LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
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LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
afinal o que é necessário para circular com um veiculo electrico e a legalização de conversões?
todos aqueles que já legarizaram os seus veiculos electricos e queiram partilhar da amarga experiencia, instituiçoes que recorreram, prazos de respostas, requisitos, documentos, informações, diario da rés-publica etc. #
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
hummmm será que estão?
com o devido respeito não quero indicar ninguém...
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
nao entendo, está a dizer que ninguem tem um veiculo electrico legalizado em portugal? e a tua mota, é ou nao um veiculo electrico? se as motas podem os carros podem, ou nao?
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
estou a falar de um home made!
é a minha ideia sim, mas!
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
na venda do imposto automovel tem la impostos para veiculos electricos...
ate 100v e apartir de 100v
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
k__x Escreveu:na venda do imposto automovel tem la impostos para veiculos electricos...
ate 100v e apartir de 100v
essa dos veiculos até 100v e a partir de 100v é um bom exemplo da legalização que existe. até 100v pode-se ter um camião a circular, fica pouco eficiente, e como mais de 100v pode-se ter uma pequena scooter, ou seja, a tensão é um dos factores que conta para a potência, o outro é a corrente.
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
teoricamente é mais ou menos assim:
tens de ter o desenho do veiculo a escala 1/30 ou por 40...com as medidas principais e as alteracões feitas.
memoria descritiva por parte de um engenheiro mecanico inscrito e aceite na ordem dos engenheiros, acho que é assim que se diz.
termo de responsabilidade da entidade que faz a transformacao.
facturas...motor e outros.
e depois podes ir a "gdv" pedir a inspeccao especial por 132eur se não me engano, e resta saber quanto fica a asinatura do engenheiro e de quem faz o desenho.
tudo é possivel , agora depende da vontade e euros disponiveis.
muito importante é que as coisas têm de ser bem feitas e não terem o aspecto que foram feitas ali na esquina, estamos a falar de veiculos que vão andar na estrada e não esperem que aprovem veiculos com má qualidade de construção ou segurança.
é provavel que uma inspecção tenha que ser repetida para alterar alguns aspectos que não estejam de acordo com as exigencias.
o meu já ando a investigar quais sao as tais exigencias para evitar ter que ir lá mais que 1 x .
tens de ter o desenho do veiculo a escala 1/30 ou por 40...com as medidas principais e as alteracões feitas.
memoria descritiva por parte de um engenheiro mecanico inscrito e aceite na ordem dos engenheiros, acho que é assim que se diz.
termo de responsabilidade da entidade que faz a transformacao.
facturas...motor e outros.
e depois podes ir a "gdv" pedir a inspeccao especial por 132eur se não me engano, e resta saber quanto fica a asinatura do engenheiro e de quem faz o desenho.
tudo é possivel , agora depende da vontade e euros disponiveis.
muito importante é que as coisas têm de ser bem feitas e não terem o aspecto que foram feitas ali na esquina, estamos a falar de veiculos que vão andar na estrada e não esperem que aprovem veiculos com má qualidade de construção ou segurança.
é provavel que uma inspecção tenha que ser repetida para alterar alguns aspectos que não estejam de acordo com as exigencias.
o meu já ando a investigar quais sao as tais exigencias para evitar ter que ir lá mais que 1 x .
bluesky Escreveu:afinal o que é necessário para circular com um veiculo electrico e a legalização de conversões?
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
talvéz isto interesse
modelo: scooter eléctrica 2500 watts
preço em euros(iva inc.): 1990.00 € (preço noutras moedas)
descrição:
modelo scooter eléctrica 2500w
esta scooter é uma mota electrica, ecológica e com consumos muito reduzidos, tornando-se numa solução ideal para precursos citadinos. por ser eléctrica, ela é amiga do ambiente pois não emite gases e é muito silenciosa.
a sua concepção foi pensada para permitir uma condução fácil e segura e, ao mesmo tempo, ser suficientemente potente para transportar 2 pessoas. está homologada para circular nas estradas portuguesas.
seja amigo do ambiente e faça-se transportar a custo reduzido com esta scooter.
