Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veículos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
Provenca
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 16, 2014 10:12 am
Localização: Elvas, Portugal
Contacto:

Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veículos

Mensagem por Provenca »

Boa tarde,

Alguém me sabe dizer quais são as regras e custos, para instalar um ponto de carga para veículos?

Quais as diferenças entre carga rápida e carga lenta? Dá para ter separados ou em conjunto?

Quais as diferenças entre ter um residencial e um Público? Muda se for num parque de estacionamento público ou privado (escritórios/hotel)?

Obrigado,
Provença
Eco Hotel Rural Monte da Provença
http://www.montedaprovenca.com

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
A legislação dos postos de carregamento está a ser ultimada, como pode ver neste tópico, (tb só vi à dias)
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... dcf32b578c
Pode sair em breve!
A meu ver, (é só a opinião dum utilizador), tratando-se dum espaço privado, é instalar corrente eléctrica e tomadas deste tipo
Podem ser monofásico ou trifásico (16 A ou 32 A
Podem ser monofásico ou trifásico (16 A ou 32 A
tomadas.jpeg (2.33 KiB) Visto 4601 vezes
no parque e os utilizadores logo se ajustam com os respectivos adaptadores para o seu caso. Claro que se for como este exemplo está bem melhor
Segurança, quantidade e qualidade! (16 A - 32A)
Segurança, quantidade e qualidade! (16 A - 32A)
protecção tomadas.jpeg (5.38 KiB) Visto 4601 vezes
O "inconveniente" é que não pode cobrar pela electricidade.
Na questão dos carregamentos rápidos , muda de figura. pois para ser "rápido" penso que tem que haver no mínimo 32A e equipamento muito específico, pois tem de entrar muita corrente em pouco tempo. Mas os utilizadores já ficam satisfeitos se tiverem acesso garantido a tomadas comuns tipo shucku de exterior!
Os pormenores técnicos podem vir a seguir ;)

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu

Mensagem por serges »

Muito interessante valores nao pode cobrar mas a gorgeta ainda existe e é isenta de impostos
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Provenca
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 16, 2014 10:12 am
Localização: Elvas, Portugal
Contacto:

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu

Mensagem por Provenca »

Olá,

Estou interessado, porque estou a desenvolver um Hotel Rural e ando a ver de soluções ecológicas.

Alguém me pode enviar valores? Ex: Custos de tomadas, quais os tipos de tomadas que existem, transformadores, etc...

Qual o total de carros eléctricos que existem em Portugal?

Como estou ao lado da saída de Elvas da Auto-Estrada, podia ser interessantes para os donos dos carros eléctricos que quisessem fazer a viagem para Madrid, ter uma ultima dormida em PT e sair com o carro carregado a 10km da fronteira ;)

Acham que vale a pena o investimento versus o retorno?

Obrigado,
Eco Hotel Rural Monte da Provença
http://www.montedaprovenca.com

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu

Mensagem por MRider »

Eu acho isso fantástico.

E para começar com pontos de carga normal já é muito bom .
Ficando a carregar durante a noite saído pela manha ja carregadinho 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu

Mensagem por visitante1 »

É comum ver hoteis com carregadores normais e rápidos instalados, na holanda, noruega, belgica, turquia etc.
Por cá ainda são poucos, mas já há alguns.
Acho uma boa ideia preparar o seu hotel com esse equipamento, talvez numa fase inicial nem precise de grande coisa, talvez um carga normal com ficha schuko e mod3 seja suficiente.
Será uma boa forma de publicitar o hotel dizendo que está preparado para carregar veiculos eletricos.
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
pnunes Escreveu:cho uma boa ideia preparar o seu hotel com esse equipamento, talvez numa fase inicial nem precise de grande coisa, talvez um carga normal com ficha schuko e mod3 seja suficiente.
Será uma boa forma de publicitar o hotel dizendo que está preparado para carregar veiculos eletricos.
Sem dúvida. O pnunes resume o essencial da questão. Deixe corrente normal e tubagem para evoluir em 2 ou 3 pontos do parque, e uma coisa elaborada como a que citei, (metade das tomadas deve chegar), importaria em quantos € pnunes? Chegariam 200€?:
Isto já é muito bom... Solução limpa e segura
Isto já é muito bom... Solução limpa e segura
protecção tomadas.jpeg (5.38 KiB) Visto 4505 vezes
Já agora digam lá. 3 ou 4 automóveis em simultâneo e em baixa tensão precisariam de quantos Amp?
Em relação ao nº de veículos existentes, temos o assunto abordado recentemente no tópico Noticias de Electricos pg 142 no post do nosso pafi. É um tópico que o Provenca deve ler. O assunto do nº de VE, nasce numa noticia tendenciosa incorrecta e "abusiva".
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 4f7a0bc410

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu

Mensagem por sergiomms »

As CEE estão projectadas para 16amp / 6horas, cada carro em normal carrega a menos que isso, mas as contas são faceis, 16Amp * 4 carros = 64Amp
Agora há que dimensionar todo o circuito de alimentação, e se os postos estarão todos concentrados ou espalhados pelo parque.

