V2G: andar de Ve e ser pago

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: V2G: andar de Ve e ser pago

Mensagem por RJSC »

jmal Escreveu:
rjsc Escreveu: só é pena continuarem a insistir no estúpido leasing de baterias!
bastava quando o cliente quisesse trocar de bateria (propriedade do mesmo) ao comprar uma nova e ao entregar a velha recebia um desconto no valor da bateria usada que entregava para armazenar energia para a rede eléctrica.
é igual ao que se passa com os actuais leasing's, não tens de te preocupar com a duração nem manutenção, acho que é o melhor sistema para os que não acreditam na sua duração.
não me parece. o meu pai comprou já há uns anos um carro a combustão em leasing, num banco, e passado 3 anos de pagar mensalidades, o carro ficou dele sem pagar mais nada.
a manutenção, e seguro contra todos os riscos exigido pelo banco foi por conta dele, o banco apenas pagava o imposto de circulação e enviava o respectivo dístico pelo correio durante os 3 anos em que o carro estava registado com propriedade do banco.
depois dos 3 anos, alterou-se a propriedade para o respectivo utilizador (meu pai).

funcionou exactamente como um crédito automóvel normal, com a excepção de durante a duração do crédito, o carro ser registado como propriedade do banco e ter-se uma declaração para apresentar em como se estava autorizado a utilizar o carro.

no caso da nissan, todos os valores que estão a surgir são algo como 100€ a 150€ por mês para sempre! mesmo depois de a bateria estar paga, continuamos a pagar o aluguer, não reverte para nós.

depois vêm com o argumento que o custo do aluguer de bateria mais a energia para carregar é equivalente ao custo do combustível num carro de combustão, mas não me parece. na minha família, o meu pai gasta 60€ por mês em gasolina (honda civic 1400 cm3) e eu 40 a 45€ de gasóleo (renault clio 1500 cm3 dci) dependendo da flutuação de preços fazendo 17000 km por ano (+/- 1400 km por mês). valores estes com combustíveis de hipermercado.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: V2G: andar de Ve e ser pago

Mensagem por jmal »

rjsc Escreveu:
jmal Escreveu:
rjsc Escreveu: só é pena continuarem a insistir no estúpido leasing de baterias!
bastava quando o cliente quisesse trocar de bateria (propriedade do mesmo) ao comprar uma nova e ao entregar a velha recebia um desconto no valor da bateria usada que entregava para armazenar energia para a rede eléctrica.
é igual ao que se passa com os actuais leasing's, não tens de te preocupar com a duração nem manutenção, acho que é o melhor sistema para os que não acreditam na sua duração.
não me parece. o meu pai comprou já há uns anos um carro a combustão em leasing, num banco, e passado 3 anos de pagar mensalidades, o carro ficou dele sem pagar mais nada.
a manutenção, e seguro contra todos os riscos exigido pelo banco foi por conta dele, o banco apenas pagava o imposto de circulação e enviava o respectivo dístico pelo correio durante os 3 anos em que o carro estava registado com propriedade do banco.
depois dos 3 anos, alterou-se a propriedade para o respectivo utilizador (meu pai).

funcionou exactamente como um crédito automóvel normal, com a excepção de durante a duração do crédito, o carro ser registado como propriedade do banco e ter-se uma declaração para apresentar em como se estava autorizado a utilizar o carro.

no caso da nissan, todos os valores que estão a surgir são algo como 100€ a 150€ por mês para sempre! mesmo depois de a bateria estar paga, continuamos a pagar o aluguer, não reverte para nós.

depois vêm com o argumento que o custo do aluguer de bateria mais a energia para carregar é equivalente ao custo do combustível num carro de combustão, mas não me parece. na minha família, o meu pai gasta 60€ por mês em gasolina (honda civic 1400 cm3) e eu 40 a 45€ de gasóleo (renault clio 1500 cm3 dci) dependendo da flutuação de preços fazendo 17000 km por ano (+/- 1400 km por mês). valores estes com combustíveis de hipermercado.
onde compras-te esse carro, quero um igual, a fazer 3.2 litros aos 100kms.


quanto ao leasing que o teu pai fez, não é bem um leasing, no caso do leasing tá tudo incluído, seguro, manutenções, impostos, a única coisa que tens de te preocupar é pagar ao fim do mês, salvo erro, pelo menos os que conheço e existem vários tipos de leasing.

mas voltemos ao tópico.

Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: V2G: andar de Ve e ser pago

Mensagem por RJSC »

pode ser do tipo de condução que faço.

já noutro tópico disse que faço pequenas descidas com o motor desligado (coasting) travo quase sempre com o motor reduzindo as mudanças antes de entrar em rotundas, etc (motor não injecta combustível) e acelero devagar, auto estrada quase nunca faço mais de 100 km/h, e como a minha casa é num alto, saio de casa sem ligar o motor

números com bio b15 da prio que foi sempre vendido abaixo de 95 cent / l

agora infelizmente acabaram com o b15 e passaram a ter b10 aditivado mais caro que o gasóleo regular, lá vou eu para o gasóleo regular.

resta dizer que os 40/45€ mês são nos meses de "trabalho" e que nunca fiz contas a consumo.

nos meses de verão faço viagens longas (e não me lembro do que gasto em gasóleo) e só sei o numero de km por ano por causa das mudanças de óleo (que são para 15000km e eu estico até 17000km para durar um ano), e depois fiz simples divisão por 12. os meses de trabalho devem ter uma contagem menor. em março vou ver se me lembro de zerar o conta km.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: V2G: andar de Ve e ser pago

Mensagem por jmal »

rjsc Escreveu:pode ser do tipo de condução que faço.

já noutro tópico disse que faço pequenas descidas com o motor desligado (coasting) travo quase sempre com o motor reduzindo as mudanças antes de entrar em rotundas, etc (motor não injecta combustível) e acelero devagar, auto estrada quase nunca faço mais de 100 km/h, e como a minha casa é num alto, saio de casa sem ligar o motor

números com bio b15 da prio que foi sempre vendido abaixo de 95 cent / l

agora infelizmente acabaram com o b15 e passaram a ter b10 aditivado mais caro que o gasóleo regular, lá vou eu para o gasóleo regular.

resta dizer que os 40/45€ mês são nos meses de "trabalho" e que nunca fiz contas a consumo.

nos meses de verão faço viagens longas (e não me lembro do que gasto em gasóleo) e só sei o numero de km por ano por causa das mudanças de óleo (que são para 15000km e eu estico até 17000km para durar um ano), e depois fiz simples divisão por 12. os meses de trabalho devem ter uma contagem menor. em março vou ver se me lembro de zerar o conta km.

sinceramente não entendo que carro tens, o meu não trava com o motor parado. a diferença de viver num alto ou numa zona mais baixa tem poucas diferenças de consumo, para um lado é a descer, mas para o outro é a subir, e não te esqueças que o carro gasta energia a travar caso tenha abs. numa zona plana sim, acredito que os consumos sejam mais favoraveis, mas esse consumo é abaixo de todos os consumos já alguma vez visto, nem um smart a rolar devagar faz isso.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


nunocabral
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quarta out 14, 2009 6:33 pm

Re: V2G: andar de Ve e ser pago

Mensagem por nunocabral »

eu fiz um trabalho que falei sobre o v2g e penso que é um bom projecto embora não para os proximos anos. o v2g so faz sentido integrado em smart grids.
uma coisa penso que ainda nao foi dita é a integração de filme fotovoltaico nos tejadilhos ou onde quer que seja.. um veiculo parado com imaginemos 300w de filme (se ja nao é possivel,daqui a 2-3 anos será!). se tiver parado 6horas ao sol, 6*300=1,8kwh *0,12€=0,21*30dias*12meses= aproximadamente 80euros por ano. é assim, é dinheiro! estou a falar em 300w este valor com a evolução do rendimento do filme fotovoltaico pode muito bem aumentar. isto com um filme de rendimento 30 ou 40% da bastantante dinheiro...


