Pois... era isso que estava a tentar dizer são mennekes "diferentes" ou seja, o Ampera carrega nas mennekes dos postos "normais", mas as que estão pelo menos (do que vimos) nos postos de carga rápida de Aveiras e Pombal, infelizmente não dá, são diferentes...visitante1 Escreveu: Humm! Então mas porque? O ampera tem uma menekes T2! Tem q dar.
Tem q se ver isso melhor
Pontos de carga para Veículos Eléctricos - Não Mobi-E
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Queimo, mas apenas electrões....
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Acho que a EFACEC deve ter todo o interesse em tentar solucionar esta limitação, se existir.
Mas para isso, temos de lhes dar a conhecer e não nos limitarmos a dizer que não dá, porque o formato da ficha e o seu modo de ligação é exactamente igual.
Deve ser uma questão de software ou de conector de ligação...
Aguardamos pela solução por parte da EFACEC...
Mas para isso, temos de lhes dar a conhecer e não nos limitarmos a dizer que não dá, porque o formato da ficha e o seu modo de ligação é exactamente igual.
Deve ser uma questão de software ou de conector de ligação...
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Eu não gostaria de contradizê-lo até porque como é de conhecimento geral, o Sr. percebe muito de todo este tema e tem o especial interesse por ele....meira78 Escreveu: Mas para isso, temos de lhes dar a conhecer e não nos limitarmos a dizer que não dá, porque o formato da ficha e o seu modo de ligação é exactamente igual.
Eu diria, será que é?!?!?! Mas se o Sr. diz que sim....
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
De facto tem q se investigar melhor está situação, será melhor agendar uma ida ao local com ambas as partes e tirar a isso a limpo, fica em agenda.
Sera q é uma limitação do veículo!!
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Será que os 3 da galp não são todos iguais? É que o de Oeiras deve ser o mais utilizado, por isso deve ser mais fácil e rápida, a realização do teste.
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Como é que fazem a ligação do ampera ao pcr? O ampera tem j1772
A unica forma é inventar com o cabo mennekes dos postos da mobi-e mas pode ser diferente ligar a uma ficha mennekes ou a um cabo com tomada mennekes. O cabo normal de utilização nos postos lentos tem um cct com uma resistencia que indica a corrente máxima que este deve apresentar ao carro e isso pode entrar em conflito com cabo do posto rápido.
E até pode fazer algum sentido, já que cargas a 16 amperes são discutiveis num posto que fornece 50kW.
A unica forma é inventar com o cabo mennekes dos postos da mobi-e mas pode ser diferente ligar a uma ficha mennekes ou a um cabo com tomada mennekes. O cabo normal de utilização nos postos lentos tem um cct com uma resistencia que indica a corrente máxima que este deve apresentar ao carro e isso pode entrar em conflito com cabo do posto rápido.
E até pode fazer algum sentido, já que cargas a 16 amperes são discutiveis num posto que fornece 50kW.
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Pois é! O ampera tem T1
Nesse caso é impossível, nem sequer foi feito para isso, nem tem lógica.
Os PCR são para cargas rápidas não são para cargas lentas.
Assunto resolvido
Nesse caso é impossível, nem sequer foi feito para isso, nem tem lógica.
Os PCR são para cargas rápidas não são para cargas lentas.
Assunto resolvido
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Parece que o conectar de ligação do tipo T1 faz toda a diferença...meira78 Escreveu:Deve ser uma questão de software ou de conector de ligação...
Aguardamos pela solução por parte da EFACEC...
A EFACEC é nossa amiga...
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Obrigado EFACEC.visitante1 Escreveu:Pois é! O ampera tem T1
Nesse caso é impossível, nem sequer foi feito para isso, nem tem lógica.
Os PCR são para cargas rápidas não são para cargas lentas.
Assunto resolvido
Há sempre uma razão que a própria razão desconhece.
