Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

rimsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo mar 06, 2016 6:30 pm

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por rimsilva »

Esta conversa já está a entrar em Loop.

Não sei se hei-de rir ou chorar...

Devemos de estar em presença de um
Case study com este i3 Rex, na bateria só leva electrões puros, fruto dos carregamentos caseiros, nunca carrega na rede pública para não contaminar os outros electrões.

Raramente usa o Rex, que apesar de ter um gerador a gasolina, polui muito menos que qualquer i3 BEV, porque estes usam fontes menos puras, que até são facilmente compravaveis.

Acho que tenho de exigir um certificado à mobie com as fontes de abastecimento dos postos que utilizo.

Mais uma vez os meus parabéns por tais feitos, mas infelizmente, um caso exemplar, não serve como regra.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por Volt »

Bem, se te apetece inventar, a conversa acaba aqui. Aparentemente, tens de inventar coisas que eu não disse para ridicularizar o resto. Fica com a bicicleta. Pode ser que um dia consigas que "movido exclusivamente a electricidade" seja o que tu queres e não o que significa.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por Fil »

Não tenho qualquer preconceito, faz sentido em muitos casos ter um rex, especialmente quando é único veículo e não se pretende andar de avião/comboio, ou alugar um carro, se for mesmo necessário, como alguns fazem, isso não invalida o que já referimos. Já percebi há muito o que queres transmitir, só sei é que não é assim, e já expliquei nos posts anteriores. Concordamos em discordar ;)

Pelo facto de perceber como ambos funcionam e o que consomem, é que digo que um bev não é um rex, nem o contrário. São diferentes e ainda bem, mais opções para todos.

Quanto à isenção de parqueamento, como já ficou claro, concordo em absoluto que se incentive como acontece neste momento, e tal como está na lei. O novo dístico identificativo atribuído pelo IMTT , é para todos os que podem carregar, portanto, está também correcto.

Acho também que devemos incentivar a compra de híbridos, mas beneficiando claramente os 100% eléctricos, em especial os que usam mais electricidade e menos combustível fóssil, talvez no futuro seja mais justo que tabular um híbrido da forma actual, em que tanto paga por nunca usar electricidade, como usando sempre.

Espero que num futuro próximo, todos possamos ter VE's sem extensor de autonomia, e suficientes para qualquer situação. O que infelizmente, ainda não acontece com todos, mesmo sabendo que é o que todos desejam.

Divirtam-se, a bordo das naves :D Boas férias!


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por alx99 »

Se me permitem, parece-me ser pouco construtivo debater este assunto numa perspectiva de escolhas pessoais na hora de adquirir um veiculo, até porque, como todos bem saberão, essas escolhas estão condicionadas à utilização que se lhe pretende dar. Não nos poderemos esquecer, que para alguns tipos de utilizações, nomeadamente de âmbito profissional, os exclusivamente eléctricos podem apresentar alguma limitações significativas.

Recentrando o tema, a lei em vigor é clara e taxativa, considerando eléctricos, tanto os EV, como os híbridos plug-in. Podem não concordar, mas extrair da lei um outro entendimento é como tapar o sol com uma peneira. E dessa maneira, como já tive oportunidade de o referir no inicio deste tópico, sendo todos iguais (perante a lei) uns não podem ser mais iguais do que outros. Mesmo que isso custe a muitos, temos pena!

Se a CML retirar a benesse dada aos veículos 100 % para os tratar da mesma forma que os híbridos plug-in para que dessa maneira dê um tratamento igual ao que a lei assim considera, é o que tem de fazer, não obstante eu considerar que deve é também discriminar positivamente os veículos híbridos plug-in.

Por último, gostaria de expressar a minha opinião em que não ajuda em nada à comunidade detentora de veículos eléctricos, divisões baseadas no meu carro é mais eléctrico do que o teu, ou polui menos que o teu, ou que se abastece de electricidade mais limpa que o teu, etc. etc. Para além de enfraquecer a argumentação dos que, e muito bem, "lutam" por uma mobilidade mais amiga do ambiente, será sempre uma discussão inconclusiva e infrutífera, pois onde se colocarão as fonteiras, vistos todos os modelos de viaturas apresentarem características e autonomias distintas?

Tiros nos pés parecem-me dispensáveis (são argumentos aos defensores do CI's), o importante é congregar forças no apelo à mobilidade ambientalmente responsável, seja da forma e pelo caminho que cada um julgue o mais apropriado ao seu gosto, disponibilidade e necessidade.


