Pontos de carga para Veículos Eléctricos - Não Mobi-E

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por Mumia »

visitante1 Escreveu: Humm! Então mas porque? O ampera tem uma menekes T2! Tem q dar.
Tem q se ver isso melhor
Pois... era isso que estava a tentar dizer ;) são mennekes "diferentes" ou seja, o Ampera carrega nas mennekes dos postos "normais", mas as que estão pelo menos (do que vimos) nos postos de carga rápida de Aveiras e Pombal, infelizmente não dá, são diferentes... :(
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por meira78 »

Acho que a EFACEC deve ter todo o interesse em tentar solucionar esta limitação, se existir.

Mas para isso, temos de lhes dar a conhecer e não nos limitarmos a dizer que não dá, porque o formato da ficha e o seu modo de ligação é exactamente igual.

Deve ser uma questão de software ou de conector de ligação...

Aguardamos pela solução por parte da EFACEC...

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por Mumia »

meira78 Escreveu: Mas para isso, temos de lhes dar a conhecer e não nos limitarmos a dizer que não dá, porque o formato da ficha e o seu modo de ligação é exactamente igual.
Eu não gostaria de contradizê-lo até porque como é de conhecimento geral, o Sr. percebe muito de todo este tema e tem o especial interesse por ele....

Eu diria, será que é?!?!?! Mas se o Sr. diz que sim.... :roll:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por visitante1 »

De facto tem q se investigar melhor está situação, será melhor agendar uma ida ao local com ambas as partes e tirar a isso a limpo, fica em agenda.
Sera q é uma limitação do veículo!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por Fil »

Será que os 3 da galp não são todos iguais? É que o de Oeiras deve ser o mais utilizado, por isso deve ser mais fácil e rápida, a realização do teste.


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por apr »

Como é que fazem a ligação do ampera ao pcr? O ampera tem j1772

A unica forma é inventar com o cabo mennekes dos postos da mobi-e mas pode ser diferente ligar a uma ficha mennekes ou a um cabo com tomada mennekes. O cabo normal de utilização nos postos lentos tem um cct com uma resistencia que indica a corrente máxima que este deve apresentar ao carro e isso pode entrar em conflito com cabo do posto rápido.

E até pode fazer algum sentido, já que cargas a 16 amperes são discutiveis num posto que fornece 50kW.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por visitante1 »

Pois é! O ampera tem T1
Nesse caso é impossível, nem sequer foi feito para isso, nem tem lógica.
Os PCR são para cargas rápidas não são para cargas lentas.
Assunto resolvido ;)
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por meira78 »

meira78 Escreveu:Deve ser uma questão de software ou de conector de ligação...

Aguardamos pela solução por parte da EFACEC...
Parece que o conectar de ligação do tipo T1 faz toda a diferença...

A EFACEC é nossa amiga...

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por meira78 »

visitante1 Escreveu:Pois é! O ampera tem T1
Nesse caso é impossível, nem sequer foi feito para isso, nem tem lógica.
Os PCR são para cargas rápidas não são para cargas lentas.
Assunto resolvido ;)
Obrigado EFACEC.

Há sempre uma razão que a própria razão desconhece.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por rnlcarlov »

Hoje fui ao PCR de Oeiras para fazer a mod do ar frio nas baterias no meu C-zero (basta desligar um aparelhinho enquanto o PCR bomba electrões) e depois lembrei-me de tentar o Mennekes para carga lenta, pelo menos até ter o cabo na mão e me lembrar que a tomada do lado do carro é J1772 :oops:

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por Mumia »

Pois que são diferentes era o que eu dizia.... :roll: sim efectivamente os PCR's são para cargas rápidas, porem (e é somente a minha opinião), deveria ter uma tomada (que não custava nada) para uma carga lenta, estando vazios podem ajudar os que fazem cargas lentas a seguir viagem mais folgados..... ;)

ou seja como disse em cima, falta-lhes uma "tomada pros mais lentos" ;) abrangeria logo toda a gente e não sei até que ponto até não poderia ser usada em simultâneo com outro em carga rápida.

Mas como em tudo é uma pequenina opinião e talvez um pequeno sonho.... :roll: :roll:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por jasmim »

Mumia Escreveu:Pois que são diferentes era o que eu dizia.... :roll: sim efectivamente os PCR's são para cargas rápidas, porem (e é somente a minha opinião), deveria ter uma tomada (que não custava nada) para uma carga lenta, estando vazios podem ajudar os que fazem cargas lentas a seguir viagem mais folgados..... ;)

ou seja como disse em cima, falta-lhes uma "tomada pros mais lentos" ;) abrangeria logo toda a gente e não sei até que ponto até não poderia ser usada em simultâneo com outro em carga rápida.

