Motores de 3 fases vs 6 fases

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:Li as 17 páginas do teu DB. Fiquei a saber o mesmo...

No entanto aqui fica (com os teus dados):

Mass: 150Kg VE + 70Kg Rider
Change in Velocity : 60 (km/h)
Time Used : 4 (sec)
Acceleration : 4.17 (m/s**2)
Acceleration related to gravity : 0.42 (g)
Distance traveled : 44.4 (m)
Force : 0.92 (kN)
Work : 40.7 (kNm, kJ)
Power : 10.2 (kW), 13.6 (hp)

Os 10KW tinham sido estimados... agora pergunto eu RuFuS para onde foram os restantes 10KW?
Não tenho lá esses dados, o ve não pesa 150 kg e eu também não peso 70 kg. :lol: :lol:
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por MVS »

Não estou a falar de Mosfets especiais de corrida.

Quando num N Mosfet aberto a corrente o atravessa do Drain para a Source há uma pequena queda de tensão devido á resistência interna de alguns milliohms (Rds(on)) esta queda de tensão é amplificada com alguns opamps e enviada para o CPU para avaliação.

Confirmadamente os Kelly usam este sistema.
Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:Não estou a falar de Mosfets especiais de corrida.

Quando num N Mosfet aberto a corrente o atravessa do Drain para a Source há uma pequena queda de tensão devido á resistência interna de alguns milliohms (Rds(on)) esta queda de tensão é amplificada com alguns opamps e enviada para o CPU para avaliação.

Confirmadamente os Kelly usam este sistema.
Venha de lá o link.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por O_volt »

Pois, mas a do Jmal não usava Kelly.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por RuFuS »

MVS Escreveu:Li as 17 páginas do teu DB. Fiquei a saber o mesmo...

No entanto aqui fica (com os teus dados):

Mass: 150Kg VE + 70Kg Rider
Change in Velocity : 60 (km/h)
Time Used : 4 (sec)
Acceleration : 4.17 (m/s**2)
Acceleration related to gravity : 0.42 (g)
Distance traveled : 44.4 (m)
Force : 0.92 (kN)
Work : 40.7 (kNm, kJ)
Power : 10.2 (kW), 13.6 (hp)

Os 10KW tinham sido estimados... agora pergunto eu RuFuS para onde foram os restantes 10KW?
A minha debitava 13 a 15kW...20kW era a do Jorge...

Não entendo...você disse:
MVS Escreveu:Podes dizer que o motor absorveu 20KW, quando muito debitou 10KW mecanicos.
Se a assume que energia chegou ao motor pq só 50% foi transmitida?


Mas as outras motas coitadas não se podem dar a este tipo de luxos, pq para além de não terem material para aguentar este tipo de prestações, o BMS também não o permite, para além de que este tipo de prestações só eram possíveis graças ao BMS que balanceava tudo certinho e todas as células conseguiam debitar o que o fabricante anunciava...

BTW...motores "super power" só eu sei de 5 que queimaram, resta saber quantos não saberei...alguns foram aqui do fórum...

Quantos motores de 6 fases queimaram? Provavelmente nenhum...porque será? Deve ser pq não prestam... :lol:
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: NOVA MARCA DE MAXI SCOOTERS: VORTEX By Gingabike

Mensagem por david_neves »

marciopinto Escreveu:David, a 125cc, não se afogou depois de dares a razão?

Sent from my GT-S5570 using Tapatalk 2
O que custou mais, nao foi a mota dele ser mais lenta, mas ele ter comprado (igual a tl6000 a Ci) para puder poupar euros com combustivel do mercedes, Ele estava mesmo iludido que as motas electricas eram todas de 250w, entre ele ter chegado e eu carregar a mota passou do pior má lingua para um crente.
Se houvesse mais divulgaçao positiva, este e outros tinham aderido as Ve's.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por MVS »

jmal Escreveu:
MVS Escreveu:Não estou a falar de Mosfets especiais de corrida.

Quando num N Mosfet aberto a corrente o atravessa do Drain para a Source há uma pequena queda de tensão devido á resistência interna de alguns milliohms (Rds(on)) esta queda de tensão é amplificada com alguns opamps e enviada para o CPU para avaliação.

Confirmadamente os Kelly usam este sistema.
Venha de lá o link.
Vou procura-lo no final de semana e colocarei depois de colocares aquele link sobre os Kelly que não colocaste por "birra".

Oh RuFuS sentes-te bem?

Rendimento é o rácio entre a energia mecânica retirada do motor e a energia eléctrica fornecida. Entram 20KW eléctricos saem 10KW mecânicos o rendimento foi de 50%. O motor está a ser usado numa zona de funcionamento longe do melhor rendimento. Perdas elevadas. Dúvidas?
Imagem


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por RuFuS »

MVS Escreveu:
jmal Escreveu:
MVS Escreveu:Não estou a falar de Mosfets especiais de corrida.

Quando num N Mosfet aberto a corrente o atravessa do Drain para a Source há uma pequena queda de tensão devido á resistência interna de alguns milliohms (Rds(on)) esta queda de tensão é amplificada com alguns opamps e enviada para o CPU para avaliação.

