Tutorial Vectrix Li+

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por zeuz »

Interessante!.:)

Já experimentaste todas essas versões?
Qual achas que é melhor?
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por RuFuS »

jasmim Escreveu:Imagem
Então mas...mota quase toda carregada, 133v e a low cell com 3,09v...???? :shock:
jasmim Escreveu:Imagem
E na outra foto a seguir 133v na mesma a low cell a 3,12v...??? :shock:


Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por jasmim »

Um módulo BMS avariado
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por RuFuS »

jasmim Escreveu:Um módulo BMS avariado
A sério...?? Ainda tá avariado? Pensei que o Jorge Rocha já o tivesse reparado...

Então mas agora fiquei baralhado:
- em todas os posts que fizeste tu bem como o Jorge Rocha afirmaram determinadas tensões na low cell...se o BMS está avariado como o puderam afirmar tais valores??? :roll:


Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por jasmim »

Melhor do que eu a explicar, deixo o Jorge Rocha vir cá.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por Jorge Rocha »

Quem acompanha células de LiFePO4 desde há 4 anos, dos mais variados tipos, sabe que um pack com as células de boa saúde, nunca pode ter diferenças muito grandes dentro dos 30% aos 98% (sendo o balanceamento feito por cima). Normalmente 0,01V ou 0,02V já é uma grande diferença para as tensões médias.
Quero eu dizer que se na média as tenões estiverem nos 3,28V a maior diferença ficará pelos 3,27V ou 3,29V. Por vezes até à milésima do Volt ficam iguais em mais de 90% das células.

O modulo avariado está a fazer com que uma célula fique com uma tensão mais baixa aproximadamente 0,17V, o que origina essa diferença toda que se vê.

Foi fácil identificar no modulo BMS o elemento que estava a dar essa informação errada, bastando fazer uma descarga individual a todas as 40 células individualmente durante o mesmo tempo e com a mesma corrente e verificar quando é que o valor se alterava. Foi na célula nº18 (modulo 01 8ªcélula).

Existem alguns erros que o bms nos transmite, mas se soubermos filtrar esses erros poderemos andar tranquilamente até o novo modulo BMS chegar.

Deste modo é mais uma viatura que sai para as ruas e substitui uma mais poluidora. (se não estivesse a fazer falta teria ficado por cá enquanto esperava pelo modulo BMS, mas assim já está a beneficiar seu comprador... ora somos presos por ter cão ora somos por não ter...)
Tudo por um mundo mais limpo!


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por RuFuS »

Jorge Rocha Escreveu:O modulo avariado está a fazer com que uma célula fique com uma tensão mais baixa aproximadamente 0,17V, o que origina essa diferença toda que se vê.
Repara bem no seguinte, Jorge Rocha:
jasmim Escreveu:Imagem

jasmim Escreveu:Imagem
Em ambas as fotos, a mota tem 133v e nas duas fotograficas a tensão da low cell é diferente...como podes afirmar com certeza que o valor de erro na leitura é próximo de 0,17 se não é constante?


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por O_volt »

Jorge Rocha Escreveu: Se todos os meus vizinhos viverem muito bem, com certeza que eu também não terei dificuldades. Esta será a forma mais sábia de se viver.
Mais sábia e saudável.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por Jorge Rocha »

RuFuS,
Não há paciência...!
Já foi referido que o modulo BMS está avariado... o que queres que te diga mais?

Os valores da célula mais baixa por vezes ficam, a 0,59V e segundos depois pode já ficar a 3,32V, quando já está perto do final do carregamento.
O BMS está avariado, o que quer dizer que não existem constantes nos valores que nos mostra.
QUando está com valores muito diferentes do normal, desligando a chave e voltando a ligar, ou andando um pouco, volta a fazer medições mais perto da realidade, mas sempre com esta aproximada margem de erro de 0,17V.

Qual foi a parte que não percebeste neste paragrafo?
Jorge Rocha Escreveu:... um pack com as células de boa saúde, nunca pode ter diferenças muito grandes dentro dos 30% aos 98% (sendo o balanceamento feito por cima). Normalmente 0,01V ou 0,02V já é uma grande diferença para as tensões médias.
Quero eu dizer que se na média as tenões estiverem nos 3,28V a maior diferença ficará pelos 3,27V ou 3,29V. Por vezes até à milésima do Volt ficam iguais em mais de 90% das células.
Posso afirmar que nesse momento das fotos, as tensões estariam muito próximas dos 3,325V para todas as células, já que não tinha ultrapassado os 98% de carga.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por jmal »

zeuz Escreveu:Interessante!.:)

Já experimentaste todas essas versões?
Qual achas que é melhor?

