Tutorial Vectrix Li+

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por jasmim »

A vectrix Li+ (e creio também a Li) têm um software especialmente desenvolvido que, de origem, não existe nas NIHM.


E possível programar o temporizador para carregar por exemplo à noite na tarifa bi-horária, alterar os Ah e a potência do carregador.

PROGRAMAR O TEMPORIZADOR

1 - Carregar no corte corrente:
Imagem

2 - carregar na manete esquerda de forma a sair da indicação das horas/autonomia/km:
Imagem
Imagem

3 - carregar no botão "S" por vários segundos:
Imagem

4 - aparece "Set delay" (é o temporizador):
Imagem

5 - Na Li+ ajusta-se a hora com o acelerador para trás ou para a frente. Nas NIMH é com os botões H e M. A hora altera de 15 em 15 minutos.

6 - Ativa-se o delay, carregando alguns segundo no botão "S". Depois de estar em "Ready/GO", carrega-se na manete esquerda e sem largá-la, desliga-se a mota com a chave. O delay fica programado, é só ligar à tomada. A partir do "ready/GO" e carregando na manete direita o delay está prédefinido para 30 minutos.


ALTERAR OS AMPERES/HORAS ------- (ATENÇÃO: Não sei qual a utilidade :oops: )

1 - Carregar no corte corrente:
Imagem

2 - carregar na manete esquerda de forma a sair da indicação das horas/autonomia/km:
Imagem
Imagem

3 - carregar no botão "S" por vários segundos:
Imagem

4 - aparece "Set delay" (é o temporizador):
Imagem

5 - Volta-se a carregar na manete esquerda e aparece:
Imagem

6 - Com o punho do acelerador é possível descer até os 22 Ah
Imagem

7 - Penso que se ativa com o botão "S". Não alterei deixei como estava: 42 Ah

ALTERAR A POTÊNCIA DE CARREGAMENTO

1 - Carregar no corte corrente:
Imagem

2 - carregar na manete esquerda de forma a sair da indicação das horas/autonomia/km:
Imagem
Imagem

3 - carregar no botão "S" por vários segundos:
Imagem

4 - aparece "Set delay" (é o temporizador):
Imagem

5 - Volta-se a carregar na manete esquerda e aparece:
Imagem

6 - Volta-se a carregar na manete esquerda e aparece:

Imagem

7 - Altera-se a potência entre os 500 w e os 1500 w (de 50 em 50 W)
Imagem
Imagem
Imagem

8 - Ativar as alterações carregando alguns segundos no botão "S"

VER OS AMPERES, AS TENSÕES E AS TEMPERATURAS EM ANDAMENTO

Carrega-se no corte corrente > manete esquerda > voltar a carregar no corte corrente > carregar nas duas manetes para entrar em Ready/GO:

Imagem

Imagem

Para as NIMH é possível ter um soft com estas característica (Creio que até melhor) que é da autoria do JMAL
Última edição por jasmim em sábado fev 28, 2015 8:16 pm, editado 1 vez no total.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito interessante... ótima partilha :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por zeuz »

Em relação ao parâmetro aH, o que me explicaram é que indica a amperagem do pack... portanto, é melhor não mexer.

Eu uso bastante a programação do carregamento diferido, principalmente no Verão quando chego à garagem.
A potência de carregamento, durante o carregamento da noite, costumo programar para 500w. Por isso muitas vezes durante o dia, quando faço uma carga intermédia, esqueço-me e acaba por carregar quase nada...
Última edição por zeuz em sábado fev 28, 2015 7:53 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por MRider »

excelente info.

Obrigado pela partilha
Live long and prosper!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Já se viu onde o jmal foi buscar a inspiração/código...

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito boa partilha Jasmim!
Assim até dá gosto, ter um veiculo tão personabilizavel, quanto o pretendido.
Por acaso não dará para aumentar mais do que os 42Ah, para o carregamento?
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por zeuz »

Jorge Rocha Escreveu:Por acaso não dará para aumentar mais do que os 42Ah, para o carregamento?
Não dá!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por Jorge Rocha »

Obrigado zeuz, talvez com o cabo de dados se consiga... e depois já possa dar.
Tudo por um mundo mais limpo!


