Bluecar O Conceito do Carro electrico Europeu!

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Bluecar O Conceito do Carro electrico Europeu!

Mensagem por serges »

Imagem

vamos falar de um veiculo que tem "pernas" rodas para andar mas não sai da cepa torta!

Imagem

não é dos mais bonitos que vi, mas não é de ignorar, comparo o dito com o twingo, suscita paixões como odios, não passa despecebido!

Imagem



alguns artigos do mesmo!


el grupo francés bolloré sometió a prueba un prototipo de coche eléctrico con una nueva tecnología de baterías que le ofrece una autonomía de entre 200 y 300 kilómetros, y que pretende desarrollar industrialmente en los próximos años asociado a un fabricante de automóviles.

el prototipo, bautizado bluecar, está equipado con una batería concebida por bolloré, cuya principal innovación es que su composición de litio, metal y polímeros le permite limitar su peso a unos 200 kilos, unas cinco veces más ligera que las de los coches eléctricos actualmente en funcionamiento, explicó hoy a efe un portavoz del grupo francés.

bluecar es un automóvil con tracción eléctrica y de pequeño tamaño: 3,05 metros de largo y unos 700 kilos de peso, señaló el portavoz.

gracias a la nueva tecnología de baterías, que le da una potencia de 50 kilovatios, equivalente a unos 65 caballos, puede alcanzar una velocidad máxima de 125 kilómetros por hora y una autonomía de 200 a 300 kilómetros, lo que significa hasta cuatro veces la que ofrecen los automóviles eléctricos que se comercializan en la actualidad.

otra de las ventajas de este vehículo de tres plazas y 800 litros de volumen de carga es que la recarga total de las baterías se puede hacer en seis horas.

la primera prueba pública del bluecar se llevó a cabo ayer en la sede histórica que bolloré tiene en la localidad bretona de ergué gabéric, al noroeste de francia.

el presidente de la compañía, vincent bolloré, se puso al volante del bluecar, que se presentó como prototipo en el salón del automóvil de ginebra en marzo del pasado año.

bolloré, que invirtió 70 millones de euros en la nueva batería, tiene planes para dedicar otros 150 millones en una planta en la que pretende fabricar 100.000 baterías al año, que podrían equipar a 10.000 coches.

para eso, está negociando con varios constructores de automóviles -cuya identidad su portavoz no quiso revelar- porque "bolloré no tiene intención de convertirse en fabricante de coches".

con la industrialización de esta tecnología, el objetivo sería desarrollar un coche que se pudiera vender a unos 20.000 euros.
bolloré brings road-ready bluecar ev to geneva; plans to build more
7 march 2006
bluecar2
bolloré’s bluecar ev.

the bolloré group, through its subsidiary batscap, brought a road-ready prototype of its bluecar lithium-ion electric city car to this year’s geneva motor show. the bluecar made its debut as a concept car at the geneva show last year. (earlier post.)

in the year since its introduction as a concept, the bluecar has logged tests on different tracks to validate its performance specs: a range of around 250 kilometers (155 miles), a top speed of 125 km/h (78 mph), acceleration from 0 to 60 km/h (37 mph) in 6.3 seconds and a six-hour recharge.

the bluecar is a “a concept-car designed around a battery,” according to the company—a product designed to highlight the potential of the company’s lithium-ion battery technology.

the bluecar uses a 30 kw electric motor powered by a 28 kwh lithium-ion battery pack positioned at the center of the car under the seats and in front of the rear axle.

the bolloré group will build six more bluecar prototypes in 2006. the company is investing €150 million to build a new production site in brittany with an eventual planned capacity of 10,000 battery systems a year.

the company thinks it could hit a €20,000 (us$23,800) price-point for the bluecar with the help of grants of around €2,000 to €3,000.
por fim as suas especificações!

bluecar specifications
peak power 50 kw
constant power 30 kw
max. torque 170 nm
max battery voltage 274v
min. battery voltage 243v
battery pack 28 kwh
battery weight <:240 kg
full recharge 6 hours
express recharge a few minutes for 20 km
max speed 125 km/h
average range 200–250 km

este veiculo chega para perto de 50% a 60% das necessidades de uma pessoa que viva nas capitais europeias!

quanto tempo demorará?

com preços a rondar os 20.000€ não acho caro para o veiculo que é e as vantagens que apresenta!

mas...

um pequeno video!

pdf do mesmo
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

ah o site oficial


a sua radiografia!


