conversão para veículo eléctrico

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
mimozo
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 03, 2012 2:21 am

conversão para veículo eléctrico

Mensagem por mimozo »

Boa noite,

Tenho uma Seat Ibiza 1.9 Tdi de 2002, e como sou um curioso e interessado em veículos eléctricos estou a pensar converte-la num veículo eléctrico.

Cria que me indicassem algumas empresas que eu possa contactar para falar sobre isto, e também agradecia que me dessem alguma informação, como kits disponiveis no mercado.

Já agora pedia a vossa opinião, se acham vantajoso ou não converter o carro.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por boostpt »

tendo em atenção o carro que é, a minha opinião é que fazes muito mal. Pois o carro é muito bom. Penso que vais desperdiçar um bom carro.
O melhor seria comprar um carro já para esse efeito. poderia ser 1 carro avariado, mais antigo... Acabavas por gastar pouco na compra e o principal era n ficares sem 1 bom carro com 1 óptimo motor.

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por e_bike »

Concordo com o boostpt, não me parece ser uma boa opção para conversão. Os TDI do grupo VAG são poupadinhos em consumos, o dinheiro que gastavas na conversão não compensava a diferença para o preço do diesel.

Carros dos anos 90 com pouca electrónica e mecânica simples são ideais para conversão VE.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por Jorge Rocha »

Podes optar por um modelo que desde sempre simpatisaste, com motor a gasolina, com poucos kms e em bom estado de conservação. Assim poderás juntar o util ao agradavel... eu mesmo se tivesse mais estabilidade financeira, optaria por comprar um Honda CRX, que sempre amei esse carro, para o converter a electrico!
Boa busca!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
mimozo
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 03, 2012 2:21 am

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por mimozo »

Boas.

E que tal um Volkswagen GOLF 2 de 1889 a gasolina, é demasiado velho?

Na escolha do motor eléctrico que características devo ter em conta, para fazer uma boa escolha? Qual seria a potência ideal de um motor para este carro, e possiveis fornecedores já agora...

Avatar do Utilizador

palhim
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am
Localização: Leiria

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por palhim »

mimozo Escreveu:Boas.

E que tal um Volkswagen GOLF 2 de 1889 a gasolina, é demasiado velho?

Na escolha do motor eléctrico que características devo ter em conta, para fazer uma boa escolha? Qual seria a potência ideal de um motor para este carro, e possiveis fornecedores já agora...
É capaz de ser muito velho, afinal já tem mais de 120 anos :mrgreen:

Agora a sério, se estiver em bom estado é porreiro. O golf sempre foi uma referência, é um carro bem construído, talvez um pouco pesado mas é perfeitamente viável. Por acaso o Golf 2 sempre foi um dos carros que eu gostaria de converter, porque quando tirei a carta tinha aulas num desses e gostei muito do carro. Gostava muito da caixa, com uma manete curtinha. Por outro lado se eu fosse "ao mercado" comprar um carro para converter provavelmente optaria por um carro mais aerodinâmico, como o belíssimo coupé Opel calibra (ainda hoje nos lugares cimeiros nas tabelas dos carros com melhor Cx) o Honda crx.

Melhor aerodinâmica = mais quilómetros percorridos por kwh.

Podes dar uma olhada em evalbum.com para começares a ter uma ideia do que se faz por aí.
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por serges »

Hum e que tal um Audi A2, ao que um chassi em aluminio!!!

bem bom...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

RA02
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta dez 28, 2011 2:39 pm

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por RA02 »

Boas,

Fiquei curioso quanto ao processo de conversão para um carro elétrico...
Há alguma informação com algum detalhe sobre este assunto.
Puxando a brasa à minha sardinha, penso que nas scooters o trabalho seria mias fácil.

Um desafio engraçado seria transformar uma vespa num veículo elétrico.