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re:

Mensagem por sugarstorm »

RJSC Escreveu:Já se viu onde o jmal foi buscar a inspiração/código...
Achas mesmo? Olha que se calhar até foi ao contrário!
Eu diría mesmo "Já se viu onde é que a VECTRIX foi buscar a inspiração!" :lol: :lol: :lol:

O jmal reescreveu por completo o SW da Vectrix.
Passou muitas, mas mesmo muitas horas, a trabalhar na sua arte principal (programação) para corrigir muitos erros que o SW original tinha.
No meio da brincadeira ainda fez muitos melhoramentos ao original.
É pena que nem por aqui, nem lá fora lhe dêm o devido crédito por isso.
Talvez se um de vós tivesse passado metade do tempo que ele passou à volta dos problemas do SW original, já lhe dariam o devido reconhecimento. Enfim...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Re:

Mensagem por Emanuel Couto »

sugarstorm Escreveu:É pena que nem por aqui, nem lá fora lhe dêm o devido crédito por isso.
Talvez se um de vós tivesse passado metade do tempo que ele passou à volta dos problemas do SW original, já lhe dariam o devido reconhecimento. Enfim...
Sem margem pra dúvida!
Sei bem o trabalho que dá para mexer com código... :|
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Não tenho como saber se foi o fabricante ou o jmal a implementar primeiro estas funções... Mas sei que são muitas das funcionalidades que a FuelFree anuncia no seu firmware...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re:

Mensagem por jmal »

sugarstorm Escreveu:
RJSC Escreveu:Já se viu onde o jmal foi buscar a inspiração/código...
Achas mesmo? Olha que se calhar até foi ao contrário!
Eu diría mesmo "Já se viu onde é que a VECTRIX foi buscar a inspiração!" :lol: :lol: :lol:

O jmal reescreveu por completo o SW da Vectrix.
Passou muitas, mas mesmo muitas horas, a trabalhar na sua arte principal (programação) para corrigir muitos erros que o SW original tinha.
No meio da brincadeira ainda fez muitos melhoramentos ao original.
É pena que nem por aqui, nem lá fora lhe dêm o devido crédito por isso.
Talvez se um de vós tivesse passado metade do tempo que ele passou à volta dos problemas do SW original, já lhe dariam o devido reconhecimento. Enfim...
Obrigado, sim, e não tenho parado, desde à 4 anos que faço melhoramentos tanto a nível de software/firmware como de hardware, carregador,controlador, icm, bms, sensores e até dashboard, no caso da li+ já tem outros parâmetros de potência carga, controle de corrente, tensões de corte, capacidades, etc, se depender de mim ninguém vai matar a marca, e para aqueles que julgam que o faço por bens materiais, lamento mas estão enganados, nunca ninguém vai conseguir dar o valor material que equivalha às horas, investimento e reparações de material que gastei até chegar onde cheguei, portanto isto é pura paixão, porque por dinheiro não o fazia com base em softwares em código máquina e para o universo de utilizadores existente.
RJSC Escreveu:Não tenho como saber se foi o fabricante ou o jmal a implementar primeiro estas funções... Mas sei que são muitas das funcionalidades que a FuelFree anuncia no seu firmware...
É fácil de saber, a minha e a do serges foram as primeiras a ter estas funções, ambas a meio de 2011, em Portugal, a primeira li+ a ter o sw com estas parametrizações foi a do Volt, e esta levou baterias frescas, mesmo que o tivessem disponibilizado antes, não foi muito antes, até porque ele esteve algum tempo à espera, só a ultima versão tem estas funcionalidades, o ultimo sw de pc com a função de acerto da potencia do carregador é de finais de 2013.

Não esquecer que eu fiz essas alterações no sw da nimh.

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11#p205611
zeuz Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Por acaso não dará para aumentar mais do que os 42Ah, para o carregamento?
Não dá!
Jorge Rocha Escreveu:Obrigado zeuz, talvez com o cabo de dados se consiga... e depois já possa dar.
Não dá, alias, essa opção nem aparece no sw do pc, o limite máximo no sw original é mesmo 42 ah.

Essa é a capacidade que é usada para cálculos de estimativa, escala da pilha entre outros dados de log que ela guarda na memoria, como capacidade carregada, capacidade descarregada, ciclos totais, parciais, kwh/km, entre outros que não aparecem mas que estão lá dentro, em breve existirá uma aplicação smartphone para os visualizar esses dados através de bluetooth.

MRider Escreveu:excelente info.

Obrigado pela partilha
Sim é, mas deixa-me dizer que todos os proprietários têm conhecimento dela, não é nenhum segredo para estes.

