Diferentes tipos de BMS

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por edupatorod »

é mais fáicl de implementar...??

então pq não se fala nisso? ehehe incrivel...

o que chamamos tempo de detecção é o tempo desde q as baterias chegam a 2.65v individualmente até haver acções praticas (corte do motor) para que se deixe de puxar corrente pelas baterias.
200micro-seg é tipo muito rápido... tipo zero segundos... ehehe


eduardo.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Njay »

edupatorod Escreveu:é mais fáicl de implementar...??
sim, parece-me ser a vertente de um bms que é mais fácil de implementar.
edupatorod Escreveu:então pq não se fala nisso? ehehe incrivel...
não se fala nisso??? não percebo o que queres dizer nem porque é que não se há-de falar nisso...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por edupatorod »

njay,

nada... esquece... acho qe já estou a falar de mais...


eduardo.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Njay »

uma referência de tensão de precisão... um divisor de tensão... um comparador de tensão... e uma saída ligada ao acelerador ou outra entrada de corte do motor como o interruptor dos travões (que calculo que as scooters eléctricas tenham). embora eu pessoalmente fizesse com um microcontrolador, pode não parecer mas é mais fácil e provavelmente mais barato.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por edupatorod »

njay,

sim, sim !!! tão facil...

porque será que só a team bereco tem, e em 200 micro-seg faz a detecção...??


eduardo
team bereco.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por hmgp »

edupatorod Escreveu:njay,

sim, sim !!! tão facil...

porque será que só a team bereco tem, e em 200 micro-seg faz a detecção...??


eduardo
team bereco.pt
eduardo, como podes afirmar isso? que só o vosso bms corta em descarga? ou não é isso que estás a dizer?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por edupatorod »

pois,

acho que não vou "incendiar" mais os topicos... ehehe
vou-me limitar a dizer o que temos, peço desculpa... !!!

de qq maneira sempre que digo alguma koisa, é para esclarecer a verdade só isso...


eduardo,
team bereco.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por hmgp »

edupatorod Escreveu:pois,

acho que não vou "incendiar" mais os topicos... ehehe
vou-me limitar a dizer o que temos, peço desculpa... !!!

de qq maneira sempre que digo alguma koisa, é para esclarecer a verdade só isso...


eduardo,
team bereco.pt
eduardo, esclarecer e partilhar conhecimentos, pelo menos para mim, é uma das grandes qualidades deste fórum e fazem parte da minha postura aqui. se achas que não consegues explicar sem "incendiar", então concordo que não digas mais nada, de resto não vejo porque não devas partilhar o que souberes e que aches que pode ser partilhado, repara que aqui quero dizer mais claramente que não te pedi que detalhasses o funcionamento do bms da bereco, apenas pedi que justificasses, no caso de ter percebido bem, porque dizes serem os únicos a cortar em descarga.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por edupatorod »

pronto n vou incendiar...,

cada marca sabe o que tem e o que pode garantir ao cliente. assim, eu estar a entrar em detalhes do que deve ou não ter, e do que é importante na gestão de baterias, não tem nexo.
depois essa informação é vital para a manutenção e o sucesso de uma marca.

quando as pessoas estão para comprar um veículo têm que se basear na confiança que a marca lhe transmite... só isso. para um cliente que não se interessa tecnicamente sobre os veículos, não interessa saber se o bms esta a cortar em micro ou mili seg... e nem lhes interessa se isso é ou não importante... o que interessa é o que o vendedor pode garantir e a confiança que mostram nos seus veículos... isso é o mais importante.
acho que é a isso que se deve dar importancia a partir de agora.

por exemplo na vectrix, não interessa se a gestão de baterias funciona bem ou mal...? o que interessa é a maneira como eles afirmam que garantem mais de 80.000km, a maneira como publicam e a confiança que mostram quando o publicam e afirmam...

cump,
eduardo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por hmgp »

tá bem!
mas, e mais uma vez repito que posso ter percebido mal, deu-me a entender que afirmavas que só vocês cortavam em descarga. isso a mim parece-me tão básico (por ser tão vital para as baterias) que não vejo como os outros não o possam fazer também!!
eu sei o que tenho porque a sw energy me informou e sempre me respondeu a pedidos de informação. acredito que tenha pedido mais do que o comprador normal, mas nada me foi escondido (quer dizer, não me mandaram os planos técnicos do bms mas também não os queria e nem faz sentido...) e seguindo a tua lógica (da garantia do vendedor e do exemplo da vectrix) então eles garantindo 2 anos e quilómetros ilimitados devem ter alguma coisa, incluindo cortar na descarga... ou, mais uma vez a minha duvida em relação à tua afirmação, sabes que não?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por edupatorod »

hmgp,

mas eles garantente km ilimitados ou 2 anos ?
ou garantem km ilimitados e 2 anos ?

