Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por srecologico »

Ninguém falou em imoralidade. Mas se querem limitar a aplicação apenas para iphone então força nisso. Não consigo compreender o objectivo de limitar a aplicação apenas a 5 modelos de telemóveis e 3 tablets. Ainda por cima dispositivos caros que nem todos têm acesso e que ainda por cima têm limitações como por exemplo não suportarem flash entre muitos outros. Em vez de por exemplo disponibilizarem para Android onde existem milhares de modelos e que SIM é open source ao contrário de IOS. E eventualmente outros.
Não considero algo positivo limitar a aplicação apenas para IOS. Se o Alexandre Silva responsável pelo departamento ICT da Estrela Sustentável, LDA acha isso, eu lamento imenso.
Felizmente que existem outras alternativas para outros SO's que se calhar até são bem melhores.


alexandre_fs
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda ago 22, 2011 2:57 pm

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por alexandre_fs »

Existem 2 razões principais para não ter ainda versão para Android.

A 1ª é que já existe uma aplicação para Android que faz o mesmo, logo a prioridade seria chegar a um mercado que ainda não estava a ser servido.

A 2ª é as nossas competências aqui na empresa serem mais direccionadas para iPhone. O desenvolvimento para Android é consideravelmente diferente, e neste momento não temos recursos para isso, mas pode ser que a médio-prazo o possamos fazer!
Mumia Escreveu: venha de lá isso que fico curioso de a ver e testar :)
Já pdes fazer o download através da appstore:
http://itunes.apple.com/pt/app/charge-m ... 96878?mt=8" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por Volt »

Bom, deve haver algum equivoco do pessoal que está a comentar como se isto fosse uma guerra dos iPhonix contra os Androides. Não é nada disso! :-D. Como sabem, já havia uma aplicação que lia os pontos de carga que o pessoal do fórum tem estado a actualizar (na folha de cálculo que o t3lmo criou) mas apenas funcionava em androides. Ora, como eu não tenho androides, lá me lixava... Neste momento, já existe uma aplicação que lê os "nossos" postos e mete-os nos iPhonix como os que eu tenho (um 4S meu e um 3GS da minha Maria). É a primeira aplicação que faz isso. Eu sei disso, pois bem me tenho lixado nos fins-de-semana que tenho andado a passear sem possibilidade de saber onde estão os pontos de carga das zonas que não conheço...

Agora isso já não acontece.

Imoral era privar de ver os pontos quem escolheu uma marca de telefone diferente da vossa... Ou seja, é exactamente o contrário. Deu para perceber, srecologico?

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por sergiomms »

Que confusão!!
No fundo desta página está um texto que diz:
O fórum NOVAENERGIA é um espaço de partilha de experiências e conhecimento. ...
Quando referi a imoralidade, é para me referir ao comportamento da ANE. Que com base no fruto do seu crescimento, tomou uma atitude que só vai fortalecer os que não gostam deste tipo de partilha, que fez a ANE o que é hoje.

Agora cada um tem o equipamento que quer!
Espero que esta aplicação seja tão boa que possa der ado-pe-tada :) ao nivel internacional!
sergiomms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por Volt »

Mas, de que comportamento falas? Não estou a ver que comportamento teve a ANE que "tomou uma atitude que só vai fortalecer os que não gostam deste tipo de partilha"...

Que atitude foi? A de partilhar em todos os sistemas operativos possíveis? Querias que a Apple ficasse de fora, é isso? Não percebo...

PS: Não me digas que é imoral eu partilhar este texto usando um browser sem código aberto (tipo, Internet Explorer)...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por sergiomms »

Como está dificil de me fazer entender, e já expliquei de várias maneiras, retiro o que escrevi!
Quem percebeu, percebeu, quem não percebeu também não interessa, nem justifica tantos posts sobre a mesma coisa.
O forum não existiria se não houvesse software gratuito (e é aqui que eu identifico a falta de moral na parceria estabelecida)!

Marco, não tenho nada contra a Apple nem contra os outros, não está em questão se é apple ou não, se fosse Windows era a mesma coisa!
Tens o equipamento que escolheste e espero que funcione bem e que corra tudo bem com a opção que tomaste!

Já agora, tu não partilhas este texto num browser, partilhas este texto num servidor, agora o texto é submetido através de um browser sim; browser esse que corre na plataforma que tu também escolheste em adquirir aí pra casa, mas utiliza protocolos normalizados para interligação de sistemas abertos.
sergiomms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por Volt »

Ora ainda bem que entendeste, pois era mesmo aí que eu queria chegar. Esta aplicação não guarda os pontos de carga (apesar de eu nem ver mal nisso), pois os mesmos estão disponíveis num local público e aberto. Tal como se visualiza este texto num browser qualquer à escolha de cada um, a aplicação e o telemóvel que visualizarem os pontos de carga são à escolha de cada um... Tal como este texto que está num servidor pertencente (ou alugado) à NovaEnergia, também os pontos de carga estão registados num servidor pertencente (ou alugado) à NovaEnergia...

Mas, talvez eu tenha percebido mal o que li nos posts anteriores (não sei), por isso vou só referir-me a isto:
Dizes que o "forum não existiria se não houvesse software gratuito (e é aqui que eu identifico a falta de moral na parceria estabelecida)!". Ora, eu não vejo qualquer falta de moral na parceria estabelecida. Esta aplicação é como um browser que navega nos pontos de carga que estão disponíveis numa folha de cálculo online e que é alimentada pelos utilizadores do fórum. Curiosamente, também utiliza protocolos normalizados (como o XML que está no servidor da NovaEnergia)... E, não sei se já foi referido anteriormente: A aplicação é gratuita!

:-).

