Carregamento de Opel Ampera nas auto-estradas.

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
hugofpaiva
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça mai 16, 2017 7:34 pm

Carregamento de Opel Ampera nas auto-estradas.

Mensagem por hugofpaiva »

Bom dia.
Tenho um Opel Ampera de 2012 que não consigo carregar nas áreas de serviço da autoestrada, porque os cabos da máquina de carregamento não dão na minha viatura.
Conhecem solução para esta situação?
Terei que adquirir fichas que transformem para a entrada do meu Opel certamente, mas procuro e não encontro.
Alguém conhece onde posso adquirir e o que adquirir? Links da internet, outras soluções?
Obrigado.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Carregamento de Opel Ampera nas auto-estradas.

Mensagem por serges »

Boas.

O Ampera nao tem carga rápida. O ponto de carga para ser usado pelas nossas viaturas tem de se adquirir um adaptador como l que o sosimple fez para usar tal.

Como os "fornecedores" acham desnecessário colocarem semi rapidos ou mesmo lentos nessas mesmas areas estamos entregues ao favor...

"Olhe posso usar a sua tomada do wc da estação de serviço?"

Enfim escolhas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Carregamento de Opel Ampera nas auto-estradas.

Mensagem por t3lmo »

O adaptador custa uns 100€, mas só para se ter uma noção do tipo de carregamentos que o posto permite por cada 30 minutos de carga, teremos as seguintes km's elétricos ganhos para estes exemplos:

Tomada Chademo:
- Nissan Leaf, 96km (~48kW)
- Kia Soul EV, 96km (~48kW)
- Mitsubishi i-MiEV, 96km (~48kW)
- Mitsubishi Outlander PHEV, 46km (~22kW)

Tomada Chademo com adaptador Tesla:
- Tesla's, 96km (~48kW)

Tomada CCS:
- BMW i3, 96km (~48kW)
- Volkswagen e-Golf, 96km (~48kW)
- Hyundai Ionic, 96km (~48kW)

Tomada AC43 (mennekes tipo 2):
- Renault Zoe, ~46 km (~22kW)
- Tesla's, ~46 km(~22kW)
- Mercedes B ED , ~23 km(~11kW)
- Volkswagen e-Golf, 19km (~7.2kW)
- Volkswagen Golf GTE, 19km (~7.2kW)
- Mercedes S550e/C350e PHEV, ~9 km (3.3kW)
- Audi A3 e-tron, ~9 km (3.3kW)
- Hyundai Niro PHEV, ~9 km (3.3kW)
- Porsche Cayenne/Panamera S E-Hybrid, ~8 km (3kW)

Tomada AC43 com o tal adapator tipo 2 para tipo 1:
- Nissan Leaf, ~18 km (6.6kW)
- Kia Soul EV, ~18 km (6.6kW)
- Renault Fluenze, ~10 km (3.6kW)
- Opel Ampera, ~9 km (3.3kW)
- Toyota Prius Plug-In, ~9 km (3.3kW)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Carregamento de Opel Ampera nas auto-estradas.

Mensagem por serges »

Atenção que os 30 minutos é o bom senso... Não existe lei ou obrigação já que tens os zoé, Tesla's etc etc que demoram bem mais...

Por enquanto é falarem com o utilizador que está a usufruir do dito.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Carregamento de Opel Ampera nas auto-estradas.

Mensagem por MRider »

t3lmo Escreveu: domingo nov 26, 2017 2:53 pm O adaptador custa uns 100€, mas só para se ter uma noção do tipo de carregamentos que o posto permite por cada 30 minutos de carga, teremos as seguintes km's elétricos ganhos para estes exemplos:

Tomada Chademo:
- Nissan Leaf, 96km (~48kW)
- Kia Soul EV, 96km (~48kW)
- Mitsubishi i-MiEV, 96km (~48kW)
- Mitsubishi Outlander PHEV, 46km (~22kW)

Tomada Chademo com adaptador Tesla:
- Tesla's, 96km (~48kW)

Tomada CCS:
- BMW i3, 96km (~48kW)
- Volkswagen e-Golf, 96km (~48kW)
- Hyundai Ionic, 96km (~48kW)

Tomada AC43 (mennekes tipo 2):
- Renault Zoe, ~46 km (~22kW)
- Tesla's, ~46 km(~22kW)
- Mercedes B ED , ~23 km(~11kW)
- Volkswagen e-Golf, 19km (~7.2kW)
- Volkswagen Golf GTE, 19km (~7.2kW)
- Mercedes S550e/C350e PHEV, ~9 km (3.3kW)
- Audi A3 e-tron, ~9 km (3.3kW)
- Hyundai Niro PHEV, ~9 km (3.3kW)
- Porsche Cayenne/Panamera S E-Hybrid, ~8 km (3kW)

