Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
Lipao
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 29, 2015 2:37 pm

Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por Lipao »

Gostaria de saber todas a cidades em Portugal que tem isenção de pagamento no parqueamento de vehiculos eléctricos.

Obrigado desde já a toda a Comunidade do "Novaenergia".

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por Volt »

Em Lisboa há o dístico verde da Emel por 12€ anuais. Contempla apenas os VE sem qualquer gerador ou motor.
Os Híbridos plug-in não estão incluídos. Nem os Eléctricos com Extensor de autonomia.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
Lipao
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 29, 2015 2:37 pm

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por Lipao »

Obrigado pela info. Sempre ouvi dizer que nao pagavam... nao fazia a minima ideia que tem de se pagar os tais 12 euros anuais. Ha mais cidades portuguesas omde se tem vantagens de estacionamento para vehiculos 100% electricos?

Aguardo noticias de outros membros.

Obrigado.


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por alx99 »

Boa tarde,

É a minha estreia neste forum e desde já endereço os meus parabéns aos seus organizadores e cumprimentos a todos os restantes membros.

Encomendei recentemente um veiculo plug-in (passat variant GTE) que deverei receber em Outubro, sendo virgem ainda neste tema da mobilidade verde (ou mais propriamente azul).
Tinha a ideia que a EMEL isentava os possuidores dos veículos eléctricos das taxas de estacionamento, mediante um pagamento anual fixo de € 12,00. Tendo contactado a EMEL telefonicamente sou confrontado com a resposta de que assim é somente para os veículos 100 % eléctricos, sem no entanto conseguirem definir os limites do que é um veiculo eléctrico.

Deriva daqui que muito agradeço os vossos esclarecimentos em matérias de que são expert's, partindo do principio que perante a lei (DL 90/2014), os veículos híbridos plug-in são considerandos igualmente como veículos eléctricos (artº 3º):
Se o IMT disponibiliza o dístico de veiculo eléctrico aos híbridos plug-in, não deverá decorrer dai a extensão à discriminação positiva para efeitos de estacionamento?
Um veiculo hibrido plug-in com X kms de autonomia como eléctrico, tem ou não periodos em que é 100 % eléctrico, com 0% de emissões, podendo mesmo ser a única forma de locomoção no interior da cidade de Lisboa?
Têm conhecimento se algum utilizador deste tipo de veículos já colocou esta questão junto da CML/EMEL, ou mesmo em outra instancia?
Porventura nas restantes cidades do país o entendimento é o mesmo ou existem algunas nuances?

O meu obrigado antecipado.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por rnlcarlov »

100% eléctrico não dá margem para dúvidas. São veículos que em caso algum utilizam outra fonte de energia que não a electricidade. Logo híbridos não são 100% eléctricos. Não vejo qualquer hipótese de se enquadrar na isenção da emel


rimsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo mar 06, 2016 6:30 pm

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por rimsilva »

Sim, também penso que não há margem para duvidas, pessoalmente, concordo com esta "politica" da CML, vou esporadicamente a Lisboa (vivo no Porto) e possuo o Selo.

Mesmo que não "compense" o valor gasto, acho que só o facto de aderir serve para "agradecer" o gesto e preocupação com o ambiente à CML.

É um excelente exemplo para outros municipios, nomeadamente para o Porto que ignorou por completo esta questão, fiz uma exposição por email já lá vão quase 4 meses, só uma vez tive feedback, mas ainda estão a avaliar.

Sem querer criar polémicas, aqui o que está mal não é a EMEL, mas sim a legislação para aquisição dos veiculos, discordo por completo com a equiparação de uma veiculo plug-in com um 100% electrico (mesmo que os limites para a sua aquisição seja diferente).

Sem questionar a preocupação ambiental da maioria dos seus proprietários (para outros só a questão fiscal ao comprar através de empresas interessa), o certo é que muitas marcas só o estão a usar para aumentar vendas e pelo marketing, por exemplo, para o Mercedes c350e (veiculos "electrico"mais vendido em Junho) com 31km de autonomia serve para pouco mais do que reduzir os consumos médios.


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por alx99 »

Parece-me um pouco rebuscado efectuar interpretações abusivas da legislação actual. Pode-se concordar ou não, agora não se pode é ignorar.

