Eu estava a questionar os modelos do topico?MVS Escreveu:Não me refiro a nenhum modelo ou marca em particular. Falo destes motores no geral. Não tenho numeros concretos para lhe dar.david_neves Escreveu:Qual é o tempo 0 aos 80km/h desses modelos?
A 8KW gera-se 2,5 vezes mais calor dentro do motor do que a 5KW.
Se o motor a 5KW está perto do limite do equilibrio térmico (calor gerado no interior é igual ao calor dissipado para o meio ambiente), o aumento de 2,5 vezes no calor gerado vai fazer aumentar rapidamente a temperatura dentro do motor. Esta falta de linearidade depende muito do tipo de motor e nunca é recomendável andar perto dos limites.
O motor quando aquece demasiado:
- Danificam-se os sensores de efeito de Hall.
- Danifica-se o isolamento dos cabos de alimentação provocandos curto-circuitos entre fases ou á massa.
- Danifica-se o isolamento (enamel) do cobre nos enrolamentos provocandos curto-circuitos entre fases, dentro da própria bobine ou á massa.
- Desmagnetizam-se os imans do rotor de forma permanente (>300ºC)
Todo o motor brushless tem um valor de corrente limite a partir do qual o circuito magnético satura e não se produz mais binário significativo por mais que se aumente a corrente.
Como se determina este valor?
Vai-se subindo o limite da corrente no controlador e determina-se o tempo no arranque em determinado troço curto cronometrado.
Quando o tempo deixa de melhorar de forma proporcional com o aumento da corrente, reduzir para o valor anterior e está determinada a corrente de saturação.
Não há qualquer proveito em fazer um controlador de motor exceder este valor ainda que por curtos instantes.
MARCA VORTEX: MODELO NWR - 9.000 WATTS
MARCA VORTEX: MODELO SWR - 6.000 WATTS
MARCA VORTEX: MODELO FWR - 4.000 WATTS
A grande vantagem do 6 fases é que posso usar 100% dela sempre !!!, é que eu farto lhe dar porrada, andei muito em serra com ela, e agora vai aguentado o calor de Santarem, nunca tive qualquer problema de aquecimento e nao faz o tempo da vectrix 0 aos 80kmh por magia, é porque tenho uns 10kw, pena ter pack de baterias de origem. Se as outras 5kw fossem similares e a diferença fosse reduzida no minimo nao tinham problemas de aquecimento stock.
Boa sorte na venda do novo modelo é bonito ter 100.000 KM garantia, o que se quer é mais electricas na estrada, chega de sustentar chulos da galp.
Ps: Ja fiz 1 teste no verao, andar a fundo 15km , carregar com bastantes amperes a mais, voltar andar a fundo carregar outra vez e consegui sempre o mesmo tempo (isto enquanto tiver a bateria cheia) isto porque no fim com uma 125cc de amigo meu ( que teimava que todas as Ve's eram iguais as 250w de pedais) dei lhe um cordel de arranque.