Dúvida Mits Outlander PHEV

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
andreferreira

Dúvida Mits Outlander PHEV

Mensagem por andreferreira »

Boas,

Gostaria de saber a opinião dos utilizadores do Mitsubishi Outlander PHEV, com base na vossa experiência pessoal, qual a melhor forma (mais rentável) de conduzir em AE a uma velocidade abaixo dos 120km/h (ou seja sem permitir que o sistema entre em modo paralelo)?

1. Deixar o gestão da carga da bateria por conta do sistema, ou seja, esgotar a bateria e deixar o carro "gerir a crise"

2. Colocar logo em Save e depois ir alternando entre "Save" e EV, de acordo com o esforço que for solicitado em função do percurso (subidas mais acentuadas, descidas)

3. Ir sempre em "Save" durante todo o trajeto. (Neste último caso não fará muito sentido se a bateria será carregada no destino)

Agradeço desde já as vossas opiniões com base na experiência que possuem.


andreferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 25, 2015 9:46 pm

Re: Dúvida Mits Out PHEV

Mensagem por andreferreira »

Desculpem, fui eu o autor do tópico. Não percebi porque razão ficou como anónimo. Talvez me tenha esquecido de fazer o login. Mas julguei que não fosse possível colocar um novo tópico sem fazer login...

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Dúvida Mits Out PHEV

Mensagem por t3lmo »

A minha opinião é a 1, pois acho que o sistema é mais eficiente a gerir os momentos de hibrido série e elétrico... em modo e velocidades ECO.
Em AE a 90km/h durante uns 100km fiz 4.8Le duvido que o fizesse com o Save ligado, ou alternando (cansativamente) o Charge.

O que faço ainda, quando o percurso é mais exigente (subidas), é ligar o 4WD para que a potência elétrica seja aplicada ao eixo traseiro, ficando o eixo dianteiro com híbrido série ou paralelo.

É necessário relembrar que quando o autonomia elétrica se esgota a bateria tem um SOC de ainda 28-30%. Essa 'reserva', além de aumentar o tempo de vida das baterias por evitar descargas profundas, é usada para ajudar nos 'pedidos' de potência instantanea (arranques, ultrapassagens, etc) assim como no modo 4WD.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


andreferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 25, 2015 9:46 pm

Re: Dúvida Mits Outlander PHEV

Mensagem por andreferreira »

t3lmo Escreveu: O que faço ainda, quando o percurso é mais exigente (subidas), é ligar o 4WD para que a potência elétrica seja aplicada ao eixo traseiro, ficando o eixo dianteiro com híbrido série ou paralelo.

É necessário relembrar que quando o autonomia elétrica se esgota a bateria tem um SOC de ainda 28-30%. Essa 'reserva', além de aumentar o tempo de vida das baterias por evitar descargas profundas, é usada para ajudar nos 'pedidos' de potência instantanea (arranques, ultrapassagens, etc) assim como no modo 4WD.
Mais uma razão para me deixar na dúvida se realmente a primeira opção é melhor…
Se optar pela primeira hipótese e deixar esgotar a bateria, se precisar de potência do motor elétrico para alguma subida vou esgotar o SOC. Daí a minha dúvida se não será melhor é segunda hipótese

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Dúvida Mits Outlander PHEV

Mensagem por t3lmo »

Não podemos extrapolar os casos pontuais com a utilização rotineira, mesmo que em AE.
A não ser que vás subir a Serra da Estrela, tens sempre o modo paralelo igual semelhante a qualquer carro de tração dianteira.

Além do mais, em regime normal, o sistema nunca deixa esgotar o SOC, pois se reparares em modo automático este vai sempre repondo energia acima dos 30% com momentos de híbrido série, que até se nota dos 2-3km de autonomia elétrica que vais tendo e usando em seguida.

Repara no video, a partir do minuto 6 ...


Link
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


andreferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 25, 2015 9:46 pm

Dúvida Mits Outlander PHEV

Mensagem por andreferreira »

Sim, tens razão mas não sei até que ponto esses 2 ou 3 km de carga da bateria conseguiriam fazer face por ex à subida da serra dos candeeiros na A1, se eu por exemplo precisasse por alguma razão de fazer uma ultrapassagem. Até porque esses 2 ou 3 km só o são se a solicitação do acelerador não for muito grande, caso contrário podem nem chegar a 1 km. Por norma deixo sempre uma reserva de 10km. Altura em que carrego no Save. Amanhã vou fazer a viagem e depois abro o meu DB com esse feedback.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”