LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por Bluesky »

afinal o que é necessário para circular com um veiculo electrico e a legalização de conversões?

todos aqueles que já legarizaram os seus veiculos electricos e queiram partilhar da amarga experiencia, instituiçoes que recorreram, prazos de respostas, requisitos, documentos, informações, diario da rés-publica etc. #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por serges »

hummmm será que estão?

com o devido respeito não quero indicar ninguém...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por Bluesky »

nao entendo, está a dizer que ninguem tem um veiculo electrico legalizado em portugal? e a tua mota, é ou nao um veiculo electrico? se as motas podem os carros podem, ou nao?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por serges »

estou a falar de um home made!

é a minha ideia sim, mas!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por k__x »

na venda do imposto automovel tem la impostos para veiculos electricos...
ate 100v e apartir de 100v

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por jmal »

k__x Escreveu:na venda do imposto automovel tem la impostos para veiculos electricos...
ate 100v e apartir de 100v

essa dos veiculos até 100v e a partir de 100v é um bom exemplo da legalização que existe. até 100v pode-se ter um camião a circular, fica pouco eficiente, e como mais de 100v pode-se ter uma pequena scooter, ou seja, a tensão é um dos factores que conta para a potência, o outro é a corrente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por TOZEVE »

teoricamente é mais ou menos assim:
tens de ter o desenho do veiculo a escala 1/30 ou por 40...com as medidas principais e as alteracões feitas.

memoria descritiva por parte de um engenheiro mecanico inscrito e aceite na ordem dos engenheiros, acho que é assim que se diz.

termo de responsabilidade da entidade que faz a transformacao.

facturas...motor e outros.

e depois podes ir a "gdv" pedir a inspeccao especial por 132eur se não me engano, e resta saber quanto fica a asinatura do engenheiro e de quem faz o desenho.

tudo é possivel , agora depende da vontade e euros disponiveis.
muito importante é que as coisas têm de ser bem feitas e não terem o aspecto que foram feitas ali na esquina, estamos a falar de veiculos que vão andar na estrada e não esperem que aprovem veiculos com má qualidade de construção ou segurança.

é provavel que uma inspecção tenha que ser repetida para alterar alguns aspectos que não estejam de acordo com as exigencias.

o meu já ando a investigar quais sao as tais exigencias para evitar ter que ir lá mais que 1 x .


bluesky Escreveu:afinal o que é necessário para circular com um veiculo electrico e a legalização de conversões?

todos aqueles que já legarizaram os seus veiculos electricos e queiram partilhar da amarga experiencia, instituiçoes que recorreram, prazos de respostas, requisitos, documentos, informações, diario da rés-publica etc. #
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873


PDuarte
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado dez 15, 2007 7:25 pm

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por PDuarte »

talvéz isto interesse

modelo: scooter eléctrica 2500 watts
preço em euros(iva inc.): 1990.00 € (preço noutras moedas)
descrição:
modelo scooter eléctrica 2500w

esta scooter é uma mota electrica, ecológica e com consumos muito reduzidos, tornando-se numa solução ideal para precursos citadinos. por ser eléctrica, ela é amiga do ambiente pois não emite gases e é muito silenciosa.

a sua concepção foi pensada para permitir uma condução fácil e segura e, ao mesmo tempo, ser suficientemente potente para transportar 2 pessoas. está homologada para circular nas estradas portuguesas.

seja amigo do ambiente e faça-se transportar a custo reduzido com esta scooter.

especificações:

potência motor (nominal/max.):2000w / 2500w brushless

baterias 4 x 12v40ah chumbo (gel)

consumo 3,5 kwh / 100 km

velocidade máxima 55 km/h (limite legal 45 km/h)

autonomia 60 km (a 45 km/h)

tempo de carga 4-8 horas

peso 115 kg

capacidade de carga 150 kg

voltagem 48 v

travões disco(diant.) / tambor(traseiro)

carregador ac 220v / 300w

garantia scooter 2 anos

garantia baterias 1 ano ou 10.000 km

disponível em 3 cores: amarelo, vermelho ou azul.


esta scooter é, neste momento, a única mota eléctrica em portugal com homologação para andar na estrada com 2 pessoas e que tem uma potencia de 2500 watts. já existem algumas motas eléctricas de 750, 1000 ou 1500 watts mas tal potência não é suficiente para transportar 2 pessoas ou para percorrer grandes subidas. é capaz de superar inclinações de 20% com um condutor de 90 kg, ou de 12% para 2 ocupantes (150 kg).

a energia provém de um pack de 4 baterias de 12v que duram mais de 25.000 km. a mota gasta cerca de 3 kw cada 100 km o que dá apenas 0,30 euros!

oferta: mala traseira

esta scooter não se trata de um brinquedo. para legalização, é um veículo equivalente às scooters a gasolina de 50cc.

legalmente pode transportar até 2 pessoas.

