Adicionar pontos de carga ao Openstreetmaps

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Adicionar pontos de carga ao Openstreetmaps

Mensagem por rnlcarlov »

Quando estive de férias em Itália, como de costume levei o meu tablet com a aplicação OsmAnd, que permite fazer download de mapas (do Openstreetmaps) que funcionam offline. Qual não foi a minha surpresa quando vi que no mapa italiano aparecem indicados pontos de carga de veículos elétricos.

Lembrei-me de fazer o mesmo para Portugal. O openstreetmaps é um projecto colaborativo onde cada um pode inserir as suas alterações. A grande vantagem é que depois podemos pesquisar pontos de carga mesmo estando offline. Isto foi algo que eu senti necessidade várias vezes. Naturalmente que tem leafs ou subscrições de internet em smartphones isto não é muito relevante, mas penso que não sou o único a quem um mapa offline de pontos de carga seria bastante útil.
Eu vou ver se aos poucos vou adicionando pontos de carga. Se me pudessem ajudar isto ia mais depressa.

edit: Já reparei que um ou outro ponto já lá estão registados (zona da linha de Cascais, p. ex.), logo já não se começa completamente do 0. Obrigado aos pioneiros que já lá colocaram estes.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Adicionar pontos de carga ao Openstreetmaps

Mensagem por rnlcarlov »

Descobri uma ferramenta online que permite filtar melhor a informação do Openstreetmaps (neste caso pontos de carga inseridos até ao momento), dar um link para partilha: http://overpass-turbo.eu/s/ccJ e aina permite exportar essa informação em formatos compatíveis com GPS.

Aqui está o meu velhinho GPS com a informação presente no OSM. Com ícone personalizado e tudo
Imagem


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Adicionar pontos de carga ao Openstreetmaps

Mensagem por cuttysark76 »

Boa! Tenho de experimentar!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: Adicionar pontos de carga ao Openstreetmaps

Mensagem por _rapt0r_ »

Boa ideia, dá para por info dos que estão disponíveis e dos que estão avariados? O maior problema não é saber onde tem postos de carregamento, mas sim, saber os que estão a funcionar bem..

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Adicionar pontos de carga ao Openstreetmaps

Mensagem por rnlcarlov »

No openstreetmaps dá para colocar notas em cada nodo. Aliás nalguns pontos tenho escrito isso. No entanto não sei se essa informação consegue ser visualizada nos aparelho GPS. No meu não dá, mas também é um modelo com poucas capacidades, que se limita a uma linha de texto quando se clica num POI.


Wattana
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça abr 19, 2016 12:38 pm

Re: Adicionar pontos de carga ao Openstreetmaps

Mensagem por Wattana »

O projeto tem muitos benefícios

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”