Novo Software da Vectrix acaba de sair

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Novo Software da Vectrix acaba de sair

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:só se for isso, demorar mais tempo e obter uma célula que não está na carga óptima. isso é um método "coxo", só para desenrascar, e definitivamente muito pouco próprio para uma aplicação como um ev, por motivos de segurança e rentabilização. não é só o método de detecção de fim de carga que é diferente. por exemplo, para carregares por completo uma de litio, tens que aplicar 2 fases, uma 1ª de corrente constante e uma 2ª de tensão constante. duvido que algum fabricante te recomende isso, e não será só para poder vender carregadores de nimh e litio em separado.
sim claro, é um método que nem se deve falar dele, mas repara que essas 2 fases também são aplicadas nas nimh, entre mais 2 fases que depende do estado em que se encontrem as células. mas voltando ao assunto este software apenas precisa de alguns ajustes para pode trabalhar com as de lítio sem qualquer problema. a parte do nível de bateria então está quase perfeito para as de lítio, derivado à curva de descarga destas ser menos "inclinada" .
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: Novo Software da Vectrix acaba de sair

Mensagem por jmap »

njay Escreveu:em geral não podes carregar baterias de litio com um carregador de nimh e vice-versa (a não ser que o carregador seja "multi-tecnologia"). elas têm métodos de carga diferentes.
penso que este carregador deve dar porque é reprogramável e assim sendo adapta-se a qualquer tipo de fornecimento de carga (dentro dos limites que lhe são inerentes).
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Novo Software da Vectrix acaba de sair

Mensagem por Njay »

Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: Novo Software da Vectrix acaba de sair

Mensagem por jmap »

njay Escreveu:battery technology handbook
http://www.hardingenergy.com/techmanual.htm
muito obrigado!
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: Novo Software da Vectrix acaba de sair

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:(...)vou tentar ajudar, portanto ao que parece aperfeiçoaram o carregador e controlador de carga das baterias, e tem a ver essencialmente com a temperatura de trabalho, como sabem as baterias têm comportamentos diferentes em relação à temperatura ambiente, neste caso a modificação mais importante que fizerem foi no processo de carga de maneira a que as baterias aqueçam o menos possivel, no caso desta tecnologia é um problema a temperatura que chegam no fim de carregadas. outro aperfeiçoamento que fizeram deve-te ao nível da bateria, isto porque com temperaturas ambientes diferentes ele tinha também indicação errada da quantidade de energia nas baterias devido à diferença de tensão em relação à temperatura. sendo assim o controlador ajusta esse nível de acordo com a temperatura e tensão das baterias para que seja o mais real possivel.
outra alteração foi também em relação à tensão vs temperatura das baterias, quando chega a níveis críticos mas não está descarregada, ela diminui a potência dada ao motor mas não desliga o motor, permitindo fazer mais alguns quilómetros quando com o software anterior já não fazia, portanto aqui poderá ocorrer um aumento efectivo da autonomia.(...)
acabei de saber que após aplicar o novo software, vai ser necessário fazer descargas completas... das modificações acima descritas consegues perceber a necessidade de balancear novamente as baterias?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: Novo Software da Vectrix acaba de sair

Mensagem por jmap »

soube hoje que a masac já tem na sua posse o novo software e que está a testá-lo. se tudo correr bem para a semana os concessionários já o têm também.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Novo Software da Vectrix acaba de sair

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:(...)vou tentar ajudar, portanto ao que parece aperfeiçoaram o carregador e controlador de carga das baterias, e tem a ver essencialmente com a temperatura de trabalho, como sabem as baterias têm comportamentos diferentes em relação à temperatura ambiente, neste caso a modificação mais importante que fizerem foi no processo de carga de maneira a que as baterias aqueçam o menos possivel, no caso desta tecnologia é um problema a temperatura que chegam no fim de carregadas. outro aperfeiçoamento que fizeram deve-te ao nível da bateria, isto porque com temperaturas ambientes diferentes ele tinha também indicação errada da quantidade de energia nas baterias devido à diferença de tensão em relação à temperatura. sendo assim o controlador ajusta esse nível de acordo com a temperatura e tensão das baterias para que seja o mais real possivel.
outra alteração foi também em relação à tensão vs temperatura das baterias, quando chega a níveis críticos mas não está descarregada, ela diminui a potência dada ao motor mas não desliga o motor, permitindo fazer mais alguns quilómetros quando com o software anterior já não fazia, portanto aqui poderá ocorrer um aumento efectivo da autonomia.(...)
acabei de saber que após aplicar o novo software, vai ser necessário fazer descargas completas... das modificações acima descritas consegues perceber a necessidade de balancear novamente as baterias?
oi, balancear novamente como, esse processo de balanceamento das nimh é dado de tempos a tempos, ou entre um determinado numero de ciclos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: Novo Software da Vectrix acaba de sair

Mensagem por jmap »

procedimento oficial a ter após a instalação do novo software:
consumer responsibility

1.0 do not recharge the bike yet. begin the battery management initialization routine by immediately discharge the battery until the battery light (red telltale) illuminates. then follow steps 2-5 to complete the initialization.

2.0 set a pre-charge cooling delay. this selectable pre-charge cooling delay has been incorporated into the charging algorithm to cool the batteries prior to charging. this increases the charge efficiency. it is recommended that a delay be used whenever possible and that the duration be made as long as time permits. set a pre-charge cooling delay as follows:
2.1 unplug the bike.
2.2 turn on the bike.
2.3 pres and hold the select (s) button on the right side of dashboard until you see the set delay mode activated on the left lcd.
2.4 set the delay using the h and m buttons. press and hold h to increment by 1 hour. press and hold m to increase in 15 minute increments. the maximum delay you can set is 9 hours, after that it will go back to 0.
2.5 once you are finished press and hold the select (s) button until you see done flash briefly on the left lcd and the normal display returns.
2.6 enable the programmed delay by pulling the left brake lever while turning off thee ignition key.
2.7 alternatively you can enable a fixed 30 minute delay by pulling the right lever while turning off the ignition key.

3.0 fully charge the scooter using the charge delay.
3.1 plug in the scooter.
3.2 the dashboard will turn on and you will see the initial check, then it will turn off and the plenum fans will run.
3.3 every 20 minutes the dashboard will turn on and the bike will check the battery temperature. if it is below the set threshold, the plenum fans will turn off and the delay will continue with the fans off. if the temperature is not below the threshold, the plenum funs will run.
3.4 at the end of the delay, the charger will begin a normal charge cycle. a the end of the charge a 1hr post cool down will begin with the fans powered by the battery. this will terminate earlier if the threshold temperature is reached.
3.5 the charger will then begin an equalization charge (this was initiated when new software was loaded). it is recommend that you let this equalization charge complete. the duration is set to 4 hours in addition to the regular charge time. however, if time does not permit, stopping the sequence will not harm your scooter.

4.0 within 24 hrs, completely discharge the bike again. be certain the battery light illuminates. this discharge does not have to happen in one ride, but do not perform an opportunity charge (short cycle) until after the bike has been fully discharged.

5.0 once the battery light illuminates the initialization is complete.

notes: unless you want to change the duration, the programmed delay will stay in the memory, so you do not need to reprogram it every time. to enable the programmed delay, simply pull the left brake lever while you are turning off the ignition key prior to plugging in the bike.
alternatively, you can enable a fixed minute delay by pulling the right lever while you are turning off the ignition key.

the software will keep track of the riding time. after every 12 hrs of riding an equalization command will be sent to charger which will initiate an equalization charge after your next charging cycle
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”