Controlador de velocidade para motor CC

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Njay »

ok, ou seja, um transformador. a parte é chata é arranjar a ferrite, mas sem dúvida mais eficiente do que usar uma resistência.
quanto à 2ª parte ok também, afinal o circuito tem 4 mosfets, sempre pensei que tivesse só 2 . obrigado pelos esclarecimentos.

actualização: o que vais usar para medir a tensão no secundário do transformador?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


wilsoncnc
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: segunda jan 19, 2009 12:00 am
Localização: Campinas-SP-Brasil

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por wilsoncnc »

njay, josenir

muito obrigado pela atenção!

pelo o que vocês explicaram deve ter algo errado com meu ci , porque se eu aterrar não altera a saida b....
só funcionou com o capacitor!!!

abraços
wilsoncnc


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por RJSC »

um transformador, e então quando o pwm estiver em 100% ou próximo?
vai ser dc puro e o transformador não vai "ler" nada.
ajudem-me aqui que não estou a perceber.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

njay Escreveu:actualização: o que vais usar para medir a tensão no secundário do transformador?
pretendo usar um circuito simples como este:
Sendor_Corr.JPG
Sendor_Corr.JPG (8.67 KiB) Visto 7824 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

rjsc Escreveu:um transformador, e então quando o pwm estiver em 100% ou próximo?
vai ser dc puro e o transformador não vai "ler" nada.
ajudem-me aqui que não estou a perceber.
não existe 100% de ciclo ativo neste pwm. há um tempo morto entre a comutação de cada transistor. este tempo é definido pelo resistor (deadtime) ligado entre os pinos 5 e 7, que evita que um transistor seja ligado enquanto o outro ainda não tenha desligado.

mas é claro que haverá dc pura quando o relé do controlador atracar, mas aí não há problema porque a função do circuito de proteção é limitar a corrente nos mosfets. para o relé usa-se um fusível de proteção.


wilsoncnc
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: segunda jan 19, 2009 12:00 am
Localização: Campinas-SP-Brasil

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por wilsoncnc »

boas,

pessoal estou perdendo muita potência quando ligo o motor atraves do controlador....sem peso parace que está tudo bem , mas quando subo nele quase nâo se move, o que poderia estar acontecendo ?
p.s. o controlador está controlando a velocidade corretamente, eu uso a primeira versâo do circuito , com diodos uf5408 e filtro snuber com o resistro e cpacitor.os fets não aquecem nada , somente os diodos estão auqecendo bastante...


abraços
wilsoncnc

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

wilsoncnc Escreveu:boas,
pessoal estou perdendo muita potência quando ligo o motor atraves do controlador....sem peso parace que está tudo bem , mas quando subo nele quase nâo se move, o que poderia estar acontecendo ?
p.s. o controlador está controlando a velocidade corretamente, eu uso a primeira versâo do circuito , com diodos uf5408 e filtro snuber com o resistro e cpacitor.os fets não aquecem nada , somente os diodos estão auqecendo bastante...
abraços wilsoncnc
este defeito realmente pode acontecer com alguns motores. eu mesmo testei com motores diferentes e ví que com o circuito original alguns apresentavam este problema e depois de algum uso os diodos até queimaram. mas com a versão nova já testei em vários outros motores e ficou ótimo.
sugestão: retire da placa o resistor de 100r, o capacitor de poliester e o uf5408 e monte o novo circuito snuber com os capacitores eletrolíticos e os dois diodos 6a10. e altere o capacitor cerâmico ligado ao pino 5 do ci para 100nf. assim o circuito estará atualizado para a versão nova.


wilsoncnc
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: segunda jan 19, 2009 12:00 am
Localização: Campinas-SP-Brasil

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por wilsoncnc »

josenir,

muito obrigado pelas respostas....estou providenciando os novos componentes e assim que montar posto aqui os resultados!!


abraços
wilsoncnc


cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: sexta out 03, 2008 10:54 pm

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por cassio_brasil »

