(BMS)/Balanceamento caseiro para baterias de gel

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Jorge Rocha
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(BMS)/Balanceamento caseiro para baterias de gel

Mensagem por Jorge Rocha »

Começo por dizer que estou a retratar o que fiz, ás minhas baterias de gel 8*12v 20Ah.

Ao chegar aos 4000 km, a autonomia começou a cair a pique, bastando fazer 8 km para notar uma perda de potência enorme, não dando para ultrapassar dos 20 km/h (não sei bem por quantos km, porque é extremamente chato ser ultrapassado por bicicletas a andar devagar). Viagem após viagem, já cansado daquela situação, um dia quando chego a casa, não fora necessários 15 minutos para ter todas as baterias fora da mota.

Primeiro passo: Identificação das baterias com letras ou algarismos!

Segundo passo: Apontamento das medições da tensão em vazio, e depois em carga (por exemplo com uma lâmpada de 12v 55w após um minuto de acesa), com respectivas identificações!

Terceiro passo: Colocação de um fio condutor passando por todos os negativos e outro por todos os positivos, colocando-as em paralelo (atenção para a secção do fio, no mínimo 4mm para baterias de 20AH).

Quarto passo: Colocação de uma resistência para descarga (por exemplo 2, 3 ou 4 lâmpadas de 12v 55/60w dum carro, quantas mais lâmpadas, menos tempo de descarga), podendo ir verificando a tensão de 10 em 10 minutos até que se obtenha os 8 a 9 volts (pode demorar varias horas).

Quinto passo: Separação de um dos fios condutores, retirando-as do paralelo, para nova verificação das tensões, tanto em vazio como em carga (igual ao exemplo referido no segundo passo).

Sexto passo: Novamente a ligação em paralelo, e de seguida, carregamento do conjunto (por exemplo com um carregador de baterias de carro (12v)), tendo a respectiva verificação a cada 10 minutos, para que nunca ultrapasse dos 14,8 volts (pode demorar varias horas dependendo da amperagem do carregador).

Sétimo passo: Novamente e por ultimo, separação dos fios de ligação em paralelo, verificação da tensão das baterias conforme segundo e quinto passos.

Oitavo e ultimo passo: Verificação das médias tensões entre cada uma, verificadas em cada um dos apontamentos. Comparação de umas com outras, para determinar a avaliação do estado delas. E por fim colocação das baterias na mota, sendo colocadas em paralelo, duas a duas (sendo a que teve melhor avaliação final, com a de menor avaliação, e no próximo paralelo as de seguintes opostos e idem aspas para as restantes) formando uma serie de 4 conjuntos de 2 baterias o mais equilibrada possível!

Posso dizer que voltei a ter a autonomia de 25 km sem que se notasse perda de rendimento.
Este relato é verídico sendo ele realizado há já uma semana, e tendo andado todos os dias 25 km, ainda não noto quais queres perdas de potência, mesmo ao 25º km.

Se estiver numa situação semelhante, não tem nada a perder, e sempre pode dar um pouco mais de vida às suas baterias, aparentemente acabadas!
Bom trabalho!
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zointz
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Re: (BMS)/Balanceamento caseiro para baterias de gel

Mensagem por zointz »

Jorge Rocha Escreveu:Começo por dizer que estou a retratar o que fiz, ás minhas baterias de gel 8*12v 20Ah.

Ao chegar aos 4000 km, a autonomia começou a cair a pique, bastando fazer 8 km para notar uma perda de potência enorme, não dando para ultrapassar dos 20 km/h (não sei bem por quantos km, porque é extremamente chato ser ultrapassado por bicicletas a andar devagar). Viagem após viagem, já cansado daquela situação, um dia quando chego a casa, não fora necessários 15 minutos para ter todas as baterias fora da mota.

Primeiro passo: Identificação das baterias com letras ou algarismos!

Segundo passo: Apontamento das medições da tensão em vazio, e depois em carga (por exemplo com uma lâmpada de 12v 55w após um minuto de acesa), com respectivas identificações!

Terceiro passo: Colocação de um fio condutor passando por todos os negativos e outro por todos os positivos, colocando-as em paralelo (atenção para a secção do fio, no mínimo 4mm para baterias de 20AH).

