Diferentes tipos de BMS

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
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Njay
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Njay » domingo jul 01, 2012 12:31 am

BondadeSua Escreveu:O projecto/ideia do Jorge é exequível? Pergunto eu aos restantes "entendidos"? :geek: Faz sentido?
Creio que estamos a enriquecer o fórum com a troca de ideias!

BondadeSua
Tanto é que até já está a fazer-se :)!
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Jorge Rocha
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha » domingo jul 01, 2012 1:38 am

Njay Escreveu:
BondadeSua Escreveu:O projecto/ideia do Jorge é exequível? Pergunto eu aos restantes "entendidos"? :geek: Faz sentido?
Creio que estamos a enriquecer o fórum com a troca de ideias!

BondadeSua
Tanto é que até já está a fazer-se :)!
Fico feliz por saber!

Tudo o que poder melhorar a fiabilidade nos VE`s é sempre bem vindo, independentemente de quem veio a ideia (que pelos vistos não fui eu a te-la em 1ª mão).

Podes mostrar onde está a ser desnvolvida a ideia?
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal » domingo jul 01, 2012 11:37 am

Jorge Rocha Escreveu:Por vezes quando se tem tudo para se estar seguro, é que se facilita e não se fazem verificações!

O exemplo do BondadeSua,
Estava muito tranquilo (ou não) por ter o seu BMS porreirinho, quando na verdade, a curto/médio prazo, teria ali um problema (pelo menos de autonomia já tinha).
Como este problema existem muitos outros que podem acontecer a qualquer um...

Eu recomendaria antes que se fizesse uma revisão, a todos os componentes, periodica (a cada 6 meses ou 10 mil km). Sempre que o proprietário notásse algo de estranho no comportamento da viatura, relata-lo quanto antes, para evitar problemas de maior.

Estou nada mais nada menos que com 11 mil kms de litio sem BMS, e a cada dia que passa verifico que as celulas são muito estaveis.

Tenho feito muitas verificações para poder ter uma ideia tão clara de seu funcionamento/comportamento.
Por ter esta ideia, penso que se poderia produzir/fabricar uns equipamentos de gestão de baterias, sem o balanceamento (que é aqui que normalmente existem falhas) e que apenas medisse e controlasse as tensões totais do pack(entrada e saida), que este podesse ser programavel e com segurança dupla (tipo "para-quedas de reserva" para o caso de avaria). O balanceamento seria feito nas respectivas revisões, com a gravação de todos os dados do balanceamento, para poder antever algo de errado no futuro proximo (o cliente teria acesso aos dados para leitura, tudo às claras).

Não havendo dinheiro para colocar em pratica a teoria, tudo isto não passa de simples palavras...
O que tenho na minha scooter faz tudo isso, e basta tirar o cartão de memoria da mota e ler no pc o log de todas as cargas e descargas efectuadas, com correntes, tensões, temperaturas, maximas e minimas, totais e individuais, entre outras funções mais personalizaveis.
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha » domingo jul 01, 2012 12:38 pm

jmal Escreveu:
O que tenho na minha scooter faz tudo isso, e basta tirar o cartão de memoria da mota e ler no pc o log de todas as cargas e descargas efectuadas, com correntes, tensões, temperaturas, maximas e minimas, totais e individuais, entre outras funções mais personalizaveis.
Isso é fantastico!!!
Verifica esses parametros todos do conjunto ou de cada celula isoladamente?
De quanta memoria é o cartão e ele dá para quantas horas de gravação (a leituras de que tempo)?
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal » domingo jul 01, 2012 12:47 pm

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:
O que tenho na minha scooter faz tudo isso, e basta tirar o cartão de memoria da mota e ler no pc o log de todas as cargas e descargas efectuadas, com correntes, tensões, temperaturas, maximas e minimas, totais e individuais, entre outras funções mais personalizaveis.
Isso é fantastico!!!
Verifica esses parametros todos do conjunto ou de cada celula isoladamente?
De quanta memoria é o cartão e ele dá para quantas horas de gravação (a leituras de que tempo)?
De todo o conjunto e de cada célula, quanto á quantidade de informação depende do intervalo de tempo de gravação, mas um log de segundo a segundo ocupa cerca de 2 megas por hora, portanto um cartão de 4 gb dará para +- 85 dias, com log de segundo a segundo.
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha » domingo jul 01, 2012 12:56 pm

Isso é mesmo bom! Só lhe faltava um mostrador para verificar a cada dia se vai tudo bem, ou será que tem?
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal » domingo jul 01, 2012 1:22 pm

Jorge Rocha Escreveu:Isso é mesmo bom! Só lhe faltava um mostrador para verificar a cada dia se vai tudo bem, ou será que tem?
Não andas muito atento :lol:

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 85#p173085
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha » domingo jul 01, 2012 3:25 pm

jmal Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Isso é mesmo bom! Só lhe faltava um mostrador para verificar a cada dia se vai tudo bem, ou será que tem?
Não andas muito atento :lol:

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 85#p173085
Está muito porreiro, mesmo!
Não daria para colocar esse painel LCD no mostrador da mota? Quantos menus diferentes tem?
Pode-se ajustar a tensão total ou só dá para as 22 celulas?
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal » domingo jul 01, 2012 4:11 pm

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Isso é mesmo bom! Só lhe faltava um mostrador para verificar a cada dia se vai tudo bem, ou será que tem?
Não andas muito atento :lol:

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 85#p173085
Está muito porreiro, mesmo!
Não daria para colocar esse painel LCD no mostrador da mota? Quantos menus diferentes tem?
Pode-se ajustar a tensão total ou só dá para as 22 celulas?

