Carregamento: dicas e novidades

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

sergiomms Escreveu:
RJSC Escreveu:...
Para isso é sugerir um ponto lento ao lado.
Porque "entupir" um Ponto de Carga Rápida durante 3 horas causa muito transtorno.
Estas com medo que não chegue para ti?
Efectivamente pode-se sugerir muitos postos, o facto de ser rápido é só uma mais valia para quem os pode utilizar, porque existem modelos novos vendidos sem essa opção.
O facto de estar, como referes, entupido; penso que o RuFus tem uma opinião bem definida:
RuFuS @ [url=http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?p=250981#p250981]Ficha menekes[/url] Escreveu:...
Isso é um risco que qualquer utilizador de Veículo Elétrico terá de ter consciência...o direito do Paulo com a sua bicicleta é o mesmo de qualquer outro utilizador mesmo que com um Tesla...
...
Ou um Leaf, ou um golf, ou um volt, ou um saxo, um fiat 126, uma trotinete.....
A logica de utilização de um carga rápida é ser precisamente isso, rápido.
O problema de utilização prolongada acho que nem sequer se vai colocar, quando tudo estiver devidamente organizado.
Penso que será imposto um tempo máximo de carregamento de 20 a 30 minutos. Quem abusar, será penalizado, é o que se passa nos países onde já é utilizada massivamente.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por sergiomms »

Esses 30min são apenas para a utilização de carregamentos rápidos, certo?
Sabes o que estão a pensar no que respeita aos novos VEs que não têm a opção de carregamento rápido?
Dado que as nossas AEs têm limite máximo de 12h (pelo menos é o indicado no ticket, na viaverde não sei), seria boa ideia que em cada entrada/saida da AE estivesse um mobie normal, para que quem quisesse atravessar a AE só em 2 ou 3 troços o pudesse fazer ou até ir de Braga a Albufeira de VE.
sergiomms

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por Celestino »

sergiomms Escreveu:...novos VEs que não têm a opção de carregamento rápido...
Perdoem a ignorância. Quais são eles?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por sergiomms »

pelo menos o bmw i3, em que o CR é opcional, acho que o golf também.
sergiomms

Avatar do Utilizador

joaocfgoncalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta jul 03, 2014 10:05 pm
Localização: Guimarães

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por joaocfgoncalves »

visitante1 Escreveu:O conector CCS será qualquer coisa parecido com o da foto em baixo do meio para a esquerda, tipo 2.
O do lado direito é o modelo utilizado pelo mercado americano, tipo 1, sem interesse no nosso caso.
O i3 usa este. Vou poder percorrer o pais como os nossos amigos "Leaft"...
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

Entretanto e enquanto mais novidades não aparecem deixo aqui os menus do hmi relativos aos ditos pcr

[A extensão docx foi desativada e não pode ser exibida.]

VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

Parece que o carregador da A5 Oeiras já está a bombar! :) finalmente!!!

Equipamento QC50 Dual com 3 mangueiras e kiosk galp
QC50Dual.JPG
QC50Dual.JPG (18.46 KiB) Visto 6748 vezes
Kiosk.JPG
Kiosk.JPG (54.04 KiB) Visto 6748 vezes
HMI.JPG
HMI.JPG (28.7 KiB) Visto 6748 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

Utilização simples e intuitiva
Escolha a sua energia.jpg
Escolha a sua energia.jpg (28.78 KiB) Visto 6744 vezes
No entanto para este local só está disponivel 1 carregamento de cada vez, DC+AC ao mesmo tempo não é possivel.
A opção de balanceamento de potencia também não.
Pode ser utilizado DC CHAdeMO ou CCS ou AC43 á potencia maxima requerida pelo veiculo.



A opção de visualização dos erros está acessivel no menu de opções e é de extrema importancia para que seja possivel diagnosticar de imediato uma possivel anomalia, seja ela do lado do carregador ou do carro
DTC.jpg
DTC.jpg (24.44 KiB) Visto 6744 vezes
Exemplo de um erro de carga terminada pelo utilizador:
DTC Ex.jpg
DTC Ex.jpg (23.52 KiB) Visto 6744 vezes
acho que será importante reportar sempre que algo que levante duvida.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

Instruçoes de carregamento:

No carregamento AC é só introduzir a tomada e iniciar no menu correspondente do HMI, após validação de cartão.
O veiculo vai carregar até á potencia por ele permitida e até 43Kw trifasico, se for monofasico também carrega.
Instruções AC.JPG
Instruções AC.JPG (24.88 KiB) Visto 6743 vezes
No carregamento CHAdeMO também é necessário iniciar a sessão atravéz do HMI escolhendo a respetiva opção, a ficha pode ser introduzida antes ou depois, é indiferente.
Instruções CHAdeMO (Yazaki).JPG
Instruções CHAdeMO (Yazaki).JPG (29.69 KiB) Visto 6743 vezes
Na opção CCS apenas é necessário introduzir a ficha no carro e esperar que no menu apareça o pedido de validação do cartão. É sempre o veiculo que dá ordem de arranque do carregamento, nunca o carregador, ao contrario do CHAdeMO que essa ordem vem do carregador.
Instruções CCS.JPG
Instruções CCS.JPG (26.45 KiB) Visto 6743 vezes
Última edição por visitante1 em sexta jun 12, 2015 12:47 am, editado 1 vez no total.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

Um exemplo deste carregador a fornecer esta bela potencia a um I3 que começou com cerca de 20%
Tensão 394V.jpg
Tensão 394V.jpg (44.94 KiB) Visto 6741 vezes
Corrente 125A.jpg
Corrente 125A.jpg (53.87 KiB) Visto 6741 vezes
e passados cerca de 24 Minutos com 86%
86%.jpg
86%.jpg (47.52 KiB) Visto 6741 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por visitante1 »

E mais umas fotos...
com E-UP
E-UP.JPG
E-UP.JPG (67.51 KiB) Visto 6737 vezes
com BMW I3
I3.jpg
I3.jpg (25.84 KiB) Visto 6737 vezes
não fica nada fotogenico a potencia atrás do kiosk, mas são opções...
Noturna.JPG
Noturna.JPG (28 KiB) Visto 6737 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por ogadiv »

Muito interessante, será algo a colocar em pombal?
Tantas siglas ...
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por Emanuel Couto »

Great style ... :)

Muito bom.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por sugarstorm »

visitante1 Escreveu:não fica nada fotogenico a potencia atrás do kiosk, mas são opções...
Sinceramente, para a comunidade, até podia ser assim em todo o lado. Desde que fosse!!!
Por exemplo os 49 PCR's que deviam estar instalados por todo o país?
Se formos a votos, entre não haver e ser feio, venha o feio. Desde que funcione!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por galt »

Eu sou daqueles utilizadores que acredito no esforço que foi feito pela empresa EFACEC e GALP para que a troca do posto fosse realizada tendo em conta os custos e os problemas associados à legislação que não permitem às empresas proprietárias dos postos criarem um modelo de negócio viável para que tudo funcione nas devidas condições.

Desejo que os postos rápidos de Aveiras e Pombal e eventualmente outros a colocar em zonas geográficas estratégicas disponibilizem os 3 modos de carregamentos para satisfazer todos os VE.

Obrigado pelas fotos e também pelas informações descritivas.
Aprendi alguns pormenores que desconhecia, em especial no CSS em que o VE é que dá a ordem de carregamento.

Parabéns VISITANTE1 pelo teu bom trabalho em prol da mobilidade eléctrica.
;) :D
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por meira78 »

Agora é só replicar e multiplicar por 49.

Fazer um é muito difícil.

Os outros é só copiar.

Parabéns a todos pelo esforço e empenho.

Vamos continuar a lutar pelo que temos direito...

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por meira78 »

... em prol de uma mobilidade cada vez mais eléctrica.

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por galt »

meira78 Escreveu:Agora é só replicar e multiplicar por 49.

Fazer um é muito difícil.

Os outros é só copiar.

Parabéns a todos pelo esforço e empenho.

Vamos continuar a lutar pelo que temos direito...
Temos direitos?

Desconheço os direitos, deveres e responsabilidades...
A mobie está numa fase piloto, ou melhor n está em fase nenhuma, pode estar p desaparecer...
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por Volt »

E, já agora, convém não confundir alhos com bugalhos. A Galp tem, até ao momento, carregador em Oeiras, Aveiras e Pombal, estando este último por montar. Essa conversa dos 49, que até são 50, deve ser para criar confusão.
Os 50 não têm nada a ver com a empresa privada Galp... Da Galp, são 5 para já. Um em Oeiras e dois nos outros.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Carregamento: dicas e novidades

Mensagem por RJSC »

A opção de balanceamento de potência ficava muito mais caro para ter ficado de fora?
Pelo menos nos Leafs de 2ª geração, de 50% para cima já só uma metade da potência do posto e já poderia estar a ser fornecida para outro carro.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”