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Carregadores Chademo Portáteis

Enviado: quarta dez 28, 2016 4:32 pm
por rnlcarlov
Uma vez que os clones (e os Leafs mais antigos) só têm carregadores internos de 3/3.6 kW, e os novos postos instalados serem maioritariamente 7/22kW, há bastante tempo que me interesso por um adaptador que permite usar essa potência extra (ou de tomadas trifáscias) para carregar os carros mais rapidamente. Sem mudar componentes do carro o mais simples é um coversor AC-DC que carregue por Chademo. Até agora o que tenho visto é muito caro (16000 pela chargebox, que é todo xpto e carrega até 22kW) ou com mau feedback e de construção um bocado tosca (Emotorwerks).
Mas parece que recentemente apareceram alguns carregadores que parece estarem a ir na direção correcta. Por exemplo, encontrei este que aparece a 3000$ e que carrega até 20A DC: https://www.evseadapters.com/collection ... ck-charger
Pesquisando pelo Alibaba vê-se que o mesmo carregador é vendido com marcas diferentes, nomeadamente SETEC.

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Felizmente, já há pessoas a testar e até agora parece que tem funcionado bem e cumprido o pretendido. Aqui está um vídeo de carregamento de um C-zero na Alemanha

Link

Se carregasse até 15kW, acho que abria os cordões à bolsa e fazia uma loucura, mas mesmo assim já me parece intessante. Ainda é um investimento razoável, mas cheira-me que um DIY de trocar o carregador interno para 6 kW tb não ficaria muito barato, fora todo o know-how que é preciso e a quantidade de coisas que podem correr mal.

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Enviado: segunda jan 30, 2017 11:03 am
por Strat
Ui. Isso é que era!

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Enviado: terça fev 14, 2017 5:59 pm
por renateves
12Kw... não é 15 mas já não falta muito ;)


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Começo também a olhar para este "addon" com outros olhos, já que é simples para o proprietário... embora traga problemas com o peso/espaço do bicho e de ter que deixar, pelo menos, duas janelas abertas para a passagem dos cabos. :roll:

Mas se baixar para uns centenas de euros, é algo a pensar muito bem! Neste momento anda nos poucos milhares de euros

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Enviado: quarta fev 15, 2017 10:55 am
por rnlcarlov
Eu não pus aqui por ser bastante caro, mas da mesma empresa têm também um de 20kW, mais ou menos com as mesmas dimensões desse do vídeo:
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Como carrega até 40A DC, num Leaf ou num clone (360V) isso corresponde a 14.4kW. O preço free-on-board para uma unidade é de $5500.
Naturalmente que com compra de mais unidades o preço é mais baixo, mas isso também se aplica à versão de 10kW. Recentemente dois australianos de outro fórum compraram 2 desses para ficar mais barato, mas não sei em que preço ficou.

De qualquer forma ainda há muito poucos postos em Portugal com >7kW de potência instalada.

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Enviado: quarta fev 15, 2017 8:13 pm
por zeuz
Não vos quero desmoralizar... mas quer-me parecer que quando esses carregadores baixarem para preços comportáveis, já a oferta de BEVs será melhor e a melhores preços... além de uma rede mais alargada de carregamento...

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Re: Carregadores Chademo Portáteis

Enviado: quarta fev 15, 2017 9:26 pm
por jasmim
Que Leaf é esse da foto? Tem uma parachoques diferente e frisos entre faróis e porta de carregamento.

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Enviado: quarta fev 15, 2017 11:18 pm
por visitante1
Esses carregadores nem sequer existem

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Enviado: quinta fev 16, 2017 8:56 am
por MVS
Isto cheira-me a carregadores sem o devido transformador de isolamento e filtragem entre muitos outros problemas, logo de uso ilegal na Europa.

Os Suiços têm produtos deste tipo e os preços são cerca de 3 vezes superiores.

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Enviado: quinta fev 16, 2017 2:18 pm
por rnlcarlov
zeuz Escreveu: quarta fev 15, 2017 8:13 pm Não vos quero desmoralizar... mas quer-me parecer que quando esses carregadores baixarem para preços comportáveis, já a oferta de BEVs será melhor e a melhores preços... além de uma rede mais alargada de carregamento...
Mas quem tem carros com carregadores limitados a 3kW tem de se adaptar. Mesmo que a rede se expanda e atualize os postos de 3.6 para 7.2 ou 22kW, de pouco serve a quem tem os carros de 1ª geração.

Não tenho conhecimentos técnicos para avaliar o que estes carregadores têm ou não, mas "eles andém aí", logo é questão de ir vendo a feedback dos utilizadores.

