a mais recente obra-prima da nissan na área dos automóveis de "emissões zero", o altra ev, estreou-se na europa na passada semana, integrando uma celebração em larga escala de tecnologias de defesa do meio ambiente.
o altamente eficiente altra ev foi apresentado pela primeira vez em los angeles, em janeiro deste ano e está agora a ser utilizado regularmente na califórnia. recorrendo às avançadas baterias de iões de lítio, desenvolvidas conjuntamente pela nissan e pela sony, o altra ev desenvolve 83 cv (62kw), atinge uma velocidade máxima de 120 km/h e uma autonomia superior a 190 km.
o altra ev é um automóvel construído propositadamente para proporcionar um conceito de mobilidade limpo, silencioso e versátil, tanto para o uso privado como comercial. o altra ev foi construído no centro de tecnologia nissan de tochigi, japão, e concebido de forma a combinar a elegância e a versatilidade de uma carrinha com as vantagens próprias de um veículo eléctrico: a facilidade de utilização e a ausência de emissões poluentes.
a avançada bateria de iões de lítio (li-ion) do altra ev, desenvolvida conjuntamente pela nissan e pelo grupo sony, proporciona uma densidade superior da energia, garantindo uma maior carga energética a partir dum conjunto de baterias mais pequeno e mais leve. consequentemente, estas baterias alcançam o nível elevado de 85 horas-watt por quilograma, cerca do triplo da densidade energética das baterias de chumbo e ácido convencionais e mais de 150% das baterias de hidretos de níquel-metal (ni-mh). as novas baterias li-ion são formadas por um módulo de oito células ligadas em série. o conjunto da bateria para o altra ev, com o peso aproximado de 360 quilos, contém 12 módulos ou 96 células. cada célula mede 6,6 mm de diâmetro e 41 mm de comprimento.
o altra ev usa um sistema indutivo de carregamento. as vantagens principais desta plataforma e da bateria de ião de lítio incluem um período de carga de 5 horas e a medição exacta do nível de carga (soc), sem os “efeitos de memória” das baterias de chumbo e ácido ou de ni-mh. o sistema indutivo de carga permite que o altra ev seja recarregado através de indução electromagnética, em vez de contacto directo, o que proporciona uma alternativa segura e de fácil utilização por comparação com a plataforma de carga indutiva tradicional. o altra ev está equipado com um motor síncrono de magneto permanente e um processador de controlo do motor de alta velocidade e de 32 bits risc (conjunto de computorização de instruções reduzidas). o motor tem um aspecto compacto, mas gera uma potência máxima de 62 kilowatts ou 83 cavalos e um binário máximo de 16,2 kgm.. o circuito magnético único e a concepção ultra-leve (cerca de 39 quilos) do motor do altra ev fazem com que seja possível alcançar uma eficiência energética global de alto nível: aproximadamente 90% em condições normais de condução. e uma vez que o motor pode funcionar a uma velocidade de 13.000 rpm, foi possível reduzir o peso do motor 42%, por comparação com os motores de indução convencionais.