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Hoje fui ao PCR de Oeiras para fazer a mod do ar frio nas baterias no meu C-zero (basta desligar um aparelhinho enquanto o PCR bomba electrões) e depois lembrei-me de tentar o Mennekes para carga lenta, pelo menos até ter o cabo na mão e me lembrar que a tomada do lado do carro é J1772
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Pois que são diferentes era o que eu dizia.... sim efectivamente os PCR's são para cargas rápidas, porem (e é somente a minha opinião), deveria ter uma tomada (que não custava nada) para uma carga lenta, estando vazios podem ajudar os que fazem cargas lentas a seguir viagem mais folgados.....
ou seja como disse em cima, falta-lhes uma "tomada pros mais lentos" abrangeria logo toda a gente e não sei até que ponto até não poderia ser usada em simultâneo com outro em carga rápida.
Mas como em tudo é uma pequenina opinião e talvez um pequeno sonho....
ou seja como disse em cima, falta-lhes uma "tomada pros mais lentos" abrangeria logo toda a gente e não sei até que ponto até não poderia ser usada em simultâneo com outro em carga rápida.
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Excelente reparo e sugestão.Mumia Escreveu:Pois que são diferentes era o que eu dizia.... sim efectivamente os PCR's são para cargas rápidas, porem (e é somente a minha opinião), deveria ter uma tomada (que não custava nada) para uma carga lenta, estando vazios podem ajudar os que fazem cargas lentas a seguir viagem mais folgados.....
ou seja como disse em cima, falta-lhes uma "tomada pros mais lentos" abrangeria logo toda a gente e não sei até que ponto até não poderia ser usada em simultâneo com outro em carga rápida.
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Pode acabar por acontecer carga lenta com a mennekes, basta ter um i3 sem ccs e usar a mennekes, só dará 7.4kW. Se todos os carros tivessem uma tomada standard nada disto acontecia... mas com o tempo pode ser que se resolva.
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Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Exactamente.jasmim Escreveu:Excelente reparo e sugestão.Mumia Escreveu:Pois que são diferentes era o que eu dizia.... sim efectivamente os PCR's são para cargas rápidas, porem (e é somente a minha opinião), deveria ter uma tomada (que não custava nada) para uma carga lenta, estando vazios podem ajudar os que fazem cargas lentas a seguir viagem mais folgados.....
ou seja como disse em cima, falta-lhes uma "tomada pros mais lentos" abrangeria logo toda a gente e não sei até que ponto até não poderia ser usada em simultâneo com outro em carga rápida.
Mas como em tudo é uma pequenina opinião e talvez um pequeno sonho....
É isso que muitos de nós tem defendido.
Um cabo Mennekes que permita tanto cargas rápidas em AC a 43kW, como uma tomada acessória tb Mennekes que permita igualmente cargas semi-rápidas a 22kW, bem como alguns da Nissan que têm ficha J1772 poderem usar a 3,7 ou cerca de 7kW em carga lenta com o respectivo cabo.
Um posto de carga com estas valências seria uma mais-valia, obviamente.
São apenas opiniões nossas. Outros terão outras...
Última edição por meira78 em sábado out 24, 2015 7:44 pm, editado 1 vez no total.
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Não se pode agradar a todos, sempre assim foi e sempre assim será!
Há 2 opçoes para pcr, ou melhor 3 (1 caso só que conheço e que está documentado cá), ou com AC43 com este tipo de cabo e que dá para todos os veiculos com tomada T2, carregando desde o mais baixo valor pedido pelo veiculo, ou com AC tomada 7 pinos, neste ultimo caso qq cabo pode ser inserido lá para carregar qq veiculo em modo 3.
A 3 hipótese é uma ficha schuko!!! só me estou a lembrar de 1 local, e mesmo com essa ficha é preciso autenticação.
Há 2 opçoes para pcr, ou melhor 3 (1 caso só que conheço e que está documentado cá), ou com AC43 com este tipo de cabo e que dá para todos os veiculos com tomada T2, carregando desde o mais baixo valor pedido pelo veiculo, ou com AC tomada 7 pinos, neste ultimo caso qq cabo pode ser inserido lá para carregar qq veiculo em modo 3.