Se perante a lei os plug-in são considerados igualmente veículos eléctricos, de que forma é que a CML vai ao arrepio dessa norma? Parece ser a velha questão de que são todos iguais, mas há uns mais iguais do que outros.

Até porque a limitada autonomia eléctrica dos veículos plug-in, poderá em inúmeros casos satisfazer as necessidades diarias dos utilizadores em ambiente urbano, nada diferindo dos veículos exclusivamente eléctricos.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por Volt »

Verdade.

Bem, eu já questionei (solicitaram-me que o fizesse por email e fi-lo) sem obter resposta.

No meu caso, tenho um veículo que traz um gerador incorporado, o qual apenas "substitui" uma tomada em andamento. Funciona como se fosse uma reserva de bateria (que raramente é usada). As emissões são praticamente as mesmas de um VE convencional. Estou a gastar cerca de 6 litros a cada mil quilómetros (e já fiz mais de 70 viagens com mais de 150 km).

Creio que o dístico da EMEL tenderá a ser substituído pelo do IMT. Quando assim for, todos os PHEV estarão incluídos.

PS: alx99, testaste algum dos Passat GTE que estão ali no concessionário da EXPO? Um deles era variant.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por alx99 »

Caro Volt, obrigado pela resposta.

Comprei o carro em Carnaxide, mas fui testar (dar uma volta e não mais) à expo na variant GTE. Aliás, gostei tanto do conjunto, que comprei com a mesma cor e as mesmas jantes e aderi de imediato ao display digital (active info display).

Quanto à EMEL, estou tentado em fazer para já uma exposição à CML e ao Ministério do Ambiente. Gostaria é de saber se nas restantes cidades se passa o mesmo, ou se o entendimento é distinto.

Já agora os 100 % eléctricos pagam parqueamento quando estão fora dos lugares de carregamento, ou quando lá estão sem carregar?

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por sosimple »

Pessoalmente não compreendo a discriminação...
Tenho um Ampera. Posso fazer entre 65 a 85 Km com uma carga, quando no meu dia-a-dia faço cerca de 42. Não chega para circular em Lisboa? É um carro eléctrico menos eléctrico do que os outros?

Sim, o carro tem a capacidade de gerar a sua própria electricidade caso fique sem carga. Num Leaf, ou noutro "100% eléctrico" quando acaba a carga, a solução para prosseguir viagem é um super ecológico reboque a gasóleo. :roll: É melhor?

A lei é clara na definição do que é um veículo eléctrico:
Ponto 1 do Artigo 3º - DL 90/2014 Escreveu:Consideram-se «veículos elétricos» o automóvel, o motociclo, o ciclomotor, o triciclo ou o quadriciclo, dotados de um ou mais motores principais de propulsão elétrica que transmitam energia de tração ao
veículo, incluindo os veículos híbridos elétricos, cuja bateria seja carregada mediante ligação à rede de mobilidade elétrica ou a uma fonte de eletricidade externa
, e que se destinem, pela sua função, a transitar na via pública, sem sujeição a carris.
A mesma lei refere que é a estes veículos que se destina a discriminação positiva como a isenção de taxas de estacionamento:
Ponto 4 do Artigo 3º - DL 90/2014 Escreveu:Os veículos elétricos devem afixar, para efeitos de circulação nas vias públicas ou equiparadas, o dístico identificativo que consta do anexo I ao presente decreto-lei, que dele faz parte integrante, sendo este o elemento identificativo a nível nacional para efeitos de identificação e usufruto de mecanismos de discriminação positiva de veículos elétricos, designadamente para efeitos de estacionamento.
Opel Ampera
O meu Instagram


rimsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo mar 06, 2016 6:30 pm

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por rimsilva »

As coisas são mesmo assim, nem todos podemos ter a mesma opinão e mesmo sobre aspectos supostamente "objectivos" somos capazes de interpretar de forma subjectiva.

fazendo a lei referência a veículos eléctricos, também faz a veiculos 100% electricos e veiculos plug-in hibridos (que é o que aqui estamos a discutir).

O site da EMEL é bem claro em relação à sua descriminação positiva "O Dístico Verde permite o estacionamento de veículos 100% eléctricos, em todas as Zonas...", não me parece que seja obrigada a ter o mesmo tratamento para as duas variantes.

Acho que também poderia incentivar de alguma forma o estacionamento ao veiculos plug-in hibridos, mas nunca nos mesmos moldes de um 100% electrico.

