Não tenho lá esses dados, o ve não pesa 150 kg e eu também não peso 70 kg.MVS Escreveu:Li as 17 páginas do teu DB. Fiquei a saber o mesmo...
No entanto aqui fica (com os teus dados):
Mass: 150Kg VE + 70Kg Rider
Change in Velocity : 60 (km/h)
Time Used : 4 (sec)
Acceleration : 4.17 (m/s**2)
Acceleration related to gravity : 0.42 (g)
Distance traveled : 44.4 (m)
Force : 0.92 (kN)
Work : 40.7 (kNm, kJ)
Power : 10.2 (kW), 13.6 (hp)
Os 10KW tinham sido estimados... agora pergunto eu RuFuS para onde foram os restantes 10KW?
Motores de 3 fases vs 6 fases
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Não estou a falar de Mosfets especiais de corrida.
Quando num N Mosfet aberto a corrente o atravessa do Drain para a Source há uma pequena queda de tensão devido á resistência interna de alguns milliohms (Rds(on)) esta queda de tensão é amplificada com alguns opamps e enviada para o CPU para avaliação.
Confirmadamente os Kelly usam este sistema.
Quando num N Mosfet aberto a corrente o atravessa do Drain para a Source há uma pequena queda de tensão devido á resistência interna de alguns milliohms (Rds(on)) esta queda de tensão é amplificada com alguns opamps e enviada para o CPU para avaliação.
Confirmadamente os Kelly usam este sistema.
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Venha de lá o link.MVS Escreveu:Não estou a falar de Mosfets especiais de corrida.
Quando num N Mosfet aberto a corrente o atravessa do Drain para a Source há uma pequena queda de tensão devido á resistência interna de alguns milliohms (Rds(on)) esta queda de tensão é amplificada com alguns opamps e enviada para o CPU para avaliação.
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Pois, mas a do Jmal não usava Kelly.
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
A minha debitava 13 a 15kW...20kW era a do Jorge...MVS Escreveu:Li as 17 páginas do teu DB. Fiquei a saber o mesmo...
No entanto aqui fica (com os teus dados):
Mass: 150Kg VE + 70Kg Rider
Change in Velocity : 60 (km/h)
Time Used : 4 (sec)
Acceleration : 4.17 (m/s**2)
Acceleration related to gravity : 0.42 (g)
Distance traveled : 44.4 (m)
Force : 0.92 (kN)
Work : 40.7 (kNm, kJ)
Power : 10.2 (kW), 13.6 (hp)
Os 10KW tinham sido estimados... agora pergunto eu RuFuS para onde foram os restantes 10KW?
Não entendo...você disse:
Se a assume que energia chegou ao motor pq só 50% foi transmitida?MVS Escreveu:Podes dizer que o motor absorveu 20KW, quando muito debitou 10KW mecanicos.
Mas as outras motas coitadas não se podem dar a este tipo de luxos, pq para além de não terem material para aguentar este tipo de prestações, o BMS também não o permite, para além de que este tipo de prestações só eram possíveis graças ao BMS que balanceava tudo certinho e todas as células conseguiam debitar o que o fabricante anunciava...
BTW...motores "super power" só eu sei de 5 que queimaram, resta saber quantos não saberei...alguns foram aqui do fórum...
Quantos motores de 6 fases queimaram? Provavelmente nenhum...porque será? Deve ser pq não prestam...
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Re: NOVA MARCA DE MAXI SCOOTERS: VORTEX By Gingabike
O que custou mais, nao foi a mota dele ser mais lenta, mas ele ter comprado (igual a tl6000 a Ci) para puder poupar euros com combustivel do mercedes, Ele estava mesmo iludido que as motas electricas eram todas de 250w, entre ele ter chegado e eu carregar a mota passou do pior má lingua para um crente.marciopinto Escreveu:David, a 125cc, não se afogou depois de dares a razão?
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Se houvesse mais divulgaçao positiva, este e outros tinham aderido as Ve's.
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- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Vou procura-lo no final de semana e colocarei depois de colocares aquele link sobre os Kelly que não colocaste por "birra".jmal Escreveu:Venha de lá o link.MVS Escreveu:Não estou a falar de Mosfets especiais de corrida.
Quando num N Mosfet aberto a corrente o atravessa do Drain para a Source há uma pequena queda de tensão devido á resistência interna de alguns milliohms (Rds(on)) esta queda de tensão é amplificada com alguns opamps e enviada para o CPU para avaliação.