é que se os 2 anos acabarem, os km ilimitados ainda garantem?
daqui a 20 anos se as baterias se rebentarem, eles garantem ainda?

e que se for isso, fizes-te bem, pq daqui a 30 anos, eles vão ter que te dar um pack de baterias novo, eheheh!!!

olha a team bereco não dava!!!! e fizes-te a escolha certa...


cmp,
eduardo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por hmgp »



andas a fugir ás minhas perguntas... e continuas sem responder o que quiseste afirmar com e passo a citar:
edupatorod Escreveu: ... porque será que só a team bereco tem, ...
isto é que pedi para responderes...
edupatorod Escreveu:hmgp,

mas eles garantente km ilimitados ou 2 anos ?
ou garantem km ilimitados e 2 anos ?

é que se os 2 anos acabarem, os km ilimitados ainda garantem?
daqui a 20 anos se as baterias se rebentarem, eles garantem ainda?

e que se for isso, fizes-te bem, pq daqui a 30 anos, eles vão ter que te dar um pack de baterias novo, eheheh!!!

olha a team bereco não dava!!!! e fizes-te a escolha certa...


cmp,
eduardo.
como será óbvio, se nem os fabricantes das baterias garantem ilimitado como era possível eles garantirem?
não estás a ser honesto...

serão quilómetros ilimitados, dentro dos 2 anos de garantia. significa que se eu conseguir fazer 81.000 km em menos de 2 anos e elas rebentarem, sim tenho direito a pack novo. eu interpreto assim.

mas já agora pergunto-te eu, como é com a bereco? garantes dois anos ou/e 80.000km?
é que eu posso fazer 80.000 km em 4 ou 5 anos e se garantires os 80.000 km e elas rebentarem ao 79.000 também me dás um pack novo ao fim de 4 ou 5 anos?
e se fizer 81.000 km em menos de 2 anos, garantes o quê? um pack novo também ou só garantes os teus 80.000km?

e sim,
edupatorod Escreveu:...e fizes-te a escolha certa...
fiz sim senhora, pelo menos até ao momento têm sido mais do 5* tem sido 8* ou 9*!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por edupatorod »

ahh ok,

então fazendo contas dá isto:

ora bem, então 80.000km (o que garante a bereco) em dois anos são 110km por dia (todos os dias incluindo fds). é possivel fazer mais de 100 km com a mota por dia todos os dias do ano, incluindo fds e tudo?

mais mil menos mil km, eu chego à conclusao então que a garantia bereco 80.000km ou dois anos é a mesma koisa... ehehe mais mil km menos mil km... eheheh.

eu tb sei de markting... mas entendo melhor com contas.
a garantia bereco são 80.000m ou 2 anos, o que suceder primerio.

eu a ti não te dava nada... eheh, vais pedir a quem compras-te a mota... a ver o que eles te dão... eheheh!!!



eduardo
team bereco.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por hmgp »

isto já está completamente e espero que não ande por aí nenhum moderador.

ou seja, já me esclareces-te a tua garantia, mas o que querias dizer com o que só o bms da bereco tem... isso que já é on-topic, não esclareces...

p.s.: eu não te pedi nada, já que pões em causa a garantia dos outros queria que esclarecesses a tua garantia, aliás como estás a fazer com o bms... mas não esclareces.

p.s.2: as contas eram para poder esclarecer as situações hipotéticas, eu também as sei fazer e também sei o que é marketing.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por edupatorod »

o pá,

eu acho que o bms tem a ver com as garantias e qualidade nos veículos... acho que não está off topic.



eduardo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por hmgp »

edupatorod Escreveu:o pá,

eu acho que o bms tem a ver com as garantias e qualidade nos veículos... acho que não está off topic.



eduardo
tens toda a razão e continuas a não responder

ficamos por aqui então. só para que fique claro, eu sei que o meu também corta.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: quinta set 25, 2008 3:55 pm
Localização: Pombal