A melhor é, claramente, a ultima, tem um algoritmo de balanceamento melhorado que permite mais rapidez, melhor controle de potência, tem o bug de diferença de tensão para a real corrigido (na versao anterior (REV8010-8) tinha uma diferença de 0.03 volts para cima, a tensão total é mais certa, entre outras, não tem limite de tempo de carga,e continua com este menu que se fala neste tópico. Depois deste ainda fiz umas alterações em conjunto com o bms para que a leitura das tensões sejam lidas mais rapidamente, já se deram conta que a actualização das tensões é um pouco atrasada.

No controlador a ultima versão tem melhor corte por tensão baixa de cada célula, é mais suave e não permite que a tensão desça tanto, peguei nele e alterei a curva de potência para semelhante à nimh versão 1017B, é uma curva progressiva que permite bom desempenho e muito conforto, a li na versão REV2042-4 é muito brusca no arranque, e também aumentei os valores de corte para valores que considero mais seguros, 2.65 a 2.85 volts por célula, mais velocidade, 120kmh, entre outras funcionalidades.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por RuFuS »

Jorge Rocha Escreveu:RuFuS,
Não há paciência...!
Já foi referido que o modulo BMS está avariado... o que queres que te diga mais?

Os valores da célula mais baixa por vezes ficam, a 0,59V e segundos depois pode já ficar a 3,32V, quando já está perto do final do carregamento.
O BMS está avariado, o que quer dizer que não existem constantes nos valores que nos mostra.
QUando está com valores muito diferentes do normal, desligando a chave e voltando a ligar, ou andando um pouco, volta a fazer medições mais perto da realidade, mas sempre com esta aproximada margem de erro de 0,17V.

Qual foi a parte que não percebeste neste paragrafo?
Jorge Rocha Escreveu:... um pack com as células de boa saúde, nunca pode ter diferenças muito grandes dentro dos 30% aos 98% (sendo o balanceamento feito por cima). Normalmente 0,01V ou 0,02V já é uma grande diferença para as tensões médias.
Quero eu dizer que se na média as tenões estiverem nos 3,28V a maior diferença ficará pelos 3,27V ou 3,29V. Por vezes até à milésima do Volt ficam iguais em mais de 90% das células.
Posso afirmar que nesse momento das fotos, as tensões estariam muito próximas dos 3,325V para todas as células, já que não tinha ultrapassado os 98% de carga.
Não é preciso tanta explicação: afirmas os valores consonte a tua experiência e não de acordo com o que é indicado dado que os valores não são constantes...não me parece correcto. apenas isso.
jmal Escreveu:
zeuz Escreveu:Interessante!.:)

Já experimentaste todas essas versões?
Qual achas que é melhor?

A melhor é, claramente, a ultima, tem um algoritmo de balanceamento melhorado que permite mais rapidez, melhor controle de potência, tem o bug de diferença de tensão para a real corrigido (na versao anterior (REV8010-8) tinha uma diferença de 0.03 volts para cima, a tensão total é mais certa, entre outras, não tem limite de tempo de carga,e continua com este menu que se fala neste tópico. Depois deste ainda fiz umas alterações em conjunto com o bms para que a leitura das tensões sejam lidas mais rapidamente, já se deram conta que a actualização das tensões é um pouco atrasada.

No controlador a ultima versão tem melhor corte por tensão baixa de cada célula, é mais suave e não permite que a tensão desça tanto, peguei nele e alterei a curva de potência para semelhante à nimh versão 1017B, é uma curva progressiva que permite bom desempenho e muito conforto, a li na versão REV2042-4 é muito brusca no arranque, e também aumentei os valores de corte para valores que considero mais seguros, 2.65 a 2.85 volts por célula, mais velocidade, 120kmh, entre outras funcionalidades.
Ainda ontem estive a analisar isto e:

- 17 minutos para balancear a minha Vx Premium Plus só mesmo com o teu firmware...11 meses de desenvolvimento não foram em vão! Parabéns! :D

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por zeuz »

Obrigado jmal. Imagem

Dizes que suavizaste a curva de potência da Li, programando-a para ser mais semelhante à NiMh, mas, salvo erro, escreveste aqui algures que a NiMh é mais forte a entregar a potência. Ou estou a fazer confusão com os conceitos envolvidos na entrega de potência? Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por jmal »

zeuz Escreveu:Obrigado jmal. Imagem

Dizes que suavizaste a curva de potência da Li, programando-a para ser mais semelhante à NiMh, mas, salvo erro, escreveste aqui algures que a NiMh é mais forte a entregar a potência. Ou estou a fazer confusão com os conceitos envolvidos na entrega de potência? Imagem
Sim, é verdade, a nimh entrega até 240 amperes, mas só a partir dos 80 kmh, e dependendo do pack, a li+ entrega até 170, algumas até 140 amperes, isso é a potencia máxima, outra coisa é a curva de entrega de potência, a li+ a partir dos 20 - 30 já está a entregar cento e tal amperes, a nimh deve ficar pelos 60-70, ou seja, a li+ é muito brusca no arranque, é bom para a malta que gosta de arranque como eu, mas mau para as baterias e mecânica, a nova curva é muito suave e no final tem a mesma potência, uma que está para sair (a do sugarstorm) com esse sw, ele depois explica... :D :D
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por jasmim »

Ajustar a altura da iluminação.

