Mobi-e Ficha

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
TosteX
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta fev 28, 2008 12:38 am

Mobi-e Ficha

Mensagem por TosteX »

Já tentei por duas vezes carregar o meu carro num posto mobi-e, embora sem sucesso de ambas as vezes.

Da primeira vez o posto 3 e 4 estavam 'temporariamente indisponíveis'. Há algum sítio para onde possa alertar acerca deste problema?

Da segunda só estava o posto 1 livre que tinha um terminal 'Mennekes' de 3 buracos. Ora o meu cabo tem muitos mais que esse, portanto a minha pergunta é se há algum adaptador e, em caso afirmativo, se é algo seguro.

Obrigado desde já.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mobi-e Ficha

Mensagem por serges »

Ui, bem vindo a mobilidade electrica, existem mais postos avariados que a funcionar no páis, atrevo me a dizer...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Mobi-e Ficha

Mensagem por rnlcarlov »

O terminal 1 de três buracos não é Mennekes, é normalmente desginado por ficha CEE monofásica. Existem adaptadores sim, mas são para ligar ao cabo de carregamento doméstico, não ao cabo Mennekes com que se liga às outras tomadas de 7 buracos.
O lado bom é que isso é barato e arranja-se até em lojas como o AKI.

Quanto aos postos indisponíveis, infelizmente acontece bastante. Qual era o posto em questão? No site do electromaps consegue consultar os vários postos da rede pública e quais as tomadas que funcionam, com base nos comentários de utilizadores que usaram os postos.


Autor do tópico
TosteX
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta fev 28, 2008 12:38 am

Re: Mobi-e Ficha

Mensagem por TosteX »

Pois, já percebi que li o que estava escrito no outro terminal.

E não há adaptador CEE -> Mennekes? Não queria trazer o cabo que tenho na garagem junto com o carro, para isso tenho o outro cabo.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Mobi-e Ficha

Mensagem por rnlcarlov »

Não conheço nenhum adaptador desse tipo. Ando sempre com os dois cabos, para o que der e vier. Se por acaso precisar de carregar numa tomada doméstica, só o cabo de casa serve.


Autor do tópico
TosteX
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta fev 28, 2008 12:38 am

Re: Mobi-e Ficha

Mensagem por TosteX »

Eu queria era deixar o cabo de casa sempre ligado à tomada.

Onde é que se compram cabos a bom preço?


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Mobi-e Ficha

Mensagem por mafgod »

Mandei-te MP.

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Mobi-e Ficha

Mensagem por PetrolEd »

TosteX Escreveu: quinta fev 08, 2018 4:34 pm Pois, já percebi que li o que estava escrito no outro terminal.

E não há adaptador CEE -> Mennekes? Não queria trazer o cabo que tenho na garagem junto com o carro, para isso tenho o outro cabo.
Só encontrei ainda Mennekes > CEE. Os pontos de carga que estão a ser remodelados apenas têm Mennekes disponível, o trifásico está a ser descontinuado parece-me.

No Electromaps pode-se encontrar o estado dos pontos de carga, no mapa é um mar vermelho e amarelo, muitos postos sem funcionar ou a funcionar parcialmente.

https://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/mapa

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Mobi-e Ficha

Mensagem por rnlcarlov »

PetrolEd Escreveu: terça fev 20, 2018 10:39 am No Electromaps pode-se encontrar o estado dos pontos de carga, no mapa é um mar vermelho e amarelo, muitos postos sem funcionar ou a funcionar parcialmente.

https://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/mapa
Já esteve muito pior acredite. Antes os amarelos que os vermelhos.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Mobi-e Ficha

Mensagem por zeuz »


TosteX Escreveu: E não há adaptador CEE -> Mennekes? Não queria trazer o cabo que tenho na garagem junto com o carro, para isso tenho o outro cabo.
Como já foi dito, não existe disponível no mercado esse adaptador, mas sim o inverso.

Mas também não é necessário, porque nos postos públicos as tomadas CEE, também conhecidas por CETAC ou tomada de campismo, vão ser descontinuadas.

O que dá jeito trazer no carro, principalmente para os 100% eléctricos, são adaptadores para ligar o EVSE, vulgo "carregador", a qualquer tipo de tomada mais comum, i.e., tomadas Schucko (parede), tomadas CEE monofásicas de 16A (azul) e tomadas trifásicas de 16A (vermelho).


Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”