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por hjmrodrigues »

hmgp Escreveu: tens toda a razão e continuas a não responder

ficamos por aqui então. só para que fique claro, eu sei que o meu também corta.
tens toda a razão, o teu tambem corta e o motor é instantaneamente desligado, não simula o descanso nem o travão, desliga a corrente eléctrica.
o teu bms faz a protecção das células individualmente em caso de sobre-tensão durante a carga, baixa tensão durante a descarga, e faz o balanceamento de tensões de todas as células continuamente, quer a ignição esteja ligada ou desligada.

edupatorod Escreveu:ja agora,

no bms de transferencia que outros importadores andam a usar... qual a corrente máxima que se faz na comutaçao da carga? algem sabe?

eduardo.
team bereco.pt

não sei se percebi bem a pergunta mas se é qual a corrente que é transferida de umas células para as outras a resposta é: depende das diferenças entre elas, se a diferença for zero a capacidade transferida em coulombs é zero, se a diferença for de 200mv a capacidade transferida é de (q=c*e) q=1320e-6*0,2=264 microcoulombs em cada varrimento das células, são efectuados cerca de 100 varrimentos por segundo obtemos 26 milicoulombs de transferência por segundo.resumindo quanto maior for a diferença entre elas maior a capacidade (coulombs) transferida das células com tensão mais alta para as com tensão mais baixa.
na realidade o que temos observado é que as células estão sempre com a mesma tensão,quer no fim da carga, fim da descarga ou a meio logo não há qualquer corrente a circular entre elas, se alguém duvidar vamos medi-las!




aproveito para perguntar qual a corrente máxima de sangramento dos bms da concorrência?
HR


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Njay »

hjmrodrigues Escreveu:(...) se a diferença for de 200mv a capacidade transferida é de (q=c*e) q=1320e-6*0,2=264 microcoulombs (...)
então 1320e-6 (1.32mf) é o valor do condensador que faz a transferência da carga entre células?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: quinta set 25, 2008 3:55 pm
Localização: Pombal

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por hjmrodrigues »

exactamente!
HR

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

hjmrodrigues Escreveu:
hmgp Escreveu: tens toda a razão e continuas a não responder

ficamos por aqui então. só para que fique claro, eu sei que o meu também corta.
tens toda a razão, o teu tambem corta e o motor é instantaneamente desligado, não simula o descanso nem o travão, desliga a corrente eléctrica.
o teu bms faz a protecção das células individualmente em caso de sobre-tensão durante a carga, baixa tensão durante a descarga, e faz o balanceamento de tensões de todas as células continuamente, quer a ignição esteja ligada ou desligada.

edupatorod Escreveu:ja agora,

no bms de transferencia que outros importadores andam a usar... qual a corrente máxima que se faz na comutaçao da carga? algem sabe?

eduardo.
team bereco.pt

não sei se percebi bem a pergunta mas se é qual a corrente que é transferida de umas células para as outras a resposta é: depende das diferenças entre elas, se a diferença for zero a capacidade transferida em coulombs é zero, se a diferença for de 200mv a capacidade transferida é de (q=c*e) q=1320e-6*0,2=264 microcoulombs em cada varrimento das células, são efectuados cerca de 100 varrimentos por segundo obtemos 26 milicoulombs de transferência por segundo.resumindo quanto maior for a diferença entre elas maior a capacidade (coulombs) transferida das células com tensão mais alta para as com tensão mais baixa.
na realidade o que temos observado é que as células estão sempre com a mesma tensão,quer no fim da carga, fim da descarga ou a meio logo não há qualquer corrente a circular entre elas, se alguém duvidar vamos medi-las!
uma diferença de 200 mv é pouco provável de se medir, isto porque é a diferença de uma carregada e outra descarregada, com esta diferença de tensão tens assim por alto mais de 25 ah de diferença entre as duas em baterias de 40 ah, se fizeres bem essa conta nem daqui a um ano o bms as conseguia acertar, as diferenças mais prováveis de se medir são de 10 a 20 mv, ora com menos tensão as capacidades a transferir são muito menores, basta para isso refazeres a conta.
hjmrodrigues Escreveu: aproveito para perguntar qual a corrente máxima de sangramento dos bms da concorrência?
no caso da ecomotores tens aqui; http://www.ecomotores.com/bms.html, outras marcas não encontro, além de ainda não terem versões finais de produto.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”