Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
tiagoalternativo
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta out 21, 2016 10:11 pm

Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por tiagoalternativo »

Boas pessoas, antes demais parabéns pelo fórum!
Tenho uma Guewer 306 a 500W de motor e com 4x12V 12ah de baterias.
A scooter atinge os 27,5 Khm e gostava que atingisse uma velocidade a rondar entre os 35/40 Khm.
Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem sem fazer mais modificações a nível de controlador, motor, etc.? Não queria queimar nada :s

Estava a pensar por exemplo uma de 6V 12Ah e carregador novo passaria a ter 54V 12Ah.
Isto se + Volts é igual a + Velocidade... certo?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por Emanuel Couto »

Tiago, colocar esta questão num DB de outra pessoa não é o lugar mais apropriado...

Aqui fica bem melhor... ;)

Vamos esperar pela ajuda da malta que percebe do assunto.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por klinzter »

Quase de certeza terás q mexer no controlador :)
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 837
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por labutess »

Se colocares apenas mais uma bateria de 6v em série ,vais ter um pouco mais de velocidade e de força,
Eu fiz essa alteração na minha gix,mas para atingires perto dos 40 kmh só com 60v e aí tens de alterar o controlador.
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 92&t=16568
Lê tb todo o meu db da gix onde está a alteração com mais uma bateria de 6v
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 09&t=16431


Autor do tópico
tiagoalternativo
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta out 21, 2016 10:11 pm

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por tiagoalternativo »

Se meter mais a bateria de 6V quanto em velocidade khm vou ganhar?


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 837
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por labutess »

+-6kmh
1kmh por Volt


Autor do tópico
tiagoalternativo
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta out 21, 2016 10:11 pm

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por tiagoalternativo »

Após pesquisa vi que as mesmas scooters com mesmo motor e bateria na Europa andam a 25Km e nos EUA anda a 35Km..ou seja eu acho que exite bloqueador de tração à velocidade nos modelos europeus ..mesmo que se meta mais uma bateria de 6V vou ter sempre este limite de 25/27..que dilema. Vou pesquisar contoladores para scooters Americanas no Ebay

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por Emanuel Couto »

Será que alguém aqui no fórum sabe como desbloquear isso...!?

Se for o caso claro.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por rnlcarlov »

tiagoalternativo Escreveu:Após pesquisa vi que as mesmas scooters com mesmo motor e bateria na Europa andam a 25Km e nos EUA anda a 35Km..ou seja eu acho que exite bloqueador de tração à velocidade nos modelos europeus ..mesmo que se meta mais uma bateria de 6V vou ter sempre este limite de 25/27..que dilema. Vou pesquisar contoladores para scooters Americanas no Ebay
Muitas Vortex já chegaram aos vendedores sem limitações desse tipo. Embora teoricamente só andem a 25km/h, a minha veio logo desde o dia 1 a andar a 40km/h de pico. Noutras motas haverá outros métodos. Já vi uma Govecs ser alterada mesmo à minha frente, por via de um programa específico.
Não sei como será numa Guewer, mas deve haver uma maneira.


Autor do tópico
tiagoalternativo
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta out 21, 2016 10:11 pm

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por tiagoalternativo »

Ora bem considerando Volts x Ampere = watts chegamos à conclusão que as nossas motas têm motores acima dos 500Watts.
A minha tem baterias de 48V x 12Ah= 576 Watts ou seja o motor da minha mota deve ser no minimo 1000W.
Visto isto posso fazer upgrade à bateria sem queimar o motor à confiança, falta agora desmontar o controlador e ver quantos Volts/Watts aguenta para depois saber que upgrade posso fazer à bateria. :)


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 837
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por labutess »

Estas a fazer as contas mal
As baterias são de 12 ah mas dao mais que isso
Tens que ver quantos amperes mete o controlador
Na minha ainda a 48v de pois do shunt ser mexido ficou com 30A
48×30=1440w e não queimou,claro que só puxava isso no arranque depois baixava o valor


Autor do tópico
tiagoalternativo
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta out 21, 2016 10:11 pm

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por tiagoalternativo »

Ontem comprei 1 metro de fio elétrico + 1 bateria de 6V e adicionei às de 48V e passei a obter 56V no voltímetro, no entanto quando liguei as baterias à mota, a mesma acusa carga quase no mínimo e praticamente não anda, se retirar a bateria de 6V anda normalmente.
Com isto conclui que não se pode adicionar baterias de 6V ao pack de 4x12V, foi dinheiro deitado ao lixo :(


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por jmlflorencio »

Que tipo de fio? Como foram feitas as ligações? Qual a capacidade da nova bateria?

Poder aumentar pode, tem é que ser feito da maneira certa...