Já agora deixo a minha opinião em relação ao hotel, sugiro que no parque de estacionamento reserve os lugares mais proximos da recepção para veiculos prioritários e os lugares para VEs um pouco mais distantes para evitar que sejam inadvertidamente ocupados pelos CIs
sergiomms

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu

Mensagem por Mumia »

Bom não sendo nenhum expert na matéria... penso que sem duvida umas "simples" tomadas servem. Deixando já a instalação preparada se depois quiser evoluir e ter mais capacidade de carga (seja para mais veículos ao mm tempo, seja com cargas mais rápidas).

Sem duvida que a sua ideia é de agradecer ao máximo mesmo!! E como tudo tem os seus custos, sem duvida que todos os utilizadores de VE's certamente concordam... mais vale uma uma "simples tomada" do que nada! E para iniciar porque não umas tomadas (2 ou 3 ou as que intender) normais exteriores (por causa do tempo)?? E futuramente uma melhoria... :)

Vem-me à memória o Hotel onde pernoitamos no Encontro Nacional de VE's de 2013, umas simples tomadas (que ficaram depois como ponto de carga definitivo) e uma ajuda enorme! ;)

Enquanto utilizador de um VE fico agradecido por esta sua iniciativa e fiquei desde já curioso com o Hotel :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
Provenca
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 16, 2014 10:12 am
Localização: Elvas, Portugal
Contacto:

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu

Mensagem por Provenca »

Muito obrigado pelas recomendações, em Janeiro terão mais um local para dormir e deixarem o carro a carregar ;)

O Hotel será o Hotel Rural Monte da Provença e abre portas em Janeiro de 2015, podem ver a evolução na nossa página de facebook em http://www.facebook.com/montedaprovenca" onclick="window.open(this.href);return false;

Vai ficar a 1Km da saida da A6 junto a Elvas, em https://www.google.com/maps/@38.9212733,-7.1736711,17z" onclick="window.open(this.href);return false;
Eco Hotel Rural Monte da Provença
http://www.montedaprovenca.com

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu

Mensagem por Mumia »

Provenca Escreveu:Muito obrigado pelas recomendações, em Janeiro terão mais um local para dormir e deixarem o carro a carregar ;)

O Hotel será o Hotel Rural Monte da Provença e abre portas em Janeiro de 2015, podem ver a evolução na nossa página de facebook em http://www.facebook.com/montedaprovenca" onclick="window.open(this.href);return false;

Vai ficar a 1Km da saida da A6 junto a Elvas, em https://www.google.com/maps/@38.9212733,-7.1736711,17z" onclick="window.open(this.href);return false;
Desde já os meus Parabéns pela atitude que tomou e o meu muito Obrigado por mais um futuro ponto de carga :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
Provenca
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 16, 2014 10:12 am
Localização: Elvas, Portugal
Contacto:

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu

Mensagem por Provenca »

pnunes Escreveu:É comum ver hoteis com carregadores normais e rápidos instalados, na holanda, noruega, belgica, turquia etc.
Por cá ainda são poucos, mas já há alguns.
Acho uma boa ideia preparar o seu hotel com esse equipamento, talvez numa fase inicial nem precise de grande coisa, talvez um carga normal com ficha schuko e mod3 seja suficiente.
Será uma boa forma de publicitar o hotel dizendo que está preparado para carregar veiculos eletricos.
cumps
Os meus conhecimentos e recursos são limitados, apenas a vontade de ajudar a comunidade de condutores de carros eléctricos é que não é limitada.

Alguém me pode ajudar a executar a proposta técnica ao construtor? (para não ser o dobro do real) (Tipos de cablagem, fichas, corrente, etc..)