Versão 10kW
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Re: RE: Re: Carregadores Chademo Portáteis

Enviado: quinta fev 16, 2017 9:45 pm
por zeuz
jasmim Escreveu:Que Leaf é esse da foto? Tem uma parachoques diferente e frisos entre faróis e porta de carregamento.
É uma versão chinesa do Leaf, fruto de uma parceria com um fabricante local.

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Re: Carregadores Chademo Portáteis

Enviado: sexta fev 17, 2017 7:50 am
por MVS
rnlcarlov Escreveu: quinta fev 16, 2017 2:18 pmNão tenho conhecimentos técnicos para avaliar o que estes carregadores têm ou não, mas "eles andém aí", logo é questão de ir vendo a feedback dos utilizadores.
Não consigo ampliar as fotos do teu post. Podes colocar outro tipo de link?

Aparentemente e pela análise das fotos estas corroboram o que escrevi acima. Estamos perante rectificação trifásica AC para um barramento DC e depois switching directo em cima do mesmo para o output. Quanto a mim esta topologia é perigosa para o utilizador e de uso ilegal no espaço comunitário.

Penso que existem aqui no fórum alguns membros que poderão estar ligados a empresas que desenvolvem carregadores. Gostaria de saber a sua opinião sobre este assunto.

Re: RE: Re: Carregadores Chademo Portáteis

Enviado: sexta fev 17, 2017 9:03 am
por jasmim
zeuz Escreveu: quinta fev 16, 2017 9:45 pm
jasmim Escreveu:Que Leaf é esse da foto? Tem uma parachoques diferente e frisos entre faróis e porta de carregamento.
É uma versão chinesa do Leaf, fruto de uma parceria com um fabricante local.

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Re: Carregadores Chademo Portáteis

Enviado: sexta fev 17, 2017 10:51 am
por RJSC
MVS Escreveu: sexta fev 17, 2017 7:50 am Aparentemente e pela análise das fotos estas corroboram o que escrevi acima. Estamos perante rectificação trifásica AC para um barramento DC e depois switching directo em cima do mesmo para o output. Quanto a mim esta topologia é perigosa para o utilizador e de uso ilegal no espaço comunitário.

Penso que existem aqui no fórum alguns membros que poderão estar ligados a empresas que desenvolvem carregadores. Gostaria de saber a sua opinião sobre este assunto.
Ora bem, quanto à presença de circuitos de tensão elevada não isolados da rede elétrica em veículos, tendo em conta que em auto-caravanas se liga uma instalação elétrica no interior de um veículo diretamente à rede elétrica, não tenho nada contra.
Aliás, o carregador interno original do Renault ZOE é não isolado, por isso é que cabe um carregador de 43kW ou 22kW na frente.
É feita a retificação trifásica ou monofásica com correção do fator de potência e são utilizados os enrolamentos do motor como indutor junto com os transitores do controlador para formar uma fonte comutada não isolada.
E o ZOE não está probido na Europa. :roll:

Daqui a uns tempos também posso experimentar construir um carregador não isolado para uso próprio e não tenho receio. Basta que o fio terra esteja presente na pistola de carregamento e toda a estrutura do carro fica ligada à terra, sendo tão seguro tocar como qualquer outro eletrodoméstico metálico.

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Enviado: sexta fev 17, 2017 2:51 pm
por rnlcarlov
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Re: Carregadores Chademo Portáteis

Enviado: sexta fev 17, 2017 4:26 pm
por MVS
Eu não digo que não funciona. O do ZOE funciona e até com um rendimento miserável nas potências mais baixas.

As directivas Europeias proíbem-me a mim de produzir e fazer a marcação CE mandatória de semelhante equipamento como bem sabes pela tua formação. Aos fabricantes de automóveis é dada uma latitude invulgar que não encontras noutras empresas.

Em DIY todos podemos inventar...

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Enviado: sexta fev 17, 2017 4:40 pm
por RJSC
MVS Escreveu: sexta fev 17, 2017 4:26 pm As directivas Europeias proíbem-me a mim de produzir e fazer a marcação CE mandatória de semelhante equipamento como bem sabes pela tua formação. Aos fabricantes de automóveis é dada uma latitude invulgar que não encontras noutras empresas.
Se na Europa deixaram a Volkswagen passar entre os pingos da chuva depois de não cumprir com as normas de emissões poluentes, passa tudo.
No caso do ZOE se calhar pode porque o carregador está no interior do veículo, sendo portanto como qualquer outro electrodoméstico que não tenha uma fonte de alimentação isolada.

Mas agora lembrei-me que hoje em dia a maior parte dos inversores grid-tie das microproduções são não isolados.
Há uns anos a SMA ainda vendia uns Sunny Boy com transformador de isolamento mas acho que também já deixou de fazer inversores com isolamento devido ao volume, peso e custo (também custo de transporte e armazenamento)...