especificações:
potência motor (nominal/max.):2000w / 2500w brushless
baterias 4 x 12v40ah chumbo (gel)
consumo 3,5 kwh / 100 km
velocidade máxima 55 km/h (limite legal 45 km/h)
autonomia 60 km (a 45 km/h)
tempo de carga 4-8 horas
peso 115 kg
capacidade de carga 150 kg
voltagem 48 v
travões disco(diant.) / tambor(traseiro)
carregador ac 220v / 300w
garantia scooter 2 anos
garantia baterias 1 ano ou 10.000 km
disponível em 3 cores: amarelo, vermelho ou azul.
esta scooter é, neste momento, a única mota eléctrica em portugal com homologação para andar na estrada com 2 pessoas e que tem uma potencia de 2500 watts. já existem algumas motas eléctricas de 750, 1000 ou 1500 watts mas tal potência não é suficiente para transportar 2 pessoas ou para percorrer grandes subidas. é capaz de superar inclinações de 20% com um condutor de 90 kg, ou de 12% para 2 ocupantes (150 kg).
a energia provém de um pack de 4 baterias de 12v que duram mais de 25.000 km. a mota gasta cerca de 3 kw cada 100 km o que dá apenas 0,30 euros!
oferta: mala traseira
esta scooter não se trata de um brinquedo. para legalização, é um veículo equivalente às scooters a gasolina de 50cc.
legalmente pode transportar até 2 pessoas.
é necessário um seguro de responsabilidade civil para circular com a scooter.
a homologação eec pelo fabricante tem o número e11*2002/24*0297*00.
será fornecida toda a ajuda necessária para legalizar a scooter.
f.a.q.`s
quem pode conduzir as scooters bereco?
para conduzir as scooters basta ter a carta de condução de categoria b obtida antes de 1998 ou categoria a.
quanto custa legalizar a scooter?
o custo de legalização da scooter é de 165 euros. a scooter será legalizada com o registo de propriedade em nome do cliente.
é obrigatório o uso de capacete?
sim. como se trata de um veículo equiparado a uma scooter 50cc, é obrigatório o uso de capacete.
é necessário seguro para estes veículos?
sim, é obrigatório o seguro de responsabilidade civil. qualquer seguradora lhe fará um seguro como qualquer outro veículo.
como devo conduzir estes veículos?
1. a condução destes veículos é um pouco diferente de uma scooter a gasolina. são veículos silenciosos, logo são mais difíceis de serem notados pelos demais utilizadores das vias públicas.
2. não se aconselha o uso do acelerador sempre no máximo, o tempo de vida da bateria diminui. aconselha-se uma condução adaptada às características do veículo.
a scooter tem manual de utilização?
sim, a scooter tem manual de utilização, e recomenda-se a sua leitura integral antes de a conduzir.
o que acontece às baterias que são trocadas por novas?
todas as baterias usadas e/ou que já não têm utilidade são entregues a entidades certificadas que pocedem à sua reciclagem.
faça a sua encomenda aqui!
a descrição do produto é insuficiente coloque a sua dúvida aqui!
o troquedeenergia presta os serviços de divulgação e de encomenda on-line dos produtos dos seus fornecedores.
encomende aqui.
o troquedeenergia encarrega-se de enviar os produtos até si!
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modelo: scooter eléctrica 2500 watts
preço em euros(iva inc.): 1990.00 € (preço noutras moedas)
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esta scooter é uma mota electrica, ecológica e com consumos muito reduzidos, tornando-se numa solução ideal para precursos citadinos. por ser eléctrica, ela é amiga do ambiente pois não emite gases e é muito silenciosa.
a sua concepção foi pensada para permitir uma condução fácil e segura e, ao mesmo tempo, ser suficientemente potente para transportar 2 pessoas. está homologada para circular nas estradas portuguesas.
