DUVIDAS...duvidas

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta mai 16, 2013 12:52 pm

DUVIDAS...duvidas

Mensagem por migueltwist »

boa noite

tenho algumas duvidas em relacao a....muita coisa mesmo.kkk
agradecia ajuda
entao e assim
ha umas semanas atrás encomendei um pack de baterias ao nosso amigo fidel.
queria um pack novo para sustituir um pack de baterias de gel de 60v 12 ah(com 2 anos de intensivo uzo).duraram bastante.
a semana passada chegaram as meninas e o fidel montou o pack 17s5p,com um bms que comprei no aliexpress e sabado passado entavam prontas para entrega e fui ter com ele e trouxe as ditas cujas
IMG_20160903_182405.jpg
IMG_20160903_182339.jpg
,cheguei a casa carreguei o pack e fui dar uma volta,
parecia que tinha nitro(em comparação com as de gel)
diferença abismal,ate agora tudo direito,fidel super atencioso e prestável
agora as duvidas
1-o bms pcm que comprei e que o fidel instalou no pack,nao corta nos 4.20v (nao posso reclamar visto que ja o comprei a mais de um mes e no aliexpress ja nao da para abrir disputa)
pelas carecteristicas Over-charge protection voltage 4.25±0.025V ,over-discharge protection voltage 2.75V±0.025V
deveria cortar nao?
o meu carregador vai de 67.3v ate 73v.ja carreguei as baterias com o carregador nos 67.3v e ele nao desliga (nao passa a verde)medindo com o voltimetro,tive que desligar o carregador quando passou dos 71v nas baterias
2015-10-28 21.55.09.jpg
2-sera possivel no carregador baixar mais a voltagem?

com um potenciómetro e ou resistencia

3-outra opção(bms ,carregador e outras) para que as baterias cheguem aos 69v,70v ou 71v, e nao carreguem mais?

desde ja o meu obrigado a futuras ajudas

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DUVIDAS...duvidas

Mensagem por Jorge Rocha »

Olá Miguel,
Parabéns pela compra! Se tivesses falado nas tuas necessidades, teria aconselhado colocares 18S. Ganharias maior velocidade e sempre terias uma tensão mais próxima da tensão final de carga do carregador (18S X 4,10V = 73,8V) e na tensão de corte por tensão baixa do controlador, ainda estariam com tensões seguras, na casa dos 3V (3V X 18S = 54V)
Não está tudo perdido... Tens esse carregador que já trás um potenciómetro para afinação da tensão de corte em alta. Não esquecer que essa tensão não se mede em vazio, mas sim em fase final de carregamento.

Estas células de lítio de 3,7V são muito boas para estes veículos, por têm um diferencial muito grande, que nos promove uma maior segurança nos extremos das tensões. Também o indicador de carga por voltímetro se torna muito mais coerente com a capacidade real.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta mai 16, 2013 12:52 pm

Re: DUVIDAS...duvidas

Mensagem por migueltwist »

Sim,.mas....no carregador a voltagem mínima 67.3v não deveria (parar) nos 67.3v nas baterias.Ou melhor.quando o pack de baterias chegasse a voltagem fixada no carregador (neste caso 67.3v) deveria,parar de carregar? Com,as,baterias de ácido gel parava quando chegava a voltagem programada no carregador. Nestas baterias não acontece isso.passa dos 67.3v e continua a carregar tendo eu de desligar o carregador da ficha aos 71v


Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta mai 16, 2013 12:52 pm

Re: DUVIDAS...duvidas

Mensagem por migueltwist »

Tenho,que,falar,com o Fidel,para ver se é possível acrescentar mais,uma série. Mas,assim tinha,que,remover o bms.. Que,encruzilhada. Kkkkk

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DUVIDAS...duvidas

Mensagem por Jorge Rocha »

Nenhum carregador, no seu normal funcionamento para baterias de chumbo, termina de carregar aos 67,3V. Essa tensão é a de manutenção para manter a bateria carregada. A tensão de final de carregamento será perto dos 74V. É aqui que a corrente vai diminuindo até ser atingido este patamar, onde ocorre o balanceamento por transpiração.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta mai 16, 2013 12:52 pm

Re: DUVIDAS...duvidas

Mensagem por migueltwist »

sim,por isso perguntei se poderia baixar a voltagem do carregador.no potenciometro nao da para baixar mais.secalhar algum resistor podia mudar para baixar mais o output

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DUVIDAS...duvidas

Mensagem por Jorge Rocha »

Por vezes tenho que substituir as resistências que estão em série com o potenciómetro.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta mai 16, 2013 12:52 pm

Re: DUVIDAS...duvidas

Mensagem por migueltwist »

A Pergunta de um milhão de euros? Quais resistências?por quais? :)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DUVIDAS...duvidas

Mensagem por Jorge Rocha »

Desculpa, só agora vi a pergunta... e logo agora que esse dinheiro vinha mesmo a calhar :D :P :lol:

Depende sempre de carregador para carregador, mas eu faço sempre um pequeno calculo de cabeça, e quase sempre me chego perto. Uma questão de fazer algumas tentativas e ver os resultados. Mais não consigo ajudar, sem ter o material em mãos.
Bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”