características técnicas
motor
tipo: motor eléctrico dc síncrono com magneto permanente de neodímio
dimensões (diâmetro x comprimento): 206 x 305 mm
potência: 83 cv/62 kw
binário máximo: 16.2 kgm
regime máximo: 13.000 rpm
transmissão: eixo transmissão com sistema planetário de engrenagens de 2 fases
controlador: controlador vector com 216-400 volt de entrada
tracção: motor à frente/tracção dianteira
bateria
tipo: iões de lítio (li-ion)
capacidade: 94/3 ah/h
tensão nominal: 345 volt
número de módulos: 12
sistema de carga
tipo de carregador: indutivo
período de carregamento: 5 horas
carroçaria / chassis / suspensão
tipo: monobloco
suspensão dianteira: conjunto mola/amortecedor mcpherson independente com molas helicoidais e barra estabilizadora
suspensão traseira: eixo multi-linktm com molas helicoidais
direcção
tipo de direcção: assistida, bomba de óleo eléctrica
círculo de viragem: 11,0 m
voltas entre batentes: 4,11
dimensões exteriores
distância entre eixos: 2779 mm
comprimento total: 4869 mm
largura total: 1765 mm
altura total: 1697 mm
largura de via (diant./tras.): 1534/1519 mm
distância mínima ao solo: 140 mm
coeficiente aerodinâmico: 0,36
pesos e capacidades
lotação: 4 pessoas
peso em ordem de marcha: 1700 kg
distribuição de peso: 56/44 à frente/atrás
peso bruto do veículo: 2077 kg
capacidade de carga: 377 kg
prestações
consumo auto-estrada/cidade: 304/342 watt/h
autonomia do veículo: 192 km
velocidade máxima: 120 km/h (limitada)
mais informações:
http://www.evuk.co.uk/hotwires/rawstuff/art9.html
http://avt.inl.gov/pdf/fsev/sce_rpt/altra_report.pdf
enfim mais um modelo espectacular com um ciclo de cargas que ultrapassava as 9000 vezes no entanto nunca chegou a europa e o mais engraçado procurem este modelo no site da propria nissa já não existe e nem sequer mencionam nele!
mais atrde posto mais algumas fotos pois o carro é amis alto do que parece!
ah e nunca chegou a europa! mercado europeu!
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aqui conseguem ver a altura real do mesmo pois era para combater os ditos suv americanos foi um sucesso mas de subito desapareceu, o seu apogeu foi o ano 2000! a partir daí tudo desapareceu!
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curioso diria que esses aotomoveis electricos sao por instante fabricados em pequenas series . nao esquecer que custa caro instalar e fabricar os moldes mas uma vez instalados é so produzir .
quando a franca alemanha italia se puserem à concurrencia acredito que tanto em aperfeicoamento como em quantidades desponiveis nao vai haver problemas .até la de certa forma é interessante procurar estes modelos para que concorrencia se ponha em alerta ja agora alguem espermentou a saber se existem modelos hibridos desponiveis para aquisicao?
quando a franca alemanha italia se puserem à concurrencia acredito que tanto em aperfeicoamento como em quantidades desponiveis nao vai haver problemas .até la de certa forma é interessante procurar estes modelos para que concorrencia se ponha em alerta ja agora alguem espermentou a saber se existem modelos hibridos desponiveis para aquisicao?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
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existiu mas rapidamente deixou de existir, no entanto ainda se encontra em estudo com o mesmo modelo mas desta vez movido a hibrogenio...
tantas promessas que iria ser comercializado na europa, enfim mais um!
ah este modelo serve para acabar com o mito que uma bateria dura só cerca de 1500 ciclos (nissan altra 9000 ciclos tecnologia no ano 2000) e por fim o seu ciclo de vida não seria superior a 100.000km se fizermos as contas 190km de autonomia em dias bons mas a media de 100km de autonomia * os 9000 ciclos temos 900.000kms nunca o saberemos já que só existem perto de 20 veicuos destes nas mãos dos consumidores!
o que tem mais km's e sem problemas nas baterias vai com 190.000km's...
vou tentar postar um testemunho fiel do proprietario!
uma pequena reposrtagem para quem quer ler em ingles, um jornalista experimentou!
http://www.evworld.com/archives/testdrives/altra.html?
tantas promessas que iria ser comercializado na europa, enfim mais um!
ah este modelo serve para acabar com o mito que uma bateria dura só cerca de 1500 ciclos (nissan altra 9000 ciclos tecnologia no ano 2000) e por fim o seu ciclo de vida não seria superior a 100.000km se fizermos as contas 190km de autonomia em dias bons mas a media de 100km de autonomia * os 9000 ciclos temos 900.000kms nunca o saberemos já que só existem perto de 20 veicuos destes nas mãos dos consumidores!
o que tem mais km's e sem problemas nas baterias vai com 190.000km's...
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