Quarto passo: Colocação de uma resistência para descarga (por exemplo 2, 3 ou 4 lâmpadas de 12v 55/60w dum carro, quantas mais lâmpadas, menos tempo de descarga), podendo ir verificando a tensão de 10 em 10 minutos até que se obtenha os 8 a 9 volts (pode demorar varias horas).

Quinto passo: Separação de um dos fios condutores, retirando-as do paralelo, para nova verificação das tensões, tanto em vazio como em carga (igual ao exemplo referido no segundo passo).

Sexto passo: Novamente a ligação em paralelo, e de seguida, carregamento do conjunto (por exemplo com um carregador de baterias de carro (12v)), tendo a respectiva verificação a cada 10 minutos, para que nunca ultrapasse dos 14,8 volts (pode demorar varias horas dependendo da amperagem do carregador).

Sétimo passo: Novamente e por ultimo, separação dos fios de ligação em paralelo, verificação da tensão das baterias conforme segundo e quinto passos.

Oitavo e ultimo passo: Verificação das médias tensões entre cada uma, verificadas em cada um dos apontamentos. Comparação de umas com outras, para determinar a avaliação do estado delas. E por fim colocação das baterias na mota, sendo colocadas em paralelo, duas a duas (sendo a que teve melhor avaliação final, com a de menor avaliação, e no próximo paralelo as de seguintes opostos e idem aspas para as restantes) formando uma serie de 4 conjuntos de 2 baterias o mais equilibrada possível!

Posso dizer que voltei a ter a autonomia de 25 km sem que se notasse perda de rendimento.
Este relato é verídico sendo ele realizado há já uma semana, e tendo andado todos os dias 25 km, ainda não noto quais queres perdas de potência, mesmo ao 25º km.

Se estiver numa situação semelhante, não tem nada a perder, e sempre pode dar um pouco mais de vida às suas baterias, aparentemente acabadas!
Bom trabalho!

Excelente esperiencia, apenas achei estranho a descarga a uma tensão tão baixa (8/9v), de resto foi um bom trabalho, espero que durem ainda bastante tempo.
Fiquem bem !

Prius
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GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
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Re: (BMS)/Balanceamento caseiro para baterias de gel

Mensagem por Jorge Rocha »

zointz Escreveu: Excelente esperiencia, apenas achei estranho a descarga a uma tensão tão baixa (8/9v), de resto foi um bom trabalho, espero que durem ainda bastante tempo.
Muito obrigado
Toda a razão zointz, para esse reparo!
Mas na verdade, o que aconteceu foi um pouco diferente, como a descarga estava demorada, e eu já estava a dormir em pé, caí na asneira de me esticar um pouco no sofá, na esperança de fazer um cochilo de meia horita no máximo, mas o que aconteceu foi o pior cenário possível, adormeci mesmo, acordando umas seis horas depois. E quando o esperado seria baixar a tensão das pobres aos 10 volts, quando fui ver já estavam a 6,5 volts... pensei que tinha dado cabo de tudo!
Felizmente não foi assim tão grave, e elas estão a portar-se muito bem! Daí eu ter iniciado este tópico e ter dito para se baixar a tensão entre os 8 e os 9 volts. Às tantas ainda estariam melhores se não tivesse acontecido aquele descuido, baixando apenas a tensão das baterias aos 10 volts como o máximo de descarga recomendado. Ou não...???
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visitante1
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Re: (BMS)/Balanceamento caseiro para baterias de gel

Mensagem por visitante1 »

É sempre recomendavel dar uma olhadela ao datasheet da bateria pois uma bateria de gel tem limites de descarga, já agora diga qual é a marca e o modelo dessa batria.
cumprimentos
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Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
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Re: (BMS)/Balanceamento caseiro para baterias de gel

Mensagem por Jorge Rocha »

pnunes Escreveu:É sempre recomendavel dar uma olhadela ao datasheet da bateria pois uma bateria de gel tem limites de descarga, já agora diga qual é a marca e o modelo dessa batria.
cumprimentos
A marca é GREENSAVER SP20-12.
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Re: (BMS)/Balanceamento caseiro para baterias de gel

Mensagem por Jorge Rocha »

Até agora o balanceamento ainda tem dado prova. Hoje, mesmo debaixo de chuva, fiz 28 km, mesmo ao chegar a casa verifico que já não faria muito mais, nos arranques já lhe custava a embalar:)
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serges
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Re: (BMS)/Balanceamento caseiro para baterias de gel