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Oh RuFuS sentes-te bem?
Rendimento é o rácio entre a energia mecânica retirada do motor e a energia eléctrica fornecida. Entram 20KW eléctricos saem 10KW mecânicos o rendimento foi de 50%. O motor está a ser usado numa zona de funcionamento longe do melhor rendimento. Perdas elevadas. Dúvidas?
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
MVS Escreveu:Vou procura-lo no final de semana e colocarei depois de colocares aquele link sobre os Kelly que não colocaste por "birra".jmal Escreveu:Venha de lá o link.MVS Escreveu:Não estou a falar de Mosfets especiais de corrida.
Quando num N Mosfet aberto a corrente o atravessa do Drain para a Source há uma pequena queda de tensão devido á resistência interna de alguns milliohms (Rds(on)) esta queda de tensão é amplificada com alguns opamps e enviada para o CPU para avaliação.
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Oh RuFuS sentes-te bem?
Rendimento é o rácio entre a energia mecânica retirada do motor e a energia eléctrica fornecida. Entram 20KW eléctricos saem 10KW mecânicos o rendimento foi de 50%. O motor está a ser usado numa zona de funcionamento longe do melhor rendimento. Perdas elevadas. Dúvidas?
Eu estou-me a sentir bem obrigado...mas como já tomei o meu café deixo-vos à vontade pois não adianta estarmos aqui a discutir eficiências de 50% em motores eléctricos...até desaprendi que os veículos eléctricos são altamente eficientes...
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Deve ler o post onde me referi sobre o link.MVS Escreveu:Vou procura-lo no final de semana e colocarei depois de colocares aquele link sobre os Kelly que não colocaste por "birra".jmal Escreveu:Venha de lá o link.MVS Escreveu:Não estou a falar de Mosfets especiais de corrida.
Quando num N Mosfet aberto a corrente o atravessa do Drain para a Source há uma pequena queda de tensão devido á resistência interna de alguns milliohms (Rds(on)) esta queda de tensão é amplificada com alguns opamps e enviada para o CPU para avaliação.
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Oh RuFuS sentes-te bem?
Rendimento é o rácio entre a energia mecânica retirada do motor e a energia eléctrica fornecida. Entram 20KW eléctricos saem 10KW mecânicos o rendimento foi de 50%. O motor está a ser usado numa zona de funcionamento longe do melhor rendimento. Perdas elevadas. Dúvidas?
Argumentar com valores errados não levam a conclusão nenhuma.
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Os motores de VE são eficiente a 90-93% para a sua potência nominal. Qdo se pede mais, baixa.
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Tem a certeza que é assim ? veja bem o que escreveu.MVS Escreveu:Quando num N Mosfet aberto a corrente o atravessa do Drain para a Source há uma pequena queda de tensão devido á resistência interna de alguns milliohms (Rds(on)) esta queda de tensão é amplificada com alguns opamps e enviada para o CPU para avaliação.
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Já reparei que te faz confusão sempre que se fala em medir uma corrente através da avaliação da queda de tensão numa resistência. Qual é a dúvida?
É desta forma que trabalha um multímetro.
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Não me faz confusão nenhuma, infelizmente não temos supercondutores e todos os outros oferecem resistência à corrente elétrica, e esta varia exponencialmente com a temperatura, e nos mosfets, então é um abuso.MVS Escreveu:Já reparei que te faz confusão sempre que se fala em medir uma corrente através da avaliação da queda de tensão numa resistência. Qual é a dúvida?
É desta forma que trabalha um multímetro.
Só me estava a referir como explicou o funcionamento do mosfet, não é bem assim, mas pouco interessa para o assunto.
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Na subida do dolce vita tejo a diferença entre o meu antigo carro e a bereco era de apenas 10km/h. Eu sou mais pesado que o jmal e o rufus, a bereco faz realmente o tempo da vectrix 7segundos, Se o motor tivesse a dissipar tanta energia no minimo deveria queimar me quando toca-se no mesmo? O jmal sabe que ja fiz um teste 100% a fundo do inicio ao fim da bateria e nao foi em auto estrada muito pelo o contrario. Quando tiver euros para comprar um pistola termográfica e uma camera como a do T3lmo logo faço o teste porque é preciso ver para quer.
ps: A maior parte dos testes fiz com velocidade do gps tomtom one.