Imagem

e as suas baterias

Imagem
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quinta out 19, 2006 2:39 pm

Mensagem por pauloans »

acreditem que era bem capaz de dar os 20.000 (em leasing, obvia/) para esta bomboca.
resta saber a assistencia e os problemas do costume...
cumps
Paulo Ans
-- http://forum.autogas.pt/forum/" onclick="window.open(this.href);return false; --

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

a nivel de assistencia neste motor se tanto são as "escovas" agora o resto, baterias!

mas este projecto está devagar, devagarinho senão parado desde 2002!

há que esperar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
Localização: Lisboa

Mensagem por xptosempre »

serges Escreveu:a nivel de assistencia neste motor se tanto são as "escovas" agora o resto, baterias!

mas este projecto está devagar, devagarinho senão parado desde 2002!

há que esperar!
este motor não usa escovas, ou pelo menos não devia usar, os motores sem escovas e com imans permanentes, têm um rendimento muito superior, é como uns sistema trifásico mas de frequência variável, controlado eletronicamente.


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

hum, vou averiguar mas penso que sim estava a fazer confusão com o saxo ev!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

serges Escreveu:a nivel de assistencia neste motor se tanto são
as "escovas" agora o resto, baterias!

mas este projecto está devagar, devagarinho senão parado desde 2002!

há que esperar!
penso que nem nunca deverá avançar porque como 2º carro só será viavel com valores perto dos 5.000 a 7.000€ o que pelo valor que dizem está muito longe (infelizmente) de o conseguirem fabricar por esses valores. por muito amigos do ambiente que as pessoas sejam e por muito pouco que custe o km nesses carros 20.000€ é muito dinheiro em gasolina e não falando no custo do seguro, pneus e restante manutenção e desvalorização.
pode ser que algum dia alguem perceba que este tipo de carros têm que ser mais baratos senão nunca sairão disso mesmo de projectos.

cumprimentos
alexandre

Avatar do Utilizador

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
Localização: Lisboa

Mensagem por xptosempre »

não sei alexandre, o custo de fabrico de um motor elétrico é muito mais barato que o de um motor a combustão, a electrónica de controlo fabricada em série fica pouco dispendiosa, o custo maior, a meu ver, é as baterias e mesmo assim... o problema maior , a meu ver, são as patentes.

é preciso é ter vontade e não ter lobbies a travar o desenvolvimento..


um abraço
david

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

não creio que a nivel de seguro seja assim tanto tenho conhecimento que é mais barato que os veiculos"ditos normais". creio que se fizer contas a 1€ cada 100km e fizer contas a quanto lhe fica um carro a gasolina na ordem dos 12.000€ a fazer medias de 5 a 7 litros é fazer contas!

o veiculo a gasolina em 15.000km gasta a 6lt= a 900lt * 1.30€= 1170€ o ano mais manutenção creio que talvez na ordem dos 200€ ora tens aí no final de 1 ano um gasto de 1400€

desprezando o valor de manutenção do veiculo electrico que pouco tem ou se tanto uma inspecção!

em 5 anos o veiculo pode vir a pagar se a si proprio mas cada cabeça sua sentença!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
Localização: Lisboa

Mensagem por xptosempre »

estou complectamente de acordo ctg, e esses valores são para este momento, futuramente ainda sairá mais barato

mais um link

http://apve.pt/upload/docs/apresentacoe ... sitivo%201
http://www2.dem.uc.pt/fausto.freire/ges ... 20elec.pdf


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

serges Escreveu:não creio que a nivel de seguro seja assim tanto tenho conhecimento que é mais barato que os veiculos"ditos normais". creio que se fizer contas a 1€ cada 100km e fizer contas a quanto lhe fica um carro a gasolina na ordem dos 12.000€ a fazer medias de 5 a 7 litros é fazer contas!