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: V2G: andar de Ve e ser pago

Mensagem por RJSC »

nunocabral Escreveu:eu fiz um trabalho que falei sobre o v2g e penso que é um bom projecto embora não para os proximos anos. o v2g so faz sentido integrado em smart grids.
uma coisa penso que ainda nao foi dita é a integração de filme fotovoltaico nos tejadilhos ou onde quer que seja.. um veiculo parado com imaginemos 300w de filme (se ja nao é possivel,daqui a 2-3 anos será!). se tiver parado 6horas ao sol, 6*300=1,8kwh *0,12€=0,21*30dias*12meses= aproximadamente 80euros por ano. é assim, é dinheiro! estou a falar em 300w este valor com a evolução do rendimento do filme fotovoltaico pode muito bem aumentar. isto com um filme de rendimento 30 ou 40% da bastantante dinheiro...
dá muito mais rendimento ter o filme em telhas. um painel num carro é desperdiçar algo que num telhada estaria a render muito mais.


nunocabral
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quarta out 14, 2009 6:33 pm

Re: V2G: andar de Ve e ser pago

Mensagem por nunocabral »

isso nem está em causa.. ha veiculos como os renault q trazem o filme fotovoltaico de origem so para o sistema de ventilação mas por exemplo no pininfarina ha mesmo injeccao no barramento dc da energia dos paineis.. ora depois de carregar as baterias podia injectar na rede o excedente.


ghorez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo out 05, 2008 3:04 pm

Re: V2G: andar de Ve e ser pago

Mensagem por ghorez »

o_volt Escreveu: esse tal problema crónico está bem patente nas barragens. com esta chuva toda, há muito desperdício de energia que podia ser aproveitada!
e sabes a ironia? é que com o excedente das eólicas/hídricas deste inverno, houve dias em q vendemos electrões aos espanhóis a 0 (zero) cêntimos/kwh.



é por isto e por outras coisas que acredito no conceito v2g.
electric!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: V2G: andar de Ve e ser pago

Mensagem por RJSC »

ghorez Escreveu:
o_volt Escreveu: esse tal problema crónico está bem patente nas barragens. com esta chuva toda, há muito desperdício de energia que podia ser aproveitada!
e sabes a ironia? é que com o excedente das eólicas/hídricas deste inverno, houve dias em q vendemos electrões aos espanhóis a 0 (zero) cêntimos/kwh.



é por isto e por outras coisas que acredito no conceito v2g.
mandar energia de graça pra espanha? que raio de negócio é esse?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: V2G: andar de Ve e ser pago

Mensagem por serges »

um mau negocio, senão a gastamos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: V2G: andar de Ve e ser pago

Mensagem por O_volt »

dar aos grandes, para retirar aos pequenos...onde é que já vi este filme?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: V2G: andar de Ve e ser pago

Mensagem por Ferra »

rjsc Escreveu:
ghorez Escreveu:
o_volt Escreveu: esse tal problema crónico está bem patente nas barragens. com esta chuva toda, há muito desperdício de energia que podia ser aproveitada!
e sabes a ironia? é que com o excedente das eólicas/hídricas deste inverno, houve dias em q vendemos electrões aos espanhóis a 0 (zero) cêntimos/kwh.



é por isto e por outras coisas que acredito no conceito v2g.
mandar energia de graça pra espanha? que raio de negócio é esse?
será que não havia nenhuma central termica portuguesa que se pudesse desligar para evitar isso? ou então forneciam a custo 0 mas descontavam os kw que iam pelos que por vezes temos que lhes comprar!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: V2G: andar de Ve e ser pago

Mensagem por O_volt »

ora bem, mais um ingrediente para a receita: "v2g"

a google já tem 10000 painéis para alimentar os seus servidores. mas não chega1
então já tem autorização da ferc (federal energy regulatory commission) para comprar e revender energia como grossista, através da filial google energy.
mas se pensarmos bem, eles daqui uns tempos podem é vender ao pessoal para recarregar carros. brilhante, não?
http://www.vincentabry.com/google-energ ... icite-8516
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: V2G: andar de Ve e ser pago

Mensagem por visitante1 »

Boas,
estava para criar um topico com este tema, V2G, no entanto reparei que já existia .
Assim sendo e tendo em conta que parece existir um fabricante tuga a tentar a sorte com esta ideia venho desenterrar o debate, isto é se alguem achar ser boa ideia falar nele novamente.
Na minha opinião acho que não existira muita vantagem com o conceito.
mas...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: RE: Re: V2G: andar de Ve e ser pago

Mensagem por serges »

serges Escreveu:nos açores existe esse projecto, carregarem a noite e se não andarem de dia, vender a electricidade carregada durante a noite ao dia que faz mais falta... mas falta ve's e energias renováveis com maior percentagem!
Continuo com a minha...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”