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Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Não expliquei o funcionamento do N Channel Mosfet, simplesmente expliquei como se estima a corrente que o atravessa medindo a queda de tensão entre o Drain e a Source considerando o Rds(on) constante. A variação do Rds(on) realmente não é linear com a temperatura. Mas numa resistência pura de sense essa variação é razoavelmente linear e não precisa de ser um supercondutor.
Onde é que os valores de calculo para os 10.2KW estão errados? As estimativa de 220Kg para o (VE + Rider) está errada? Desprezei o atrito de rolamento e a resistência do ar. De resto usei os teus valores com calculos elementares de física. Posso coloca-los aqui por extenso...
Nem toda a ineficacia do motor é libertada sob a forma de calor.
Quando o motor segura o VE parado numa subida a eficiência é zero porque o motor não roda. No entanto só uma parte da energia fornecida é transformada em calor.
Onde é que os valores de calculo para os 10.2KW estão errados? As estimativa de 220Kg para o (VE + Rider) está errada? Desprezei o atrito de rolamento e a resistência do ar. De resto usei os teus valores com calculos elementares de física. Posso coloca-los aqui por extenso...
Nem toda a ineficacia do motor é libertada sob a forma de calor.
Quando o motor segura o VE parado numa subida a eficiência é zero porque o motor não roda. No entanto só uma parte da energia fornecida é transformada em calor.
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Exato, portanto não funciona com precisão necessária, pouco usado por se tornar mais cara que uma resistência que é mais linear, calibrada e funciona quase na perfeição.MVS Escreveu:Não expliquei o funcionamento do N Channel Mosfet, simplesmente expliquei como se estima a corrente que o atravessa medindo a queda de tensão entre o Drain e a Source considerando o Rds(on) constante. A variação do Rds(on) realmente não é linear com a temperatura. Mas numa resistência pura se sense essa variação é razoavelmente linear e não precisa de ser um supercondutor.
Portanto, estão errados.MVS Escreveu:Onde é que os valores de calculo para os 10.2KW estão errados? As estimativa de 220Kg para o (VE + Rider) está errada? Desprezei o atrito de rolamento e a resistência do ar. De resto usei os teus valores com calculos elementares de física. Posso coloca-los aqui por extenso...
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
jmal, uma coisa é não ser rigorosamente acertado, outra totalmente diferente é estar-se errado. Por essa ordem de ideias não existem cálculos acertados, pois todos terão algum factor em desprezo. Qual é o objectivo?
Eu tenho andado nestes últimos dias com a Predator do ogadiv, com o mesmo motor de o de há 25.000Km atrás que engoliu os 295A(pico). Desta vez, com um pouco mais de cautela, por ter colocado um controlador (provisoriamente) dentro do compartimento por baixo do banco e sem dissipador nenhum, diminui-lhe a potencia ficando com máxima corrente do motor em 29% e máxima corrente das baterias em 26%. Desta forma o motor é super eficiente, mas não é para corridas! Chega aos 90Km/h, mas se apanha uma subida, a velocidade começa a reduzir. A corrente máxima oscila entre os 60 e os 75A.
Ainda ontem fui a casa do RJSC, 20Km sempre no seu máximo, e o motor ficou pouco mais de morno e o controlador menos que isso.
Neste tipo de condução os 20 + 20Km, de ida e volta, foram gastos 2,1KW da rede electrica (que foi quanto carregou já em casa). Neste percurso 50% é feito em auto-estrada (em média a 85Km/h (pelo GPS), e os outros 50% dentro de localidades (com poucos percursos onde se pode ir a mais de 50Km/h). Para quem conhece, é a estrada de Esgueira em direcção a Águeda.
Afinal de contas o motor não aquece quase nada! O que estava mal era a potencia disponibilizada pelo controlador, que era exagerada!
Devagarinho... mas sempre!
Eu tenho andado nestes últimos dias com a Predator do ogadiv, com o mesmo motor de o de há 25.000Km atrás que engoliu os 295A(pico). Desta vez, com um pouco mais de cautela, por ter colocado um controlador (provisoriamente) dentro do compartimento por baixo do banco e sem dissipador nenhum, diminui-lhe a potencia ficando com máxima corrente do motor em 29% e máxima corrente das baterias em 26%. Desta forma o motor é super eficiente, mas não é para corridas! Chega aos 90Km/h, mas se apanha uma subida, a velocidade começa a reduzir. A corrente máxima oscila entre os 60 e os 75A.