o veiculo a gasolina em 15.000km gasta a 6lt= a 900lt * 1.30€= 1170€ o ano mais manutenção creio que talvez na ordem dos 200€ ora tens aí no final de 1 ano um gasto de 1400€

desprezando o valor de manutenção do veiculo electrico que pouco tem ou se tanto uma inspecção!

em 5 anos o veiculo pode vir a pagar se a si proprio mas cada cabeça sua sentença!
pois é e o custo da electricidade para carregares as baterias e ao fim de 4 anos tens que comprar todas as baterias novas que devem custar mais do que a manutenção de 5 anos de um carro sem ser a electricidade e para alem de que tens que ter outro carro movido a outra energia porque nestes, se moras no porto não consegues ir para o algarve num dia, dai dizer que por estes preços estes carros não são uma alternativa para quem tem um unico carro pelo menos por agora enquanto não inventarem baterias com maior capacidade de carga e menos peso e volume.
em relação a fazer as contas já as fiz á coisa de 5 anos para a compra de um saxo a electricidade e até por uma carrinha piaggio em 2º mão (eram as que andavam na expo) e olha que desisti.
esperemos que daqui a alguns anos isso seja viavel.

cumprimentos
alexandre

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

hum creio que a um tempo atras concordaria contigo neste momento não já apresentei baterias de veiculos com mais de 9000 ciclos de vida!

e atenção falamos em carro citadinos e é isso que são nada mais! para isso existem outros veiculos!

creio que é questão de analisares os outros topicos que criei!

mas volto a dizer cada cabeça sua sentença!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

serges Escreveu:hum creio que a um tempo atras concordaria contigo neste momento não já apresentei baterias de veiculos com mais de 9000 ciclos de vida!

e atenção falamos em carro citadinos e é isso que são nada mais! para isso existem outros veiculos!

creio que é questão de analisares os outros topicos que criei!

mas volto a dizer cada cabeça sua sentença!
boas

então estas a chegar a mesma conclusão do que eu...... por estes preços não vale a pena, por muito boas que sejam as baterias, por muito tempo que durem tens que dar 20.000€ por um carro para poderes te deslocar para o trabalho ou para pequenos trajectos ora para isso compras um carro a gasolina por 10.000€ poes a andar por exemplo a gpl por 1.000€ e ainda te sobra 9.000€ para gpl, parece que o gpl esta a ,60€ o que dá 15.000l com um consumo de 6l fazes 250.000km acho que o carro que comprares não te chega para gastares o gpl todo( rsrsrsr) e isto se o carro electrico não gastasse nada porque senão ainda seria maior a diferença, e para não falar nos cuidados que terias de o pôr á carga e se alguma vez ficasses sem bateria teria que ir de reboque ou de emporrão até á tomada mais proxima, já para não falar nos juros que terias de pagar se recorreses a um credito para comprares o carro que tem um valor mais elevado e na diferença que poderias investir ou simplesmente ter no banco a render juros mas isso já seria muitas contas com bastantes variaveis.
por tudo isso continuo a defender que carro electrico só será viavel por valores de 8.000 a 10.000€.
por muita boa vontade que as pessoas tenham em reduzir a poluição e procurem alternativas limpas.
esperemos que algum dia isso seja viavel porque devo ser um dos clientes desses carros .

cumprimentos
alexandre

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

boas, já existem com mais autonomia do que este que postei, ora confirma!

é questão de começar a surgir procura por estes e existir uma linha de montagem e começa tudo a ficar mais barato, mas... com a componente ambiental em 2º plano nuca mais saimos da sepa torta...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

xptosempre Escreveu:não sei alexandre, o custo de fabrico de um motor elétrico é muito mais barato que o de um motor a combustão, a electrónica de controlo fabricada em série fica pouco dispendiosa, o custo maior, a meu ver, é as baterias e mesmo assim... o problema maior , a meu ver, são as patentes.