Mas como em tudo é uma pequenina opinião e talvez um pequeno sonho.... :roll: :roll:
Excelente reparo e sugestão.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por Fil »

Pode acabar por acontecer carga lenta com a mennekes, basta ter um i3 sem ccs e usar a mennekes, só dará 7.4kW. Se todos os carros tivessem uma tomada standard nada disto acontecia... mas com o tempo pode ser que se resolva.

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por meira78 »

jasmim Escreveu:
Mumia Escreveu:Pois que são diferentes era o que eu dizia.... :roll: sim efectivamente os PCR's são para cargas rápidas, porem (e é somente a minha opinião), deveria ter uma tomada (que não custava nada) para uma carga lenta, estando vazios podem ajudar os que fazem cargas lentas a seguir viagem mais folgados..... ;)

ou seja como disse em cima, falta-lhes uma "tomada pros mais lentos" ;) abrangeria logo toda a gente e não sei até que ponto até não poderia ser usada em simultâneo com outro em carga rápida.

Mas como em tudo é uma pequenina opinião e talvez um pequeno sonho.... :roll: :roll:
Excelente reparo e sugestão.
Exactamente.

É isso que muitos de nós tem defendido.

Um cabo Mennekes que permita tanto cargas rápidas em AC a 43kW, como uma tomada acessória tb Mennekes que permita igualmente cargas semi-rápidas a 22kW, bem como alguns da Nissan que têm ficha J1772 poderem usar a 3,7 ou cerca de 7kW em carga lenta com o respectivo cabo.

Um posto de carga com estas valências seria uma mais-valia, obviamente.

São apenas opiniões nossas. Outros terão outras...
Última edição por meira78 em sábado out 24, 2015 7:44 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por visitante1 »

Não se pode agradar a todos, sempre assim foi e sempre assim será!
Há 2 opçoes para pcr, ou melhor 3 (1 caso só que conheço e que está documentado cá), ou com AC43 com este tipo de cabo e que dá para todos os veiculos com tomada T2, carregando desde o mais baixo valor pedido pelo veiculo, ou com AC tomada 7 pinos, neste ultimo caso qq cabo pode ser inserido lá para carregar qq veiculo em modo 3.
A 3 hipótese é uma ficha schuko!!! só me estou a lembrar de 1 local, e mesmo com essa ficha é preciso autenticação.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por meira78 »

visitante1 Escreveu:Não se pode agradar a todos, sempre assim foi e sempre assim será!
Há 2 opçoes para pcr, ou melhor 3 (1 caso só que conheço e que está documentado cá), ou com AC43 com este tipo de cabo e que dá para todos os veiculos com tomada T2, carregando desde o mais baixo valor pedido pelo veiculo, ou com AC tomada 7 pinos, neste ultimo caso qq cabo pode ser inserido lá para carregar qq veiculo em modo 3.
A 3 hipótese é uma ficha schuko!!! só me estou a lembrar de 1 local, e mesmo com essa ficha é preciso autenticação.
Exacto, amigo.

Um misto de DC (CHAdeMO, CCS), AC de 43kW, tomada de Mennekes AC 22kW e eventualmente algumas Schuko para as motos menos exigentes ou cargas mesmo lentas, mas sempre com autenticação para evitar abusos.

É possível autenticar 1/2 dúzia de formas de carregamentos, sejam eles cabos ou tomadas ou existe limite?

Obrigado.


kapa
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado out 24, 2015 10:11 pm

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por kapa »

Boa noite

Tenho um I3 faz uma semana, adoroo carro, mas numa semana já estou com o stress de onde carregar o carro.

enviei hoje já um e-mail à MOBIE, a reportar o estado dos postos que estão mais perto de minha casa (Rato)

a minha pergunta é serve de alguma coisa?

o que fazer quando temos os "outros" carros a bloquear o acesso aos carregadores, chamar a policia?

e finalmente amanha estou a planear ir a évora, mas fiquei um bocado preocupado, daqui até lá são 130Km, e não sei se os consigo fazer, nest altura e com a carga cheia o carro diz 110km, será que aumenta depois numa condução cuidada a 90km hora?

Obrigado

abaixo fica o meu e-mail enviado para a mobie

"Boa Tarde

Hoje tentei carregar o meu carro pelo primeira vez nos postos Mobie que tenho mais perto de casa. e Lamentávelmente não o consegui fazer.