Ainda ontem fui a casa do RJSC, 20Km sempre no seu máximo, e o motor ficou pouco mais de morno e o controlador menos que isso.
Neste tipo de condução os 20 + 20Km, de ida e volta, foram gastos 2,1KW da rede electrica (que foi quanto carregou já em casa). Neste percurso 50% é feito em auto-estrada (em média a 85Km/h (pelo GPS), e os outros 50% dentro de localidades (com poucos percursos onde se pode ir a mais de 50Km/h). Para quem conhece, é a estrada de Esgueira em direcção a Águeda.
Afinal de contas o motor não aquece quase nada! O que estava mal era a potencia disponibilizada pelo controlador, que era exagerada!
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Não existe também perda de energia por parte do controlador sob a forma.de calor?
Por estar a consumir 10 kw ou 20 kw certamente não é isso que chega ao motor .
Ou estou errado ?
Por estar a consumir 10 kw ou 20 kw certamente não é isso que chega ao motor .
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Não sei Jorge, terás de perguntar a quem os calculou, eu, tal como tu,apresentei valores que entrego ao controlador, nunca aqui nem em lado nenhum falei em potência colocada no alcatrão. Se numa conta de 5 parcelas, 2 são omitidas e 3 delas estão com valores incorretos, é óbvio que a conta dá resultado errado.Jorge Rocha Escreveu:jmal, uma coisa é não ser rigorosamente acertado, outra totalmente diferente é estar-se errado. Por essa ordem de ideias não existem cálculos acertados, pois todos terão algum factor em desprezo. Qual é o objectivo?
Ora nem mais, no meu tipo de condução, o meu motor aquecia um pouco mais, aguentava-se a mão durante uns segundos, e em 40 - 45 kms que é o que faço normalmente, com paragem a meio, não havia subida nenhuma que ela descesse de velocidade, fazia médias reais de 70 kmh, e consumia +- 3.5 kwh nesses kms.Jorge Rocha Escreveu:Eu tenho andado nestes últimos dias com a Predator do ogadiv, com o mesmo motor de o de há 25.000Km atrás que engoliu os 295A(pico). Desta vez, com um pouco mais de cautela, por ter colocado um controlador (provisoriamente) dentro do compartimento por baixo do banco e sem dissipador nenhum, diminui-lhe a potencia ficando com máxima corrente do motor em 29% e máxima corrente das baterias em 26%. Desta forma o motor é super eficiente, mas não é para corridas! Chega aos 90Km/h, mas se apanha uma subida, a velocidade começa a reduzir. A corrente máxima oscila entre os 60 e os 75A.
Ainda ontem fui a casa do RJSC, 20Km sempre no seu máximo, e o motor ficou pouco mais de morno e o controlador menos que isso.
Neste tipo de condução os 20 + 20Km, de ida e volta, foram gastos 2,1KW da rede electrica (que foi quanto carregou já em casa). Neste percurso 50% é feito em auto-estrada (em média a 85Km/h (pelo GPS), e os outros 50% dentro de localidades (com poucos percursos onde se pode ir a mais de 50Km/h). Para quem conhece, é a estrada de Esgueira em direcção a Águeda.
Afinal de contas o motor não aquece quase nada! O que estava mal era a potencia disponibilizada pelo controlador, que era exagerada!
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Com essa potência e cuidados não aquece, mas andar com as motas ao colo não faz parte de mim, nem de muitos dos meus clientes, se consomem pouco, não à razão para andarem devagar.
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Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Afirmativo visitante2! Mas o motor terá obrigatoriamente muito mais perdas que o controlador!
jmal,
Mas quem disse que andava devagar? Era limitado pela sinalização e pelo transito em hora de ponta, que obrigava a andar sempre a acelerar e a regenerar (sim, porque esta não faz aquecer as pastilhas dos travões, com a regenerativa progressiva que tem, logo maior aquecimento do motor) e na auto-estrada fiz uma boa média.
jmal,
Mas quem disse que andava devagar? Era limitado pela sinalização e pelo transito em hora de ponta, que obrigava a andar sempre a acelerar e a regenerar (sim, porque esta não faz aquecer as pastilhas dos travões, com a regenerativa progressiva que tem, logo maior aquecimento do motor) e na auto-estrada fiz uma boa média.
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