Confirmadamente os Kelly usam este sistema.
Venha de lá o link.
Vou procura-lo no final de semana e colocarei depois de colocares aquele link sobre os Kelly que não colocaste por "birra".

Oh RuFuS sentes-te bem?

Rendimento é o rácio entre a energia mecânica retirada do motor e a energia eléctrica fornecida. Entram 20KW eléctricos saem 10KW mecânicos o rendimento foi de 50%. O motor está a ser usado numa zona de funcionamento longe do melhor rendimento. Perdas elevadas. Dúvidas?

Eu estou-me a sentir bem obrigado...mas como já tomei o meu café deixo-vos à vontade pois não adianta estarmos aqui a discutir eficiências de 50% em motores eléctricos...até desaprendi que os veículos eléctricos são altamente eficientes...

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:
jmal Escreveu:
MVS Escreveu:Não estou a falar de Mosfets especiais de corrida.

Quando num N Mosfet aberto a corrente o atravessa do Drain para a Source há uma pequena queda de tensão devido á resistência interna de alguns milliohms (Rds(on)) esta queda de tensão é amplificada com alguns opamps e enviada para o CPU para avaliação.

Confirmadamente os Kelly usam este sistema.
Venha de lá o link.
Vou procura-lo no final de semana e colocarei depois de colocares aquele link sobre os Kelly que não colocaste por "birra".

Oh RuFuS sentes-te bem?

Rendimento é o rácio entre a energia mecânica retirada do motor e a energia eléctrica fornecida. Entram 20KW eléctricos saem 10KW mecânicos o rendimento foi de 50%. O motor está a ser usado numa zona de funcionamento longe do melhor rendimento. Perdas elevadas. Dúvidas?
Deve ler o post onde me referi sobre o link.

Argumentar com valores errados não levam a conclusão nenhuma.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por O_volt »

Os motores de VE são eficiente a 90-93% para a sua potência nominal. Qdo se pede mais, baixa.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:Quando num N Mosfet aberto a corrente o atravessa do Drain para a Source há uma pequena queda de tensão devido á resistência interna de alguns milliohms (Rds(on)) esta queda de tensão é amplificada com alguns opamps e enviada para o CPU para avaliação.
Tem a certeza que é assim ? veja bem o que escreveu.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por MVS »

Já reparei que te faz confusão sempre que se fala em medir uma corrente através da avaliação da queda de tensão numa resistência. Qual é a dúvida?

É desta forma que trabalha um multímetro.
Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:Já reparei que te faz confusão sempre que se fala em medir uma corrente através da avaliação da queda de tensão numa resistência. Qual é a dúvida?

É desta forma que trabalha um multímetro.
Não me faz confusão nenhuma, infelizmente não temos supercondutores e todos os outros oferecem resistência à corrente elétrica, e esta varia exponencialmente com a temperatura, e nos mosfets, então é um abuso.

Só me estava a referir como explicou o funcionamento do mosfet, não é bem assim, mas pouco interessa para o assunto.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por david_neves »

Na subida do dolce vita tejo a diferença entre o meu antigo carro e a bereco era de apenas 10km/h. Eu sou mais pesado que o jmal e o rufus, a bereco faz realmente o tempo da vectrix 7segundos, Se o motor tivesse a dissipar tanta energia no minimo deveria queimar me quando toca-se no mesmo? O jmal sabe que ja fiz um teste 100% a fundo do inicio ao fim da bateria e nao foi em auto estrada muito pelo o contrario. Quando tiver euros para comprar um pistola termográfica e uma camera como a do T3lmo logo faço o teste porque é preciso ver para quer.
ps: A maior parte dos testes fiz com velocidade do gps tomtom one.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por MVS »

Não expliquei o funcionamento do N Channel Mosfet, simplesmente expliquei como se estima a corrente que o atravessa medindo a queda de tensão entre o Drain e a Source considerando o Rds(on) constante. A variação do Rds(on) realmente não é linear com a temperatura. Mas numa resistência pura de sense essa variação é razoavelmente linear e não precisa de ser um supercondutor.

Onde é que os valores de calculo para os 10.2KW estão errados? As estimativa de 220Kg para o (VE + Rider) está errada? Desprezei o atrito de rolamento e a resistência do ar. De resto usei os teus valores com calculos elementares de física. Posso coloca-los aqui por extenso...

Nem toda a ineficacia do motor é libertada sob a forma de calor.

Quando o motor segura o VE parado numa subida a eficiência é zero porque o motor não roda. No entanto só uma parte da energia fornecida é transformada em calor.
Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:Não expliquei o funcionamento do N Channel Mosfet, simplesmente expliquei como se estima a corrente que o atravessa medindo a queda de tensão entre o Drain e a Source considerando o Rds(on) constante. A variação do Rds(on) realmente não é linear com a temperatura. Mas numa resistência pura se sense essa variação é razoavelmente linear e não precisa de ser um supercondutor.
Exato, portanto não funciona com precisão necessária, pouco usado por se tornar mais cara que uma resistência que é mais linear, calibrada e funciona quase na perfeição.