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 837
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por labutess »

tiagoalternativo Escreveu:Ontem comprei 1 metro de fio elétrico + 1 bateria de 6V e adicionei às de 48V e passei a obter 56V no voltímetro, no entanto quando liguei as baterias à mota, a mesma acusa carga quase no mínimo e praticamente não anda, se retirar a bateria de 6V anda normalmente.
Com isto conclui que não se pode adicionar baterias de 6V ao pack de 4x12V, foi dinheiro deitado ao lixo :(

Deves ter essa bateria de 6v sem carga,ou mà ligação nos terminais


Autor do tópico
tiagoalternativo
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta out 21, 2016 10:11 pm

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por tiagoalternativo »

Liguei em série entre as baterias do meio, com fio flexível 2,5mm e terminais normais à medida da bateria. Nada pode estar errado nisso. O problema não são as ligações nem valores pois são todas de 12Ah.
No meu trabalho conheci um professor de Engº física reformado que me disse que baterias de 12V 12Ah têm resistência maior que baterias de 6V 12Ah e que nunca podem ficar ligadas devido a questões de resistência pois é uma lei/facto da ciência física. No entanto a casa que me vendeu o fio+terminais e a casa que me vendeu a bateria dizem que não vêm problema em adicionar uma de 6V. :?:


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 837
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por labutess »

tiagoalternativo Escreveu:Liguei em série entre as baterias do meio, com fio flexível 2,5mm e terminais normais à medida da bateria. Nada pode estar errado nisso. O problema não são as ligações nem valores pois são todas de 12Ah.
No meu trabalho conheci um professor de Engº física reformado que me disse que baterias de 12V 12Ah têm resistência maior que baterias de 6V 12Ah e que nunca podem ficar ligadas devido a questões de resistência pois é uma lei/facto da ciência física. No entanto a casa que me vendeu o fio+terminais e a casa que me vendeu a bateria dizem que não vêm problema em adicionar uma de 6V. :?:

Para o caso,não tem problema as resistências.
Como relatas que sem a bateria de 6v tudo funciona bem,
Faz este teste, com o multímetro mede a voltagem das 5 baterias em esforço, encosta a roda da frente a uma parede e tenta arrancar,vê se a voltagem desce muito.se descer muito tens problema numa ou mais baterias.
Outra situação,é que com mais 1 bateria o controlador corte a potência para o motor,se for o caso tenta só ligar a bateria de 6v quando as outras já estiverem com meia carga.
Quanto ao fio,2.5mm é fraco ,de 4 a 6mm era melhor

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por MVS »

Em descarga até pode funcionar mas a carregar não. O teu carregador de 48V (59V max) jamais vai carregar a 4+1 baterias em série correctamente. Terias de retirar a 5 bateria para carregar ou arranjar um carregador custom (ou regulável) para 54V (66V max). Aí podes ter problemas no controlador do motor e/ou conversor DC/DC porque diversos componentes electrónicos podem falhar quando expostos a 66V.

O melhor seria usar um pack Li-Ion 15s(8p) sobredimensionado e manter a tensão máxima de carregamento (59V que nunca o carregariam a 100%). O abaixamento de peso, o aumento da tensão nominal e a menor voltage sag iriam conduzir-te aos resultados pretendidos de forma mais segura. O inconveniente é o custo superior.
Imagem


Autor do tópico
tiagoalternativo
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta out 21, 2016 10:11 pm

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por tiagoalternativo »

Eu comprei um carregador individual para bateria de 6V, quando quero carregar, meto a de 6V com diferente carregador e as de 48V com o carregador que vinha com a mota, tb não será esse o problema.
Estou mais virado para "componentes eletrónicos podem falhar quando expostos a 66V "..que nesse caso foi uma sorte não ter queimado nada.


Autor do tópico
tiagoalternativo
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta out 21, 2016 10:11 pm

Re: Será que posso adicionar mais uma bateria para aumentar a Voltagem

Mensagem por tiagoalternativo »

Amigos, já descobri o problema! :mrgreen:
Um dos fios estava traçado, troquei por outro e o resultado está à vista: Mais velocidade, mais força 55V :D

Existe uma particularidade na minha scooter, debaixo do banco(onde coloquei a bateria de 6V) tem espaço dedicado para 2 baterias de 6V ou uma de 12V.. existe também um sitio onde passar o fio desde o conjunto das 4 baterias até debaixo do banco (que foi esse sitio que aproveitei de passar o fio).

Esta é a minha mota:
http://www.buysportproducts.com/eec-ele ... y-10670685
http://www.guewer.cn/product/zwd306/

Será que ela está preparada para mais uma bateria adicional?
Se calhar é por isso que a mesma mota nos EUA anda mais que a europeia e são iguais.. vou investigar.
Segue vídeos da minha scooter:

https://www.youtube.com/watch?v=VujBHypfvIE
Neste vídeo vê-se o gajo a levantar o banco e nota-se o buraco para o fio e o sitio onde encaixa a bateria extra.

E neste vê-se uma mota destas a andar a 65Khm que segundo a descrição em cheko-slovako foi alterada eletricamente.
https://www.youtube.com/watch?v=yD2DmHvua-U

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”