Percebendo a complexidade destas questões, também acho que um carro com extensor é uma situação bem distinta dos plug-in hibridos (pelo menos até estes apresentarem uma autonomia mais elevada)

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por sosimple »

rimsilva Escreveu:As coisas são mesmo assim, nem todos podemos ter a mesma opinão e mesmo sobre aspectos supostamente "objectivos" somos capazes de interpretar de forma subjectiva.
Uma pequena correcção. Eu estou a mencionar o que está escrito na lei. Não estou a dar a minha opinião mas tão somente a apresentar factos.
rimsilva Escreveu:fazendo a lei referência a veículos eléctricos, também faz a veiculos 100% electricos e veiculos plug-in hibridos (que é o que aqui estamos a discutir).
Não é verdade. A palavra "híbrido" apenas aparece na lei no excerto que transcrevi acima, e diz que um híbrido que permite carregar as baterias na tomada é um veículo eléctrico. Não é feita qualquer menção à expressão "100% eléctrico".
rimsilva Escreveu:O site da EMEL é bem claro em relação à sua descriminação positiva "O Dístico Verde permite o estacionamento de veículos 100% eléctricos, em todas as Zonas...", não me parece que seja obrigada a ter o mesmo tratamento para as duas variantes.
De facto, antes da lei ter saído a EMEL tomou esta iniciativa e fez muito bem. Agora, é contrária à lei actual e a EMEL deveria rever a sua posição.

Creio que poderiamos estar mais de acordo se o DL 90/2014 tivesse uma definição do que é um plug-in hybrid mais semelhante à da Autoridade Tributária e Aduaneira que diz:
AT Escreveu:Automóveis ligeiros de passageiros equipados com motores híbridos “plug-in”, cuja bateria possa ser carregada através de ligação à rede elétrica e que tenham uma autonomia mínima, no modo elétrico, de 25 quilómetros.
Última edição por sosimple em terça ago 09, 2016 5:49 pm, editado 1 vez no total.
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por Volt »

Creio que o selo da Emel serve para qualquer parque sem cancela na cidade de Lisboa. O pagamento é anual.

Os lugares de carregamento, se bem sinalizados, não são lugares de estacionamento.

Quanto a outras cidades, que eu saiba, apenas Oeiras (concelho) já tem essa discriminação positiva em vigor.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


rimsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo mar 06, 2016 6:30 pm

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por rimsilva »

sosimple Escreveu:Uma pequena correcção. Eu estou a mencionar o que está escrito na lei. Não estou a dar a minha opinião mas tão somente a apresentar factos.
Estava a responder aos posts anteriores, apenas ficou gravado após o seu.
sosimple Escreveu:Não é verdade. A palavra "híbrido" apenas aparece na lei no excerto que transcrevi acima, e diz que um híbrido que permite carregar as baterias na tomada é um veículo eléctrico. Não é feita qualquer menção à expressão "100% eléctrico".
A lei a que me estava a referir era a lei nº 82-D/2014, onde vários critérios e limites legais estão establecidos entre veículos eléctricos (100%) e hibridos plug-in.

Que como é natural têm de existir, um carro 100% não emite emissões de CO2, todos os outros acabam por emitir mais ou menos (não está em causa o uso que a pessoa A ou B dá ao veículo).

Volto a referir que deveria haver também incentivos para outros veiculos amigos do ambiente, mas não com a limitação a uma unica categoria de "veículos electricos", porque a realidade não é essa e os niveis de poluição também não.
sosimple Escreveu:De facto, antes da lei ter saído a EMEL tomou esta iniciativa e fez muito bem. Agora, é contrária à lei actual e a EMEL deveria rever a sua posição.
Do ponto de vista ambiental, faz todo o sentido a questão do veiculo 100% electrico, não vejo no que possa estar contrária à lei (a mesma que define limites para amortização diferentes, incentivos fiscais diferentes, imposto de circulação,etc..).