PS: Para entrar no menu não é necessário carregar na manete esquerda, todos os parâmetros são gravados quando se aperta a manete esquerda para seguir para o próximo menu.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Re:

Mensagem por jasmim »

jmal Escreveu:
PS: Para entrar no menu não é necessário carregar na manete esquerda, todos os parâmetros são gravados quando se aperta a manete esquerda para seguir para o próximo menu.
Não percebi. :oops: Podes explicar melhor?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Re:

Mensagem por jmal »

jasmim Escreveu:
jmal Escreveu:
PS: Para entrar no menu não é necessário carregar na manete esquerda, todos os parâmetros são gravados quando se aperta a manete esquerda para seguir para o próximo menu.
Não percebi. :oops: Podes explicar melhor?
jasmim Escreveu:2 - carregar na manete esquerda de forma a sair da indicação das horas/autonomia/km:
Este passo não é necessário para entrar no menu.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re:

Mensagem por Mumia »

RJSC Escreveu:Não tenho como saber se foi o fabricante ou o jmal a implementar primeiro estas funções... Mas sei que são muitas das funcionalidades que a FuelFree anuncia no seu firmware...
Então não será de bom tom afirmares isto....
RJSC Escreveu:Já se viu onde o jmal foi buscar a inspiração/código...
Digo eu claro... :roll: :roll:

Tenho uma Nimh sim e como é de conhecimento publico tem o SW do Jmal, e tenho a noção que fiz parte de um grupo muito restrito que foram "tester's" e que ajudaram com algumas ideias malucas (que tem muitaaaaaa coisa útil mesmo a meu ver para as nimh) ;) mas sem qualquer duvida nenhuma que o Jmal tem muito mérito no trabalho que fez com estas meninas!!

Da minha parte ou seja do que está no meu Cavalo Branco, apenas lhe tenho a dizer mais uma vez Obrigado!

Quanto ao resto, ainda bem que a Vectrix seguiu as boas ideias, significa que afinal não está assim tão morta....
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por O_volt »

Depois de levarem a bicleta, alguém sabe que diferenças há entre o Sw inicial e o 2.º, para além de limitar tensão máxima de carregamento e potência?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por Volt »

O jmal já tinha no seu software praticamente todas as funcionalidades que vieram no novo da Li+. Tal como os programadores da Vectrix que perceberam a utilidade dessas informações, também ele a viu.

Eu tive o privilégio de descobrir na única mota além da minha que tinha a nova versão e, na altura, apenas contei a outros dois donos de Li+, ao jmal e à Masac, a qual me agradeceu a descoberta pedindo segredo por razões óbvias. Com a posterior falência da Vectrix, deixei de guardar segredo.

O mérito do jmal é grande, enorme e se até a própria Vectrix o reconhece, que mais há a dizer?
- Nada. Um agradecimento basta.

Eu tenho a ultima versão de software feita pela Vectrix na minha mota. Sei que só as que são agora assistidas pelo jmal têm esta versão. Está muito boa. Aconselho.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por Mumia »

O_volt Escreveu:Depois de levarem a bicleta, alguém sabe que diferenças há entre o Sw inicial e o 2.º, para além de limitar tensão máxima de carregamento e potência?
pergunto eu se isso era necessário, quando aqui a conversa tem sido saudável entre todos?!?!

enfim.... :roll:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por Jorge Rocha »

Não interessa quem foi o 1º ou quem foi o 2º, 3º ou 4º a pensar nisso e a fazer as alterações que acha que será uma mais valia para uma maior vida das baterias.
A vida é feita de melhoramentos após melhoramentos e assim continuará. Se alguém copiou por quem fez um bom trabalho, eu acho óptimo! Tivéssemos mais exemplos desses que estaríamos muito mais evoluídos.
Transmitir essa inovação e partilha-la para o maior numero possível de utilizadores é que fará com que se acelere essa mesma evolução. Fará com que mais pessoas possam acreditar nestes veículos e assim virem a compra-los sem medos.
Só desta forma ganharemos todos.
Se todos os meus vizinhos viverem muito bem, com certeza que eu também não terei dificuldades. Esta será a forma mais sábia de se viver.
Muito grato a todas as partilhas!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Tutorial Vectrix Li+

Mensagem por jmal »

O_volt Escreveu:Depois de levarem a bicleta, alguém sabe que diferenças há entre o Sw inicial e o 2.º, para além de limitar tensão máxima de carregamento e potência?
Não existem apenas 2 versoes, que eu tenha conhecimento (e ficheiros) existem 4 versões oficiais. Mas só vos posso ajudar sabendo a versão en concreto, existem diferenças que vão desde o balanceamento ao método de controlo de corrente usado, limites de corte, controle de temperaturas, curvas de potencia, etc, etc.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”