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potência motor (nominal/max.):2000w / 2500w brushless
baterias 4 x 12v40ah chumbo (gel)
consumo 3,5 kwh / 100 km
velocidade máxima 55 km/h (limite legal 45 km/h)
autonomia 60 km (a 45 km/h)
tempo de carga 4-8 horas
peso 115 kg
capacidade de carga 150 kg
voltagem 48 v
travões disco(diant.) / tambor(traseiro)
carregador ac 220v / 300w
garantia scooter 2 anos
garantia baterias 1 ano ou 10.000 km
disponível em 3 cores: amarelo, vermelho ou azul.
esta scooter é, neste momento, a única mota eléctrica em portugal com homologação para andar na estrada com 2 pessoas e que tem uma potencia de 2500 watts. já existem algumas motas eléctricas de 750, 1000 ou 1500 watts mas tal potência não é suficiente para transportar 2 pessoas ou para percorrer grandes subidas. é capaz de superar inclinações de 20% com um condutor de 90 kg, ou de 12% para 2 ocupantes (150 kg).
a energia provém de um pack de 4 baterias de 12v que duram mais de 25.000 km. a mota gasta cerca de 3 kw cada 100 km o que dá apenas 0,30 euros!
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esta scooter não se trata de um brinquedo. para legalização, é um veículo equivalente às scooters a gasolina de 50cc.
legalmente pode transportar até 2 pessoas.
é necessário um seguro de responsabilidade civil para circular com a scooter.
a homologação eec pelo fabricante tem o número e11*2002/24*0297*00.
será fornecida toda a ajuda necessária para legalizar a scooter.
f.a.q.`s
quem pode conduzir as scooters bereco?
para conduzir as scooters basta ter a carta de condução de categoria b obtida antes de 1998 ou categoria a.
quanto custa legalizar a scooter?
o custo de legalização da scooter é de 165 euros. a scooter será legalizada com o registo de propriedade em nome do cliente.
é obrigatório o uso de capacete?
sim. como se trata de um veículo equiparado a uma scooter 50cc, é obrigatório o uso de capacete.
é necessário seguro para estes veículos?
sim, é obrigatório o seguro de responsabilidade civil. qualquer seguradora lhe fará um seguro como qualquer outro veículo.
como devo conduzir estes veículos?
1. a condução destes veículos é um pouco diferente de uma scooter a gasolina. são veículos silenciosos, logo são mais difíceis de serem notados pelos demais utilizadores das vias públicas.
2. não se aconselha o uso do acelerador sempre no máximo, o tempo de vida da bateria diminui. aconselha-se uma condução adaptada às características do veículo.
a scooter tem manual de utilização?
sim, a scooter tem manual de utilização, e recomenda-se a sua leitura integral antes de a conduzir.
o que acontece às baterias que são trocadas por novas?
todas as baterias usadas e/ou que já não têm utilidade são entregues a entidades certificadas que pocedem à sua reciclagem.
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
chama-se bereco!
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
caro srs,
como já disse noutros tópicos, é possivel ter veículos a andar legalmente em portugal a qualquer tipo de energia. apenas terá que ser homologado.
se for um veículo novo o fabricante terá que ter o veículo homologado.
se for um veículo usado e quer-se altera-lo, o fabricante terá que o autorizar e dizer em que moldes autoriza esta alteração (se for para transformar de motor a combustão para motor eléctrico: esqueçam, nenhuma marca o vai autorizar). podem fazer a alteração vocês (on your own) mas não o vão conseguir legalizar... (se conseguirem avisem que vendo já uns 10...).
sobre a experiencia... de legalizar a 1ª bereco, na dgv (agora imtt) até um teste de ruído diziam que tinha que fazer. só depois de ir lá 2 vezes com a copia do email do laboratorio do teste de ruído a dizer que num tinha nada de fazer teste, porque é um veículo eléctrico, e segundo um decreto lei, num tenho que fazer esse teste. só assim é que aceitaram pedir a homologação.
depois na alfandega tiveram que se sentar todos à volta de uma mesa a conferenciar durante 15min para saber o que iam fazre no caso desta scooter... nem sabiam se pagava iva se pagava isv... foi de rir.
isto foi mesmo uma piada... eheheh.
agora até já são meus amigos... e quando la vou pedir mais uma matrícula... digo logo: "bom dia meus srs, venho cá pedir matriculas sem pagam nada, mesmo nada, nada, ehehe...!!!" digo isto num ar de gozo pq normalmente estão lá pessoas a pedir legalizações de carros e vao ter que pagar o isv (antigo ia). e quando me ouvem a dizer que vou à alfandega pra pedir matriculas e num pago nada, aquilo até deve soar mal... ehehe.