MVS Escreveu:Onde é que os valores de calculo para os 10.2KW estão errados? As estimativa de 220Kg para o (VE + Rider) está errada? Desprezei o atrito de rolamento e a resistência do ar. De resto usei os teus valores com calculos elementares de física. Posso coloca-los aqui por extenso...
Portanto, estão errados.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal, uma coisa é não ser rigorosamente acertado, outra totalmente diferente é estar-se errado. Por essa ordem de ideias não existem cálculos acertados, pois todos terão algum factor em desprezo. Qual é o objectivo?



Eu tenho andado nestes últimos dias com a Predator do ogadiv, com o mesmo motor de o de há 25.000Km atrás que engoliu os 295A(pico). Desta vez, com um pouco mais de cautela, por ter colocado um controlador (provisoriamente) dentro do compartimento por baixo do banco e sem dissipador nenhum, diminui-lhe a potencia ficando com máxima corrente do motor em 29% e máxima corrente das baterias em 26%. Desta forma o motor é super eficiente, mas não é para corridas! Chega aos 90Km/h, mas se apanha uma subida, a velocidade começa a reduzir. A corrente máxima oscila entre os 60 e os 75A.
Ainda ontem fui a casa do RJSC, 20Km sempre no seu máximo, e o motor ficou pouco mais de morno e o controlador menos que isso.
Neste tipo de condução os 20 + 20Km, de ida e volta, foram gastos 2,1KW da rede electrica (que foi quanto carregou já em casa). Neste percurso 50% é feito em auto-estrada (em média a 85Km/h (pelo GPS), e os outros 50% dentro de localidades (com poucos percursos onde se pode ir a mais de 50Km/h). Para quem conhece, é a estrada de Esgueira em direcção a Águeda.
Afinal de contas o motor não aquece quase nada! O que estava mal era a potencia disponibilizada pelo controlador, que era exagerada!
Devagarinho... mas sempre!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por MRider »

Não existe também perda de energia por parte do controlador sob a forma.de calor?

Por estar a consumir 10 kw ou 20 kw certamente não é isso que chega ao motor .

Ou estou errado ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:jmal, uma coisa é não ser rigorosamente acertado, outra totalmente diferente é estar-se errado. Por essa ordem de ideias não existem cálculos acertados, pois todos terão algum factor em desprezo. Qual é o objectivo?
Não sei Jorge, terás de perguntar a quem os calculou, eu, tal como tu,apresentei valores que entrego ao controlador, nunca aqui nem em lado nenhum falei em potência colocada no alcatrão. Se numa conta de 5 parcelas, 2 são omitidas e 3 delas estão com valores incorretos, é óbvio que a conta dá resultado errado.
Jorge Rocha Escreveu:Eu tenho andado nestes últimos dias com a Predator do ogadiv, com o mesmo motor de o de há 25.000Km atrás que engoliu os 295A(pico). Desta vez, com um pouco mais de cautela, por ter colocado um controlador (provisoriamente) dentro do compartimento por baixo do banco e sem dissipador nenhum, diminui-lhe a potencia ficando com máxima corrente do motor em 29% e máxima corrente das baterias em 26%. Desta forma o motor é super eficiente, mas não é para corridas! Chega aos 90Km/h, mas se apanha uma subida, a velocidade começa a reduzir. A corrente máxima oscila entre os 60 e os 75A.
Ainda ontem fui a casa do RJSC, 20Km sempre no seu máximo, e o motor ficou pouco mais de morno e o controlador menos que isso.
Neste tipo de condução os 20 + 20Km, de ida e volta, foram gastos 2,1KW da rede electrica (que foi quanto carregou já em casa). Neste percurso 50% é feito em auto-estrada (em média a 85Km/h (pelo GPS), e os outros 50% dentro de localidades (com poucos percursos onde se pode ir a mais de 50Km/h). Para quem conhece, é a estrada de Esgueira em direcção a Águeda.
Afinal de contas o motor não aquece quase nada! O que estava mal era a potencia disponibilizada pelo controlador, que era exagerada!
Devagarinho... mas sempre!
Ora nem mais, no meu tipo de condução, o meu motor aquecia um pouco mais, aguentava-se a mão durante uns segundos, e em 40 - 45 kms que é o que faço normalmente, com paragem a meio, não havia subida nenhuma que ela descesse de velocidade, fazia médias reais de 70 kmh, e consumia +- 3.5 kwh nesses kms.

Com essa potência e cuidados não aquece, mas andar com as motas ao colo não faz parte de mim, nem de muitos dos meus clientes, se consomem pouco, não à razão para andarem devagar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Motores de 3 fases vs 6 fases

Mensagem por Jorge Rocha »

Afirmativo visitante2! Mas o motor terá obrigatoriamente muito mais perdas que o controlador!


jmal,
Mas quem disse que andava devagar? Era limitado pela sinalização e pelo transito em hora de ponta, que obrigava a andar sempre a acelerar e a regenerar (sim, porque esta não faz aquecer as pastilhas dos travões, com a regenerativa progressiva que tem, logo maior aquecimento do motor) e na auto-estrada fiz uma boa média.
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”