Abraço elétrico


correiars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça nov 18, 2008 11:25 am

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por correiars »

http://www.evalbum.com/

Electrical Vehicle Photo Album :) tudo o que tem rodas, está sujeito a ser eléctrico :)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por serges »

Hum tens aqui um bem Portugues de um Fiat do ToZeVe! vai a area dos projectos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
mimozo
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 03, 2012 2:21 am

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por mimozo »

Numa conversão, como sei qual o motor ideal para o carro e qual o conjunto de baterias ideal... Tem simplesmente a ver com o perfil do condutor, ou á baterias indicadas para cada tipo de motor...

por exemplo:

Eu quero o meu carro eléctrico para fazer 120Km/ dia, com um motor que tenha um top speed de 130Km (+/-). como escolho o conjunto bateria/motor apropriado para as minhas necessidade?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por Jorge Rocha »

mimozo Escreveu:Numa conversão, como sei qual o motor ideal para o carro e qual o conjunto de baterias ideal... Tem simplesmente a ver com o perfil do condutor, ou á baterias indicadas para cada tipo de motor...

por exemplo:

Eu quero o meu carro eléctrico para fazer 120Km/ dia, com um motor que tenha um top speed de 130Km (+/-). como escolho o conjunto bateria/motor apropriado para as minhas necessidade?
Contas muito por alto, sem ter grandes pontos de referência:
Motor de 25 a 30kw
Capacidade das baterias, entre 15 a 20 KW

Depende do tipo de carro, seu peso, aerodinamismo, etc.

Mas existe cá no fórum quem faça esse tipo de trabalho, e duma forma muito profissional, é uma questão de lhe pedires um orçamento!
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 3&start=40
Tudo por um mundo mais limpo!


toninho_77
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado fev 11, 2012 7:59 pm

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por toninho_77 »

Muito boa noite,

sou novo aqui no fórum, gostaria de construir uma bike elétrica (ou seja comprar um kit e montar) mas não sei onde o adquirir para poder poupar dinheiro.

Pelo que tenho visto de rendimentos e velocidades um motor de 800w e 48v já daria uma velocidade 50km/h o que seria ótimo para uma bike. Mas onde posso encontrar isto a preços acessíveis?

Vi este vídeo e gostei bastante dos rendimentos, alguém pode confirmar se é possivel montar uma coisa destas numa bike normal?

http://www.youtube.com/watch?v=A4VRhIQPrtg" onclick="window.open(this.href);return false;

Cumps.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por Jorge Rocha »

Poderás ter uma ideia de alguns possiveis materiais aqui: http://adf.ly/1362392/banner/http://www ... 00244.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Tudo por um mundo mais limpo!


ruvne
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado fev 25, 2012 3:53 pm

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por ruvne »

Boas também sou novo aqui nestas andanças.

Ao ano passado andava preocupado em fazer mais kms e economizar mais no combustivel e investi o meu budjet ao num VW GOLF IV TDI.
Agora ao ver e saber que dava para a fazer esta conversão tinha ficado com o meu antigo Nissan Sunny 1.4 CLX 93, gasolina. Que na minha e na vossa opinião seria um excelente candidato ao contrario do VW lol.
Enfim ... agora há que trabalhar mais um pouco a ver o que podemos fazer :P
Quando andava à procura de carro ao ano passado também tive a ideia de comprar carro na Alemanha e trazê-lo para cá e quando andava a fazer as minhas pesquisas cheguei a encontrar execelentes carros, sem motor SUPER BARATOS e à espera de uma nova oportunidade.
Pah para quem está num caso de querer mudar de carro ou para quem quer comprar um carro mais acessivel é uma optima solução fazer uma pesquisa pelo mercado Alemão, vão encontrar grandes carros (quando digo grandes carros, estou-me a referir a carroçarias de boa qualidade e também a não esquecer dos interiores em pele e todos bonitinhos).

Bem por enquanto vou acompanhando os vossos projectos e quem sabe no Verão surja a minha oportunidade e de construir o meu primeiro carro electrico aqui na Madeira. :D :lol: :roll:

Um grande abraço pessoal,


Autor do tópico
mimozo
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 03, 2012 2:21 am

Conversão VW Golf 2 (1989)

Mensagem por mimozo »

Boas,

Estou em fase de estudos para conversão do meu VW Golf 2 (1989). Estou inclinado para:

- Motor Kostov k9 - 144V
- Baterias Winston 45 x 100Ah
- Controlador Evnetics Soliton Jr

Tenhos algumas duvidas em relação ao controlador:

- O controlador varia a velocidade do motor, variando a tensão de alimentação do mesmo, certo?
- Como escolher o controlador adequado, para não ter limitações de potência no motor? Por exemplo, as caracteristicas do Soliton Jr são: 300V/500A - 175KW e o motor Kostov tem 200A de corrente nominal e potência de 24KW. ou seja eu com este conversor teria que limitar os valores de saída para os valores nominais do motor, certo? Por exemplo: 144V/200A - 24KW

Pronto, e é isto! Estou com dificuldades em perceber as caracteristicas do conversor, se for possível uma ajudinha agradeço!

