Diferentes tipos de BMS

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Gearbest Banner



Responder
Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 266
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento
Estado: Desligado

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por carioca » quarta mai 25, 2016 2:38 pm

não testei durante a carga, mas a sequência que usei na montagem foi as baterias com mais voltagem após carga do lado do terminal positivo e as menos capazes do lado negativo, as baterias fizeram 1km, mas agora sem BMs já fizeram mais e mantem uma voltagem de serca de 40v.


GoogleAds
Membro
Membro
Mensagens: 99999+
Registado: sabado jan 01, 2000 00:01 am
Estado:Ligado


Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 266
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento
Estado: Desligado

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por carioca » sábado mai 28, 2016 7:36 pm

Boa noite comprei este aparelho no ebay para instalar na minha e-bike, mas não estou a conseguir que ele meça a capacidadde da bateria, ele trás um componente externo que se parece com um transistor que está ligado à ficha.
que tem um dissipador, algém sabe para que serve isto, inicialmente pensei que fosse para medir o campo magnetico, mas não tem qualquer influência.
http://www.ebay.com/itm/Coulometer-Batt ... SwT6pV3Hk6
DSC_0030.jpg
DSC_0029.jpg
DSC_0032.jpg

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3085
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro
Estado: Desligado

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha » sábado mai 28, 2016 8:35 pm

Isso é um shunt eléctrico. É por essa peça que a corrente irá passar. É para ligar em série com o circuito e obrigatoriamente será colocado ao borne negativo da bateria.
Os fios do meio são os que darão a indicação da corrente através da diferença de potencial (em mV) entre as extremas ligações. Quanto maior for a corrente, maior será a queda de tensão nesse pequeno componente condutor com 1 Ohm. Por cada 1 mA de corrente que passa no circuito, existe por exemplo uma tensão de 1 mV.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3085
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro
Estado: Desligado

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha » sábado mai 28, 2016 8:46 pm

Terás também que aferir o aparelho à capacidade de baterias que tens. Para isso, por vezes em aparelhos semelhantes, é necessário apertar os 3 botões de pressão ao mesmo tempo, e mantendo, ligar então a alimentação do aparelho. Após isto, aparecerá no visor um menu de configuração e ajuste de capacidade, de tensão e da resistência do Shunt. Para acertar terá que se carregar nos botões correctos, pela ordem devida. (por norma só se altera a capacidade)
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 266
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento
Estado: Desligado

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por carioca » sábado mai 28, 2016 10:57 pm

Boas então devo ligar um dos pinos dispinivel no negativo da bateria e o outro ao positivo? será que podes postar um esquema de ligação, é que eu vi um esquema de um sistema semelhante a esse e fiquei um pouco confuso.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3085
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro
Estado: Desligado

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha » domingo mai 29, 2016 1:54 pm

Um Shunt é feito de uma liga condutora, para ser colocado em série com o circuito, NUNCA em paralelo (ou então fazes um curto circuito).
Estás a ver o fio do circuito que liga ao borne negativo da bateria? Ora imagina que cortas esse fio bem próximo da bateria, ficando assim com duas pontas.
Agora a essas duas pontas ligas o Shunt. O borne no Shunt, o encostado ao fio fino com manga retratil azul (dos que já vieram ligados ao Shunt) fica do lado do borne negativo da bateria, e o borne do Shunt encostado ao fio fino com manga retratil vermelha, fica ligado ao circuito. NADA (do Shunt) SE LIGA AO BORNE POSITIVO DA BATERIA.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 266
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento
Estado: Desligado

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por carioca » domingo mai 29, 2016 7:44 pm

Ok vou fazer isso. Mas fasso isso antes do BMS?
obrigado.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3085
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro
Estado: Desligado

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha » segunda mai 30, 2016 11:39 am

Este tipo de aparelho pode estar antes do BMS, para que assim, em caso de corte por parte do BMS, haja alguns elementos ainda disponíveis para verificação de alguns defeitos. O consumo é quase nulo.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 266
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento
Estado: Desligado

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por carioca » segunda mai 30, 2016 3:00 pm

Já fiz a ligação ficou a funcionar, é que se estiver depois do BMS, não contabiliza a energia do carregamento, uma vez que só fica ligado ao terminal da descarga, cumps.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3085
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro
Estado: Desligado

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha » segunda mai 30, 2016 4:02 pm

Sim, embora existam BMS com a carga e a descarga no mesmo lado, podendo assim ser colocado o CB antes ou depois.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 266
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento
Estado: Desligado

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por carioca » quinta jun 02, 2016 8:23 am

Descobri enquanto andava de bike que o sistema que este sistema que instalei de contagem de AMPs, também permite a regeneração da bateria quando atinge uma velocidade a partir de 30Km/h, pensei que isso não era possível pois o BMS tem outra ligação para a carga.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 266
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento
Estado: Desligado

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por carioca » domingo nov 20, 2016 5:15 pm

boa noite preciso de ajuda na conexão do BMS abaixo.
tenho dúvida no terminal do meio que diz DP, em que casos é que tenho que o ligar existem dois esquemas com e sem ligação do referido terminal. OB. :?:
esquema ligação BMS.jpg
esquema ligação BMS.jpg (9.28 KiB) Visto 1488 vezes
BMS12v.jpg

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3085
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro
Estado: Desligado

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha » segunda nov 21, 2016 3:00 pm

Para situações onde possa ser separado o locar de carga do de descarga, pode-se utilizar esse "D" de descarga e o outro "C" para a carga. Ou então, se o pack for, por exemplo, amovível, pode der utilizada a mesma ficha tanto para a carga como para a descarga, ligando conforme o esquema.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 266
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento
Estado: Desligado

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por carioca » segunda nov 21, 2016 4:23 pm

Ok no meu caso é para um pack de de baterias de lithium de 10amps e vai ficar amovível apesar de ficar como bakup de um seguidor solar,e vai ser carregado por painel solar.e melhor ligar esse terminal correto?

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes