Carregamento: dicas e novidades

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

Boas!
em breve as 5 AS que já tem PCR vão levar um refurbishing, basicamente será um upgrade para CCS+AC43 além do CHAdeMO já existente, isto em novo Kiosk mais robusto e menos vulnerável. O armário de potencia será muito parecido ao já existente.

O interface (HMI) também muda, mais á frente serão apresentados os menus para iniciar a familiarização com o produto.

Mantém a potencia de 62,5Kw para CHAdeMO, aproximadamente a mesma para CCS e até 43Kw para AC.

Qualquer coisa parecida com a segunda figura da esquerda para a direita, claro com a devida imagem da Galp em cima dele.
Gama Carga Rápida.png
Gama Carga Rápida.png (159.05 KiB) Visto 9236 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

O conector CHAdeMO, que é o atualmente o mais utilizado por cá foi alterado para conector Sumitomo, é facílimo de utilizar evitando algumas peripécias de engate/desengate do anterior Yazaki. Mantem uma luz piloto vermelha de indicação de carga, e claro o Lock continua a ser feito pelo lado do carregador, tal como está descrito na norma.

É o Azul da foto em baixo.
Anexos
CHAdeMO Socket.png
CHAdeMO Socket.png (335.61 KiB) Visto 9055 vezes
Última edição por visitante1 em sexta jan 23, 2015 6:40 pm, editado 1 vez no total.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

O conector CCS será qualquer coisa parecido com o da foto em baixo do meio para a esquerda, tipo 2.
O do lado direito é o modelo utilizado pelo mercado americano, tipo 1, sem interesse no nosso caso.
Anexos
CCS Socket.png
CCS Socket.png (241.9 KiB) Visto 9081 vezes
Última edição por visitante1 em sexta jan 23, 2015 5:45 pm, editado 2 vezes no total.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por t3lmo »

Muito bem! Existe datas para contretização? :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por sergiomms »

Boa partilha PN, Significa que na AE já vou poder carregar a 10Amp (e a 13, e a 16 e a 30)?
sergiomms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por Volt »

Excelente. :-).

Mas 2,3 KW monofásico são 10A e não 16A, como está na última imagem. :-).

PS: Esse armário da Efacec que está na primeira imagem à direita parece-me igual ao ponto de carga rápida que a VW e Audi têm no seu stand de Lisboa (perto do Parque das Nações).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

t3lmo Escreveu:Muito bem! Existe datas para contretização? :)
Penso que para a próxima semana será retirado do um de Pombal.
O primeiro a ser instalado será o mais utilizado, o de Oeiras.
Última edição por visitante1 em sexta jan 23, 2015 6:30 pm, editado 1 vez no total.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

sergiomms Escreveu:Boa partilha PN, Significa que na AE já vou poder carregar a 10Amp (e a 13, e a 16 e a 30)?
Como vai levar um cabo para carregamento até 43Kw, vai carregar aquilo que o carro solicitar/permitir. Não é selecionável, não teria logica para um PCR.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

Volt Escreveu:Excelente. :-).

Mas 2,3 KW monofásico são 10A e não 16A, como está na última imagem. :-).

PS: Esse armário da Efacec que está na primeira imagem à direita parece-me igual ao ponto de carga rápida que a VW e Audi têm no seu stand de Lisboa (perto do Parque das Nações).
Oops! já está editado... como foi possivel tal erro :o :lol:
O PCR que falas e que eles tem lá instalado é o 2º da direita para a esquerda. Os concessionários da nissan é que tem o 1º, embora com um HMI mais parecido com a Mobie.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por sergiomms »

visitante1 Escreveu: Como vai levar um cabo para carregamento até 43Kw, vai carregar aquilo que o carro solicitar/permitir. Não é selecionável, não teria logica para um PCR.
Mas sabes se terá uma tomada no painel (para eu por a minha menekes) ou só terá o cabo (macho) para os novos VEs ou ambos?
sergiomms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

sergiomms Escreveu:
visitante1 Escreveu: Como vai levar um cabo para carregamento até 43Kw, vai carregar aquilo que o carro solicitar/permitir. Não é selecionável, não teria logica para um PCR.
Mas sabes se terá uma tomada no painel (para eu por a minha menekes) ou só terá o cabo (macho) para os novos VEs ou ambos?
É só o cabo com a ficha tipo 2 como a da figura em baixo.
Existem versões com Socket AC22 para ligar essas fichas como a que tens, mas não vai ser o caso. A não ser que alguém mude de ideias até lá... o que também não é dificil :)
Anexos
Tipos  de Cabos AC.png
Tipos de Cabos AC.png (149.65 KiB) Visto 9061 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por Emanuel Couto »

visitante1, temos aqui material de primeira ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

Emanuel Couto Escreveu:visitante1, temos aqui material de primeira ;)
é o que precisamos para colocar este fórum no top! :)
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

Para continuar a responder ao sergiomms e proveitando para falar nas diferentes configurações disponíveis tanto para sistema único como para sistema com Kiosk (que é o caso dos que estamos a falar).
QC45 Conf. Saidas.png
QC45 Conf. Saidas.png (98.65 KiB) Visto 9020 vezes
Existe ainda uma versão não muito utilizada mas que existe já instalada, alem de CCS, AC22 ainda tem tomada schuko com deteção de entrada de ficha.
Não se vê mas é este Kiosk cujo armário de potencia está dentro de uma garagem subterrânea.
Tomada Schuko com deteção de ficha.png
Tomada Schuko com deteção de ficha.png (540.12 KiB) Visto 9020 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por sergiomms »

Entãp a minha menekes não encaixa na AC43, a tal Type 2 da imagem?
Emanuel Couto Escreveu:visitante1, temos aqui material de primeira ;)
Se temos..... 8-)
sergiomms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

sergiomms Escreveu:Entãp a minha menekes não encaixa na AC43, a tal Type 2 da imagem?
Emanuel Couto Escreveu:visitante1, temos aqui material de primeira ;)
Se temos..... 8-)
Nop!

e para que raio querias tu ligar-te a esse posto rápido? :)
o que me está a falhar?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por sergiomms »

visitante1 Escreveu:...
e para que raio querias tu ligar-te a esse posto rápido? :)
o que me está a falhar?
O que eu queria era poder carregar na AE, dado que ele fornece o que o carro pedir, se pudesse carregar perdia 3 horas mas conseguia ir de saxo até à minha "terra". :)
Assim, não vou de VE ... :(
sergiomms


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por RJSC »

sergiomms Escreveu:
visitante1 Escreveu:...
e para que raio querias tu ligar-te a esse posto rápido? :)
o que me está a falhar?
O que eu queria era poder carregar na AE, dado que ele fornece o que o carro pedir, se pudesse carregar perdia 3 horas mas conseguia ir de saxo até à minha "terra". :)
Assim, não vou de VE ... :(
Para isso é sugerir um ponto lento ao lado.
Porque "entupir" um Ponto de Carga Rápida durante 3 horas causa muito transtorno.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por sergiomms »

RJSC Escreveu:...
Para isso é sugerir um ponto lento ao lado.
Porque "entupir" um Ponto de Carga Rápida durante 3 horas causa muito transtorno.
Estas com medo que não chegue para ti?
Efectivamente pode-se sugerir muitos postos, o facto de ser rápido é só uma mais valia para quem os pode utilizar, porque existem modelos novos vendidos sem essa opção.
O facto de estar, como referes, entupido; penso que o RuFus tem uma opinião bem definida:
RuFuS @ [url=http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?p=250981#p250981]Ficha menekes[/url] Escreveu:...
Isso é um risco que qualquer utilizador de Veículo Elétrico terá de ter consciência...o direito do Paulo com a sua bicicleta é o mesmo de qualquer outro utilizador mesmo que com um Tesla...
...
Ou um Leaf, ou um golf, ou um volt, ou um saxo, um fiat 126, uma trotinete.....
sergiomms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

sergiomms Escreveu:
visitante1 Escreveu:...
e para que raio querias tu ligar-te a esse posto rápido? :)
o que me está a falhar?
O que eu queria era poder carregar na AE, dado que ele fornece o que o carro pedir, se pudesse carregar perdia 3 horas mas conseguia ir de saxo até à minha "terra". :)
Assim, não vou de VE ... :(
Ahh! ok esqueci-me do teu saxo!!
assim acho que não vais poder carregar ...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”