Duvidas Motor eletrico
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Duvidas Motor eletrico
ola amigos do forum,
tenho algumas duvidas a respeito de motores eletrico (acho que mais são a respeito de calculos mesmo), por exemplo vejo essas motos eletricas é informado que elas tem o motor 800watts e 520rpm e tem capacidade pra carregar 230kg, ja tem outro motor com capacidade de 1,2 hp a 4700rpm com capacidade pra carregar 120 kg. achei meio desproporcional afinal o segundo motor é mais potente, mas estava pensando e ai que surgiu minha duvida: se eu diminuir os rpm's do segundo motor vou poder carregar mais peso?
agradecimentos.
tenho algumas duvidas a respeito de motores eletrico (acho que mais são a respeito de calculos mesmo), por exemplo vejo essas motos eletricas é informado que elas tem o motor 800watts e 520rpm e tem capacidade pra carregar 230kg, ja tem outro motor com capacidade de 1,2 hp a 4700rpm com capacidade pra carregar 120 kg. achei meio desproporcional afinal o segundo motor é mais potente, mas estava pensando e ai que surgiu minha duvida: se eu diminuir os rpm's do segundo motor vou poder carregar mais peso?
agradecimentos.
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1 horsepower (hp/cavalo) = 745.699872 watts
1,2 hp = 895.2 watts
1,07 hp = 800 watts
penso que a pergunta é em relação a um motor bobinado tradicional, certo? efectivamente uma arquitectura que reduza as rpm pode permitir uma tracção mais forte e simplificar a desmultiplicaçao da velocidade, mas nao passará de um grande "secador" . get a life! é para uma scooter? 10 hp no minimo = 7460 watts.
1,2 hp = 895.2 watts
1,07 hp = 800 watts
penso que a pergunta é em relação a um motor bobinado tradicional, certo? efectivamente uma arquitectura que reduza as rpm pode permitir uma tracção mais forte e simplificar a desmultiplicaçao da velocidade, mas nao passará de um grande "secador" . get a life! é para uma scooter? 10 hp no minimo = 7460 watts.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
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olá blueskyh20,
exatamente estava olhando as especificações da scooter mesmo com um motor tradicional, mas um motor de 10hp é muita coisa não? porque estava olhando as especificações do fiat palio eletrico (http://www.fiatpress.com.br/fiatpresssi ... modelo=112)
o motor dele tem somente 20hp e o peso que ele suporta total é de + ou - 1400kg. mas voltando a scooter se você puder de uma olhada nesse link (http://www.soesporte.com.br/admin/modul ... /?id=23476) o ultimo modelo fala que a potencia do motor é de 800w a 520 rpm e a capacidade maxima dele é de 230kg (veiculo + motorista). seguindo essa logica se eu tiver um motor que tem 1,2 hp a 5700rpm ele consegue transportar 120kg então se eu usar uma caixa de redução diminuirei a velocidade de rotação e aumentarei a carga que ele pode suportar, seria isso?
agradecimentos.
exatamente estava olhando as especificações da scooter mesmo com um motor tradicional, mas um motor de 10hp é muita coisa não? porque estava olhando as especificações do fiat palio eletrico (http://www.fiatpress.com.br/fiatpresssi ... modelo=112)
o motor dele tem somente 20hp e o peso que ele suporta total é de + ou - 1400kg. mas voltando a scooter se você puder de uma olhada nesse link (http://www.soesporte.com.br/admin/modul ... /?id=23476) o ultimo modelo fala que a potencia do motor é de 800w a 520 rpm e a capacidade maxima dele é de 230kg (veiculo + motorista). seguindo essa logica se eu tiver um motor que tem 1,2 hp a 5700rpm ele consegue transportar 120kg então se eu usar uma caixa de redução diminuirei a velocidade de rotação e aumentarei a carga que ele pode suportar, seria isso?
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sim, mas esses numeros nao fazem sentido! seria o mesmo que colocar uma mudança baixa mas vai afectar a velocidade da moto. isso é tudo material muito fraquinho a meu ver, apesar de 1hp electrico nao ser exactamente equivalente ao seu congenere a petroleo. mas fiquei curioso ... onde se vende esse fiat palio electrico? e quanto vale?
http://www.fiatpress.com.br/fiatpresssi ... odigo=1496
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em que aspecto?blueskyh20 Escreveu:(...) apesar de 1hp electrico nao ser exactamente equivalente ao seu congenere a petroleo. (...)