Mimozo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por jmal »

Os controladores são programáveis, mas porque queres um controlador de 175 kw num motor de 24 kw ?

E esse conjunto de baterias não te dá mais 40 kw instantâneos, portanto o motor tá bem escolhido, mas de controlador podes ter algo mais fraco e mais em conta.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Conversão VW Golf 2 (1989)

Mensagem por Jorge Rocha »

mimozo Escreveu: ...as caracteristicas do Soliton Jr são: 300V/500A - 175KW e o motor Kostov tem 200A de corrente nominal e potência de 24KW. ou seja eu com este conversor teria que limitar os valores de saída para os valores nominais do motor, certo? Por exemplo: 144V/200A - 24KW
Eu penso que:
As características do controlador podem (devem) ser generosas (apenas encarece o investimento), mas o que vai limitar (os valores máximos) no desempenho é o motor e a tensão a que ele seja submetido. Claro que, programando o controlador, poder-se-á obter menores desempenhos (protegendo assim os materiais de menor resistência, neste caso as baterias, limitadas a 3C (300A por alguns minutos)).

Até porque poderá ser que o controlador, com apenas metade da tensão nominal, não desenvolva tanta potência. E mesmo, os 500A a 144V apenas são 72KW. Sendo o motor de 144V/200A, e se o seu pico de corrente andar pelos 400A, assim já dará uma potência de 57,6KW, não é assim tão distante dos 72KW do controlador.

Boa sorte para o projecto, e bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Conversão VW Golf 2 (1989)

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
mimozo Escreveu: ...as caracteristicas do Soliton Jr são: 300V/500A - 175KW e o motor Kostov tem 200A de corrente nominal e potência de 24KW. ou seja eu com este conversor teria que limitar os valores de saída para os valores nominais do motor, certo? Por exemplo: 144V/200A - 24KW
Eu penso que:
As características do controlador podem (devem) ser generosas (apenas encarece o investimento), mas o que vai limitar (os valores máximos) no desempenho é o motor e a tensão a que ele seja submetido. Claro que, programando o controlador, poder-se-á obter menores desempenhos (protegendo assim os materiais de menor resistência, neste caso as baterias, limitadas a 3C (300A por alguns minutos)).

Até porque poderá ser que o controlador, com apenas metade da tensão nominal, não desenvolva tanta potência. E mesmo, os 500A a 144V apenas são 72KW. Sendo o motor de 144V/200A, e se o seu pico de corrente andar pelos 400A, assim já dará uma potência de 57,6KW, não é assim tão distante dos 72KW do controlador.

Boa sorte para o projecto, e bom trabalho!
Acho que primeiro devemos ter em conta o máximo que as baterias podem dar, e neste caso, com 45 winston de 100 ah não passará dos 38 kw, se o motor é de 30 kw contínuos, então o pack aguenta, agora basta ter um controlador com para esta potência.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Conversão VW Golf 2 (1989)

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:
Acho que primeiro devemos ter em conta o máximo que as baterias podem dar, e neste caso, com 45 winston de 100 ah não passará dos 38 kw, se o motor é de 30 kw contínuos, então o pack aguenta, agora basta ter um controlador com para esta potência.
O controlador pode (e deve) ser de mais potencia que o motor. Ao contrário é que se poderia danificar o controlador. Desde que não lhe seja aumentada a tensão ao motor, por mais Amperes que estejam disponiveis, ele só os utilizará até à sua potencia maxima.

Eu não conheço esse motor, mas normalmente um motor com uma determinada potencia nominal, nos picos (arranques e subidas muito inclinadas) essa potencia pode facilmente duplicar.
Serão os 100Ah de TS, ou winston, suficientes...?!?
Atendendo ao elevado investimento das baterias, seria pouco inteligente arriscar a andar quase sempre nos seus limites.
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”