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por Fil »

Quanto paga um híbrido de isv e iuc? E quanto paga um 100% eléctrico? Então como é que a lei nacional (e internacional em alguns casos) diz que é igual, se os taxa claramente de modo diferente? É simples, não emite CO2 paga zero, emite, paga x. E como o que todos pretendemos é ter melhor ambiente e mais saúde, beneficia-se quem menos polui. A escolha do veículo são opções, e todas elas válidas ;)


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por alx99 »

Voltamos ao mesmo, reproduzo para que não persistam dúvidas:
Artigo 3º - DL 90/2014:
Consideram-se «veículos elétricos» o automóvel, o motociclo, o ciclomotor, o triciclo ou o quadriciclo, dotados de um ou mais motores principais de propulsão elétrica que transmitam energia de tração ao
veículo, incluindo os veículos híbridos elétricos, cuja bateria seja carregada mediante ligação à rede de mobilidade elétrica ou a uma fonte de eletricidade externa, e que se destinem, pela sua função, a transitar na via pública, sem sujeição a carris.

Restam mesmo assim dúvidas?

Agora o que está a referir relativo ao ISV e ao IUC são matérias fiscais, que como por certo saberá variam consoante diversos factores, nomeadamente consoante os combustíveis utilizados.

Penso não valer a pena ir por aí, confundir legislação e mistificar conceitos para fazer valer uma opinião, é tão só uma vitória de Pirro. Nada mais. Mas não ajuda ao debate.


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por Fil »

Já não estamos a ajudar ao debate porque só repetimos tudo o que já foi escrito para trás. A resposta à sua pergunta está na lei e já foi citada nas mensagens anteriores, onde refere veículos movidos exclusivamente a electricidade, é como diz, não há dúvidas;)

As matérias fiscais são atribuídas especificamente, pelas informações que os DL aplicam, e é por causa dessa informação que vocês dizem que é igual, que pagam isv, iuc e não têm isenção de parqueamento. Que são as vantagens ambientais e fiscais, que os veículos movidos exclusivamente a electricidade possuem.

A discussão aqui não é fiscal, é certo, mas é por causa da parte ambiental, que os híbridos não têm isenção.


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por alx99 »

Pare para pensar por favor, pois começa a tropeçar nos seus próprios argumentos.

É o próprio DL 90/2014 no seu artº 3º que menciona (incluindo os plug-in como acima referi): "Os veículos elétricos devem afixar, para efeitos de circulação nas vias públicas ou equiparadas, o dístico identificativo que consta do anexo I ao presente decreto-lei, que dele faz parte integrante, sendo este o elemento identificativo a nível nacional para efeitos de identificação e usufruto de mecanismos de discriminação positiva de veículos elétricos, designadamente para efeitos de estacionamento".

Compreende agora que o beneficio nos parqueamento é, entre outros, um dos objectivos da lei?

Eu até entendo que cada um defenda o seu ponto de vista, baseado no seu entendimento e interesse pessoal. Agora isso servirá tão somente para defender o que entende por correcto para si e não para pretender prejudicar os que têm outros entendimentos. Invocar-se ora matéria legal, ora matéria ambiental, conforme nos dá na gama, mesclar tudo e daí pretender retirar uma conclusão sólida e sustentável, não me parece ser uma forma correcta de debate, pelo menos ao nível que este forum merece.


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por Fil »

Já leu o que escrevi para trás? Alguma vez escrevi que a venda de híbridos não devia ser incentivada?
Só acho é que não deve ser igual, entre híbridos e veículos movidos exclusivamente a electricidade, tanto neste parâmetro, como no estacionamento e afins. E é isso que a lei tem aplicado e continua nessa tendência. Se a lei oferecer as mesmas condições para hibridos e os 100%, muitas pessoas deixam de comprar os 100%, e isso é o que não se pretende, daí as várias diferenças já referidas.

Podem e devem incentivar em várias frentes, mas nunca de igual forma. Exemplo : já existem incentivos para estacionamento em vários espaços comerciais, para hibridos e para ve's, em que ficam em lugar previlegiado, e isto também faz com que muitos pensem, que podem estacionar nos pontos de carga sem estar a usá-los.

A parte da lei que referiu parece-me ter mais interesse em explicar que podem todos usar os pontos de carga, e que podem receber incentivos, que podem ser diferentes.