josenir Escreveu:com certeza, tem fundamento sim e eu farei o teste. mas felizmente a utilização deste diodo não altera o projeto da forma como está, pois este diodo é ligado nos dois fios do motor elétrico e não na pci. aliás, quanto mais perto ele estiver do motor melhor.
ademais, no projeto que revisei já existe o diodo 6a10 na mesma posição em que este será colocado. observe que o novo filtro prevê dois diodos 6a10 e dois capacitores de 470uf x 200v, e o diodo que está mais acima se encontra ligado em paralelo com o motor, exatamente como sugeriu o njay, e como é comum usar com cargas indutivas em geral. apenas eu optei por usar um diodo comum, devido a já ter previsto uma diminuição drástica na frequência de trabalho e na velocidade de comutação. e optei por usar um diodo menor, de apenas 6a por já ter previsto um capacitor para absorver parte dos picos. os capacitores de 470uf x 200v atenderam perfeitamente para o meu motor, que chega próximo aos 500w, para motores menores pode-se diminuir o valor deles para até 47uf.
e para você que já tem o circuito montado, não é necessário fazer uma nova placa, pois são poucas as mudanças no ci. no meu caso usei a mesma placa que já tinha montado, e ficou ótima. não esqueça que o filtro é montado fora da pci e fica como na foto (...)
estou fazendo a atualização do controlador e penso em colocar tudo dentro de uma caixa plástica única, apenas com os mosfets para fora (as pernas dele para dentro da caixa) fixados num dissipador único e o rele e os fusíveis adaptados à tampa da caixa. por isso é que redesenhei seu circuito para comportar todos os componentes, e aproveitei para engrossar algumas trilhas ligadas diretamente à bateria. tem algum incoveniente em fazer isso? o novo filtro tem que ficar necessariamente perto do motor ou posso colocá-lo também dentro da caixa, como estava anteriormente? obrigado.
Viçosa - Zona da Mata de Minas Gerais - Brasil

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

cassio_brasil Escreveu: estou fazendo a atualização do controlador e penso em colocar tudo dentro de uma caixa plástica única, apenas com os mosfets para fora (as pernas dele para dentro da caixa) fixados num dissipador único e o rele e os fusíveis adaptados à tampa da caixa. por isso é que redesenhei seu circuito para comportar todos os componentes, e aproveitei para engrossar algumas trilhas ligadas diretamente à bateria. tem algum incoveniente em fazer isso? o novo filtro tem que ficar necessariamente perto do motor ou posso colocá-lo também dentro da caixa, como estava anteriormente? obrigado.
não há o menor problema em fazer trilhas mais grossas, especialmente as mais próximas à bateria. um parâmetro bastante usado é 1mm de largura para cada ampère que você acredita que vai passar pela trilha, logo 10mm de largura para uma trilha que vai conduzir 10a, mas se elas forem bem curtas isso pode ser diminuído.

o novo filtro é composto por dois capacitores um pouco grandes e talvez não seja muito fácil de acomodar em uma caixa, mas se você conseguir, não há problema algum. em aplicações críticas o filtro deve ficar o mais próximo possível do motor, assim funciona melhor. o nosso caso não é crítico, mas se o motor estiver longe do controlador, é preferível que o filtro fique próximo do motor.

depois que você tiver testado bastante e tiver certeza que ficou bom, faça a gentileza de publicar a sua nova placa aqui.

agradeço.


cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: sexta out 03, 2008 10:54 pm

abstração

Mensagem por cassio_brasil »

suponhamos que temos uma bateria bem eficiente em relação a agilidade de carga, uma bateria chumbo-carbono por exemplo e decidimos aproveitar a energia em declives para ajudar na recarga. um motor cc seria eficiente? o que precisaria alterar no controlador para aceitar esta 'reversão'?
Viçosa - Zona da Mata de Minas Gerais - Brasil

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: abstração

Mensagem por Josenir »

cassio_brasil Escreveu:suponhamos que temos uma bateria bem eficiente em relação a agilidade de carga, uma bateria chumbo-carbono por exemplo e decidimos aproveitar a energia em declives para ajudar na recarga. um motor cc seria eficiente? o que precisaria alterar no controlador para aceitar esta 'reversão'?
não seria em declives, a meu ver, mas nas frenagens. neste caso precisaríamos de um circuito elevador de tensão comutado para regenerar a energia, e no caso do motor cc a coisa fica até simples de fazer. este circuito poderia ser independente do controlador do motor cc, mas ligado ao controlador e ao motor, e à bateria, é claro.

teríamos um chave que seria acionada pelo menor movimento da manete de freio. aquela área da manete onde ela se movimenta mas a bicicleta ainda não acionou o freio, como no sensor que acende a luz de freio das motos. veja que com um leve toque a luz de freio já acende, antes de a moto começar a freiar.
esta chave acionaria o circuito regenerador, que passaria a colher a energia do motor e elevaria para enviar para a bateria. com isso o motor passaria a fazer peso e diminuiria a velocidade da bicicleta. com a diminuição da velocidade, a tensão também cai, mas o circuito eleva até o valor mínimo para carregar a bateria.


trinidol
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda abr 20, 2009 2:53 pm

