Carros electricos - motores do futuro?

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Carros electricos - motores do futuro?

Mensagem por luimio »

http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0115070129

"novo catalisador aumenta eficiência de células a combustível em 90 vezes...ao converter diretamente energia química em energia elétrica sem combustão, as células a combustível representam provavelmente a forma mais eficiente e limpa para se gerar eletricidade. as células a combustível pem estão no topo dessa tecnologia já que, como queimam hidrogênio, produzem apenas água como subproduto. como elas conseguem gerar grandes quantidades de energia em uma configuração relativamente compacta e leve, as células pem são as preferidas atualmente para equipar os automóveis elétricos do futuro."


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Mensagem por jeanuc »

quase toda a gente diz que o hidrogénio é o combustível do futuro.
talvez. mas alguém já pensou o que se calhar é melhor utilizar outro combustível para solucionar um problema simples, o armazenamento.
outro é desta vez relacionado com as pem é a sua sensibilidade a impurezas.
o que adianta ter um bom sistema de produção de energia se ele é exigente em termos de combustível?
se trocarem as pem por pilhas de combustível de carbonato fundido ( as mais eficientes) ou por pilhas de óxido, resolvem dois problemas, a sensibilidade às impurezas e a questão do catalisador. ganham outro a temperatura de trabalho.
com temperaturas de 600ºc o arranque seria dificil, mas utilizando uma reserva de energia (baterias), poderiamos mover o carro nos quilómetros iniciais e proporcionar o arranque. a temperatura elevada de escape seria utilizada para aquecer o combustível e o ar atmosférico. o calor residual poderia ser usado num sistema de absorção para o ar condicionado.
o combustível poderia biogás, especialmente para as de carbonato que consomem co2, ou metano proveniente do biogás ou outra fonte biológica.
havendo tecnologia provada de transporte e armazenamento deste gás não teriamos que investir neste campo e canalizar o investimento para melhorar estas células.
esta é uma linha de pensamento que não tenho encontrado muito, mas pouparia muitos anos de investigação, preocupações de produção de combustível e adaptação de redes de distribuição.
vejam http://www.efcf.com/e/reports/e01.pdf

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”