Respondendo à pergunta do tópico, actualmente apenas Lisboa isenta os veículos movidos exclusivamente a electricidade, após pagamento de 12€ anuais, os restantes veículos pagam.

A única coisa que pretendo, é que todos os leitores percebam as diferenças que existem entre as várias opções, algo que no início deste tópico não me parecia acontecer. A mescla que refere não tem sido feita por mim, mas sim quem pretende que seja tudo igual, o que claramente não é, nem na lei nem em lado nenhum, e em especial para a saúde de todos. Pode ser que no futuro tenham algum tipo de incentivo relativamente a estacionamento.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por Volt »

E continua a teima em querer confundir... Os PHEV são veículos elétricos. Os BEV e BEVx também. Veículos híbridos em que as superfícies comerciais reservam lugares, não são plug-in.

Já agora, só a Emel (e não Lisboa) tem um dístico que exclui erradamente os PHEV e BEVx. Essa exclusão vai acabar, como sabem.

No concelho de Oeiras os VE estão isentos de estacionamento. O mesmo vai acontecer no resto do país além de Lisboa e Oeiras. E por VE, entenda-se todo o veículo com tracção eléctrica que pode abastecer numa tomada.

Quanto ao "que se pretende", cada um fala por si, excepto aqueles que têm a responsabilidade de representar outros por meio democrático. Esses já podem falar em nome colectivo. Deu para perceber?

Já agora, eu tenho três VE e, os três, são movidos exclusivamente a electricidade.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por MRider »

Ainda assim os que se movem exclusivamente a Eletricidade e não tem outro meio de carregamento que não seja uma tomada. Deverão ser mais beneficiados em tudo. Os restantes ligam o motor a combustão e não ficam apeados....
Live long and prosper!


rimsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo mar 06, 2016 6:30 pm

Re: RE: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por rimsilva »

Volt Escreveu:E continua a teima em querer confundir... Os PHEV são veículos elétricos. Os BEV e BEVx também. Veículos híbridos em que as superfícies comerciais reservam lugares, não são plug-in.

Já agora, só a Emel (e não Lisboa) tem um dístico que exclui erradamente os PHEV e BEVx. Essa exclusão vai acabar, como sabem.

No concelho de Oeiras os VE estão isentos de estacionamento. O mesmo vai acontecer no resto do país além de Lisboa e Oeiras. E por VE, entenda-se todo o veículo com tracção eléctrica que pode abastecer numa tomada.

Quanto ao "que se pretende", cada um fala por si, excepto aqueles que têm a responsabilidade de representar outros por meio democrático. Esses já podem falar em nome colectivo. Deu para perceber?

Já agora, eu tenho três VE e, os três, são movidos exclusivamente a electricidade.
E continua a teima em confundir uma lei que estabelece a criação de um dístico de VE, referindo que o mesmo poderá servir "designadamente" para fins de estacionamento, interpretando este designadamente como uma obrigatoriedade, parece totalmente errado.

O facto de todos serem VE, nada obriga a que tenham de ter os mesmos benefícios, a todos os níveis, nomeadamente para fins de estacionamento.

Quando assim deixar de ser é que estará tudo errado e não aquilo que a EMEL prática atualmente (volto a referir que deveria existir um incentivo para todos os VE, mas não nos mesmos moldes).

Enquanto se continuar a incentivar a compra de carros com autonomias (mínimas) de 25km nos moldes actuais (sim actuais, não estou a dizer que não se deve incentivar) em vez de aumentar os incentivos aos 100% eléctricos, o crescimento destes veículos será mais demorado.

A nova portaria de 11 de Agosto, mantém este "nível" de falta de "bom senso" e obriga a colocação do dístico de VE para se poder usar os lugares de carregamento (para os mais puristas até deve ser uma afronta, visto estes lugares serem mais vezes referidos como de estacionamento em vez de carregamento).

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por Volt »

Hum? Quem é que interpretou o quê?

O tempo mostrará quem está a interpretar erradamente. Quanto às tuas opiniões, já as mostrei porque não concordo com elas.

És tu que estás errado. E sou eu que o digo. Opiniões...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por sosimple »

Para não haver confusões: http://www.priberam.pt/dlpo/designadamente

Na minha ingenuidade achava que não pagar ISV nem IUC já era por si só um benefício, mas estou a perceber que estava equivocado. Pelo que vejo neste tópico, o melhor benefício que se pode dar a alguns donos de um BEV é o de prejudicar aqueles a quem um BEV não serve 100% do tempo.