Mensagem por serges »

Hum creio que o Njay estava com um projecto desses???
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

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Re: (BMS)/Balanceamento caseiro para baterias de gel

Mensagem por Jorge Rocha »

Se eu tivesse dito:
Uma descarga (muito lenta (0,05C)) controlada electronicamente, para quando a tensão descesse dos 10,5V (aproximadamente) desligasse o circuito, e logo de seguida com uma carga lenta até aos 13,75V, faria com que o efeito de memoria das baterias de chumbo, desaparecesse e se pudesse fazer mais alguns ciclos, embora que muito limitados, para não estragar muito.
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MVS
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Re: (BMS)/Balanceamento caseiro para baterias de gel

Mensagem por MVS »

Os valores de tensão para corte de descarga de 8 ou 9V são para correntes fortes > 1,5C. Dependendo do número de lampadas convém utilizar os 10,5V da documentação.

Para o utilizador comum menos experiente basta usar um carregador de 12V barato do Lidl e carregar em separado cada uma das baterias de 12V até este desligar. Não é necessário desligar qualquer condutor. Cuidado ao ligar os crocodilos para nunca submeter o carregador á tensão de mais de uma bateria. Mais simples ainda usar um BMS para baterias de Gel.

A descarga comum que fizeste Jorge foi para fazer um balanceamento inferior ou está relacionado com o efeito de memória?
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Re: (BMS)/Balanceamento caseiro para baterias de gel

Mensagem por Jorge Rocha »

R: Sim, o objectivo era relacionado com o efeito de memoria. Embora possa não ser muito pouco sentido com baterias de pequenas capacidades, para grandes, sente-se bem este efeito, mesmo com baterias relativamente recentes ou com poucos ciclos.

O BMS para este tipo de baterias apenas protege, não retira o efeito de memoria. Mas claro, com a sua protecção, preservará o pack por muito mais tempo e mais facilmente se nota quando é necessário esse processo de limpeza de memoria sem que antes alguma se degrade.
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MVS
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Re: (BMS)/Balanceamento caseiro para baterias de gel

Mensagem por MVS »

Estudei bastante este assunto por razões profissionais e nunca testemunhei este efeito de memoria pelo menos nas baterias SLA / Flooded Deep Cycle que são as mais usadas na mobilidade eléctrica.

Refereste a outros tipos de bateria ou química? Se tiveres documentação envia-me por favor por email.
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Re: (BMS)/Balanceamento caseiro para baterias de gel

Mensagem por Jorge Rocha »

Falo isto por ter feito 8000Km na emax com as baterias de 60Ah (96Kg) e por fazer diariamente uns 20 km, ao final de umas semanas, se necessitasse de fazer mais do que isso, seu comportamento era totalmente diferente, parecendo entrar em modo de tartaruga. Daí eu fazer propositadamente uma viagens maiores de tempos em tempos, para obter de novo o seu vigor energético.
Notava isso, muito mais na regeneração, verificando um aumento de tensão muito superior quando já há muito não lhe fazia esse refrescamento.

Se fosse outro utilizador, provavelmente nem daria por isso...
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Re: (BMS)/Balanceamento caseiro para baterias de gel

Mensagem por Jorge Rocha »

Após 4 anos, com centenas de casos semelhantes do dito por mim "efeito de memória", cada vez mais verifico este efeito e o seu tratamento passa sempre por uma descarga muito lenta, podendo chegar a 3 dias seguidos, e logo dd seguida de uma carga, também lenta.
Se a bateria de 12V (conjunto de 6 células em série) estiver equilibrada internamente (entre as 6 células), então não há muito problema em fazer uma descarga muito lenta, mesmo que a sua tensão baixe dos 10,5V, mas não muito, de preferência.
Por exemplo, para uma bateria de 20Ah, uma lâmpada de 3W ou 0,25A de descarga, demoraria perto de 80 horas para sua descarga completa. Dessa forma o dito "efeito de memória" desaparaceria. Se não fosse com uma operação, seria com 2 ou 3.

Mas uma coisa é certa, dá muito trabalho, requere algumas ferramentas e conhecimentos, podendo numa grande parte das vezes não compensar.
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