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Exacto, amigo.visitante1 Escreveu:Não se pode agradar a todos, sempre assim foi e sempre assim será!
Há 2 opçoes para pcr, ou melhor 3 (1 caso só que conheço e que está documentado cá), ou com AC43 com este tipo de cabo e que dá para todos os veiculos com tomada T2, carregando desde o mais baixo valor pedido pelo veiculo, ou com AC tomada 7 pinos, neste ultimo caso qq cabo pode ser inserido lá para carregar qq veiculo em modo 3.
A 3 hipótese é uma ficha schuko!!! só me estou a lembrar de 1 local, e mesmo com essa ficha é preciso autenticação.
Um misto de DC (CHAdeMO, CCS), AC de 43kW, tomada de Mennekes AC 22kW e eventualmente algumas Schuko para as motos menos exigentes ou cargas mesmo lentas, mas sempre com autenticação para evitar abusos.
É possível autenticar 1/2 dúzia de formas de carregamentos, sejam eles cabos ou tomadas ou existe limite?
Obrigado.
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Boa noite
Tenho um I3 faz uma semana, adoroo carro, mas numa semana já estou com o stress de onde carregar o carro.
enviei hoje já um e-mail à MOBIE, a reportar o estado dos postos que estão mais perto de minha casa (Rato)
a minha pergunta é serve de alguma coisa?
o que fazer quando temos os "outros" carros a bloquear o acesso aos carregadores, chamar a policia?
e finalmente amanha estou a planear ir a évora, mas fiquei um bocado preocupado, daqui até lá são 130Km, e não sei se os consigo fazer, nest altura e com a carga cheia o carro diz 110km, será que aumenta depois numa condução cuidada a 90km hora?
Obrigado
abaixo fica o meu e-mail enviado para a mobie
"Boa Tarde
Hoje tentei carregar o meu carro pelo primeira vez nos postos Mobie que tenho mais perto de casa. e Lamentávelmente não o consegui fazer.
Primeiro fui à Rua Gorgel do Amaral 3
onde está um carro estacionada já à uma semana no lugar dos carros eléctricos, tentei na mesma abastecer o meu visto que a extensão é comprida. Nada feito, quando passei o meu cartão pediu para inserir o código e o teclado não funciona, tentei 3 vezes com diversos números, e nada feito.
Depois fui à Rua Alexandre Herculano 46, o posto de carregamento estava fora de serviço, não sendo possível fazer o carregamento.
Seguidamente fui à Rua Marquês de Fronteira 22, mas o acesso ao ponto de carregamento estava mais uma vez bloqueado por outros carros, não sendo nenhum deles eléctrico.
Já na 4ª tentativa ao lado do pavilhão Carlos Lopes, Av. Sidónio Pais 16, lá estacionei, havia 1 lugar disponível para carregamento ( isto de um total de 10 lugares de carregamento) o posto de carregamento 2 está avariado, eu seleccionava o carregamento e depois o carro não iniciava o carregamento. Como o cabo ainda é comprido lá consegui deixar o carro a carregar no posto 4. Uma Aventura mas lá consegui. Seria optimo ter os postos perto de casa reparados ainda para mais agora com a chuva. Obrigado"
Tenho um I3 faz uma semana, adoroo carro, mas numa semana já estou com o stress de onde carregar o carro.
enviei hoje já um e-mail à MOBIE, a reportar o estado dos postos que estão mais perto de minha casa (Rato)
a minha pergunta é serve de alguma coisa?
o que fazer quando temos os "outros" carros a bloquear o acesso aos carregadores, chamar a policia?
e finalmente amanha estou a planear ir a évora, mas fiquei um bocado preocupado, daqui até lá são 130Km, e não sei se os consigo fazer, nest altura e com a carga cheia o carro diz 110km, será que aumenta depois numa condução cuidada a 90km hora?
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Hoje tentei carregar o meu carro pelo primeira vez nos postos Mobie que tenho mais perto de casa. e Lamentávelmente não o consegui fazer.
