compensa uma eléctrica.. Dificilmente irei à batalha ou faro a concentrações e quem gosta disso prefere uma a gasolina..

Para o dia a dia não existe melhor que as eléctricas por mais contas que se faça...
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por Mumia »

MVS Escreveu:O objectivo inicial deste tópico era o de provocar alguma reflexão sobre um aumento das vendas na área das scooters 125cc 4T nos últimos anos. Esta animação do mercado não tem levado as scooters eléctricas atrás de si. Porquê?
Esta é de simples resposta... e claro que a sabes...
1º A possibilidade da condução de motas ate 125cc por condutores com carta de categ B com + de 25 anos.
2º O baixo preço das 125cc a gasolina e os seus actuais baixos consumos. Como forma de poupar algum € referente ao que gastam nas deslocaçoes em cidade
3º A facilodade de estacionamento de motas nas cidades.
jmal Escreveu:... por este ritmo e quando for cobrado o mobie, esses custos vão disparar, e não nos podemos esquecer que as ci andam a gastar cada vez menos e a custar cada vez menos, fala-se em 3 litros, mas para acompanhar uma mota elétrica que gasta 6 kw / 100kms, uma honda pcx que custa 2650 € e gasta 2.1 l ...
São estes mesmos valores que mt gente fala e pensa e faz contas!

com a diferença que tem dos 2650€ (ou bem menos) para o valor de uma VE, o ppl pensa na quantidade de gasolina e manutenção que faz e anda. Estas sao as contas que cada vez mais o ppl faz e fala.
ICEM4N Escreveu: Para o dia a dia não existe melhor que as eléctricas por mais contas que se faça...
Sou da mesma opinião ainda mais em ambiente citadino...

É um pouco como disse e já tive casos a mostrar-me isso... se em alguns sem duvida nenhuma um VE compensa (ja o esta actuamente a compensar), em outros nao... pq não teriam a mota o tempo suficiente para o alto investimento (todos nós sabemos e temos a noçao que a compra de uma mota VE é smp de um valor alto) fosse rentabilizado. O q vai contra os baixos preços de algumas CI's.

Andaremos smp a volta do mesmo... para alguns vai compensar e valer a pena um VE para outros nao definitivamente, cabe a cada um fazer muito bem as suas continhas ;) Não podemos ser radicais ;)

Se estou arrependido da compra da minha??? Não até ao momento ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por MVS »

A Honda PCX gasta mais de 2,6L/100Km em média na melhor das hipóteses. Não confirmei o preço mas tenho o apontamento mental de que com documentos o proprietário despende cerca de 3,000€ por um modelo novo.
Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:A Honda PCX gasta mais de 2,6L/100Km em média na melhor das hipóteses. Não confirmei o preço mas tenho o apontamento mental de que com documentos o proprietário despende cerca de 3,000€ por um modelo novo.
Caro MVS, não se precipite, leia novamente o que escrevi :) . Eu disse que para acompanhar uma elétrica que faz 6 kwh por 100 kms, 2.1 l chega perfeitamente, 2.6 litros já é a andar bem.

PCX (velha)custa 2650 + 300 de documentação, preparação e eco-valor, a PCX 2014 custa 2699 + 300, decorre uma campanha para a velha que pelo valor de 2650 leva tudo + uma topcase, este valor ou aproximado também foi e é cobrado por alguns importadores de elétricas (referi esse ponto num dos meus posts atrás). Em fóruns da especialidade encontra-se muito pessoal que negociou estes valores, alguns até abaixo da fasquia de 2400 € com tudo.
ICEM4N Escreveu:Tem que se ter uma condução rápida para gastar 0,60 euros.... Eu ainda na semana passada fui a Fafe e gaste cerca de 0,49 euros.... Sempre pelo menos a 60km/h.

Mas nem tudo é comparável... Quem não anda no dia a dia e apenas vai a encontros e concentrações não compensa uma eléctrica.. Dificilmente irei à batalha ou faro a concentrações e quem gosta disso prefere uma a gasolina..

Para o dia a dia não existe melhor que as eléctricas por mais contas que se faça...
50 cêntimos é o valor que digo ás pessoas que gasto, e que é possível gastar num veiculo assim, bi-horário, algumas borlas e fica por esse valor, não numa vectrix, mas numa 5000w é facilmente atingível, se bem que a tua fica fora, desculpa que te diga, mas consegues autonomias e velocidades que mais ninguém consegue.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por MVS »

Eu percebi o que escreveste jmal.

As Honda PCX habitualmente não andam a fazer a corrida dos lentos com as eléctricas.

Fez-se a média dos consumos de várias dezenas de utilizadores da Honda PCX 125 com vários estilos de condução e deu cerca de 2,63L/100Km.

Não existe só a Honda PCX no mercado. Para a minha estatura por exemplo é um veículo não se adapta por menos que consuma.

A média efectiva de consumos para os veículos do tipo scooter 125cc 4T a rolarem neste momento é superior a 3L/100Km.

Sejemos practicos:

Podemos assumir que se compararmos os dois seguintes casos em utilização intensiva citadina:

1 - Scooter 125cc 4T de 3000€ de custo inicial

2 - Scooter eléctrica de 5KW de 6000€ custo inicial com pack garantido por 5 anos ou 100,000Km

Em termos médios ao fim de 100,000Km no caso da eléctrica o utilizador 2 poupou em relação ao utilizador 1 cerca de 1,500€ ou 2,000€ caso tenha tarifa bi-horária? Vamos assumir que ambos os proprietários estão razoavelmente satisfeitos com os respectivos veículos no final do referido periodo.

Tendo ainda em linha de conta que temos estado a fornecer energia eléctrica a custo zero de madrugada a Espanha por termos produção excedentária nas renováveis cujos custos todos suportamos mensalmente, até como desígnio Nacional em caso de contas equilibradas a opção 2 sería preferível.
Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por jmal »

Exacto, mas facilmente se mete ai uma 125 por metade do preço, que combina melhor com a qualidade de construção de ambas, e lá se vai a poupança monetária, ou então uma elétrica mais barata e aumenta-a, estás a ver porque é polémico.

Tens razão, falta uma política energética neste pais, que apenas se move por interesses.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”