é preciso é ter vontade e não ter lobbies a travar o desenvolvimento..


um abraço
david
boas
david
como dizes se o motor electrico é mais barato, a electronica tambem não é nada por aí alem, acho que o que há é muita falta de interesse ou muitos interesses por trás, para não deixarem andar qualquer projecto de um carro electrico viavel economicamente porque as patentes para mim acho que não faz sentido porque se assim fosse aí tambem encareceria os carros a gasolina e estes são mais baratos e tambem devem pagar patentes porque não fazer sem registar patentes? ( temos um caso de uma empresa portuguesa que desenvolve e produz aparelhos electronicos e que não regista nenhuma patente porque diz que assim consegue fazer mais barato e quando alguem registar a patente do produto que eles fazem este já está ultrapassado e já têm outro mais moderno e já ninguem vai comprar um produto desactualizado e mais caro). em relação as baterias, são caras mas penso que não justificam a diferença de preço entre os dois carros, acho que realmente deve andar por aí outros interesses.
pode ser que algum dia destes haja realmente alguem com vontade de fazer um carro electrico.
até lá vamos vivendo com o que temos e tentando poupar uns €s e um pouco o ambiente.

cumprimentos
alexandre


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

serges Escreveu:boas, já existem com mais autonomia do que este que postei, ora confirma!

é questão de começar a surgir procura por estes e existir uma linha de montagem e começa tudo a ficar mais barato, mas... com a componente ambiental em 2º plano nuca mais saimos da sepa torta...
boas!

só que isto é como o ovo e a galinha quem apareceu primeiro?
ora se tu tens carros caros poucos compram, se poucos compram não é viavel fazeres uma linha de montagem se não é viavel uma linha de montagem vais montar um carro de cada vez e são carros quase artesanais, então como a mão de obra está cara vamos aumentar os carros e assim por diante e nunca mais saimos disto!!
ora se quase a totalidade de carros electricos no mercado vêm de fabricantes de carros a gasolina e a gasoleo porque não apostam em fazer uma linha de montagem para carros electricos e estes realmente terem preços acessiveis.???
porque então aí como são baratos podes comprar um como 2º carro para te deslocares de casa para o trabalho ou para a maria ir ás compras e levar os putos a escola.
então aí começam a vender carros electricos, mas com preços acessiveis.
mas acho que ninguem tem interesse em que os carros electricos sejam baratos, só mesmo para quem se preocupa com o ambiente.

cumprimentos
alexandre

Avatar do Utilizador

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
Localização: Lisboa

Mensagem por xptosempre »

as patentes têm um prazo máximo de 20 anos, se não estou em erro, os carros de combustão interna são muito mais velhos que isso. sabes que ter patentes é "fixe", dá status e dinheiro a quem a registou, porque é que os estados unidos puxa tantos cientistas? o que torna a patente cara é a pessoa que a regista, esta simplesmente diz o seu preço. as patentes podem ir do mais simples ao mais complexo e não faltam ai milionários a conta disso, o problema é, como talvez neste caso, o preço que pedem pelo registo intelectual.
hoje em dia qualquer um pode registar patentes, já aparecerão aqui pessoas com patentes registadas que não fazem absolutamente nenhum sentido e defendem-nas porque, penso eu, eles acham que os vão tornar ricos um dia, ou simplesmente parvos.

exemplos de empecilho:

em computadores toda a gente conhece a norma usb e firewire, pois é, a norma usb só apareceu porque a ibm, empresa americana que tem muito esse hábito, quis explorar ao máximo a norma firewire pedindo por cada porta instalada, (conector firewire) um "x" que as tornava inviáveis, logo esse empecilho da ibm foi logo contornado pela norma usb, que as patentes acho que são livres, ou grátis, assim a ibm foi obrigada a fazer o mesmo a norma firewire se não ela deixava simplesmente de existir, quem tudo quer tudo perde.

exemplos de milionários a conta de uma simples patente:

esses também não faltam. exemplos disso são os post its, as escovas dos limpa parabrisas,... (não tenho conhecimento em pormenor destes casos nem de outros)


