jmal Escreveu:-garantias; em 2008 a vectrix dava 5 anos de garantia, a bereco começou por dar 2 anos 80.000 kms, aumentando para 4 anos 80.000 kms em 2010, onde também passou a dar garantia de 2 anos - 10,000km para baterias de chumbo com o C-BMS (bms chumbada), a SW dava 2 anos kms ilimitados que entretanto reduziu para 25.000 kms, todas falavam em capacidade útil restante de 80%. O nissan leaf veio em 2011 com uma garantia da bateria de 5 anos 100.000 kms para 75 % de capacidade restante.
Das marcas de scooters que mencionas:
A garantia da Vectrix é neste momento de 2 anos.
A Bereco dá em Espanha 1 ano ou 10,000Km de garantia ao pack de baterias e 2 anos á scooter.
Quanto á legislação refira-me á conhecida como “ lei das 125” que penso ser de Agosto de 2009 e é parcialmente responsável pelo aumento das vendas no sector.
jmal Escreveu:(…), mas menos oferta, logo preços mais elevados.
Não estou de acordo com este teu raciocínio. Os preços mais elevados a que te referes geralmente estão associados a uma preparação especial (BMS + serviços) de alguns modelos.
Vou dar-te um exemplo:
Se eu comprasse uma Vectrix. O mais natural seria falar contigo de antemão para incluir no custo da moto a tua preparação sem a qual na minha opinião meramente pessoal a garantia original do fabricante não seria credível.
Logo o custo da moto para mim seria o valor do concessionário mais o custo do teu material e serviços.
Não estou a comprar o mesmo produto mais caro estou a comprar um produto diferente.
jmal Escreveu:Ainda não se falou do preço da troca de baterias, essa é das 4 perguntas que todos os curiosos com quem falo fazem sempre sem exceção:
-quanto tempo/kms dura a bateria ?
Para consumos até 2C, num sistema bem parametrizado, sem uso regular em temperaturas extremas e com um bom BMS:
O pack de baterias de 72V 60Ah pode durar 12 anos ou 160,000Km.
Daí para cima em utilizações mais radicais isto pode ser reduzido para metade.
jmal Escreveu:-quanto tempo demora a carregar ?
Na química LiFePO4:
Tempo de carga em horas para 98% SOC = Capacidade do pack em Ah / Corrente máxima do carregador em A
A operação de balanceamento não é de forma alguma agressiva para as baterias.
Se o veículo não operar desta forma significa que algo está mal feito de raiz.
jmal Escreveu:-quanto custa a bateria quando tiver de ser trocada ?
Se o pack de baterias for proprietário é de facto dispendioso.
Se o pack for constituído por células standard independentes. Basta consultar os sites Europeus, encomendar, pagar e mandar entregar nas instalações do Jorge Rocha. Ele além de montar o pack com eventual aumento de capacidade, ainda instala mais um carregador onboard e cria espaço para o capacete integral na mala.
jmal Escreveu:-e quanto custa o veiculo ?
Basta consultar os preços online ou nos concessionários.