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por sosimple »

rimsilva Escreveu:
sosimple Escreveu:Não é verdade. A palavra "híbrido" apenas aparece na lei no excerto que transcrevi acima, e diz que um híbrido que permite carregar as baterias na tomada é um veículo eléctrico. Não é feita qualquer menção à expressão "100% eléctrico".
A lei a que me estava a referir era a lei nº 82-D/2014, onde vários critérios e limites legais estão establecidos entre veículos eléctricos (100%) e hibridos plug-in.
A lei 82-D/2014 apenas se aplica a questões fiscais, não tendo nada a ver com estacionamento:
Procede à alteração das normas fiscais ambientais nos sectores da energia e emissões, transportes, água, resíduos, ordenamento do território, florestas e biodiversidade, introduzindo ainda um regime de tributação dos sacos de plástico e um regime de incentivo ao abate de veículos em fim de vida, no quadro de uma reforma da fiscalidade ambiental.
rimsilva Escreveu:Que como é natural têm de existir, um carro 100% não emite emissões de CO2, todos os outros acabam por emitir mais ou menos
Não concordo com a expressão "100% eléctrico". Um carro eléctrico com extensor de autonomia não deixa de ser um carro 100% eléctrico. Não tem outro meio de locomoção que não seja o eléctrico. Apenas tem a possibilidade de gerar a sua própria energia. Também posso alegar que um "100% eléctrico" que seja carregado com electricidade não proveniente de renováveis não é "100% eléctrico". Dando um exemplo concreto: o BMW i3. É indiscutivelmente um veículo eléctrico. Será que quem optar pelo i3 Rex deve ser prejudicado em relação a quem opte pelo i3 normal? A versão Rex é menos eléctrica do que a "normal"? Para mim é uma distinção que não faz sentido. Compreendo e até concordo com uma distinção entre "eléctricos" e "híbridos", mas irmos ao pormenor do "100%" é que me parece contraproducente.

Seja como for, a lei não faz distinção alguma. Se ligar à tomada e tiver motor eléctrico é, segundo a lei, um veículo eléctrico.
rimsilva Escreveu:
sosimple Escreveu:De facto, antes da lei ter saído a EMEL tomou esta iniciativa e fez muito bem. Agora, é contrária à lei actual e a EMEL deveria rever a sua posição.
Do ponto de vista ambiental, faz todo o sentido a questão do veiculo 100% electrico, não vejo no que possa estar contrária à lei (a mesma que define limites para amortização diferentes, incentivos fiscais diferentes, imposto de circulação,etc..).
De facto não é contrária à lei que refere, tal como não é contrária a todas as outras leis que não se aplicam ao caso. Mesmo assim, a lei que refere não fala em veículos "100% eléctricos" mas sim em "veículos exclusivamente movidos a electricidade". Seja como for, a legislação aplicável é indiscutivelmente o DL 90/2014.
Opel Ampera
O meu Instagram


rimsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo mar 06, 2016 6:30 pm

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por rimsilva »

Mais uma vez venho discordar de praticamente tudo o que foi referido:
sosimple Escreveu:A lei 82-D/2014 apenas se aplica a questões fiscais, não tendo nada a ver com estacionamento:
Procede à alteração das normas fiscais ambientais nos sectores da energia e emissões, transportes, água, resíduos, ordenamento do território, florestas e biodiversidade, introduzindo ainda um regime de tributação dos sacos de plástico e um regime de incentivo ao abate de veículos em fim de vida, no quadro de uma reforma da fiscalidade ambiental.
Nunca disse que a Lei-82D/2014, está a legislar sobre estacionamento, apenas a citei como exemplo, para mostrar que há referências mais especificas a diferentes tipos de "veículos eléctricos", como é lógico, não se pode colocar tudo ao mesmo nível.

Afinal qual é o objectivo? Queremos reduzir a poluição ambiental ou não? Apesar de não ter a ver com esta discussão em concreto, está visto que a legislação tem de ser revista, os conceitos clarificados e os limites fiscais alterados.

Por causa deste tema acabei por encontrar algo que já "temia", o veiculo eléctrico mais vendido em Portugal em Junho foi "O Mercedes Plug-In C350e", um carro com 31km de autonomia eléctrica.

