Comprar e alterar um Toyota Prius.

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
Arthe
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Re: Comprar e alterar um Toyota Prius.

Mensagem por Arthe »

e ainda aqui as pessoas não referiram que um motor de combustão interna tem muito menos rendimento que um motor eléctrico, (ou seja muita da sua energia é desperdiçada em forma de calor) ou seja o motor de combustão interna perde muita da sua energia em forma de calor tal como vai acontecer com os motores a hidrogénio. ou seja se utilizarmos o hidrogénio é preciso muita mais energia por quilometro percorido que a energia de um motor eléctrico ( e actualmente a maioria da energia eléctrica vem das barragens, éolicas e nuclear o que é menos co/co2 na atmosfera), pois o mesmo motor eléctrico não aquece nem metade e logo menos perdas de energia tem, sem falar da manutenção devido a menos degradação dos materiais.

outra situação é que um motor eléctrico pode durar muitas 5 a 6 vezes mais quilometros que um motor de combustão. ou seja vai ser muito mais usado, havendo menos material nas sucatas e menos material para reciclar, já para não falar na manutenção.

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jmal
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Re: Comprar e alterar um Toyota Prius.

Mensagem por jmal »

kappa Escreveu:
jmal Escreveu:
se gosto dos motores de explosão não poluentes, claro que gosto (qual o problema de um carro poluir "zero" no tubo de escape???)
como consegue fazer isso. se a explosão gera co2, co, entre outras centenas e milhares de substancias, como consegue reter apenas essas 2 num filtro, não faça confusão com os filtros de partículas, as partículas são fáceis de capturar, agora o co2 e co não é bem assim, informe-se.
j, acho que ele se refere a motores de combustão interna a hidrogéneo. ou seja: em vez de hidro-carbonetos queimam hidrogéneo puro. o problema do hidrogéneo como combustivel de explosão é o seu armazenamento. é que apesar de, em termos energéticos o h2 equivaler em massa a 2,8x a massa dos hc, o volume do h2 à temperatura ambiente é 14x maior!.. por outras palavras, 1 kg de h2 equivale a 2,8 kgs de hc mas o volume desses dois elementos é muito diferente! o hidrogéneo liquido é muito perigoso e caro. à partida não parece muito viavel a utilização de h2 como combustivel de explosão.

o petroleo (hidro-carbonetos) na combustão interna, funciona através da reacção do hidrogénio (o componente "energético" do petroleo) aos radicais livres (combustão), libertando nesse processo o carbono que estabiliza agregando-se ao oxigénio, formando assim o dioxido de carbono (co2). claro que isto é uma explicação simplista mas genéricamente é isso que se passa.
boa explicação, e daí a minha afirmação, então utilizar o hidrogénio em células de combustivel que são muito mais eficientes ainda é inviaveis, quanto mais utilizar o hidrogério para produzir calor e como efeito secundário algum movimento.

vamos falar do prius.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


luis bar
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Re: Comprar e alterar um Toyota Prius.

Mensagem por luis bar »

kappa Escreveu:
jmal Escreveu:
se gosto dos motores de explosão não poluentes, claro que gosto (qual o problema de um carro poluir "zero" no tubo de escape???)
como consegue fazer isso. se a explosão gera co2, co, entre outras centenas e milhares de substancias, como consegue reter apenas essas 2 num filtro, não faça confusão com os filtros de partículas, as partículas são fáceis de capturar, agora o co2 e co não é bem assim, informe-se.
j, acho que ele se refere a motores de combustão interna a hidrogéneo. ou seja: em vez de hidro-carbonetos queimam hidrogéneo puro. o problema do hidrogéneo como combustivel de explosão é o seu armazenamento. é que apesar de, em termos energéticos o h2 equivaler em massa a 2,8x a massa dos hc, o volume do h2 à temperatura ambiente é 14x maior!.. por outras palavras, 1 kg de h2 equivale a 2,8 kgs de hc mas o volume desses dois elementos é muito diferente! o hidrogéneo liquido é muito perigoso e caro. à partida não parece muito viavel a utilização de h2 como combustivel de explosão.

o petroleo (hidro-carbonetos) na combustão interna, funciona através da reacção do hidrogénio (o componente "energético" do petroleo) aos radicais livres (combustão), libertando nesse processo o carbono que estabiliza agregando-se ao oxigénio, formando assim o dioxido de carbono (co2). claro que isto é uma explicação simplista mas genéricamente é isso que se passa.

mas os carros a hidrogénio já existiram antes da 2ª guerra....

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Kappa
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Re: Comprar e alterar um Toyota Prius.