Obrigado
Eco Hotel Rural Monte da Provença
http://www.montedaprovenca.com


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu

Mensagem por RJSC »

Primeiro há que tomar a decisão de quantos VE a carregar ao mesmo tempo quer suportar...
Mas nó mínimo 5 fios de 4mm2 até aos lugares para VE e no lugar de estacionamento pelo menos uma tomada CEE trifásica de 16A (para os Tesla Model S) e 3 tomadas CEE 16A monofásicas e shucko para para os VE's mais acessíveis como o Nissan Leaf ou os Mitsubishi iMiev, Peugueot iOn, e Citroen C0.
Com isto pode suportar o carregamento de um Tesla Model S completamente descarregado durante as recomendáveis 8 horas de sono dos hóspedes ou 3 VE mais pequenos em simultâneo.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veícu

Mensagem por sergiomms »

Sem esquecer que cada tomada deve estar protegida por um disjuntor diferencial de 30mA.
Eu sugiro que no imediato estejam disponibilizados 2 espaços de estacionamento, mas que deixe o parque de estacionamento preparado com tubos vazios para passagem de cabos futuros.
sergiomms


Autor do tópico
Provenca
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 16, 2014 10:12 am
Localização: Elvas, Portugal
Contacto:

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veículos

Mensagem por Provenca »

Boa tarde,

Venho informar que o EcoHotel Rural Monte da Provença, completou o seu 1º ano, com grande redução da pegada de carbono :)
Artigo no jornal Vida Economica que faz referência a vontade de instalar carregador para VE
Jornal Vida Economica Pag22.pdf
(692.82 KiB) Transferido 100 vezes
Infelizmente o carregador para carros eléctricos, ainda não foi instalado :(

Sff podem-me ajudar, a perceber as diferenças entre estes carregadores?
http://r-evc.com/en/15-wallbox

Quero instalar, com as seguintes características:
- já tenho tomada trifásica no estacionamento;
- carregador para 1 lugar de estacionamento;
- não necessito contadores, porque o carregamento vai ser grátis para os hospedes;
- o máximo de tipos de tomadas, para abranger todos os VE dos hospedes;
- de preferência com carregamento rápido;
- mais barato do mercado;

Fiquei muito curioso sobre este carregador, sabem-me dizer se cumpre os requisitos anteriores?
http://r-evc.com/en/27-mennekes-wallbox-16a-32a.html

Cumprimentos,
Monte da Provença
Eco Hotel Rural Monte da Provença
http://www.montedaprovenca.com


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veículos

Mensagem por jmlflorencio »

Parabéns pela iniciativa. Deve ter ajuda em breve do pessoal mais habituado... Outra possibilidade seria contactar a UVE, uma associação de utilizadores de veículos eléctricos recentemente constituída, eles devem poder ajudar.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veículos

Mensagem por Celestino »

Provenca Escreveu:Boa tarde,

Venho informar que o EcoHotel Rural Monte da Provença, completou o seu 1º ano, com grande redução da pegada de carbono :)
Artigo no jornal Vida Economica que faz referência a vontade de instalar carregador para VE
Jornal Vida Economica Pag22.pdf
Infelizmente o carregador para carros eléctricos, ainda não foi instalado :(

Sff podem-me ajudar, a perceber as diferenças entre estes carregadores?
http://r-evc.com/en/15-wallbox

Quero instalar, com as seguintes características:
- já tenho tomada trifásica no estacionamento;
- carregador para 1 lugar de estacionamento;
- não necessito contadores, porque o carregamento vai ser grátis para os hospedes;
- o máximo de tipos de tomadas, para abranger todos os VE dos hospedes;
- de preferência com carregamento rápido;
- mais barato do mercado;

Fiquei muito curioso sobre este carregador, sabem-me dizer se cumpre os requisitos anteriores?
http://r-evc.com/en/27-mennekes-wallbox-16a-32a.html

Cumprimentos,
Monte da Provença
Olá!
Parabéns pela visão. É esse o caminho.
No entanto, se fosse eu, não gastaria dinheiro em equipamentos desses.
E porquê? Porque por norma, os utilizadores de VE já possuem todos os acessórios para poder utilizar as diversas tomadas que vão encontrando.
Eu colocaria apenas tomadas trifásicas (vermelhas de 5 pinos) de 32A e de 16A à disposição.
Junto com cada trifásica, colocava ainda uma monofásica CEE azul, intercalando ora uma de 16A ora outra de 32A.
Claro que esta instalação deve ser protegida por disjuntores adequados no local da distribuição mas isso é um investimento completamente ridículo comparado com a compra de vários carregadores com EVSE (wallbox).

Se for mesmo para instalar carga rápida, isso já não se refere aos equipamentos que sugere.
No caso da Tesla pode solicitar o "Destination Charging", indicado precisamente para esse tipo de empresas https://www.teslamotors.com/destination-charging.
No caso dos outros VE de quatro rodas, o carregamento rápido é em corrente contínua e necessita de um equipamento algo dispendioso. Penso que há duas empresas em Portugal que o podem ajudar em soluções de carregamento rápido (Efacec e MagnumCap).
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veículos

Mensagem por Jorge Rocha »

Mais um belo exemplo! Tomara que esses pequenos pormenores possam fazer a grande diferença para o sucesso de seu Hotel. Parabéns.