Resumindo:
Os utilizadores da NovaEnergia que desejarem, podem usar esta aplicação para consultar pontos de carga no iPhone ou iPad, tal como os utilizadores de telefones Android, podem usar a aplicação ElectroMaps para fazer o mesmo.
Nada se paga para o fazer, nem num caso, nem no outro.
Em troca, o fórum divulga ambas as aplicações. É uma espécie de publicidade oferecida. Espero que seja boa e proveitosa para quem andou a "trabalhar" sem nada pedir em troca (até o Alexandre só se inscreveu depois de eu lhe ter pedido para estar atento a este tópico onde, esperava eu, teríamos utilizadores a sugerir melhorias e reportar erros ou algo do género).

Por fim, Sérgio, percebo que tenhas algo contra estas empresas capitalistas que ganham muitos milhões e fecham o "seu" software. É verdade que o trabalho foi deles e até pode não justificar tamanho lucro, mas nada disso está relacionado connosco. Nós não somos a Apple, nem a Microsoft. Se as pessoas que usam PCs e telemóveis optam por usar software de uma destas empresas, não somos nós que vamos proibir... A tentativa de permitir acesso a todos, os que pagam direitos no software que compram e os que não, é, creio, moralmente salutar.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por Mumia »

bem tanta coisa para aqui vai de imoral ou não....

uma coisa tenho eu pena :P é que não tenho nem um nem outro... :evil: :lol:

Ca ando com um Nokia e o Ndrive :P e que tem os pontos por onde passo e que eu adiciono LOOOOOL

Por isso... Imoral é eu não ter nada disso :P ehehehe tb querooooooooooooooooooooooooooooooo :lol:

P.S. - Volt eu dei opinioes logo no 1º coment q fiz neste post :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por sergiomms »

OK Volt, percebi! Mas (e lá está ele outra vez :) ) a ANE deve salvaguardar a existência dessa informação assim como o seu total controlo e sem possibilidade de cópia, de forma a que, em caso de litigio, possa bloquear o acesso a essa bd.
Não se esqueçam que é muito bom ter novas ferramentas a funcionar mas o importante é quem detém a informação, e as coisas funcionam quando existe trabalho colaborativo a partir do momento que existem interesses comerciais o trabalho colaborativo perde-se.(e depois nem esta nem as outras aplicações)
Volt Escreveu:... o Alexandre só se inscreveu depois de eu lhe ter pedido para estar atento a este tópico onde, esperava eu, teríamos utilizadores a sugerir melhorias e reportar erros ou algo do género...
:-).
E eu também espero que os utilizadores ajudem na melhoria desta aplicação opinando! E também fui dos 1ºs a opinar!

Em tempos sugeri ao Xavier do electromaps para colocar icons diferentes para os diferentes tipos de carregamentos com indicação, tipo modos 1 e 2 a roxo, 3 a castanho e o modo 4 a preto (uma vez que o 3 e o 4 não servem para todos os VEs), em que de acordo com as visitas feitas aos locais pelos utilizadores de VE que reportassem o estado do posto estaria um anel à volta do icon com a cor do estado, sendo um anel verde para ESTADO FUNCIONAL, amarelo para ESTADO DESCONHECIDO, e anel vermelho para ESTADO DISFUNCIONAL, bem como um periodo de tempo, tipo se um posto está funcional mas não recebe visitas há mais de X meses deve passar a amarelo o anel.

Pode também indicar se existe lugar de estacionamento reservado aos VEs em carregamento no posto, ou se há muitos conflitos com o estacionamento dos CIs.
sergiomms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por Volt »

E creio que essas sugestões também servem para esta aplicação.
Quanto à informação, acho que, 1º, é difícil salvaguardar a possibilidade de cópia, pois os dados estão em local público, e 2º, também não sei se isso interessa, pois o objectivo é a partilha... :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por BondadeSua »

Volt Escreveu:E creio que essas sugestões também servem para esta aplicação.
Quanto à informação, acho que, 1º, é difícil salvaguardar a possibilidade de cópia, pois os dados estão em local público, e 2º, também não sei se isso interessa, pois o objectivo é a partilha... :-).
:mrgreen:

...eassimdevecontinuar...pensoeudeque! ;)

Tenho uma dúvida. É possível alguém, (bem ou mal intencionado :twisted: ), introduzir valores disparatados na base de dados?

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por t3lmo »

BondadeSua Escreveu: Tenho uma dúvida. É possível alguém, (bem ou mal intencionado :twisted: ), introduzir valores disparatados na base de dados?
BondadeSua
Claro que sim. A partilha tem dessas coisas. Temos que acreditar na maturidade dos cooperantes :)
Claro que tenho implementado um sistema de backups e auditoria, onde registo as novas alterações e vou vendo a coerência dos dados.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por srecologico »

não tenho duvidas que infelizmente mais dia menos dia vamos ver a página vandalizada. é normal nestas situações. nada que backups não acautelem. sem problemas. não se preocupem.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por t3lmo »

E ao folhear as minhas literaturas usuais de viagem, encontro na Autohoje desta semana...
P1480256.JPG
P1480256.JPG (139.72 KiB) Visto 29979 vezes
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por pafi »

Boa!
Mais um grão...

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por Volt »

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por Mumia »

eheheh boa boa... :) th de começar a ver aí uns tlm's desses "modernos", baratos que tenham algum desses sistemas, que sen a inveja corroi-me XD
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por ricardocruzs2 »

Por acaso tambem vi essa noticia quando desfolhava essa revista, pena é que tenha um windows phone... :(
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por zointz »

Sim, eu pessoalmente sou contra...tenho Blackberry :roll:
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por Mumia »

eu nem sei o SO do meu... :lol:

e os outros é td nokia sem esses SO mais modernos :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”