cumprimentos,
eduardo
ecomotores.com
como já disse noutros tópicos, é possivel ter veículos a andar legalmente em portugal a qualquer tipo de energia. apenas terá que ser homologado.
se for um veículo novo o fabricante terá que ter o veículo homologado.
se for um veículo usado e quer-se altera-lo, o fabricante terá que o autorizar e dizer em que moldes autoriza esta alteração (se for para transformar de motor a combustão para motor eléctrico: esqueçam, nenhuma marca o vai autorizar). podem fazer a alteração vocês (on your own) mas não o vão conseguir legalizar... (se conseguirem avisem que vendo já uns 10...).
sobre a experiencia... de legalizar a 1ª bereco, na dgv (agora imtt) até um teste de ruído diziam que tinha que fazer. só depois de ir lá 2 vezes com a copia do email do laboratorio do teste de ruído a dizer que num tinha nada de fazer teste, porque é um veículo eléctrico, e segundo um decreto lei, num tenho que fazer esse teste. só assim é que aceitaram pedir a homologação.
depois na alfandega tiveram que se sentar todos à volta de uma mesa a conferenciar durante 15min para saber o que iam fazre no caso desta scooter... nem sabiam se pagava iva se pagava isv... foi de rir.
isto foi mesmo uma piada... eheheh.
agora até já são meus amigos... e quando la vou pedir mais uma matrícula... digo logo: "bom dia meus srs, venho cá pedir matriculas sem pagam nada, mesmo nada, nada, ehehe...!!!" digo isto num ar de gozo pq normalmente estão lá pessoas a pedir legalizações de carros e vao ter que pagar o isv (antigo ia). e quando me ouvem a dizer que vou à alfandega pra pedir matriculas e num pago nada, aquilo até deve soar mal... ehehe.
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
pronto,
segundo o toze parece que a fiat autoriza a conversão, e fornece toda a ajuda.
agora será que vale a penas os 5000eur investidos para a conversão...??!!!
eduardo
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segundo o toze parece que a fiat autoriza a conversão, e fornece toda a ajuda.
agora será que vale a penas os 5000eur investidos para a conversão...??!!!
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
só as conversoes bem feitas valem a pena (se valem!!!). quem tem duvidas deve fazer uma conversao. o que eu nao estou a compreender é a atitude do eduardo, primeiro diz que os construtores nao autorizam senao vendia logo 10 (quem lhe faz as conversoes?), depois afinal já autorizam mas questiona se vale a pena. nao se esqueça que por vezes a arvore oculta a floresta.agora será que vale a penas os 5000eur investidos para a conversão...??!!!
toze, mantem-nos informados que vais ter muitos seguidores (assim espero!!).
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
não é a fiat que autoriza, a fiat não tem esse poder, quem faz alguma coisa é uma empresa atravez da fiat.edupatorod Escreveu:pronto,
segundo o toze parece que a fiat autoriza a conversão, e fornece toda a ajuda.
agora será que vale a penas os 5000eur investidos para a conversão...??!!!
eduardo
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as marcas não o podem fazer, podem é preparar os seus carros para fazer as inspecções e depois um 3º é que trata do resto, é a ideia com que fiquei.
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
toze,
o que quero dizer é que a fiat diz os moldes em que pode ser feita essa alteração.
a empresa que está a fazer essa alteração tem que fazer a alteração de modo a que o carro possa ir à insteção e passar (como dizes)... por isso, a fiat é que vai dizer como é feita a altereação...
sobre a venda de 10... esqueçam... 5000 eur... é muita fruta.
esta conversão é para um carro pequeno. se for para um caro maior e mais pesado (que requer mais baterias e energia para ter autonomia consideravel) o preço será ainda mais alto.
sobre desdizer o que disse... e se o que diz o toze é verdade, nunca pensei alguem consegui-se que a marca apioa-se a conversão para evs.
portanto dou a mão à palmatória....
eduardo
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o que quero dizer é que a fiat diz os moldes em que pode ser feita essa alteração.
a empresa que está a fazer essa alteração tem que fazer a alteração de modo a que o carro possa ir à insteção e passar (como dizes)... por isso, a fiat é que vai dizer como é feita a altereação...
sobre a venda de 10... esqueçam... 5000 eur... é muita fruta.
esta conversão é para um carro pequeno. se for para um caro maior e mais pesado (que requer mais baterias e energia para ter autonomia consideravel) o preço será ainda mais alto.
sobre desdizer o que disse... e se o que diz o toze é verdade, nunca pensei alguem consegui-se que a marca apioa-se a conversão para evs.
portanto dou a mão à palmatória....