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em vários, primeiro o torque de um motor eléctrico mede-se ás 0 rotações, num c.i. mede-se no seu ponto máximo de eficiência, que nunca é no vermelho como muita gente pensa, para economizar combustivel deve-se saber a que rotações o motor tem mais binário e utilizar a caixa nesse aspecto, dai os de tracção automática ganharem sempre em arranque e consumo. ainda em relação ao motor eléctrico a potência mede-se tambem em relação ao seu ponto de eficiência máxima, normalmente é a potência máxima debitada pelo motor sem grandes aquecimentos.njay Escreveu:em que aspecto?blueskyh20 Escreveu:(...) apesar de 1hp electrico nao ser exactamente equivalente ao seu congenere a petroleo. (...)
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melhores no consumo... os que têm cvt (continuous variable transmission). os com conversor de torque sempre "ouvir dizer" que têm pior consumo (se fores ver o site do yaris da outra thread vais ver que o consumo é marginalmente pior em autoestrada na versão com transmissão automática).jmal Escreveu:em vários, primeiro o torque de um motor eléctrico mede-se ás 0 rotações, num c.i. mede-se no seu ponto máximo de eficiência, que nunca é no vermelho como muita gente pensa, para economizar combustivel deve-se saber a que rotações o motor tem mais binário e utilizar a caixa nesse aspecto, dai os de tracção automática ganharem sempre em arranque e consumo.njay Escreveu:em que aspecto?blueskyh20 Escreveu:(...) apesar de 1hp electrico nao ser exactamente equivalente ao seu congenere a petroleo. (...)
só pa esclarecer quem tá por fora: 1 cv eléctrico é exactamente igual a 1 cv a gasolina ou outra tecnologia; é apenas uma unidade de medida (1 cv ~ 746 w); motores eléctricos e motores de combustão interna "de 1 cv" é que têm comportamentos diferentes, como o jmal explicou.jmal Escreveu:ainda em relação ao motor eléctrico a potência mede-se tambem em relação ao seu ponto de eficiência máxima, normalmente é a potência máxima debitada pelo motor sem grandes aquecimentos.
stoitkovit, eles dizem "motor aplicado diretamente na roda traseira", o que provavelmente quer dizer que o motor é um "motor-roda", e seria muito complicado adicionar uma caixa de redução. 500w e 800w é pouco, é potência que tenho visto para "brinquedos", como bicicletas (por exemplo em certas subidas é apenas uma ajuda) e trotinetes. mas se o local onde vives é todo plano e se não há outros produtos, nada como ir fazer um test-drive...
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claro que sim. mas é melhor ver as curvinhas ... nao engana, um é 1 cv "tou aqui e vim para ficar" e o outro é 1 cv "de pico, ai ai tou aqui que nem me posso, foi dificil chegar aqui e vou já descer". lol. isto só no comportamento, já nao falo em questões de eficiencia, porque ai é mesmo "adeus e até amanha". sem falar igualmente que sobrealimentar um motor electrico não é o mesmo que sobrealimentar um motor a ci (em ambos os casos não deve ser feito por muito tempo senão ambos derretem). no primeiro caso é prática normal, no segundo é "tuning" e tens que reforçar o motor, pois caso contrario chovem pistãos e porcas. portanto 1 cv electrico nao é o mesmo que 1 cv a explosão, apesar de o ser quantitativamente. um abraço amigo njay.só pa esclarecer quem tá por fora: 1 cv eléctrico é exactamente igual a 1 cv a gasolina ou outra tecnologia; é apenas uma unidade de medida (1 cv ~ 746 w); motores eléctricos e motores de combustão interna "de 1 cv" é que têm comportamentos diferentes, como o jmal explicou.