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

xptosempre Escreveu:as patentes têm um prazo máximo de 20 anos, se não estou em erro, os carros de combustão interna são muito mais velhos que isso. sabes que ter patentes é "fixe", dá status e dinheiro a quem a registou, porque é que os estados unidos puxa tantos cientistas? o que torna a patente cara é a pessoa que a regista, esta simplesmente diz o seu preço. as patentes podem ir do mais simples ao mais complexo e não faltam ai milionários a conta disso, o problema é, como talvez neste caso, o preço que pedem pelo registo intelectual.
hoje em dia qualquer um pode registar patentes, já aparecerão aqui pessoas com patentes registadas que não fazem absolutamente nenhum sentido e defendem-nas porque, penso eu, eles acham que os vão tornar ricos um dia, ou simplesmente parvos.

exemplos de empecilho:

em computadores toda a gente conhece a norma usb e firewire, pois é, a norma usb só apareceu porque a ibm, empresa americana que tem muito esse hábito, quis explorar ao máximo a norma firewire pedindo por cada porta instalada, (conector firewire) um "x" que as tornava inviáveis, logo esse empecilho da ibm foi logo contornado pela norma usb, que as patentes acho que são livres, ou grátis, assim a ibm foi obrigada a fazer o mesmo a norma firewire se não ela deixava simplesmente de existir, quem tudo quer tudo perde.

exemplos de milionários a conta de uma simples patente:

esses também não faltam. exemplos disso são os post its, as escovas dos limpa parabrisas,... (não tenho conhecimento em pormenor destes casos nem de outros)
boas!
as patentes são como dizes para defenderem os direitos intelectuais ou da invenção de algo que ainda não existia, e que muita gente fica rica de um momento para o outro, só que para fazeres um carro electrico praticamente tens tudo no mercado independentemente de terem patente ou não porque quando compras alguma peça esta pode ter patente mas o valor da patente que foi paga pelo fabricante ao inventor, e este sim pode ser elevado e daí se poder ficar rico de um momento para o outro está diluida no preço final da peça, só que nos carros electricos em concreto se não inventares nada de novo, as peças para montares o carro estiverem no mercado é esse preço que pagas e não tens que registar o carro porque existem n carros electricos, e não inventaste nada daí não teres que registar nenhuma patente.
agora a meu ver há um problema maior que é os impostos que os estados deixam de receber dos produtos petroliferos e os paises arabes de que é que iriam viver, e os estados unidos iriam perder grande parte do seu poder economico e de ameaça aos bloqueios economicos de obrigar os paises não produtores a fazerem aquilo que eles querem, tens o caso da venezuela que o presidente estasse a "burrifar" para aquilo que os americanos dizem, porque têm petroleo.
mas este é por enquanto o mundo em que vivemos.

cumprimentos
alexandre

Avatar do Utilizador

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
Localização: Lisboa

Mensagem por xptosempre »

talvez não me tenha feito entender, eu estou de acordo com o que tu dizes e com as patentes, se alguem queima neuronios e faz alguma coisa de jeito, essa pessoa deve poder vender a ideia, eu estou contra sim, mas ao mau uso, ou abusivo, destas.

um abraço
david


Sonic_Surf
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta mai 17, 2007 2:03 pm

Mensagem por Sonic_Surf »

na minha opinião este mercado vai evoluir imenso nos próximos 10 anos. principalmente com aquela tecnologia de poder recarregar as baterias do carro com a electricidade da rede eléctrica doméstica. isto vai ser uma mais valia pois não causa dependencia com a necessidade de haver postos de combustiveis especializados como é o caso do hidrogénio (que por si tem outras inumeras desvantagens). depois, a investigação de armazenamento de energia em bateria está constantemente a decorrer e é bastante activa devendo-se principalmente ao consumo informático (portáteis, etc...) o que vai dar uma ajuda enorme na ultrapassagem do obstaculo armazenamento. e é perfeitamente possivel a massificação da electricidade com fontes unicamente renováveis. pelo menos em portugal.
é óbvio que também vai trazer desvantagens, como por exemplo á semelhança do petróleo, a dependência da energia eléctrica e consequências, o que nunca é bom. por exemplo a consequência de um pulso eletromagnético.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”