Primeiro fui à Rua Gorgel do Amaral 3
onde está um carro estacionada já à uma semana no lugar dos carros eléctricos, tentei na mesma abastecer o meu visto que a extensão é comprida. Nada feito, quando passei o meu cartão pediu para inserir o código e o teclado não funciona, tentei 3 vezes com diversos números, e nada feito.

Depois fui à Rua Alexandre Herculano 46, o posto de carregamento estava fora de serviço, não sendo possível fazer o carregamento.


Seguidamente fui à Rua Marquês de Fronteira 22, mas o acesso ao ponto de carregamento estava mais uma vez bloqueado por outros carros, não sendo nenhum deles eléctrico.

Já na 4ª tentativa ao lado do pavilhão Carlos Lopes, Av. Sidónio Pais 16, lá estacionei, havia 1 lugar disponível para carregamento ( isto de um total de 10 lugares de carregamento) o posto de carregamento 2 está avariado, eu seleccionava o carregamento e depois o carro não iniciava o carregamento. Como o cabo ainda é comprido lá consegui deixar o carro a carregar no posto 4. Uma Aventura mas lá consegui. Seria optimo ter os postos perto de casa reparados :) ainda para mais agora com a chuva. Obrigado"


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por apr »

Nao sei que beneficio tem ter uma carga lenta, por exemplo na area de serviço de Pombal. Não é muito melhor parar em Leiria ou Coimbra para uma carga lenta? Quem nao pode carregar rapido nunca passa pelo local do PCR e quem o faz pode parar num local onde ao menos há concorrência nos preços e um mero pacote de bolachas não custe 3€...

Os PCRs são PCRs, até pode haver um reforço com um PCL mas na minha opinião isso é um pormenor.

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por meira78 »

A possibilidade de uma Mennekes não é para dar uma carga lenta de 3,7kW, mas sim a possibilidade de mais VE poderem carregar simultaneamente sem ser em carga lenta.

Hoje já existem alguns que carregam a 7kW e outros, mesmo que muito poucos a 22kW, sem ter de ocupar a CHAdeMO.

A possibilidade de alguns o poderem fazer no futuro a 11 ou a 22kW pode ser uma mais-valia.

Isto vale para qualquer posto ter possibilidades mais diversas e não para os que são exclusivos de carga rápida.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por Emanuel Couto »

kapa Escreveu:Boa noite

Tenho um I3 faz uma semana, adoroo carro, mas numa semana já estou com o stress de onde carregar o carro.

enviei hoje já um e-mail à MOBIE, a reportar o estado dos postos que estão mais perto de minha casa (Rato)

a minha pergunta é serve de alguma coisa?

o que fazer quando temos os "outros" carros a bloquear o acesso aos carregadores, chamar a policia?

e finalmente amanha estou a planear ir a évora, mas fiquei um bocado preocupado, daqui até lá são 130Km, e não sei se os consigo fazer, nest altura e com a carga cheia o carro diz 110km, será que aumenta depois numa condução cuidada a 90km hora?

Obrigado

abaixo fica o meu e-mail enviado para a mobie

"Boa Tarde

Hoje tentei carregar o meu carro pelo primeira vez nos postos Mobie que tenho mais perto de casa. e Lamentávelmente não o consegui fazer.

Primeiro fui à Rua Gorgel do Amaral 3
onde está um carro estacionada já à uma semana no lugar dos carros eléctricos, tentei na mesma abastecer o meu visto que a extensão é comprida. Nada feito, quando passei o meu cartão pediu para inserir o código e o teclado não funciona, tentei 3 vezes com diversos números, e nada feito.

Depois fui à Rua Alexandre Herculano 46, o posto de carregamento estava fora de serviço, não sendo possível fazer o carregamento.


Seguidamente fui à Rua Marquês de Fronteira 22, mas o acesso ao ponto de carregamento estava mais uma vez bloqueado por outros carros, não sendo nenhum deles eléctrico.

Já na 4ª tentativa ao lado do pavilhão Carlos Lopes, Av. Sidónio Pais 16, lá estacionei, havia 1 lugar disponível para carregamento ( isto de um total de 10 lugares de carregamento) o posto de carregamento 2 está avariado, eu seleccionava o carregamento e depois o carro não iniciava o carregamento. Como o cabo ainda é comprido lá consegui deixar o carro a carregar no posto 4. Uma Aventura mas lá consegui. Seria optimo ter os postos perto de casa reparados :) ainda para mais agora com a chuva. Obrigado"
Olá kapa! adorava - mos saber mais de si! porque não passa pelas apresentações e fale-nos um pouco de si :!:

E porque não um DB para contar as suas aventuras com o i3... :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”