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1 cavalo eléctrico é a mesma potência que 1 cv a gasolina medindo a potência, potência é a quantidade de energia que um motor (ou outra coisa qualquer gasta pra funcionar),o cavalo e "horse power" são diferentes;
1 cavalo são 735.5 watts enquanto
1 "horse power" são 745.7 watts, não me perguntem a diferença entre mas o que parece ser uma simples tradução realmente não é.
a grande diferença na potência de motores eléctricos em relação a motores c.i. é que os motores eléctricos têm entre 85 % a 95 % de eficiência, quer dizer que por exemplo 85 % da energia que gasta é convertida para energia cinética, enquanto um motor c.i. tem entre 10 % e 35 % de eficiência, quer dizer apenas 10 % a 35 % da energia que gasta é realmente transformada em energia cinética, dai normalmente se considerar que 1 cv eléctrico equivale a 3 cv a gasolina ou gasóleo.
1 cavalo são 735.5 watts enquanto
1 "horse power" são 745.7 watts, não me perguntem a diferença entre mas o que parece ser uma simples tradução realmente não é.
a grande diferença na potência de motores eléctricos em relação a motores c.i. é que os motores eléctricos têm entre 85 % a 95 % de eficiência, quer dizer que por exemplo 85 % da energia que gasta é convertida para energia cinética, enquanto um motor c.i. tem entre 10 % e 35 % de eficiência, quer dizer apenas 10 % a 35 % da energia que gasta é realmente transformada em energia cinética, dai normalmente se considerar que 1 cv eléctrico equivale a 3 cv a gasolina ou gasóleo.
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sim orbis, mas potência absorvida são os tais valores que falei o resto é a dissipada, nos eléctricos ficam nos cabos, no aquecimento do motor entre outras (escovas, rolamentos,etc), nos c.i. 50 - 60 % é calor, 15 % resto da pesada mecânica, etc,etc.
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xiii, pois é, nunca tinha reparado nessa diferença. andei a ver por aí ejmal Escreveu:1 cavalo eléctrico é a mesma potência que 1 cv a gasolina medindo a potência, potência é a quantidade de energia que um motor (ou outra coisa qualquer gasta pra funcionar),o cavalo e "horse power" são diferentes;
1 cavalo são 735.5 watts enquanto
1 "horse power" são 745.7 watts, não me perguntem a diferença entre mas o que parece ser uma simples tradução realmente não é. (...)
cv - cavalo vapor - 735.5 w
hp - horse power - ~745.7 w
o cv é usado no sistema internacional de unidades (si) e é definido com base nessas unidades (kg, s, m), e 1 cv corresponde a 75 kgf.m/s.
o hp é usado no sistema imperial e definido de acordo com as respectivas unidades, equivalendo a 550 lbf.pé/s... por sorte a diferença em w não é muita.
ou seja, nos países que usam o si (como nós) temos que os "cavalos" (na verdade, cv) são 735.5 w, e nos países que usam as medidas imperiais (como eua e uk), os "cavalos" (na verdade, hp) são 745.7 w.
sempre usei cv como "hp" mas parece que vou ter que passar a fazer a dinstinção...
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745,7 w ... que mania, eu uso 746 w=1 hp ... é mais melhor bom! sim, infelizmente 1 cv <> 1 hp ... milhas em vez de quilometros, pés e libras... um inferno ... deviam todos respeitar o s.i. - agora que a "confusão" anda por aí anda e eles patrocinam.... só por graça (mas não me estou a rir) eu costumo dizer o seguinte: o motor a explosão/combustão interna produz calor e um ligeiro efeito secundário chamado movimento, enquanto um motor electrico produz movimento com um ligeiro efeito secundário chamado calor.
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este blueskyh20 é demais. não posso....eu costumo dizer o seguinte: o motor a explosão/combustão interna produz calor e um ligeiro efeito secundário chamado movimento, enquanto um motor electrico produz movimento com um ligeiro efeito secundário chamado calor.
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então se a energia não se perde so se transforma bla bla bla . então porque nao se converte o calor desses motores para trabalho hutil? quem imagina o calor diário mundial libertado por eles ? ja agora voces que nao acreditam nos motores magneticos que veem ja espermentaram a fazer algum que nao foncionasse ?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
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que não funciona, já fiz um, mas não tenho nem materiais adequados nem "tempo" para ter algo máquinas que o façam, mas acredito que seja possível fazer um que funcione. mas tal como disse noutro tópico, se o conseguisse fazer teria a cabeça a prémio.
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