Não havendo um maior incentivo aos carros totalmente eléctricos, é isto que vai acontecer, vendas de carros destes tipo, só para beneficio para as empresas em detrimento do ambiente
sosimple Escreveu:Não concordo com a expressão "100% eléctrico". Um carro eléctrico com extensor de autonomia não deixa de ser um carro 100% eléctrico. Não tem outro meio de locomoção que não seja o eléctrico. Apenas tem a possibilidade de gerar a sua própria energia. Também posso alegar que um "100% eléctrico" que seja carregado com electricidade não proveniente de renováveis não é "100% eléctrico". Dando um exemplo concreto: o BMW i3. É indiscutivelmente um veículo eléctrico. Será que quem optar pelo i3 Rex deve ser prejudicado em relação a quem opte pelo i3 normal? A versão Rex é menos eléctrica do que a "normal"? Para mim é uma distinção que não faz sentido. Compreendo e até concordo com uma distinção entre "eléctricos" e "híbridos", mas irmos ao pormenor do "100%" é que me parece contraproducente.

Seja como for, a lei não faz distinção alguma. Se ligar à tomada e tiver motor eléctrico é, segundo a lei, um veículo eléctrico.
A expressão 100% eléctrico foi a que usei porque vem no seguimento da informação que consta no site da EMEL e que a meu ver é mais fácil leitura que a expressão usada na Lei-82D/2014:
4 - Para as viaturas ligeiras de passageiros ou mistas adquiridas nos períodos de tributação que se iniciem em 1 de janeiro de 2015 ou após essa data, o montante referido no n.º 1 passa a ser de:
a) (euro) 62 500 relativamente a veículos movidos exclusivamente a energia elétrica;
b) (euro) 50 000 relativamente a veículos híbridos plug-in;
Não concordo com a expressões do tipo "mais ou menos eléctrico", não é isso que está em causa, o que está em causa é formas de mobilidade 100% eléctricas ou não,

Um BMW i3 REX não é um carro de mobilidade 100% eléctrica (pode ser usado como, mas não é porque o extensor está lá).

rimsilva Escreveu:
sosimple Escreveu:De facto, antes da lei ter saído a EMEL tomou esta iniciativa e fez muito bem. Agora, é contrária à lei actual e a EMEL deveria rever a sua posição.
Do ponto de vista ambiental, faz todo o sentido a questão do veiculo 100% eléctrico, não vejo no que possa estar contrária à lei (a mesma que define limites para amortização diferentes, incentivos fiscais diferentes, imposto de circulação,etc..).
De facto não é contrária à lei que refere, tal como não é contrária a todas as outras leis que não se aplicam ao caso. Mesmo assim, a lei que refere não fala em veículos "100% eléctricos" mas sim em "veículos exclusivamente movidos a electricidade". Seja como for, a legislação aplicável é indiscutivelmente o DL 90/2014.[/quote]

A interpretação que faço em relação ao DL 90/2014 é que o estacionamento é referido como um exemplo para a descriminação positiva ("designadamente") e o uso de uma autocolante (nunca vi nenhum carro com um dístico deste e ainda bem...)

Espero que a CML possa conceder um beneficio aos outros "veículos eléctricos", mas não nos mesmo moldes dos carros 100% eléctricos, por exemplo, um dístico "azul", como fio aqui referido.

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por sosimple »