Mensagem por Kappa »

muito se diz do prius e a ideia c que fico é que, até mesmo como vem de origem tem capacidade para uma utilização muito mais eco-friendly do que acontece na prática. o que assistimos nos eua é pessoal que instala kits de baterias e gestores electrónicos e fazem deles plug-ins. para pessoal que faz uma utilização maioritáriamente urbana acho que é uma excelente opção, ainda mais se tivermos em conta que a transformação fica abaixo dos 5.000usd!.. tendo autonomia para 60/80 kms passam semanas sem gastar uma gota de gasolina!

o problema é mesmo os interesses que estão instalados e são renitentes à mudança: é que agora para instalar influências em novos mercados energéticos-automotivos vai dar uma trabalheira enorme e vai levar tempo! para além de que, sendo algo de novo ainda não tem vícios nem correntes dominantes. todos querem "viver na liberdade" desta realidade emergente sem ter de prestar contas a agentes não-publicos deste sector em construção. acho que esse é o maior medo dos interesses instalados nos mercados do petroleo e economico-financeiro: a incapacidade para gerir os novos sectores energéticos como um todo!

é um pouco como a internet: apesar do estado vigiar e tentar fazer o melhor possivel por regulamentar e fiscalizar, a iniciativa particular vai suplantando a capacidade dos organismos publicos em controlar de facto e em tempo real o que vai ocorrendo pela rede fora. para além disso também há os aspectos relacionados com as violações dos direitos e liberdades individuais, mas o que é facto é que mesmo que o estado se mantenha ao largo dessas violações os particulares não o fazem!..

o que podemos observar é que são os agentes privados (com menos responsabilidade do que o estado, que agora desconfiam entre sí e assim geram esta crise económico-financeira), que desenvolveram formas de actuar pouco éticas e de responsabilidade quase nula. o facto é que a inquisição católica foi o que foi e ninguém quer um "big-brother" (uma espécie de inquisição católica electrónica) a vigiar cada passo que dá, mas o homem também não se auto-disciplina se a disciplina não lhe for dada a conhecer préviamente! a grande dificuldade agora é "escolher" um rumo: o progresso acelerado mas menos ético que nos colocou na situação em que nos encontramos actualmente, ou uma via algo retrógada de conservadorismo "seguro" relativamente a valores sociais e éticos tendo sempre em vista o médio e longo prazo? desculpem o off-tópic. talvez fosse boa ideia abrir um novo tópico a propósito destes temas.. o que acham, vale a pena? em meu entender a liberdade é trazida pela disciplina. se desde sempre seguissemos os impulsos e instintos nunca teriamos saido das cavernas!


voltando à industria auto-motiva reparem: instalando apenas uma caixa de velocidades e uma embraiagem num veículo de propulsão eléctrica, pode ainda tornar-se bem mais eficiênte o consumo de energia mas ninguém ainda o faz! e este é só um exemplo de entre muita coisa obvia que ainda está por fazer!.. só quando o mercado for real (felizmente parece estar a começar.. mas muito timidamente) é que haverá concorrência e se começarão a óptimizar os produtos. até lá vão-se tendo proveitos irrazoáveis (proporcionalmente é certo, mas os custos de construção são muito inferiores e ainda não se investe no desenvolvimento), e isto sufoca o mercado emergente que "não arranca" com a "auto-desculpabilização" (de quem faz os mercados) de escoar um mercado de tecnologias em fim de vida.

o pior em tudo isto é que o problema das concentrações de co2 é uma emergência assustadoramente real!
se se tem dado ouvidos à nosssa consciência colectiva, um rumor desde à 20 ou 30 anos que actualmente é já um barulho ensurdecedor, nesta altura estaríamos a discutira era as tecnologias de aprisionamento de carbono para travar o efeito cumulativo do co2 na atmosfera. é que caso não saibam, mesmo que a partir de hoje se parasse toda e qqr emissão de co2 causada pela actividade civilizacional humana, a concentração de co2 na atmosfera continuaria a aumentar ao longo de vários anos!
se ultrapassarmos a dependência do petroleo e passarmos ao aprisionamento de co2 "muito rapidamente" talvez tenhamos um futuro!..
Veritas filia temporis, non auctoritatis.

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sergio ferraz
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Re: Comprar e alterar um Toyota Prius.

Mensagem por sergio ferraz »

catalizador arrefece os gazes e reduz as emissoes
sou a favor de varios combustiveis
usamos o mais pratico economico e ecologico
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.


José Cancelo B.
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Re: Comprar e alterar um Toyota Prius.

Mensagem por José Cancelo B. »

Quando levei o meu civic IMA a resolver o problema da bateria hibrida na Electric Zentrum em Rio Meão, Santa Maria da Feira , tinha lá alguns Prius Hibridos a fazer manutenção e inclusive havia um a fazer troca de baterias.
A oficina é incrível mas têm bastante fluxo de trabalho. Só por marcação. :o :o
Se alguém quiser eu posso facultar o contato do homem que me atendeu e podem colocar as questões . ;)

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serges
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Re: Comprar e alterar um Toyota Prius.

Mensagem por serges »

Muito bem util e importante este problema que vai começar a ser mais comum que o que pensam... nestes veiculos lá está...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

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