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Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos - Não Mobi-E

Enviado: quinta ago 10, 2017 1:14 pm
por TiagoFigueiredo
Ja agora o aparelho/carregador que irei ligar


https://ibb.co/fq1E9v


tou a deduzir que isto signifique 2 amperes

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos - Não Mobi-E

Enviado: quinta ago 10, 2017 2:44 pm
por Erbium
t3lmo Escreveu:
quarta ago 09, 2017 5:49 pm
Tens todos os adaptadores aqui: http://wallbox.eu/pt/wallbox/carregador ... aptadores/
Um bocado caros mas pronto, é solução "chave na mão"...
TiagoFigueiredo Escreveu:
quarta ago 09, 2017 6:22 pm
e os trifasicos quer azul, quer vermelho existem em mais pequeno (16A) e maior (32A) qual a diferença se eu ligar via adaptador monofasico um dispositivo tipo telemovel? carregaria mais rapido no de maior amperagem? ou os amperes nada influenciam?
Azul é sempre monofásico, os vermelhos é que são trifásicos. Diferentes potências podem fazer variar o "tamanho" da ficha, isto é, os de 32A são maiores...
Quanto à velocidade/potência acho que estás (como muita gente) a confundir, por desconhecimento de certeza, as coisas.
A tomada pode ter 32A de potência disponível mas depende do dispositivo de "destino" aproveitar toda a potência.
O exemplo que dás, um telemóvel, por norma carregam a menos de 1A, por isso teres uma tomada de 16A ou 32A dá igual, o "destino" nunca vai conseguir exigir mais que o que a "origem" consegue dar...
Não sei se percebeste mas quando falamos de potência das tomadas é o máximo que elas podem disponibilizar no entanto o que lá colocamos a carregar tem de "conseguir puxar" isso tudo!
Outro exemplos:
- muitos carros plug-in têm carregador interno de cerca de 16A (3,68kW) e podem ligar num PCR (ficha mennekes, corrente AC). O PCR apesar de ter disponível, por norma até 42kW de potência em corrente AC ao ligares lá estes carros nunca vais passar dos 3,68kW de potência, a limitação está no carregador interno do carro.
- o meu Leaf tem carregador interno de 16A (3,6kW), se for ao Ikea e ligar nos postos de 7,4kW ou nos de 22kW carrego à mesma velocidade
TiagoFigueiredo Escreveu:
quarta ago 09, 2017 6:49 pm
e ja agora uma quarta e..prometida ultima, è possivel converter de mennekes type 2 para monofasico 2pins 230V ?


aqui alguem parece ter feito mesmo isso...

http://visforvoltage.org/forum/13357-me ... ot-vectrix
Sim é possível e talvez daqui para a frente seja mais frequente haver quem recorra a isso porque ao que parece na manutenção que está a ser levada a cabo pela mobi.e aos postos de carregamento normal está a ser retirada a tomada CEE 16A e substituídas por mennekes.
TiagoFigueiredo Escreveu:
quinta ago 10, 2017 1:14 pm
Ja agora o aparelho/carregador que irei ligar


https://ibb.co/fq1E9v


tou a deduzir que isto signifique 2 amperes
Por mais potência que a tomada tenha nunca vais carregar a mais de 2A...

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos - Não Mobi-E

Enviado: quinta ago 10, 2017 4:05 pm
por serges
Malta vamos não nos alongarmos no off topic, pois assim já merece um novo topico só para este tipo de duvidas e projecto de DIY... Obrigado

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos - Não Mobi-E

Enviado: quinta ago 10, 2017 6:40 pm
por TiagoFigueiredo
obrig a tods

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos - Não Mobi-E

Enviado: domingo out 15, 2017 4:21 pm
por migle
Erbium Escreveu:
quarta ago 09, 2017 3:50 pm
TiagoFigueiredo Escreveu:
quarta ago 09, 2017 12:51 pm
mas disseram me no caso dos trifasicos de 5 pins (que acho que atè sao os que vejo mais por ai nas caixas electricas, postes, etc) para ter cuidado onde (enfiar eheh) pois podem ter a terra e neuto em posições diferentes....
Não devia, cada cabo tem o seu pin mas já se sabe que pode ter sido montado depois de almoço... :roll:
TiagoFigueiredo Escreveu:
quarta ago 09, 2017 12:51 pm
logo uma boa ideia seria arranjar uma especie de medidor para identificar a potencia e cada pino antes de ligar qualquer coisa
A potência só medes quando há consumo... devias querer tensão (volts).
Podes usar um multimetro para ver isso.
Para identificar quais são fases, não é preciso um multímetro, basta um busca-pólos. Não custa nada andar com um atrás.
Para identificar se a terra está trocada com o neutro ou não, não adianta ter o multímetro. Penso que não há maneira, mas não sou electricista.

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos - Não Mobi-E

Enviado: segunda mai 07, 2018 11:33 am
por PAULOHENRIQUES
Bom dia.

Tenho um Nissan Leaf e detetei que o cabo de carregamento está a ficar contorcido?
É normal?

Como possa fazer para põ-lo direitinho?

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos - Não Mobi-E

Enviado: segunda mai 07, 2018 3:01 pm
por serges
Boa pergunta mas eu deixava o estar como está não detorcer, sim ter cuidado com o enrolar depois de usar, depois usar está sempre mais quente podes sempre tentar mas não aconselho...