Projeto

Mensagem por trinidol »

olá, estive acompanhando alguns escritos de vocês. não sou entendido do tema,
pelo contrário, sou estudante de comunicação e estou fazendo uma grua para
minha câmera. os interesses são comuns na medida em que eu preciso de
um controlador dc para o motor da grua, que tem que ter aceleração suave
e baixo consumo. claro que meu motor é de apenas 2,5a nada comparado
ao de vocês. como estou tendo grande dificuldade de achar um projeto
pronto na web resolví a partir de agora acompanhar as discussões.

o que achei mais próximo do que eu preciso está nesse link,
o projetista disse que pode ser adaptável até 10a.
http://www.solorb.com/elect/solarcirc/pwm1/
http://www.solorb.com/elect/solarcirc/pwm2/

abraços.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Projeto

Mensagem por Josenir »

trinidol Escreveu:olá, estive acompanhando alguns escritos de vocês. não sou entendido do tema, pelo contrário, sou estudante de comunicação e estou fazendo uma grua para
minha câmera. os interesses são comuns na medida em que eu preciso de
um controlador dc para o motor da grua, que tem que ter aceleração suave
e baixo consumo. claro que meu motor é de apenas 2,5a nada comparado
ao de vocês. como estou tendo grande dificuldade de achar um projeto
pronto na web resolví a partir de agora acompanhar as discussões.
o que achei mais próximo do que eu preciso está nesse link,
o projetista disse que pode ser adaptável até 10a.
http://www.solorb.com/elect/solarcirc/pwm1/
http://www.solorb.com/elect/solarcirc/pwm2/
abraços.
ví os esquemas indicados, e acho que estão bem dimensionados. acredito que não vai ser fácil achar algo mais simples do que isso.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por jamerico »

josenir,

postei uma mensagem com o topico "gerador eolico ligado na rede", imaginando o uso de um controlador pwm em um motor dc acionando um motor trifasico ligado a rede. se puder de uma olhada neste topico e de sua opinião a respeito do assunto.

um abraço

Avatar do Utilizador

agnm1
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: domingo jun 10, 2007 2:44 pm
Localização: Recife PE

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por agnm1 »

amigos sei que está um pouco fora da eletrônica a minha pergunta, porem talvez vcs possam me ajudar, é o seguinte: como sou paraplégico resolvi motorizar a minha cadeira, está tudo pronto, a parte eletrônica funcionando bem com o circuito deste fórum, a parte mecanica toda pronta, apenas tenho um problema, com o motor que comprei 2 no ferro-velho, são dois iguais ( motores de ventoinha do astra com ar ) o meu problema é onde consigo um pinhão para colocar nestes motores.
será que algum de vcs teria como me ajudar com dicas sobre esta adaptação?
que deus abençoe a todos.
gabriel

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por carioca »

construi uma bicicleta ellectrica com um kit da http://www.ciclotekstore.com/b2c/index. ... =1203&md=1, com motor dde 350w com escovas e gostaria de ajuda de um esquema para que o motor possa carregar as baterias quando está desligado. o sistema é alimentado por 3 baterias de 7amp, o carregamento é feito a 12v paralelo e alimentado 36v série, para isso tenho dois tipos de ficha um para carregamento e outro para alimentação.
agradecia se alguém do forum me pudesse ajudar.posting.php?mode=edit&f=32&p=158956#
gostaria de saber também se posso carregar os baterias da bicicleta através de um banco de baterias de 24 ah que tenho em casa às quais são carregadas através de um painel fotovoltaico que está ligado a um controlador de carga.
logo que possa postarei fotos


contatto
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado set 10, 2011 1:00 am

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por contatto »

Josenir estou cursando engenharia mecatronica, e o projeto do semestre é montar uma bicicleta eletrica.Mas como estou no 2 semestre e o conhecimento sobre eletronica é limitado, gostaria de saber se poderia disponibilizar o arquivo com desenho da pcb com as modificações que acorreram e a relação de componentes

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por mauri »

contatto Escreveu:Josenir estou cursando engenharia mecatronica, e o projeto do semestre é montar uma bicicleta eletrica.Mas como estou no 2 semestre e o conhecimento sobre eletronica é limitado, gostaria de saber se poderia disponibilizar o arquivo com desenho da pcb com as modificações que acorreram e a relação de componentes
Enquanto aguarda pela resposta de quem poderá saber, passe pela apresentações e diga-nos algo sobre si.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

contatto Escreveu:Josenir estou cursando engenharia mecatronica, e o projeto do semestre é montar uma bicicleta eletrica.Mas como estou no 2 semestre e o conhecimento sobre eletronica é limitado, gostaria de saber se poderia disponibilizar o arquivo com desenho da pcb com as modificações que acorreram e a relação de componentes
Vá voltando nas mensagens deste tópico que vai encontrar os arquivos para download da última versão deste controlador.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”