Na minha opinião, sendo um hotel o local adequado para pernoitar, qualquer tomada de 16A monofasica (industrial ou doméstica) já resolve o problema para qualquer utilizador de VE que goste de dormir as 7 ou 8 horas. Se coloca um posto de carregamento rápido, carregando em 2 a 4 horas, habilita-se a que fiquem a descansar esse tempo dentro do próprio carro, para seguir viagem logo de seguida.
O conceito nem estaria nada mal se houvesse forma de controlar, com respectivo pagamento da energia e do espaço ocupado. Coisas que a nossa burocracia ainda não implementou, infelizmente.

Celestino, penso que o carregamento rápido que o Provenca se queria referir, seria mais aqueles onde a tensão ainda é a alternada, mas em vez de ser de 16A monofasica, seria de 32A monofasica, bifasica e trifasica, podendo servir por exemplo um ZOE a carregar 80% numa hora.
Os I3 e alguns Leaf também podem carregar a 32A AC... embora não seja a minha praia esta matéria, penso não estar a dizer alguma asneira, e se tiver, corrijam-me por favor.
As tomadas seriam as Mennekes de 7 pinos, onde poderiam ser de 16A ou 32A, com 1, 2, ou 3 fases ligadas, e seu respectivo circuito electrónico para dar a conhecer ao carro até que corrente ele poderá carregar. (estou-me a arriscar a dizer alguma asneira...)
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veículos

Mensagem por Celestino »

Jorge Rocha Escreveu:Mais um belo exemplo! Tomara que esses pequenos pormenores possam fazer a grande diferença para o sucesso de seu Hotel. Parabéns.

Na minha opinião, sendo um hotel o local adequado para pernoitar, qualquer tomada de 16A monofasica (industrial ou doméstica) já resolve o problema para qualquer utilizador de VE que goste de dormir as 7 ou 8 horas. Se coloca um posto de carregamento rápido, carregando em 2 a 4 horas, habilita-se a que fiquem a descansar esse tempo dentro do próprio carro, para seguir viagem logo de seguida.
O conceito nem estaria nada mal se houvesse forma de controlar, com respectivo pagamento da energia e do espaço ocupado. Coisas que a nossa burocracia ainda não implementou, infelizmente.

Celestino, penso que o carregamento rápido que o Provenca se queria referir, seria mais aqueles onde a tensão ainda é a alternada, mas em vez de ser de 16A monofasica, seria de 32A monofasica, bifasica e trifasica, podendo servir por exemplo um ZOE a carregar 80% numa hora.
Os I3 e alguns Leaf também podem carregar a 32A AC... embora não seja a minha praia esta matéria, penso não estar a dizer alguma asneira, e se tiver, corrijam-me por favor.
As tomadas seriam as Mennekes de 7 pinos, onde poderiam ser de 16A ou 32A, com 1, 2, ou 3 fases ligadas, e seu respectivo circuito electrónico para dar a conhecer ao carro até que corrente ele poderá carregar. (estou-me a arriscar a dizer alguma asneira...)
Exceto quanto à bifásica e às tomadas de 7 pinos, está tudo certo.
Essas de 7 pinos são aquelas onde eu não gastaria dinheiro porque os clientes já têm os EVSE's.
E sim, na ótica de ser para pernoitar, faz mais sentido existirem hoje mais tomadas monofásicas de 16A e 32A. Mas há que pensar no futuro - não nos esqueçamos que a evolução tende a ser galopante e uma instalação dimensionada para hoje será insuficiente no futuro.
Também não nos podemos esquecer dos Teslas. Os donos deles costumam ser clientes apetecíveis deste tipo de negócios. Se não tiverem Destination Charging não vivem sem uma trifásica de 16A ou de 32A (consoante tenham ou não dual charger).
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Regras e Custos para instalar Pontos de carga para Veículos

Mensagem por Jorge Rocha »

Pode até ainda não existir algum carro que possa alimentar-se de apenas 2 fases (corrente bifásica), mas se agora não existe não quer dizer que não possa vir a existir (pensava que os ZOE o fizessem com o seu camalião...?).
Conhecendo um pouco a electricidade e os aparelhos que com a mesma trabalham, seria muito fácil acreditar que existisse um carregador (que na verdade fossem 3 carregadores), onde se pudesse escolher os mais variados modos de carregamentos, (utilizando 1, 2 ou os 3 carregadores) dependendo da disponibilidade da tomada e da indicação do utilizador.

As tomadas de 7 pinos, seriam iguais às que encontramos nos Mobi-e, podendo estas fornecer de forma segura as mais diversas formas de carregamento em AC.
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”