rimsilva Escreveu:Mais uma vez venho discordar de praticamente tudo o que foi referido
O facto de ser "praticamente tudo" e não "tudo" é bom sinal. Pelo menos temos pontos em comum. :)
rimsilva Escreveu:Nunca disse que a Lei-82D/2014, está a legislar sobre estacionamento, apenas a citei como exemplo, para mostrar que há referências mais especificas a diferentes tipos de "veículos eléctricos"
Ó rimsilva, mas não estás assim a escolher a fonte que mais convém à tua linha de raciocínio? Cada uma das leis mencionadas tem um âmbito próprio. Uma aplica-se, a outra não.
rimsilva Escreveu:Afinal qual é o objectivo? Queremos reduzir a poluição ambiental ou não? Apesar de não ter a ver com esta discussão em concreto, está visto que a legislação tem de ser revista, os conceitos clarificados e os limites fiscais alterados.
De acordo.
rimsilva Escreveu:Por causa deste tema acabei por encontrar algo que já "temia", o veiculo eléctrico mais vendido em Portugal em Junho foi "O Mercedes Plug-In C350e", um carro com 31km de autonomia eléctrica.
Certíssimo. Pessoalmente também me choca, especialmente porque em todos os testes que vi, o alcance habitual fica aquém dos 20km. Parece mesmo ser um caso de um carro feito à medida para benefícios fiscais. Mas mesmo estando nós de acordo em relação a esse carro, indiscutivelmente é um veículo eléctrico de acordo com a lei. Fiscalmente é um híbrido plug-in, mas segundo o DL 90/2014 é um carro eléctrico em tudo equivalente a um Tesla. Concordemos ou não, a lei é a lei. :/ Concordo que a lei deveria ser mais específica mas por outro lado estou feliz por não o ser; é que pelo que vejo, na tua maneira de pensar os i3 REX vão para o mesmo saco do C350e, o que para mim é incompreensível. Já nem falo do meu Ampera... Sei que é uma batalha perdida pois parece ser um carro que desperta odiozinhos infundados.
rimsilva Escreveu:Não havendo um maior incentivo aos carros totalmente eléctricos, é isto que vai acontecer, vendas de carros destes tipo, só para beneficio para as empresas em detrimento do ambiente.
Estaria 100% de acordo contigo, se em vez de "totalmente eléctricos" dissesses, como está na Lei-82D/2014, "movidos exclusivamente a energia eléctrica"-
rimsilva Escreveu:A expressão 100% eléctrico foi a que usei porque vem no seguimento da informação que consta no site da EMEL e que a meu ver é mais fácil leitura que a expressão usada na Lei-82D/2014:
4 - Para as viaturas ligeiras de passageiros ou mistas adquiridas nos períodos de tributação que se iniciem em 1 de janeiro de 2015 ou após essa data, o montante referido no n.º 1 passa a ser de:
a) (euro) 62 500 relativamente a veículos movidos exclusivamente a energia elétrica;
b) (euro) 50 000 relativamente a veículos híbridos plug-in;
Existe um mundo de diferença entre as duas expressões. Segundo a definição da lei, um i3 REX é um veículo eléctrico. Segundo a tua definição não o é. Como aliás deixas bem claro:
rimsilva Escreveu:Um BMW i3 REX não é um carro de mobilidade 100% eléctrica (pode ser usado como, mas não é porque o extensor está lá).
Não consigo compreender mesmo porque pensas desta maneira. Não o estou a dizer para criar atritos, mas faz-me mesmo confusão. Qual é a tua opinião sobre os relatos das 2 viagens Lisboa-Algarve-Lisboa feitos pelo Volt? Um exemplo de mobilidade eléctrica sem compromissos? Uma fraude? Estou curioso. Eu acho fenomenal.
rimsilva Escreveu:nunca vi nenhum carro com um dístico deste e ainda bem...
Ainda bem? Não percebi. Eu vou ter um dístico destes assim que o processo de legalização esteja concluído.
Opel Ampera
O meu Instagram


rimsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo mar 06, 2016 6:30 pm

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por rimsilva »

sosimple Escreveu:Ó rimsilva, mas não estás assim a escolher a fonte que mais convém à tua linha de raciocínio? Cada uma das leis mencionadas tem um âmbito próprio. Uma aplica-se, a outra não.
Ó sosimple, é claro que estou a a dar este exemplo, porque compreendo a posição da CML (que objectivamente defende o ambiente) e concordo com a distinção dos veículos em função dos níveis de poluição;

Concordo que a lei que refiro é mais especifica e serve sobretudo um fim - os aspectos fiscais -, mas a o DL 90/2014 tendo um carácter mais genérico, também não está a legislar sobre o estacionamento, refere simplesmente a existência de um dístico que pode ser usados "designadamente" para estacionamento.

sosimple Escreveu:... Concordo que a lei deveria ser mais específica mas por outro lado estou feliz por não o ser; é que pelo que vejo, na tua maneira de pensar os i3 REX vão para o mesmo saco do C350e, o que para mim é incompreensível. Já nem falo do meu Ampera... Sei que é uma batalha perdida pois parece ser um carro que desperta odiozinhos infundados.
Claro que não são carros do mesmo "saco", é fruto de um grande erro da lei que "exige" 25km de autonomia para um Plug-in Hibrido e que depois ainda lhe permite um beneficio fiscal com isso.

Se esse limite fosse de 100km, já não acharia o mesmo, os limites de autonomia estariam mais próximos e certamente mais amigos do ambiente.

sosimple Escreveu:Não consigo compreender mesmo porque pensas desta maneira. Não o estou a dizer para criar artritos, mas faz-me mesmo confusão. Qual é a tua opinião sobre os relatos das 2 viagens Lisboa-Algarve-Lisboa feitos pelo Volt? Um exemplo de mobilidade eléctrica sem compromissos? Uma fraude? Estou curioso. Eu acho fenomenal.
Parece-me que estamos outra vez no registo de comparar carros "mais ou menos eléctricos", não é isso que tenho estado a fazer. O meu registo é: carros que poluem mais ou menos (ou podem poluir) e que por esse motivo devem ser mais ou menos discriminados positivamente (para diversos fins).