é necessário um seguro de responsabilidade civil para circular com a scooter.

a homologação eec pelo fabricante tem o número e11*2002/24*0297*00.

será fornecida toda a ajuda necessária para legalizar a scooter.

f.a.q.`s

quem pode conduzir as scooters bereco?

para conduzir as scooters basta ter a carta de condução de categoria b obtida antes de 1998 ou categoria a.

quanto custa legalizar a scooter?

o custo de legalização da scooter é de 165 euros. a scooter será legalizada com o registo de propriedade em nome do cliente.

é obrigatório o uso de capacete?

sim. como se trata de um veículo equiparado a uma scooter 50cc, é obrigatório o uso de capacete.

é necessário seguro para estes veículos?

sim, é obrigatório o seguro de responsabilidade civil. qualquer seguradora lhe fará um seguro como qualquer outro veículo.

como devo conduzir estes veículos?

1. a condução destes veículos é um pouco diferente de uma scooter a gasolina. são veículos silenciosos, logo são mais difíceis de serem notados pelos demais utilizadores das vias públicas.

2. não se aconselha o uso do acelerador sempre no máximo, o tempo de vida da bateria diminui. aconselha-se uma condução adaptada às características do veículo.

a scooter tem manual de utilização?

sim, a scooter tem manual de utilização, e recomenda-se a sua leitura integral antes de a conduzir.

o que acontece às baterias que são trocadas por novas?

todas as baterias usadas e/ou que já não têm utilidade são entregues a entidades certificadas que pocedem à sua reciclagem.

faça a sua encomenda aqui!

a descrição do produto é insuficiente coloque a sua dúvida aqui!

o troquedeenergia presta os serviços de divulgação e de encomenda on-line dos produtos dos seus fornecedores.




encomende aqui.
o troquedeenergia encarrega-se de enviar os produtos até si!

<< voltar à página anterior


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por Njay »

chama-se bereco!


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por edupatorod »

caro srs,

como já disse noutros tópicos, é possivel ter veículos a andar legalmente em portugal a qualquer tipo de energia. apenas terá que ser homologado.

se for um veículo novo o fabricante terá que ter o veículo homologado.
se for um veículo usado e quer-se altera-lo, o fabricante terá que o autorizar e dizer em que moldes autoriza esta alteração (se for para transformar de motor a combustão para motor eléctrico: esqueçam, nenhuma marca o vai autorizar). podem fazer a alteração vocês (on your own) mas não o vão conseguir legalizar... (se conseguirem avisem que vendo já uns 10...).

sobre a experiencia... de legalizar a 1ª bereco, na dgv (agora imtt) até um teste de ruído diziam que tinha que fazer. só depois de ir lá 2 vezes com a copia do email do laboratorio do teste de ruído a dizer que num tinha nada de fazer teste, porque é um veículo eléctrico, e segundo um decreto lei, num tenho que fazer esse teste. só assim é que aceitaram pedir a homologação.

depois na alfandega tiveram que se sentar todos à volta de uma mesa a conferenciar durante 15min para saber o que iam fazre no caso desta scooter... nem sabiam se pagava iva se pagava isv... foi de rir.
isto foi mesmo uma piada... eheheh.

agora até já são meus amigos... e quando la vou pedir mais uma matrícula... digo logo: "bom dia meus srs, venho cá pedir matriculas sem pagam nada, mesmo nada, nada, ehehe...!!!" digo isto num ar de gozo pq normalmente estão lá pessoas a pedir legalizações de carros e vao ter que pagar o isv (antigo ia). e quando me ouvem a dizer que vou à alfandega pra pedir matriculas e num pago nada, aquilo até deve soar mal... ehehe.



cumprimentos,
eduardo
ecomotores.com


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por edupatorod »

pronto,

segundo o toze parece que a fiat autoriza a conversão, e fornece toda a ajuda.
agora será que vale a penas os 5000eur investidos para a conversão...??!!!