Aproveito este tópico para colocar outro tutorial que eu já tinha feito na minha NIMH.
aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 7&start=80

Como é sabido, a iluminação original da Vectrix deixa muito a desejar. Ao longo de mais de 2 décadas de condução de motociclos, nunca tive problemas de iluminação. Com a vectrix a realidade é outra. A iluminação fica mesmo aquém do desejado, comprometendo mesmo a segurança do piloto.
Para remediar este problema, lembrei-me que qualquer ótica é passível de ser regulada tanto em altura como na orientação lateral. Assim, fui verificar se havia algumas instruções nesse sentido no manual. Na página 35 (tanto na versão portuguesa como francesa) vem lá indicada a possibilidade de regulação do feixe luminoso. Mas caso se pretenda ajustar, deve-se contactar o concessionário... :? Esta informação acaba por confirmar a minha suspeita de que é possível ajustar a iluminação.
Curiosamente, o manual inglês, na página 38, para além de referir a possibilidade de ajuste também orienta a forma como o fazer, sem no entanto exemplificar com imagens... :?
Também li algures na net que um proprietário de uma Vectrix se deslocou num concessionário para efetuar o ajuste e que lhe cobraram cerca de 40 eur... :x
Assim sendo, decidi aventurar-me e ver o que tinha por trás da ótica.

Material necessário
Imagem

1 - Retirar os 4 parafusos da viseira com a chave sextavada e retirar a tampa de plástico preta (muito fácil, é só de encaixe)
Imagem

2 - Fica com este aspeto.

Imagem

3 - Reirar as "grelhas" com a chave de estrela.

Imagem

4 - Retirar os parafusos de suporte da ótica com a chave de cachimbo.

Imagem
Imagem

5 - Agora retirar a ótica. Este passo é algo delicado, porque mesmo sem os parafusos ela esta bem fixa. Deve-se puxar ligeiramente para cima ao mesmo tempo que na base se puxa para fora.

6 - Nas traseiras da ótica lá estão os parafusos de ajuste.
Imagem

O parafuso de ajuste em altura dá 20 voltas completas entre o mínimo e o máximo. Para regular em altura deve-se rodar no sentido dos ponteiros do relógio e para baixar no sentido inverso. Utilizando a chave fixa de 4, coloquei na posição mais baixa e depois rodei 6 voltas completas para subir.
Resultado, após uma iluminação original que classificaria de 7/20 passei a ter uma iluminação aceitável que classifico de 12/20.

Depois é só voltar a montar tudo.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Excelente info!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por MRider »

óptima partilha

obrigado
Live long and prosper!


Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por jasmim »

Utilização do Programa Vectrix Diagnostic

Com este software é possível ler dados da Vectrix e carregar firmware.

Para tal, é necessário o software que se encontra aqui, onde diz "Diagnostic Software" : http://vectrixparts.com/service-materials

e o cabo: http://www.peak-system.com/PCAN-USB.199.0.html?&L=1

Este tutorial tem por base o funcionamento com o windows 7

1 - Instalar os drivers do cabo - PCAN-USB package - http://www.peak-system.com/PCAN-USB.199.0.html?&L=1

2 - Instalar o software Vectrix

3 - Depois de instalado, no meu caso, não havia forma do programa arrancar, dava sempre erro. Mas indo ao Botão iniciar do Windows7 > painel de control> Idioma e região > separador formatos > mudar para Inglês (Estados Unidos), o problema foi solucionado.

4 - Ligar o cabo PEAK à porta USB e deixar os Drives encontrar o cabo. Aparece uma luz vermelha na caixa do cabo

5 - Ligar o cabo à porta RS 232 da mota que se encontra no porta luvas

6 - Ligar a ignição da mota

7 - Lançar o software Vectrix Diagnostic.

A partir daqui o programa lê todos os dados da mota.

Se necessitem de firmware, baixem aqui: http://vectrixparts.com/service-materials

Agradeço as pessoas que me ajudaram a pôr a funcionar este soft. ;)
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por serges »

Muito bem!

Optima partilha, tinha curiosidade de ver assim melhor!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por jasmim »

serges Escreveu:Muito bem!

Optima partilha, tinha curiosidade de ver assim melhor!

Obrigado
O que pretendes ver?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por serges »

Ver ao vivo Lol!!

Mas assim já dá uma ideia!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”