É tudo configurável, tensões de corte, tensões de balanceamento, correntes, até mesmo as temperaturas, e o limite de células é de 250, dá para colocar onde se quiser.
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha » domingo jul 01, 2012 6:14 pm

jmal Escreveu: É tudo configurável, tensões de corte, tensões de balanceamento, correntes, até mesmo as temperaturas, e o limite de células é de 250, dá para colocar onde se quiser.
Isso tudo faz parte do BMS? Tem a possibilidade de se colocar um interuptor para a mudança dos menus? Alguns dos menus tem as tensões das celulas e as temperaturas (pode-se acrescentar sondas de temperatura para o motor e controlador?).
Se alguém quiser equipar em sua mota, qual a empresa que instala e mais ou menos quanto ficaria para 17 celulas em série?
Desculpa tantas perguntas, mas acho que vale a pena pelo produto que é!!!
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por carioca » sábado mai 21, 2016 10:26 pm

Boa noite tenho um pequeno problema na minha e-bike, fiz um pack com 40 baterias usadas, samsung 18650 22E, elas parecem ter energia suficiente para fazer accionar o motor de 350wats, pois tenho um visor de carga que me dá carga máxima e voltagem constante de cerca de 40v, passados algum tempo a bike desliga-se, qual será o problema? será o BMS que corta,é que voltagem quando se dá o corte parece normal. quando volto a ligar a chave fica de novo a funcionar.
estou a pensar se será das ditas células uma taxa de descarga baixa para o motor?
algém me pode ajudar.


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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por cuttysark76 » domingo mai 22, 2016 12:18 am

Pode ser do controlador... Desliga-se sozinha ou em esforço, a acelerar?
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha » domingo mai 22, 2016 4:05 pm

Terá de ser verificada a tensão individual de cada paralelo de células. Estando assim as 10S X 4P, basta que um dos paralelos de 4 células esteja mais descarregado a ponto de que sua tensão desça para valores de corte, para que, mesmo mantendo a tensão total da soma dos 10 paralelos alta, o BMS desligue por tensão baixa.
Pode também o BMS estar a fazer o corte por corrente máxima, ou o indicador de carga ter um condensador que faça que a leitura seja retardada, impedindo assim a real leitura da tensão total do pack, enganando assim pela indicação de carga máxima que indica.
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por carioca » domingo mai 22, 2016 9:42 pm

boa noite talves sejam as células, pois elas já eram usadas, ao fazer o pack separei-as por voltagens, mas pode algumas terem ido à vida, já encomendei um novo pack, vou verificar este.OB.

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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha » domingo mai 22, 2016 10:09 pm

Quando é com células usadas, deverá ser feito um teste de capacidade e outro de auto descarga. Dependendo do resultado, poderemos fazer varias associações. Ou encosta-las para canto...
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por carioca » segunda mai 23, 2016 9:52 pm

Era mesmo do BMS, desliguei-o e agora anda que se farta, mas verifiquei as celulas e parecem estar todas OK, naõ compreendo.

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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha » segunda mai 23, 2016 10:38 pm

Por vezes esses BMS levam um esquentamento e ficam muito mais sensíveis. Normalmente são colocados por cima das baterias, recolhendo todo o calor que ali se gere. Por vezes nem é or ser mau material, mas por estar colocado num local não muito adequado. Costumo dizer que o material tem sempre razão!
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por carioca » quarta mai 25, 2016 6:59 am

Então pode-se concluir que os BMS só se devem usar em celulas novas.

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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha » quarta mai 25, 2016 10:47 am

carioca Escreveu:Então pode-se concluir que os BMS só se devem usar em células novas.
Não sei o que possa ter dito para perceber tal coisa. Não, de todo.
Tanto aquecem as baterias novas como as usadas, podendo haver diferenças entre células, mas poucas diferenças entre novas e usadas da mesma referencia.
Por vezes as baterias são mal dimensionadas, levando a aquecerem muito mesmo em condução moderada. Outras vezes as condições em parqueamento também ajudam para que a bateria aqueça, principalmente de está ao sol directo em pleno Verão e aumenta se a cor da caixa for escura.
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Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por MVS » quarta mai 25, 2016 10:55 am

carioca Escreveu:Então pode-se concluir que os BMS só se devem usar em celulas novas.
Isto é falso.
O equipamento a que chamas BMS pode estar avariado, podes ter eventualmente usado uma sequência de ligação inválida na sua montagem ou pode haver uma sequência de rearme após corte por tensão baixa que não estejas a usar.
Analisaste as tensões de todos os elementos em série durante a descarga?
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