Primeiro fui à Rua Gorgel do Amaral 3
onde está um carro estacionada já à uma semana no lugar dos carros eléctricos, tentei na mesma abastecer o meu visto que a extensão é comprida. Nada feito, quando passei o meu cartão pediu para inserir o código e o teclado não funciona, tentei 3 vezes com diversos números, e nada feito.
Depois fui à Rua Alexandre Herculano 46, o posto de carregamento estava fora de serviço, não sendo possível fazer o carregamento.
Seguidamente fui à Rua Marquês de Fronteira 22, mas o acesso ao ponto de carregamento estava mais uma vez bloqueado por outros carros, não sendo nenhum deles eléctrico.
Já na 4ª tentativa ao lado do pavilhão Carlos Lopes, Av. Sidónio Pais 16, lá estacionei, havia 1 lugar disponível para carregamento ( isto de um total de 10 lugares de carregamento) o posto de carregamento 2 está avariado, eu seleccionava o carregamento e depois o carro não iniciava o carregamento. Como o cabo ainda é comprido lá consegui deixar o carro a carregar no posto 4. Uma Aventura mas lá consegui. Seria optimo ter os postos perto de casa reparados ainda para mais agora com a chuva. Obrigado"
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Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Nao sei que beneficio tem ter uma carga lenta, por exemplo na area de serviço de Pombal. Não é muito melhor parar em Leiria ou Coimbra para uma carga lenta? Quem nao pode carregar rapido nunca passa pelo local do PCR e quem o faz pode parar num local onde ao menos há concorrência nos preços e um mero pacote de bolachas não custe 3€...
Os PCRs são PCRs, até pode haver um reforço com um PCL mas na minha opinião isso é um pormenor.
Os PCRs são PCRs, até pode haver um reforço com um PCL mas na minha opinião isso é um pormenor.
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
A possibilidade de uma Mennekes não é para dar uma carga lenta de 3,7kW, mas sim a possibilidade de mais VE poderem carregar simultaneamente sem ser em carga lenta.
Hoje já existem alguns que carregam a 7kW e outros, mesmo que muito poucos a 22kW, sem ter de ocupar a CHAdeMO.
A possibilidade de alguns o poderem fazer no futuro a 11 ou a 22kW pode ser uma mais-valia.
Isto vale para qualquer posto ter possibilidades mais diversas e não para os que são exclusivos de carga rápida.
Hoje já existem alguns que carregam a 7kW e outros, mesmo que muito poucos a 22kW, sem ter de ocupar a CHAdeMO.
A possibilidade de alguns o poderem fazer no futuro a 11 ou a 22kW pode ser uma mais-valia.
Isto vale para qualquer posto ter possibilidades mais diversas e não para os que são exclusivos de carga rápida.
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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos
Olá kapa! adorava - mos saber mais de si! porque não passa pelas apresentações e fale-nos um pouco de sikapa Escreveu:Boa noite
Tenho um I3 faz uma semana, adoroo carro, mas numa semana já estou com o stress de onde carregar o carro.
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Hoje tentei carregar o meu carro pelo primeira vez nos postos Mobie que tenho mais perto de casa. e Lamentávelmente não o consegui fazer.
Primeiro fui à Rua Gorgel do Amaral 3
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Depois fui à Rua Alexandre Herculano 46, o posto de carregamento estava fora de serviço, não sendo possível fazer o carregamento.
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Já na 4ª tentativa ao lado do pavilhão Carlos Lopes, Av. Sidónio Pais 16, lá estacionei, havia 1 lugar disponível para carregamento ( isto de um total de 10 lugares de carregamento) o posto de carregamento 2 está avariado, eu seleccionava o carregamento e depois o carro não iniciava o carregamento. Como o cabo ainda é comprido lá consegui deixar o carro a carregar no posto 4. Uma Aventura mas lá consegui. Seria optimo ter os postos perto de casa reparados ainda para mais agora com a chuva. Obrigado"
E porque não um DB para contar as suas aventuras com o i3...
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