Tomada AC43 com o tal adapator tipo 2 para tipo 1:
- Nissan Leaf, ~18 km (6.6kW)
- Kia Soul EV, ~18 km (6.6kW)
- Renault Fluenze, ~10 km (3.6kW)
- Opel Ampera, ~9 km (3.3kW)
- Toyota Prius Plug-In, ~9 km (3.3kW)
Muito bom. Isto merece um ser afixado para informações de que não sabe.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Carregamento de Opel Ampera nas auto-estradas.

Mensagem por zeuz »

A listagem para a tomada AC43 está certa? Os Audi e-tron podem usar essas tomadas?!

Também reparei que colocaste no Nissan Leaf 6.6kWh , mas não esquecer que nem todos têm essa potência de carregamento.

De resto, divulguem, divulguem!!!

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
hugofpaiva
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça mai 16, 2017 7:34 pm

Re: Carregamento de Opel Ampera nas auto-estradas.

Mensagem por hugofpaiva »

Interessantes as vossas respostas e agradeço aos Utilizadores experientes o seu Feedback.

De facto é uma pena e não vale a pena o "investimento" por 9km's em meia hora, isto no caso do Opel Ampera.

A questão aqui era mesmo, já que estamos parados e estamos, aproveitarmos para carregar nesse espaço de tempo.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Carregamento de Opel Ampera nas auto-estradas.

Mensagem por t3lmo »

zeuz Escreveu: domingo nov 26, 2017 5:54 pm A listagem para a tomada AC43 está certa? Os Audi e-tron podem usar essas tomadas?!
Todo o carro com mennekes tipo 2 carrega em AC, não vejo qual o espanto. Se compensa o tempo vs potência em PCR? Não, mas cada caso é um caso.
E quando vierem os tarifários daqui a 1-2 meses (!?) muito menos :(
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Carregamento de Opel Ampera nas auto-estradas.

Mensagem por rnlcarlov »

t3lmo Escreveu: domingo nov 26, 2017 2:53 pm O adaptador custa uns 100€, mas só para se ter uma noção do tipo de carregamentos que o posto permite por cada 30 minutos de carga, teremos as seguintes km's elétricos ganhos para estes exemplos:
Em boa verdade não é necessário comprar nenhum adaptador. É apenas uma questão de serrar plástico nos cabos Mennekes convencionais. Claro que depois já não ficam presos nos postos mobie (o que até pode ser uma coisa boa quando os postos lhes dão para ficar com o cabo preso após o carregamento).

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Carregamento de Opel Ampera nas auto-estradas.

Mensagem por zeuz »

t3lmo Escreveu:
zeuz Escreveu: domingo nov 26, 2017 5:54 pm A listagem para a tomada AC43 está certa? Os Audi e-tron podem usar essas tomadas?!
Todo o carro com mennekes tipo 2 carrega em AC, não vejo qual o espanto. Se compensa o tempo vs potência em PCR? Não, mas cada caso é um caso.
E quando vierem os tarifários daqui a 1-2 meses (!?) muito menos :(
Mennekes tipo 2 = trifásica ?



Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Carregamento de Opel Ampera nas auto-estradas.

Mensagem por t3lmo »

A tomada Mennekes tipo 2 além dos 2 pinos de controle, tem os 5 pinos de potência (L1+L2+L3+N+GND), logo pode operar em trifásico até 60A por fase (43kW) como em monofásico (L1+N+GND) até ~32A (7.4kW)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Carregamento de Opel Ampera nas auto-estradas.

Mensagem por jasmim »

Telmo excelente informação !
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Carregamento de Opel Ampera nas auto-estradas.

Mensagem por zeuz »

@t3lmo, obrigado pela explicação.

O meu "espanto" advém desses modelos terem tomadas Mennekes e CCS*, a qual é dedicada ao carregamento rápido. Para usar a tomada AC43 do PCR será necessário um adaptador para ligar à tomada Mennekes do carro, certo?


* quando têm tomada CCS, pois sei que nalguns modelos é opcional

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Carregamento de Opel Ampera nas auto-estradas.

Mensagem por Volt »

Nada certo... O meu i3 carrega na combo (50 kW) e na mennekes (7.4 kW) sem qualquer adaptador. Claro que raramente uso a mennekes (excepto quando tenho o Leaf a carregar na CHAdeMO ;-)).

Tipo aqui:
Imagem
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”