Falando nesses termos, o meu BEV não é mais nem menos eléctrico que o REX, mas é um veiculo "totalmente eléctrico/movidos exclusivamente a energia eléctrica" e o REX não é.

Esse tópico até um bom exemplo, já fiz várias vezes Porto-Lisboa-Porto no meu carro e também faria Porto-Algarve-Porto sem problemas, mas a diferença é que o Volt acabou por usar combustível e eu nunca o poderia fazer.
sosimple Escreveu:Ainda bem? Não percebi. Eu vou ter um dístico destes assim que o processo de legalização esteja concluído.
Sim, no meu carro não tenho dístico e também nunca vi outro carro com esse dístico no "canto inferior direito do para-brisas" e espero não ter de o usar porque não vejo qualquer utilidade, daqui a pouco não temos espaço nos para-brisas para colocar todos os dísticos...

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por t3lmo »

rimsilva Escreveu:Espero que a CML possa conceder um beneficio aos outros "veículos eléctricos", mas não nos mesmo moldes dos carros 100% eléctricos, por exemplo, um dístico "azul", como fio aqui referido.
O distico azul já está consagrado no novo decreto de lei deste mês:

Portaria n.º 222/2016, de 11 de agosto

Chama-se a atenção para o seguinte Artigo em particular, acerca do dístico da mobilidade elétrica:

"Artigo 7.º
Estacionamento no local objeto da licença de utilização
(...)
3 — Os veículos estacionados no local objeto de licença de utilização devem estar identificados com o dístico identificativo, previsto no n.º 4 do artigo 3.º do Decreto -Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, alterado pela Lei n.º 64 -B/2011, de 30 de dezembro, e pelos Decretos -Leis n.os 170/2012, de 1 de agosto, e 90/2014, de 11 de junho, sendo proibido o estacionamento na mesma sem essa identificação.

Ou seja, quem estacionar num local de carregamento sem o distico azul, é multado, mesmo sendo um elétrico.

Mas espero que surjam mais incentivos!! :shock:
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


rimsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo mar 06, 2016 6:30 pm

Re: RE: Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por rimsilva »

t3lmo Escreveu:
rimsilva Escreveu:Espero que a CML possa conceder um beneficio aos outros "veículos eléctricos", mas não nos mesmo moldes dos carros 100% eléctricos, por exemplo, um dístico "azul", como fio aqui referido.
O distico azul já está consagrado no novo decreto de lei deste mês:

Portaria n.º 222/2016, de 11 de agosto

Chama-se a atenção para o seguinte Artigo em particular, acerca do dístico da mobilidade elétrica:

"Artigo 7.º
Estacionamento no local objeto da licença de utilização
(...)
3 — Os veículos estacionados no local objeto de licença de utilização devem estar identificados com o dístico identificativo, previsto no n.º 4 do artigo 3.º do Decreto -Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, alterado pela Lei n.º 64 -B/2011, de 30 de dezembro, e pelos Decretos -Leis n.os 170/2012, de 1 de agosto, e 90/2014, de 11 de junho, sendo proibido o estacionamento na mesma sem essa identificação.

Ou seja, quem estacionar num local de carregamento sem o distico azul, é multado, mesmo sendo um elétrico.

Mas espero que surjam mais incentivos!! :shock:
Obrigado.

Já tive conhecimento dessa nova legislação (noutro forum) por causa do tempo de permanência nos locais de carregamento.

Não tive oportunidade de ler tudo e sobretudo com atenção.

Assim à primeira vista pareceu confuso e um pouco vago, a necessitar de esclarecimentos.

Agora esta exigência do dístico é mais uma aberração e burocracia.

É fácil perceber se um carro pode ou não estar num lugar de carregamento, o dístico é folclore. Agora, se o carro está naquele lugar indevidamente (sem estar a carregar) é que é o ponto chave. E a partir de que momento é que deverá ser considerado infractor? 1min, 15min, 30min?

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”