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
já agora,
sobre quem me fazia as conversões para vender carros alterados,
eu mesmo fazia o 1º (é muito facil alterar o véiculo para electrico) e depois mandava faze-las a uma empresa (por exemplo à empresa que está a converter o carro do tozé). claro que isto teria que ser em quantidade... de qualquer maneira acho que poderá existir mercado para veículos convertidos.
tozé, se fores ao portugal les a les vamos falar sobre isto lá... a alteração que estás a fazer, pode ser a 1ª de muitas...
eduardo
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sobre quem me fazia as conversões para vender carros alterados,
eu mesmo fazia o 1º (é muito facil alterar o véiculo para electrico) e depois mandava faze-las a uma empresa (por exemplo à empresa que está a converter o carro do tozé). claro que isto teria que ser em quantidade... de qualquer maneira acho que poderá existir mercado para veículos convertidos.
tozé, se fores ao portugal les a les vamos falar sobre isto lá... a alteração que estás a fazer, pode ser a 1ª de muitas...
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
porreiro! tambem penso existir um mercado para as conversoes e só poderão ser rentaveis com a produçao de mais de uma unidade. resta saber o tipo de resistência estatal ilegal que iremos encontrar. continuem o bom trabalho. um abraço. #
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
oi , qual é mesmo o decreto de lei que diz que os veiculos electricos estão isentos de teste de ruido? é que tambem estou a pensar converter um carro , para electrico e desta vez já queria legalizar , neste momento estou a concluir cusro de engenharia electrotecnica , talvez ajude alguma coisa nas papeladas ?
o pior é saber que papeladas tratar !!
cumprimentos
o pior é saber que papeladas tratar !!
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
o teste de ruído é exigido pela dgv para legalizar ciclomotores, e motociclos novos. usados penso que tb é, mas n estou a par.
mas para veículos eléctricos (o caso da bereco) não é preciso qq teste de ruído segundo o decreto lei 238/2003 de 3 de outubro, anexo i. informação cedida pelo laboratório abimota (águeda).
para automoveis novos não é preciso qualquer teste de ruído, o faricante já tem todas as características do veículo.
eduardo.
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mas para veículos eléctricos (o caso da bereco) não é preciso qq teste de ruído segundo o decreto lei 238/2003 de 3 de outubro, anexo i. informação cedida pelo laboratório abimota (águeda).
para automoveis novos não é preciso qualquer teste de ruído, o faricante já tem todas as características do veículo.
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
para legalização de veículos convertidos (de motor a combustão para electrico), como ja tenho dito, terás que ter o "apoio" do construtor do veículo.
o construtor terá que te dizer como vais fazer a conversão, em que moldes e o que tens que fazer para o legalizar.
isto se o construtor te apoiar (o toze pelos visto está a conseguir).
eduardo.
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o construtor terá que te dizer como vais fazer a conversão, em que moldes e o que tens que fazer para o legalizar.
isto se o construtor te apoiar (o toze pelos visto está a conseguir).
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Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos
edupatorod Escreveu:para legalização de veículos convertidos (de motor a combustão para electrico), como ja tenho dito, terás que ter o "apoio" do construtor do veículo.
o construtor terá que te dizer como vais fazer a conversão, em que moldes e o que tens que fazer para o legalizar.
isto se o construtor te apoiar (o toze pelos visto está a conseguir).
eduardo.
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pois se ganhar o euro milhões esta semana faço um acordo com a fiat e abrimos todos uma garagem em que se faz a a transformação de todos os modelos fiat em eléctricos...
é algo que existe lá fora e com muito menos complicações,só aqui em pt
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