eduardo
ecomotores.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por Bluesky »

agora será que vale a penas os 5000eur investidos para a conversão...??!!!
só as conversoes bem feitas valem a pena (se valem!!!). quem tem duvidas deve fazer uma conversao. o que eu nao estou a compreender é a atitude do eduardo, primeiro diz que os construtores nao autorizam senao vendia logo 10 (quem lhe faz as conversoes?), depois afinal já autorizam mas questiona se vale a pena. nao se esqueça que por vezes a arvore oculta a floresta.

toze, mantem-nos informados que vais ter muitos seguidores (assim espero!!).
#
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por TOZEVE »

edupatorod Escreveu:pronto,

segundo o toze parece que a fiat autoriza a conversão, e fornece toda a ajuda.
agora será que vale a penas os 5000eur investidos para a conversão...??!!!


eduardo
ecomotores.com
não é a fiat que autoriza, a fiat não tem esse poder, quem faz alguma coisa é uma empresa atravez da fiat.

as marcas não o podem fazer, podem é preparar os seus carros para fazer as inspecções e depois um 3º é que trata do resto, é a ideia com que fiquei.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por edupatorod »

toze,

o que quero dizer é que a fiat diz os moldes em que pode ser feita essa alteração.
a empresa que está a fazer essa alteração tem que fazer a alteração de modo a que o carro possa ir à insteção e passar (como dizes)... por isso, a fiat é que vai dizer como é feita a altereação...

sobre a venda de 10... esqueçam... 5000 eur... é muita fruta.
esta conversão é para um carro pequeno. se for para um caro maior e mais pesado (que requer mais baterias e energia para ter autonomia consideravel) o preço será ainda mais alto.

sobre desdizer o que disse... e se o que diz o toze é verdade, nunca pensei alguem consegui-se que a marca apioa-se a conversão para evs.

portanto dou a mão à palmatória....

eduardo
ecomotores.com


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por edupatorod »

já agora,

sobre quem me fazia as conversões para vender carros alterados,

eu mesmo fazia o 1º (é muito facil alterar o véiculo para electrico) e depois mandava faze-las a uma empresa (por exemplo à empresa que está a converter o carro do tozé). claro que isto teria que ser em quantidade... de qualquer maneira acho que poderá existir mercado para veículos convertidos.

tozé, se fores ao portugal les a les vamos falar sobre isto lá... a alteração que estás a fazer, pode ser a 1ª de muitas...


eduardo
ecomotores.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por Bluesky »

porreiro! tambem penso existir um mercado para as conversoes e só poderão ser rentaveis com a produçao de mais de uma unidade. resta saber o tipo de resistência estatal ilegal que iremos encontrar. continuem o bom trabalho. um abraço. #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por celsomenaia »

oi , qual é mesmo o decreto de lei que diz que os veiculos electricos estão isentos de teste de ruido? é que tambem estou a pensar converter um carro , para electrico e desta vez já queria legalizar , neste momento estou a concluir cusro de engenharia electrotecnica , talvez ajude alguma coisa nas papeladas ?

o pior é saber que papeladas tratar !!

cumprimentos


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por edupatorod »

o teste de ruído é exigido pela dgv para legalizar ciclomotores, e motociclos novos. usados penso que tb é, mas n estou a par.

mas para veículos eléctricos (o caso da bereco) não é preciso qq teste de ruído segundo o decreto lei 238/2003 de 3 de outubro, anexo i. informação cedida pelo laboratório abimota (águeda).

para automoveis novos não é preciso qualquer teste de ruído, o faricante já tem todas as características do veículo.


eduardo.
ecomotores.com


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por edupatorod »

para legalização de veículos convertidos (de motor a combustão para electrico), como ja tenho dito, terás que ter o "apoio" do construtor do veículo.
o construtor terá que te dizer como vais fazer a conversão, em que moldes e o que tens que fazer para o legalizar.

isto se o construtor te apoiar (o toze pelos visto está a conseguir).


eduardo.
ecomotores.com

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: LEGALIZAÇÂO de veiculos electricos

Mensagem por serges »

edupatorod Escreveu:para legalização de veículos convertidos (de motor a combustão para electrico), como ja tenho dito, terás que ter o "apoio" do construtor do veículo.
o construtor terá que te dizer como vais fazer a conversão, em que moldes e o que tens que fazer para o legalizar.

isto se o construtor te apoiar (o toze pelos visto está a conseguir).


eduardo.
ecomotores.com

pois se ganhar o euro milhões esta semana faço um acordo com a fiat e abrimos todos uma garagem em que se faz a a transformação de todos os modelos fiat em eléctricos...

é algo que existe lá fora e com muito menos complicações,só aqui em pt
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”