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram


rimsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo mar 06, 2016 6:30 pm

Re: RE: Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por rimsilva »

Volt Escreveu:Hum? Quem é que interpretou o quê?

O tempo mostrará quem está a interpretar erradamente. Quanto às tuas opiniões, já as mostrei porque não concordo com elas.

És tu que estás errado. E sou eu que o digo. Opiniões...
Não me preocupa estar a interpretar certo ou errado, sobretudo em fóruns como este.

O que me preocupa é o meio ambiente e neste caso incentivar mais os carros 100% eléctricos.

O estacionamento é mais uma gota no oceano, a descriminação positiva em relação a vários aspectos já ocorre como todos aqui já sabem (e em que moldes) , não é de igual forma para todos os VE, como é lógico.

Se em relação ao estacionamento for diferente, discordo um pouco, mas não é uma questão fundamental.

sosimple Escreveu:Para não haver confusões: http://www.priberam.pt/dlpo/designadamente

Na minha ingenuidade achava que não pagar ISV nem IUC já era por si só um benefício, mas estou a perceber que estava equivocado. Pelo que vejo neste tópico, o melhor benefício que se pode dar a alguns donos de um BEV é o de prejudicar aqueles a quem um BEV não serve 100% do tempo.

Via Tapatalk
Não vale a pena estar a tentar arranjar manobras de diversão.

Não é uma guerra de quem tem veículos 100% eléctricos contra os outros, não é uma questão de não pagar ISV ou IUC ser pouco ou muito.

É somente o defender um ponto de vista diferente de alguém que acha que existindo um dístico para VE e sendo esse dístico, designadamente, para fins de estacionamento, não pode haver benefícios diferentes para diferentes tipos de VE.

Como referi anteriormente o que para já surgiu de novo, em relação ao dístico e ao estacionamento, foi a portaria de 11 de Agosto de 2016, que vem falar de lugares de estacionamento e de carregamentos de uma forma um pouco confusa, porque se os lugares são de carregamento, nada têm a haver com estacionamento.

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: RE: Re: RE: Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por sosimple »

rimsilva Escreveu:É somente o defender um ponto de vista diferente de alguém que acha que existindo um dístico para VE e sendo esse dístico, designadamente, para fins de estacionamento, não pode haver benefícios diferentes para diferentes tipos de VE.
Quem são essas pessoas que têm essa opinião? Ainda não vi aqui ninguém com uma opinião dessas. Acho bem que um BEV esteja isento de ISV e IUC e que tenha incentivos à compra. Não chega como descriminação positiva em relação aos demais EVs?

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por O_volt »

MRider Escreveu:Ainda assim os que se movem exclusivamente a Eletricidade e não tem outro meio de carregamento que não seja uma tomada. Deverão ser mais beneficiados em tudo. Os restantes ligam o motor a combustão e não ficam apeados....
Tenho um amigo que tem um híbrido (e hibrido é tudo o que usa mateiral fóssil seja para 10kms ou 100kms) e 99% das viagens são a combustão...lol....faz o contrário da malta daqui. Quem será o prevericador? Pois, difícil julgar...daí VE deve ser tudo o que usa eletrões a 100%.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por sosimple »

O_volt Escreveu:hibrido é tudo o que usa mateiral fóssil seja para 10kms ou 100kms
Sei onde queres chegar, mas com essa definição mesmo os BEV são híbridos. Certamente que no decorrer da sua vida vão usar electricidade proveniente de fontes não-renováveis...
O_volt Escreveu:VE deve ser tudo o que usa eletrões a 100%.
Sendo a tua opinião, respeito-a e defendo o teu direito a tê-la. Segundo a lei, como aliás já foi referido à exaustão, um VE é um véiculo com um ou mais motores de tração eléctricos e que se pode ligar a uma tomada para carregar as baterias.
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por sosimple »

Os "nuestros hermanos" usam a seguinte classificação para o que são veículos eléctricos:
Imagem
Preferiria que aqui em Portugal se usasse um sistema semelhante.

Como uma imagem vale mil palavras, aproveito para resumir este tópico:
Imagem
Opel Ampera
O meu Instagram


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Cidades com isenção de pagamento parquemento para V.E.

Mensagem por O_volt »

Eu sou apologista de VE a 100%, o resto é perda de tempo por parte das marcas que obrigam as pessoas a passear motores térmicos.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”